Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/05/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes de segurança penitenciária barram visitantes que tentaram entrar em prisões com droga na feijoada, garrafa de refrigerante e em calcinhas - apreensões de 25 e 26/05


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões realizadas no último final de semana, 25 e 26 de maio em presídios do Estado. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Guarulhos

No domingo, dia 26/05, a mãe de um reeducando foi surpreendida no Centro de Detenção Provisória (CDP) I "ASP Giovani Martins Rodrigues", de Guarulhos, durante revista manual, ao tentar despachar, no meio da comida, 52 invólucros contendo maconha. O material estava camuflado dentro da comida preparada, com aparência típica de uma feijoada.

São Paulo

No sábado, 25/05, agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória (CDP) I "ASP Vicente Luzan da Silva", de Pinheiros, surpreenderam duas companheiras de detentos da unidade durante visita de fim de semana. A eficácia do escâner corporal fez com que as mulheres fossem flagradas no momento da revista com dois pacotes: em um deles havia maconha e no outro, cocaína. Uma visitante também tentou entrar na unidade com três cartelas de LSD. Ainda no sábado, outra mulher foi surpreendida pelo escâner corporal. Em sua roupa íntima foram localizados dois invólucros com maconha e cocaína.

São Bernardo do Campo

No sábado, dia 25/05, um servidor do Centro de Detenção Provisória (CDP) "Dr. Calixto Antonio", de São Bernardo do Campo, realizou a apreensão de bebida alcoólica durante procedimento de revista nos itens alimentícios que entram na unidade prisional em dias de visita. No momento da verificação dos produtos trazidos pelo irmão de um preso, o servidor constatou um odor característico de bebida alcoólica vinda de um vasilhame com rótulo de refrigerante.

Diadema

No último domingo, dia 26/05, agentes encontraram escondido sob um banco na entrada do Centro de Detenção Provisória de Diadema um invólucro contendo dois pacotes, um com 29g de maconha, e outro com 70g de cocaína.

Franco da Rocha

Servidores da Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro", de Franco da Rocha, apreenderam ilícitos neste último domingo, 26/05, que estavam ocultos na vestimenta de uma visitante. Por meio do escâner corporal, foram localizados invólucros com 10g de maconha, e 24g de cocaína.

Osasco

No sábado, dia 25/05, o Centro de Detenção Provisória (CDP) I "Éderson Vieira de Jesus", de Osasco, flagrou uma visitante que tentava entrar na unidade prisional portando a droga sintética K4. Os ilícitos estavam ocultos na calcinha da visitante e foram detectadas pelo escâner corporal.

Ainda no CDP de Osasco I, outras duas apreensões foram registradas no domingo, 26/05, envolvendo visitantes. Por meio de revista feita pelo escâner corporal, a equipe de servidores notou algo estranho na altura da cintura de duas mulheres. Em ambas, havia ilícitos ocultos no cós da calcinha e também da calça de moletom. As substâncias eram maconha e cocaína

São Vicente

Uma mulher de 57 anos foi barrada ao tentar entrar com um microcelular na Penitenciária 2 de São Vicente no domingo, dia 26/05. A visitante pretendia entregar o aparelho a seu filho, recluso na unidade prisional. Durante a manhã, a mãe do sentenciado foi submetida à revista por meio de escaneamento corporal, quando foi identificado um objeto estranho em sua região pélvica. Tratava-se de um invólucro com um microtelefone móvel.

Caraguatatuba

Uma mulher foi barrada ao tentar entrar com maconha no Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira”, o CDP de Caraguatatuba, no último sábado, dia 25/05 A visitante pretendia entregar a erva a seu companheiro, recluso na unidade prisional. Por volta das 12h30, a suspeita foi submetida à revista por meio de escaneamento corporal. A partir das imagens geradas, as agentes do presídio observaram um objeto estranho na região pélvica da moça, que negou portar ilícitos. Repetido o procedimento de inspeção e com os mesmos resultados, a visitante confessou que trazia um invólucro com 41g de maconha introduzido no ânus, retirado espontaneamente em local reservado.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes, dia 26/05, duas visitantes foram surpreendidas tentando entrar com objetos proibidos na unidade. Durante procedimento de revista pelo escâner corporal, agentes flagraram com as mulheres celulares escondidos em suas genitálias.

