Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/08/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Conhecida internacionalmente, penitenciária apresenta peça de Ariano Suassuna e peças de crochê desfiladas na última SP Fashion Week


Eles já se apresentaram para o tenor italiano Andrea Bocelli e confeccionaram roupas para desfile da última São Paulo Fashion Week. Agora, os presos da Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos, encenam a peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, na próxima quarta, 29, como parte da III Jornada da Cidadania e Empregabilidade.

O projeto, uma realização da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) junto a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), acontece junto ao VIII Circuito Jurídico da FIG/UNIMESP, universidade parceira da penitenciária em ações jurídicas e pedagógicas.

Ocorrida anualmente, desde 2015, nas unidades penitenciárias do estado de São Paulo, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade oferece aos reeducandos serviços de cidadania, saúde e jurídicos, como a emissão de documentos civis, corte de cabelo e consultas médicas.

Na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos, além dos atendimentos padrão, os reeducandos dispõem do evento para a apresentação de trabalhos culturais de teatro, coral e artesanato desenvolvidos em oficinas educativas dentro da unidade.

Dentre as atividades preparadas para a Jornada estão:

•   Apresentação do grupo de coral, acústica e sarau, com músicas em português, inglês e latim;
•   Encenação peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, pelo grupo de teatro “Do Lado de Cá”;
•   Exposição de peças de crochê confeccionadas pelos reeducandos no projeto Ponto Firme para a 45ª edição do São Paulo Fashion Week (2018).

Histórico cultural da unidade

A unidade penitenciária de Guarulhos conta com projetos artísticos voltados para o desenvolvimento social dos presos desde 2010. Inicialmente, foram criados os cursos de coral, acústica e de teatro e, em 2015, a penitenciária abraçou o projeto de crochê Ponto Firme, de Gustavo Silvestre, como mais uma iniciativa de ressocialização através da arte, que atingiu visibilidade internacional.

No ano seguinte, em outubro de 2016, o canto e coral “Fenix”, formado por presos da unidade, apresentou-se dentro do presídio para o tenor italiano Andrea Bocelli. Em 2017, na “II Jornada da Cidadania e Empregabilidade”, os reeducandos do grupo de teatro “Do Lado de Cá” interpretaram a peça “Vida e Morte Severina”, do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto.

Serviço

III Jornada da Cidadania e Empregabilidade + VIII Circuito Jurídico da FIG/UNIMESP
Data: 29 de agosto (quarta-feira), das 9h às 10h30
Local: Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”
Endereço: Rodovia Presidente Dutra, km 13, s/n – Parque Cecap

aasassa
Topo