Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/03/19 | Assessoria de Imprensa - SAP

Presos do regime semiaberto pintam escola estadual de Mongaguá a partir deste sábado, dia 30

Projeto Escola + Bonita visa revitalizar mais de 2 mil escolas estaduais com trabalho de presos

Presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá realizam a partir deste final de semana, dias 30 e 31, serviços de pintura na Escola Estadual Aracy da Silva Freitas. Os reeducandos participam do projeto Escola + Bonita, que prevê a revitalização de 2,1 mil escolas estaduais de São Paulo até 2020. A ação é resultado de uma parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), da Educação e de Desenvolvimento Econômico.

Na Baixada Santista, 75 reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto já atuaram na pintura de três escolas nas cidades de Itanhaém e de São Vicente, por meio do programa Via Rápida Expresso, antes do início do ano letivo.

A partir de agora, as pinturas ocorrem durante os fins de semana. Na Escola Estadual Aracy da Silva Freitas, 25 reeducandos do CPP de Mongaguá irão realizar o trabalho aos sábados e domingos em horário integral, das 7h às 16h; serão 4 finais de semana de pintura.

“A pintura será feita em horários que não interrompam a utilização da escola e com todos os cuidados devidos, com tintas que não têm cheiro, para permitir que no dia seguinte professores, gestores, funcionários e alunos também possam frequentar”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria.

Com o Via Rápida, serão pintadas 500 escolas paulistas até o final do ano que vem. Nessa iniciativa, os sentenciados recebem capacitação profissional e desenvolvem habilidades de pintura e de restauração em cursos de curta duração. Outras 1,6 mil instituições de ensino serão recuperadas graças ao trabalho de detentos contratados por intermédio da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" - Funap, totalizando 2,1 mil unidades escolares em todo Estado.

A aliança entre as três Secretarias, além de dar cara nova a prédios públicos e contribuir na melhoria das condições de ensino, garante que os presos do regime semiaberto recebam o diploma de pintores. “O projeto oferece uma oportunidade para que esses reeducandos, ao término da pena, saiam em liberdade capacitados para exercer uma profissão”, completa o secretário da SAP, Coronel Nivaldo Cesar Restivo.

Sobre o Via Rápida Expresso

O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiaberto, internos em regime de semiliberdade da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.

aasassa
Topo