Osvaldo Cruz

Na Penitenciária Osvaldo Cruz, no sábado, dia 25/05 a mãe de um reeducando foi flagrada durante a saída de visitantes em atitude suspeita, portanto um volume estranho nas mãos. Ao ser solicitada para que mostrasse o que estava escondendo, agentes verificaram que eram dois absorventes femininos com extratos bancários (sem os dados dos proprietários das contas), além de seis folhas contendo informações de depósitos e cadastros de presos da unidade.

Mirandópolis

Em 26/05, na Penitenciária “ASP Lindolfo Terçariol Filho”, a P2 de Mirandópolis, por volta das 7h45, durante averiguação de pertences de visitantes, agentes acharam dentro de uma sacola de roupas três cartões de memória que seriam entregues para um reenducando da unidade. Na Penitenciária “Nestor Canoa” a P1 de Mirandópolis, no dia 26/05, durante revista pessoal feita pelas agentes, uma senhora foi flagrada com três pedaços de papel que supostamente seria o entorpecente conhecido como K4, um bilhete contendo anotações manuscritas e dois extratos bancários. Tudo estava na alça da bolsa que a visitante carregava.

Martinópolis

Na Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis, em 26/05, um visitante, irmão de um sentenciado, tentou entrar na unidade com 140g de maconha. O entorpecente estava entre duas cuecas costuradas uma na outra, sendo visualizado no momento em que o homem passou pelo escâner corporal. Na mesma data, uma visitante foi pega com um invólucro inserido em suas partes íntimas. O objeto foi detectado pelo equipamento de escâner corporal. Dentro do invólucro, havia um micro celular e um chip de memória.

Junqueirópolis

Na Penitenciária de Junqueirópolis, em 26/05, durante o procedimento de revista, agentes acharam um caderno brochura na sacola de alimentos e produtos trazida por uma mulher. O caderno foi detectado pelo aparelho de raio-x. Nele havia informações sobre depósitos bancários, sendo que a escrita foi feita sem o uso de caneta com tinta, continha apenas a grafia impressa nas folhas. No mesmo dia, também dentro de uma sacola de alimentos, agentes do Estado localizaram um caderno com anotações e informações de depósitos bancários de diversas pessoas, sendo que a escrita foi feita sem o uso de caneta com tinta, continha apenas a grafia impressa nas folhas. Também dia 26/05, durante o procedimento de revista uma visitante passou pelo escâner corporal da unidade, quando o equipamento apontou um extrato bancário contendo vários depósitos de diversas pessoas.

Flórida Paulista

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira”, de Flórida Paulista, no sábado, dia 25/05, agentes apreenderam micro aparelho celular com uma visitante logo após ela passar pelo equipamento de escâner corporal. Ainda na mesma data, houve a apreensão de outro celular e um chip. Os acessórios estavam com uma visitante e foram identificados pelo escâner corporal.

Pacaembu

No Centro de Detenção Provisória II de Pacaembu, no dia 26/05, uma visitante foi surpreendida tentando entrar a unidade com numeração de celular escrito na parte inferior e interna da calça de academia, em claro flagrante de tentativa de burlar a vigilância. Na mesma data, durante a saída, uma visitante, irmã de um sentenciado, foi surpreendida tentando sair da unidade com um envelope contendo bilhetes com números de telefones celulares e cartas, sem que as mesmas passassem pelo setor de controle de correspondência.

Hortolândia

Na Penitenciária III de Hortolândia, agentes apreenderam a droga sintética K4 durante a passagem de uma visitante no aparelho de inspeção escâner corporal. A ocorrência foi registrada dia 25/05, no sábado. A mulher estava cadastrada como companheira de um sentenciado.

