Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/02/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Criminosos usam drone em CDP da capital e cortam alambrado de presídio no interior para tentar entregar celular e drogas - apreensões em todo o estado


Na madrugada de sábado 24, para domingo, 25, por volta das 0h25, agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs) do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência, na capotal paulista, avistaram um drone sobrevoando a unidade. Ele carregava um invólucro, que deixou cair em seguida sobre a tela de proteção da laje de um dos raios da unidade. Como foi o sobrevoo foi muito rápido, impossibilitando que os AEVPs interceptassem o aparelho.

Os agentes conseguiram recolher o invólucro antes que os detentos da unidade conseguissem pegá-lo e encontraram após abri-lo quatro celulares, quatro baterias e uma porção de maconha.

Em Porto Feliz, houve uma tentativa de invasão na noite de sábado,24. Durante o plantão noturno, os servidores escalados na torre de vigilância do Centro de Progressão Penitenciária da cidade observaram a aproximação de dois indivíduos, que usavam roupas escuras e iniciavam o corte do alambrado. Imediatamente houve mobilização de servidores no sentido de impedir a latente invasão, com a aproximação dos agentes os dois indivíduos saíram em desabalada carreira rumo ao canavial que circunda a unidade, não sendo possível identificá-los. Ao clarear do dia, foram localizados um alicate tesoura de cortar vergalhão e uma sacola plástica que continha: 18 aparelhos celulares, seis baterias de celular avulsas, um chip, 19 carregadores de celular com cabo e quatro carregadores de celulares sem cabo, 19 fones de ouvido, aproximadamente 430 g de a cocaína, aproximadamente 1.530g de maconha quatro maços de cigarros e dois baralhos. Os objetos foram apreendidos e encaminhados aos cuidados da Autoridade de Polícia Judiciaria.

As demais apreensões em todo o estado que seguem abaixo foram com visitantes. Estes são levados para a Polícia para registro de Boletim de Ocorrência. Todos são suspensos do rol de visitantes, sem prejuízo de processo criminal. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e respondem a Procedimento Apuratório Disciplinar.

No sábado, 24, no mesmo CDP de Vila Independência da apreensão com drone, por volta das 12h companheira de detento foi surpreendida enquanto era submetida a procedimento de revista através do scanner corporal, tentando entrar portando substâncias entorpecentes introduzida em suas partes intimas. O material foi levado ao 56º Distrito Policial (DP), ficando constatado após perícia que tratava de 62 gramas de cocaína e 13,7 gramas de maconha.

Também no sábado na capital paulista, porém no CDP I de Chácara Belém, companheira de preso da unidade também foi flagrada pelo scanner corporal da unidade com um invólucro contendo maconha e cocaína, introduzido em sua genitália.

Mogi das Cruzes

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes, por volta das 9h, uma mulher de 41 anos foi flagrada com um aparelho celular na genitália; o objeto foi identificado pelo scanner corporal.

Suzano

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano, a irmã de um detento foi surpreendida na revista alimentícia com 193,20 gramas de maconha escondidas em um achocolatado. A jovem tem 23 anos.

Praia Grande

No sábado, dia 24, uma mulher de 37 anos foi flagrada, por volta das 10h, com 2 pacotes (um contendo 22 gramas de cocaína e outro com 2 gramas de maconha) escondidos no cós da calça, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande.

São Vicente

Na Penitenciária 2 de São Vicente, a irmã de um presidiário foi surpreendida com 175 gramas de cocaína e 28 gramas de maconha escondidos na genitália. Após passar pelo scanner corporal, foi identificado um objeto suspeito na região pélvica da mulher de 28 anos, o invólucro contendo a droga foi retirado pela própria visitante.

No domingo, dia 25, também na Penitenciária 2 de São Vicente, uma jovem de 22 anos, companheira de um preso, tentou entrar na unidade prisional com 106 gramas de cocaína escondida na genitália.

Mongaguá

No Centro Progressão Penitenciaria (CPP) de Mongaguá, por volta das 9h40, uma mulher de 32 anos também foi flagrada com uma porção de maconha em seus pertencentes durante o procedimento de revista. Ela escondia a droga na palmilha do tênis.

Campinas

Foram duas apreensões no CDP de Campinas durante o fim de semana. No sábado, 24, durante procedimento de inspeção por meio do scanner corporal, companheira de preso foi surpreendida na posse de cocaína e de um extrato de movimentação bancária, ocultados no sutiã. Já no domingo, 25, foram apreendidas duas moedas no valor de R$ 0,50 cada, na vestimenta (sutiã) de mãe de detento da unidade.

Hortolândia

Ocorreram apreensões em unidades prisionais de Hortolândia. Na Penitenciária III de Hortolândia, no sábado, 24, visitante foi flagrada tentando entrar com cocaína escondida em uma embalagem de leite em pó. No domingo, 25, na Penitenciária II "Odete Leite de Campos Critter" , companheira de sentenciado da unidade quando submetida a revista pelo scanner corporal, verificou-se que ela trazia maconha ocultada em seu top.

