Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/11/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Visitantes são flagrados tentando entrar com drogas em cigarros, fumo e em aparelhos de barbear: estas e outras tentativas de entrada em presídios de SP - 24 e 25/11/2018


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões realizadas por agentes no último final de semana, 24 e 25 de novembro, antes da entrada em presídios de todo o estado de São Paulo.

Chama a atenção a quantidade de tentativas de entrada de drogas dentro de fumo e de cigarros, tanto na região metropolitana da capital, em presídios de Franco da Rocha, quanto no interior (Mirandópolis):

No Centro de Detenção Provisória "ASP Charles Demitre Teixeira" de Praia Grande, agentes encontraram um invólucro contendo cocaína dentro de um saco de sabão em pó – embora material de limpeza seja fornecido pelo Estado, é possível a entrega de itens por parte dos visitantes.

Aparelhos de barbear recheados de cocaína também forma apreendidos com visitante em Flórida Paulista:

Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.

Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Guarulhos

No CDP "ASP Giovani Martins Rodrigues", de Guarulhos I, a companheira de um preso, devidamente cadastrada no Rol de Visitas foi pega, no dia 24 (sábado), durante procedimento de revista corporal mecânica no equipamento body scanner portando papel higiênico na região genital, simulando ser absorvente íntimo, contendo substância análoga à cocaína - aproximadamente 11 (onze) gramas. Em decorrência dessa apreensão foi emitido Boletim de Ocorrência nas dependências do 4º Distrito Policial de Guarulhos.

Diadema

Duas visitantes foram surpreendidas no domingo, dia 25, durante o procedimento de revista ao passarem pelo scanner corporal. A primeira visita era companheira de reeducando e a segunda era a mãe de outro preso. Ambas tentavam adentrar no CDP de Diadema portando invólucros contendo substâncias análogas à maconha e à cocaína, que estavam introduzidas em suas genitálias. As duas ocorrências foram registradas na delegacia do município para emissão de Boletim de Ocorrências (BO).

Mauá

No sábado, dia 24, a companheira de um detento foi surpreendida tentado adentrar no CDP de Mauá com um aparelho celular introduzido em seu ânus. Ao passar pelo scanner corporal, o equipamento identificou uma imagem suspeita. Após inquerida, a visitante confirmou estar com um objeto introduzido e em local adequado espontaneamente retirou o objeto estranho de seu corpo. A visitante foi encaminhada ao 1º Distrito Policial de Mauá, onde foi lavrado Termo Circunstanciado.

Franco da Rocha

No sábado, 24 de novembro, duas visitantes, companheiras de sentenciados, foram surpreendidas no momento em que passavam pelo scanner corporal tentando adentrar no CPP de Franco da Rocha com invólucros contendo substâncias entorpecentes análogas à cocaína e à maconha. Em uma das apreensões o invólucro estava oculto no cós da calça da visitante e na outra apreensão as substâncias estavam introduzidas na genitália da companheira do recluso.

As Penitenciárias II “Nilton Silva” e III "José Aparecido Ribeiro", ambas de Franco da Rocha, também fizeram apreensões envolvendo companheiras de sentenciados que foram surpreendidas tentando adentrar às unidades portando invólucros contendo substâncias aparentando ser maconha e cocaína nos dias 24 e 25/11. Na PII, as apreensões estavam misturadas ao pacote de fumo.

Quatro desses casos que foram relatados na PIII, os invólucros estavam introduzidos no ânus ou na vagina das pessoas envolvidas, num total de 158 gramas de substância aparentando ser maconha e 168 gramas de pó amarelo semelhante à cocaína. Nesse fim de semana a mãe de um sentenciado também foi pega tentando levar substância parecida com maconha camuflada nos cigarros e no fundo falso do maço.

Para todas as apreensões foram feitos Boletins de Ocorrências na Delegacia de Polícia do município.

Praia Grande

Agentes flagraram a tentativa de entrada de droga no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande durante período de visita familiar a detentos, neste domingo, dia 25.

