Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/07/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Penitenciária de Mogi Guaçu inaugura Escola de Capacitação Pro-Egresso

Unidade escolar conta com duas salas de aula, uma sala dos professores e uma biblioteca


A Penitenciária Feminina (PF) de Mogi Guaçu vai inaugurar, na próxima terça-feira (30), às 14h, a Escola de Capacitação Pró-Egresso, destinada a reeducandas do regime semiaberto.O ambiente educacional possui duas salas de aulas, uma biblioteca e uma sala para os professores, onde será oferecido o ensino de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em dois níveis: fundamental I e II e ensino médio. As aulas ocorrerão nos períodos da manhã e da tarde, além de uma turma extra do Programa de Olho no Futuro – curso de capacitação profissional, que funcionará no período da tarde. O prédio foi construído do lado externo da unidade prisional e conta com uma construção de 195m², em uma área total de 257m² .

O projeto é uma parceria entre a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) e a Coordenadoria da Reintegração Social e Cidadania (CRSC), ambas subordinadas à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A unidade

Com vagas para 849 detentas, a unidade faz parte do Plano de Expansão das Unidades Prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária e foi inaugurada em maio de 2015 com o objetivo de atender a demanda regional. A penitenciária possui área de saúde específica para a mulher, ala para gestantes e mães com bebês, creche, biblioteca e playground onde as crianças podem brincar em dias de visita. Além disso, há ainda setor destinado à visita íntima, pavilhão de trabalho, salas de aula e uma padaria onde as detentas aprendem o ofício.

Pró – Egresso

O Programa Estadual de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário – Pró-egresso foi criado pelo Decreto nº 55.126 de 07 de dezembro de 2009 que instituiu o projeto que atua em duas frentes bem específicas: no encaminhamento de egressos do sistema penitenciário paulista ao mercado de trabalho e na qualificação profissional dos sentenciados que cumprem pena em unidades prisionais de regime semiaberto, de egressos e de pessoas em cumprimento de penas em medidas alternativas.

O Pró-Egresso oferece os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e pela SAP, potencializando os efeitos do Programa “Emprega São Paulo” (intermediação de mão de obra), do “Via Rápida” (qualificação profissional) e dos programas de Reintegração Social, realizado nas unidades prisionais e nas Unidades de Atendimento de Reintegração Social no Estado de São Paulo.

Os cadastros para vagas de emprego no Programa “Emprega São Paulo”, do pró-egresso, são feitos pela SAP, mas podem ser realizados também em todos os Postos de Atendimento ao Trabalhador, os PATs.

Os cursos nas unidades prisionais são realizados por meio do Programa Via Rápida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e são focados nas novas exigências do mercado de trabalho e nas necessidades de mão de obra da região onde os beneficiados residem.

aasassa
Topo