Capela do Alto

No domingo, 25, visitante foi flagrada durante revista com uso de scanner corporal com um micro celular oculto nos genitais. O fato ocorreu na Penitenciária de Capela do Alto.

Iperó

No domingo, 25, duas mulheres foram flagradas tentando entrar com drogas e celular na Penitenciária "Odon Ramos Maranhão" de Iperó.

Por volta das 7h30, agentes revistavam uma sacola trazida por visitante de preso da unidade, quando encontraram uma sacola plástica contendo maconha camuflada em meio ao macarrão, dentro de um vasilhame. Mais tarde, por volta das 10h50, outra visitante foi flagrada com um celular, também dentro da sacola que trazia.

Nos dois casos, as mulheres foram encaminhadas à Delegacia de Polícia local, sendo ainda suspensa do rol de visitas da unidade. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e responderão a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Itapetininga

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que no sábado, 24, companheira de sentenciado da Penitenciária I "Jairo de Almeida Bueno" de Itapetininga, foi surpreendida durante procedimento de revista mecânica através de Body Scanner, portando no interior do órgão genital, um invólucro contendo um invólucro com pasta base de cocaína.

Diante das imagens obtidas através do escaneamento corporal, ela foi questionada pelo Diretor de Plantão, ocasião em que confessou espontaneamente que estava com tal invólucro abscôndito no meato vaginal, vindo a retirá-lo em local reservado logo em seguida e espontaneamente, entregando-o.

A visitante foi levada para a Delegacia de Polícia local, sendo ainda suspensa do rol de visitas da unidade. O preso que receberia o ilícito foi isolado e responderá a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Álvaro de Carvalho

Flagrante ocorrido na Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho ocorreu por volta das 11h10, quando agentes de segurança encontraram setes invólucros escondidos dentro de vasilhame com alimento. Tratava-se de 61 gramas de maconha e 48 gramas de cocaína. O material, trazido pela visitante, seria supostamente entregue ao preso.

Reginópolis

Outro caso ocorreu na Penitenciária “PM Antônio Luiz de Souza”, a PII de Reginópolis. Uma mulher, esposa de sentenciado, tentou entrar no presídio com cigarros de maconha escondidos dentro de um tubo de creme dental. O flagrante ocorreu no momento em que os pertencentes de mulher passavam pelo aparelho de raio-X, que detectou o material ilícito.

Bauru

Agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru encontraram maconha dentro de pacotes de fumo artesanal. O material foi barrado no momento da revista de rotina realizada nos pertencentes da visitante.

Andradina

Na Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina, do domingo, 25, ao ser submetida a revista pelo equipamento scanner corporal, foi observado na imagem gerada um objeto estranho na região do tornozelo direito de companheira de preso da unidade. Após verificação realizada por agente da unidade foram encontrados na barra da calça quatro comprimidos.

Assis

Foram três apreensões na Penitenciária de Assis, sendo uma no sábado, 24, e uma no domingo, 25. No sábado, por volta das 08h20, durante procedimento de revista por meio do aparelho de Scanner Corporal, verificou-se uma pequena marca, com características de metal, na altura das partes íntimas de visitante de sentenciado. Ao ser indagada se portava algo metálico, ela negou e se prontificou a despir-se, momento em que caiu uma moeda de cinco centavos que estava entre suas nádegas.

No domingo, 25, por volta das 10h30, durante procedimento de revista nos alimentos trazidos por visitante de sentenciado, ao ser submetida ao aparelho de Raio X, foi detectado na linguiça um invólucro de maconha. Por volta das 12h30, durante procedimento de revista nos alimentos de outra visitante de outro sentenciado foi detectada pelo aparelho de Raio X, no meio da sacola, uma faca de mesa.

Flórida Paulista

Na Penitenciária de Flórida Paulista, no sábado, 24, por volta das 11h houve a apreensão de um aparelho micro celular com companheira de sentenciado da unidade, no momento em que a mesma passava pelos procedimentos de revista no aparelho Body Scanner.

Junqueirópolis

Na Penitenciária de Junqueirópolis, no domingo, 25, por volta das 08h40, durante procedimento de revista por meio do aparelho de Scanner Corporal os servidores perceberam a presença de um objeto em partes íntimas de companheira de preso da unidade. Diante do ocorrido a visitante em questão se prontificou espontaneamente em retirar o mesmo, ao ser aberto o invólucro verificou-se que tratava-se um aparelho do tipo microcelular.

Lavínia

Na Penitenciária II "Luis Aparecido Fernandes" de Lavínia, no sábado, 24, ao passar pelos procedimentos de imagem do equipamento de scanner corporal, o equipamento sinalizou presença de material estanho no corpo de companheira de sentenciado. Indagada, a visitante retirou voluntariamente de seu reto, um invólucro com uma porção de maconha. No dia seguinte, 25, na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia, por volta das 12h30 companheira de sentenciado foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com porção de cocaína, que estavam envoltos em um invólucro introduzidos na genitália. A apreensão ocorreu em virtude do equipamento de Scanner corporal no momento da revista que mostrou imagem de objeto suspeito. A visitante foi questionada sobre o fato, o qual espontaneamente acabou retirando o involucro.