A ocorrência se deu quando a companheira de um dos detentos, uma mulher de 36 anos, foi surpreendida portando entorpecente no material de limpeza que iria entregar ao companheiro – embora disponibilizado pela SAP aos presos, o item pode ser entregue por familiar. Enquanto tateava o saco com sabão em pó, um agente penitenciário percebeu a presença de um invólucro estranho. No pacote, estavam escondidos cerca de 46 gramas de cocaína.

Americana

No sábado (24), duas mulheres foram flagradas, durante o procedimento de revista, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, com drogas escondidas nas calcinhas. As imagens produzidas pelo body scanner mostraram alterações na região pélvica das mulheres, que ao serem questionadas disseram que estavam usando absorventes.

Na primeira apreensão, a suspeita voluntariamente retirou do forro da calcinha 30 gramas de maconha. Já com a segunda mulher, agentes encontram 60 gramas do entorpecente. Diante dos fatos, as duas foram encaminhadas ao plantão policial, e permanecem à disposição da Justiça.

Guareí

Duas mulheres foram detidas no domingo (25), na penitenciária “Nelson Vieira”, Guareí I. O primeiro flagrante ocorreu durante procedimento de revista dos alimentos, quando agentes desconfiaram da visitante devido ao forte cheiro de entorpecente nos pertences dela. Ao ser feito uma revista minuciosa, foi encontrado 260 gramas de maconha e 410g de cocaína, misturados ao macarrão que ela pretendia entregar ao companheiro.

Na segunda apreensão, agentes perceberam alteração na imagem feita pelo body scanner. O equipamento mostrou que havia irregularidades na região pélvica da mulher de 23 anos, que ao ser questionada admitiu estar com drogas na vagina e pretendia entregar ao companheiro. A suspeita retirou do corpo um invólucro com 170 gramas de maconha. Diante dos fatos, a polícia foi acionada e as duas suspeitas foram encaminhadas ao plantão policial, onde permanecem à disposição da Justiça.

Cerqueira César

No dia 25/11 na Penitenciária de Cerqueira César, durante o horário de saída das visitantes, após verificação foi encontrado um bilhete escondido junto as vestimentas de visitante que fazia referência a cobrança de uma dívida.

Bauru

No Centro de Progressão Penitenciária “Dr Eduardo de Oliveira Vianna” de Bauru, no dia 24/11, ao proceder revista nos pertences dos visitantes da Unidade, o Agente de Segurança Penitenciária logrou êxito ao localizar escondida em uma calça jeans um invólucro contendo substância verde análoga a maconha

Também no dia 24/11, no Centro de Detenção Provisória “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru, ao realizar a inspeção de visitante através do sistema de escaneamento corporal, foi visualizado a imagem de um objeto introduzido em seu órgão genital e, ao ser indagada confirmou que havia introduzido uma porção de maconha a qual, após ser encaminhada a uma sala reservada, retirou voluntariamente um involucro contendo substância.

Taiúva

No Centro de Detenção Provisória de Taiúva, no dia 24/11, ao passar pelo aparelho de escaneamento corporal, verificou-se imagem suspeita e ao questionar a visitante, esta espontaneamente retirou de sua genitália um invólucro contendo substância análoga a "maconha";

Avanhandava

Na Penitenciária “ASP Valdic Primo Alves Junio” de Avanhandava, em 24/11/2018 após a visitante ser submetido ao escaneamento corporal, a imagem da região abdominal gerou suspeita do corpo funcional e, assim houve a necessidade de encaminhamento ao Pronto Socorro para realização de um exame de raio X; já no hospital a visitante confirmou que portava drogas e no banheiro retirou espontaneamente do ânus um invólucro contendo uma substância esverdeada aparentando ser “maconha”; a visitante e o ilícito foram encaminhados a autoridade Policial para a adoção das medidas cabíveis.

