Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/01/16 | Kelma Jucá-Corevali

Corevali intensifica ações de combate ao Aedes aegypti no Vale do Paraíba

Servidores e detentos recebem treinamento e orientação para eliminação de possíveis focos nas 18 unidades prisionais da região

A Secretaria da Administração Penitenciária por meio da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) realiza na sua sede administrativa, em Taubaté hoje, a palestra “Combate à Dengue”. A atividade será ministrada pelo engenheiro agrônomo do Centro de Animais Sinantrópicos, Juliano Souza Maria e é destinada para os servidores, que devem replicar o conhecimento adquirido em suas respectivas unidades.

Na ocasião também será montada uma tenda na sede da Corevali para a exposição da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Participam da palestra membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e representantes da “Comissão Guardião” – responsáveis por fazer a vistoria periódica em busca de possíveis criadouros nas instalações.

Forças contra o mosquito

Os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti nas 18 unidades prisionais da Corevali foram intensificados no chamado dia “D”, realizado em 18 de dezembro. Na data, foi montada uma força-tarefa que mobilizou servidores e detentos na limpeza das áreas internas e externas, eliminando as chances de focos do mosquito.

A estratégia foi articulada para também envolver a população carcerária, tendo em vista a saída temporária de Natal e Ano Novo, colocando os detentos como agentes multiplicadores desta “batalha” junto com seus familiares.

Desde então, a Corevali tem buscado parcerias com órgãos municipais para manter um trabalho constante e permanente em todas as unidades prisionais da região. “O combate ao mosquito Aedes aegypti é um dever de cada um de nós. A união de toda a sociedade nesta luta é de suma importância para vencermos esta guerra", afirma o coordenador da Corevali, Nestor Pereira Colete Junior.

Participe dessa campanha através da #SAPCombateAedes!

aasassa
Topo