Martinópolis

No domingo, 25, na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, por volta das 09h45, irmã de sentenciado tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, contendo um micro aparelho de telefonia celular. Na mesma data, por volta das 10h45, companheira de sentenciado tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, que continha maconha.

Mirandópolis

Foram duas apreensões na Penitenciária I "Nestor Canoa" de Mirandópolis no sábado, 24. Por volta das 08h30, durante o procedimento de revista através do aparelho “Body Scanner”, verificou-se que havia certo objeto na parte interna do corpo de companheira de sentenciado. Diante disso, sem sofrer qualquer tipo coação ou constrangimento, a visitante afirmou que havia introduzido em seu corpo dois invólucros, sendo um contendo maconha e um contendo fumo, e se dispôs a retirá-los espontaneamente e os entregou na mão da servidora. Mais tarde, por volta das 10h, durante o procedimento de revista através do aparelho “Body Scanner”, verificou-se que havia certo objeto na parte interna do corpo de outra companheira de sentenciado. Essa visitante afirmou que havia introduzido em seu corpo um invólucro contendo entorpecentes, porém, não sabia precisar a quantidade nem o tipo, mas mesmo assim se dispôs a retirá-lo e entregou na mão da servidora. Na Delegacia de Polícia do Município de Mirandópolis, onde foram lavrados os Boletins de Ocorrências, ficou constatado que uma delas portava aproximadamente 50 gramas de maconha, e a outra portava 176 gramas também do entorpecente conhecido como maconha. Segundo informações da polícia militar, foram apreendidos ainda no local em que uma delas estava hospedada, 230 gramas de maconha.

Pacaembu

Na Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu, foram quatro apreensões durante o fim de semana, sendo duas no sábado e duas no domingo. No sábado, 24, duas visitantes, companheiras de presos da unidade foram flagradas por meio do scanner corporal com invólucros dentro do próprio corpo (genitais). Uma ocultava um aparelho de telefonia celular e outra, uma porção de cocaína. Já no domingo, 25, outras duas visitantes, companheiras de outros presos da unidade, foram flagradas tentando entrar com maços de cigarros recheados de maconha. No primeiro caso, ao passar pelos procedimentos de Raios X e vistoria de alimentos, uma delas foi surpreendida tentando adentrar com cinco maços de cigarro, contendo em sua interior maconha. No segundo caso do domingo, a visitante apresentou um comportamento estranho ao deixar o setor de Portaria, momento em que ao apanhar a sua sacola que estava amarrada no alambrado, próximo a porta de saída de visitantes, os agentes notaram, que a sacola estava apresentando um volume não habitual, momento em foi solicitada para revista a sacola. Nela, foram encontradas 43 maços de cigarro, também contendo em seu interior maconha.

Presidente Bernardes

No sábado, 24, na Penitenciária "Silvio Yoshihiko Hinohara" de Presidente Bernardes, por volta das 10h45, durante o procedimento de revista em uma bolsa contendo alimentos que seriam encaminhados a sentenciado, foi encontrado um aparelho de telefonia celular.

Riolândia

Foram quatro apreensões a Penitenciária "João Batista de Santana" de Riolândia no sábado, 24: quatro companheiras de sentenciados foram flagrada tentando entrar com ilícitos: uma portando um baralho e um pedaço de massa epóxi; outra um invólucro com cocaína, outra companheira escondia no cós da calça maconha, e outra trazia entorpecente. Também no sábado, no CDP “ASP Valdecir Fabiano" de Riolândia, às 09h20, companheira de sentenciado , durante revista, foi surpreendida, na barra da calça, com duas porções de maconha.

Valparaiso

Na Penitenciária de Valparaiso, foram duas apreensões, sendo uma no sábado, 24, e uma no domingo, 25. No sábado, durante procedimento de revista com body scanner, constatou-se algo na região das partes íntimas de companheira de preso da unidade. Indagada, a visitante confessou e retirou de suas partes íntimas, um invólucro contendo maconha.No domingo, 25, durante procedimento de revista com body scanner, constatou-se algo na região das partes íntimas de outra companheira de outro preso da unidade. Indagada, a visitante confessou e retirou de suas partes íntimas, um invólucro contendo cocaína.

São José do Rio Preto

No CDP de São José do Rio Preto, aconteceram duas apreensões no sábado, 24: às 8 h e 8h10, a funcionária que estava operando o aparelho de scanner corporal notou que havia algo anormal na lateral de sutiã de companheiras de presos da unidade. Questionadas, as visitantes retiraram de suas vestes invólucros contento substâncias relatadas pela própria visita como sendo maconha e cocaína.

aasassa
Topo