Álvaro de Carvalho

O final de semana foi movimentado para os servidores da Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho com o registro de três apreensões de substancias entorpecentes de posse de visitantes. No dia 24/11, durante inspeção dos visitantes que adentrariam a unidade houve duas ocorrências em que o corpo funcional logrou êxito ao localizar substâncias entorpecentes. Na primeira após a visitante ter sido submetida ao portal detector de metais, o servidor constatou certo odor característico do entorpecente conhecido popularmente como "maconha". Ao ser indagada, a visitante apresentou um enorme nervosismo e foi conduzida a uma sala reservada, onde confessou que portava uma certa quantidade de “maconha”, acondicionada no “cós” de um top que utilizava. Em outro caso, no mesmo dia, após a visitante ter sido submetida ao portal detector de metais, foi constatado um volume anormal em seu vestuário (top). A mesma foi conduzida a uma sala reservada, onde após uma análise minuciosa constatou-se uma certa quantidade de substância conhecida como “cocaína”, acondicionada no “cós” do top.

Já no dia 25/11 outra visita fora flagrada durante passagem no equipamento de escaneamento corporal, momento que foi visualizado uma imagem suspeita na altura da região pélvica. Ao ser questionada a mesma apresentou um certo nervosismo, sendo então conduzida até uma sala reservada, onde confessou que havia recebido um invólucro de uma outra visitante que não sabe identificar, e em troca de vantagem pecuniária o introduziu em sua genitália tentando assim burlar os meios de inspeção. Após estes relatos espontaneamente resolveu apresentar o mencionado invólucro que ao ser aberto, ficou evidenciado a existência de 08 (oito) folhas de papel com anotações diversas.

Todos os casos foram encaminhados a autoridade policial para as providências necessárias.

Pirajuí

Na Penitenciária II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí também foi grande a movimentação no final de semana com o registro de duas apreensões de entorpecentes no dia 25/11/2018. No primeiro caso foi detectada através do equipamento de escaneamento corporal uma imagem suspeita na região pélvica da visitante, e após ser questionada referida senhora foi conduzida à uma sala reservada onde retirou espontaneamente de seu ânus um invólucro de cor parda que acondicionava as substâncias entorpecente conhecida como "Maconha" e “Cocaína”. Já no segundo caso após ser revistada através do equipamento de escaneamento corporal verificou-se uma imagem suspeita na região pélvica da visitante, e após ser questionada referida senhora foi conduzida à uma sala reservada onde retirou espontaneamente de seu ânus um invólucro de cor parda contendo certa quantidade de erva esverdeada semelhante a substância entorpecente conhecida como "Maconha". Ambos os casos foram levados ao conhecimento da autoridade policial para as providências cabíveis.

Franca

Na Penitenciária de Franca no sábado e no domingo foram flagrados visitantes tentando adentrar a unidade prisional portando material ilícitos. No dia 24/11 ao submeter a visitante ao escaneamento corporal foi constatado uma imagem estranha e questionada a visitante negou, a princípio, que portara algo de irregular, permanecendo na sala dos aparelhos de escaneamento corporal. Após ser novamente submetida a escaneamento corporal e ainda apresentando a mesma imagem, a visitante relatou que havia algo introduzido em seu corpo e voluntariamente retirou de seu ânus um invólucro que continha substância esverdeada semelhante a maconha. No dia 25/11 após passagem pelo aparelho de escaneamento corporal verificou-se algo de anormal na imagem gerada. Questionada, a visitante, voluntariamente retirou de seu ânus um invólucro que continha substância esverdeada semelhante a maconha. Em ambos os casos a autoridade policial fora acionada para as providências cabíveis.

Bernardino de Campos

Na Penitenciária de Bernardino de Campos no dia 24/11 durante os procedimentos de revista de visitante foi identificado visualmente mesmo antes de passar pelo aparelho de escaneamento corporal, na região da cintura que havia um pequeno volume no cós da calça, motivo pelo qual foi detectada a presença de um objeto estranho, assim, a mesma confessou estar trazendo no cós de sua calça erva esverdeada, aparentando ser “maconha”. A visitante foi encaminhada a Delegacia de Polícia local para as devidas providências.

Serra Azul

Na Penitenciária II de Serra Azul, em 25/11, a entrada de visitantes transcorria normalmente quando os servidores ao realizarem revista na sacola trazida por visitante encontraram fragmentos de coloração esverdeada análoga a substância entorpecente denominada “maconha”, em um recipiente misturada com macarrão. A Policia Miliar foi acionada e a visitante conduzida a Delegacia de Polícia onde confessou que portava substância entorpecente e de sua tentativa de adentrar o presídio com a mesma, sendo autuada em flagrante delito.