Piracicaba

No Centro de Detenção Provisória “Nelson Furlan”, de Piracicaba, no sábado, dia 25/05, agentes impediram que uma visitante de 19 anos entrasse na unidade com maconha no forro do sutiã. Ela foi flagrada quando passou pelo aparelho de escâner corporal. Já na Penitenciária Masculina de Piracicaba, no domingo, dia 26/05, uma visitante passou pelo equipamento de revista escâner corporal, quando foi flagrada com um invólucro em sua região íntima. Em local reservado e diante de uma agente feminina, a visitante retirou de seu corpo um invólucro com um microcelular.

Guareí

Na Penitenciária II de Guareí, domingo, dia 26/05, uma visitante tentou entrar na unidade com maconha na roupa íntima. O objetivo era levar o entorpecente ao companheiro preso. Quando a moça passou pelo escâner corporal, a servidora da unidade, que operava o equipamento, percebeu algo anormal nas imagens, sendo certo que ao ser questionada a visitante, de forma espontânea, confessou a existência de maconha em sua calcinha, aproximadamente 54g.

Itapetininga

Na Penitenciária "ASP Maria Filomena de Sousa Dias", de Itapetininga, em 26/05, uma visitante passou pelo escâner corporal quando foi flagrada com um objeto suspeito no chinelo. Ao ser indagada a respeito, a mulher confessou que trazia maconha e uma carta em seus chinelos.

Bernardino de Campos

Uma mulher foi flagrada com dois chips de celular escondidos em absorventes íntimos que ela levava em sua sacola de objetos pessoais, durante procedimento de revista pelo escâner corporal da Penitenciária de Bernardino de Campos, no domingo, dia 26/05, por volta das 9h. A visitante, que entregaria os produtos ao irmão preso.

Franca

A Penitenciária de Franca registrou três flagrantes no último final de semana. O primeiro ocorreu por volta das 7h45 de sábado, dia 25/05, quando uma mulher foi flagrada, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, com maconha escondida no ânus.

Inicialmente, ela negou que estivesse com entorpecente. Questionada novamente, a visitante confessou a irregularidade e, em sala reservada, retirou a droga de seu corpo. Pouco mais de uma hora depois, por volta das 8h52, em caso bastante semelhante, os agentes apreenderam mais um invólucro de maconha e dois de cocaína, também camuflados no ânus da mulher. O terceiro flagrante ocorreu no domingo, dia 26/05, às 8h56. Na ocasião, uma senhora que visitaria o neto preso levava um aparelho celular, bateria e chip escondidos em um par de meias infantis. As peças de roupa estavam em uma sacola que a visitante carregava. Questionada pelos agentes, ela disse que havia esquecido de deixar o telefone móvel em seu carro.

Pirajuí

Uma mulher foi surpreendida por agentes de segurança ao tentar entrar na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí com um celular (contendo bateria e chip) escondido em sua sacola de objetos pessoais. O flagrante ocorreu por volta das 11h de domingo, 26/05, durante procedimento de revista pelo escâner corporal da unidade.

Ribeirão Preto

A Penitenciária de Ribeirão Preto registrou dois flagrantes no último final de semana. Em um deles, ocorrido por volta das 9h40 de sábado, dia 25/05, uma mulher foi detida com maconha escondida em seu ânus. A irregularidade foi constatada durante procedimento de revista pelo escâner corporal da unidade. A visitante foi levada para uma sala reservada, onde, na presença de agentes femininas, retirou o entorpecente de seu corpo.

No estômago

Em outro caso, registrado por volta das 7h30 de domingo, dia 26/05, um homem que visitaria o irmão preso foi flagrado pelo escâner corporal com maconha no estômago. Questionado, ele confessou a irregularidade e conseguiu expelir uma porção da droga, ainda na Penitenciária. Em seguida, foi encaminhado a uma unidade de pronto-atendimento, onde expeliu mais oito porções. O visitante permaneceu internado, sob escolta de uma equipe da Polícia Militar. Após receber alta, ele seria encaminhado à delegacia para prestar depoimento.

Serra Azul

Uma mulher foi flagrada com fragmentos de maconha escondidos em um tubo de pasta dental, durante procedimento de revista pelo escâner corporal da Penitenciária II de Serra Azul. O caso foi registrado no domingo, dia 26/05, por volta das 8h35. A visitante confessou a tentativa de entrar na unidade com entorpecente.

aasassa
Topo