Lavínia

Na Penitenciária II "Luis Aparecido Fernandes" de Lavínia, oito visitante foram flagradas tentando entrar com ilícitos na unidade, sendo quatro no sábado, 24, e quatro no domingo, 25. No sábado, três irmãs de sentenciados da unidade foram flagradas tentando levar placas e teclados de micro aparelho, além de um micro aparelho celular, em todos os casos, escondidos no interior do próprio corpo. Já no domingo, três companheiras e uma irmã de presos da unidade foram flagradas tentando entrar com micro aparelhos celulares também ocultos no corpo.

Na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia, ocorreram duas apreensões no domingo, 25, com visitantes, ambas companheiras de sentenciados da unidade durante revista com aparelho de scanner corporal. Elas foram flagradas com invólucros ocultos no genitais, sendo que uma tentava entrar com maconha e outra, um celular.

Valparaíso

No domingo, 25, no Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso, companheira de reeducando foi flagrada pelo aparelho de scanner corporal com um micro aparelho de telefonia celular oculto num invólucro dentro dos genitais. Além da visitante ter sido suspensa do rol, o preso teve o regime semiaberto sustado e foi isolado.

Andradina

No sábado, 24, na Penitenciária "ASP Anísio Aparecido de Oliveira" de Andradina, ao passar pelo equipamento de scanner corporal, visitante chamou a atenção de agente que operava o aparelho com algo estranho na região dos genitais. Questionada por servidora, a visitante entregou de forma espontânea um invólucro contendo maconha.

Junqueirópolis

No último fim de semana, aconteceram duas apreensões na Penitenciária de Junqueirópolis. No sábado, 24, durante o procedimento de revista com uso do aparelho de inspeção corporal, servidores perceberam a presença de um objeto estranho nas partes íntimas de companheira de sentenciado da unidade. Como a visitante recusou-se a retirar espontaneamente, foi acionada a presença da Polícia Civil que levou a visitante em questão para realizar exame de raio X na Santa Casa local, sendo ratificada a presença do objeto após o exame. Foi constatado que tratava-se de um invólucro, que continha em seu interior um aparelho do tipo microcelular. No domingo, 25, ocorreu o mesmo fato com outra visitante, companheira de outro sentenciado, porém dessa vez ela ocultava 78.5 gramas de substância amarelada aparentando tratar-se de massa epóxi.

Flórida Paulista

Na Penitenciária "AEVP Cristiano de Oliveira" de Flórida Paulista, no sábado, 24, agentes encontraram cocaína em aparelho de barbear trazido por visitante, companheira de sentenciado da unidade.

Presidente Prudente

No domingo, 25, por volta das 9h30 na Penitenciária "Wellington Rodrigo Segura" de Presidente Prudente, a agente que acompanhava a revista pelo aparelho de scanner corporal percebeu um volume suspeito no sutiã modelo “top” de visitante. Em sala reservada solicitou que esta levantasse o top para averiguação, oportunidade em que caiu uma trouxa de pano com uma porção de maconha.

Martinópolis

Foram duas apreensões durante o fim de semana na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis. No sábado, por volta das 9h, companheira de sentenciado tentou ingressar com um invólucro na oculto na calcinha, contendo um aparelho de telefonia celular. Já no domingo, por volta das 11h30, outra companheira de outro sentenciado tentou ingressar com um invólucro inserido na vagina, que ocultava cocaína.

Mirandópolis

Na Penitenciária II "ASP Lindolfo Terçariol Filho" de Mirandópolis, no sábado, 24 agentes flagraram visitante tentando entrar com 15 invólucros de maconha, ocultos em maços de cigarros. A apreensão se deu durante a revista dos pertences da visitante, antes da entrada na unidade. No domingo, 25, às 7h30, durante inspeção com o aparelho de scanner corporal, agentes encontraram 100 comprimidos, aparentando trata-se de estimulantes sexuais, ocultos na região pélvica de companheira de reeducando da unidade. A apreensão se deu após a verificação pelo aparelho de body scanner.

aasassa
Topo