Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/12/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes flagram drogas em feijoada, em pedaço de linguiça e bilhete escrito em calça - essas e outras apreensões com visitantes em todo o estado de SP - 22 e 23/12/2018


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões realizadas no último final de semana, 22 e 23 de dezembro, com visitantes tentando entrar nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.

Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Na capital paulista e região metropolitana, agentes encontraram entorpecentes ocultos na feijoada, em elástico de cabelo e em sutiã:

Em São José dos Campos, visitante foi flagrada tentando entrar com maconha oculta em pedaços de linguiça:

Em Getulina, uma visitante foi flagrada tentando entrar com extratos bancários e mensagem sobre os depósitos escritos na calça que usava:

A SAP parabeniza os agentes pelo zelo no cumprimento do dever, que impediu a entrada desses ilícitos nos presídios paulistas.

Capital

Durante o sábado (22) de visitas no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Chácara Belém I”, a companheira de um preso foi flagrada tentando levar para dentro da unidade quatro porções de substância esverdeada semelhante à maconha. O material estava escondido em um prendedor de cabelo (elástico), dentro do bolso da calça da mulher. A ocorrência foi registrada no 31° Distrito Policial de Vila Carrão, zona leste de São Paulo.

Guarulhos

No Centro de Detenção Provisória I (CDP) “ASP Giovani Martins Rodrigues” e na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”, ambas unidades de Guarulhos, também houve apreensões de entorpecentes durante o final de semana (22 e 23 de dezembro). Os casos foram registrados no 4° Distrito Policial de Guarulhos.

No CDP I, no domingo (23), o pai de um preso levava um pote de feijoada com entorpecente escondido em meio a comida. Os agentes de segurança de plantão flagraram 47 porções de ilícito característico à maconha camuflado em meio a alimentação. Os invólucros foram identificados após o pote passar pelo Raio-x e ser revistado manualmente pelos agentes presentes.

A apreensão registrada na Penitenciária Adriano Marrey aconteceu no último sábado (22), enquanto uma visitante passava pelo procedimento padrão de revista pelo scanner corporal. Nas imagens, o aparelho registrou que a mulher levava ilícitos semelhantes à maconha e ao haxixe escondidos na barra de sua calça.

Santo André

Durante procedimento padrão de revista mecânica (scanner corporal) realizado em visitante do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, no último domingo (23), as imagens do aparelho mostraram um volume anormal na região da cintura da mulher. Ao ser questionada a mesma confessou estar em posse de um telefone celular, que estava escondido em sua genitália.

Em local apropriado, a visitante retirou o aparelho de seu corpo e o entregou aos agentes de plantão. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 4° Distrito Policial de Santo André.

Franco da Rocha

Nas penitenciárias II “Nilton da Silva” e III “José Aparecido Ribeiro”, de Franco da Rocha, foram feitas duas apreensões com visitantes no domingo (23). Nas duas situações as visitantes tentavam levar para dentro das unidades substâncias entorpecentes características à maconha e à cocaína.

Na Penitenciária II de Franco da Rocha, a mulher escondia em seu sutiã os invólucros contendo os entorpecentes. Já na Penitenciária III, também de Franco da Rocha, a visitante estava com o pacote de ilícitos escondido em seu corpo. Nos dois casos as apreensões foram vistas através das imagens do scanner corporal, aparelho usado para a revista padrão de visitantes das unidades prisionais.

Itapecerica da Serra

No domingo (23), após passar por revista no scanner corporal, uma visitante do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, foi flagrada com um invólucro de entorpecente característico à maconha escondido em seu top.

Os agentes de segurança de plantão notaram uma anormalidade nas imagens mostradas pelo aparelho e questionaram a mulher, que afirmou estar com o material escondido em sua roupa íntima. Com ela foi apreendido 43 gramas da substância esverdeada, que seria entregue a um preso para seu uso pessoal. O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Itapecerica da Serra.

São José dos Campos

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos, a companheira de um detento foi flagrada ao tentar levar para dentro da unidade porções de maconha escondidas em meio à alimentação. A jovem de 18 anos camuflou a droga dentro de pedaços de linguiça, que foi descoberto no momento do procedimento de revista manual dos agentes penitenciários. Ao todo, havia 46 gramas de maconha.

Americana

Nada menos do que cinco visitantes foram flagradas tentando entrar com ilícitos no último fim de semana no Centro de Detenção Provisória "AEVP Renato Gonçalves Rodrigues" de Americana.

No sábado, 22, agentes surpreenderam mãe de preso durante procedimento de revista de materiais destinados aos presos, quando da passagem da sacola pelo equipamento de Raio X, foi visualizado um invólucro suspeito aparentando ser um cigarro contendo maconha no fundo da sacola. No dia seguinte, 23, outra mãe de outro preso também foi flagrada da mesma forma, durante procedimento de revista de materiais destinados aos presos, tentando entrar com maconha oculta no interior de pedaços de carne. A irmã de outro preso também tentou entrar com maconha escondida da mesma forma, assim como a companheira de outro preso. Finalmente, a avó de de um outro preso foi flagrada tentando entrar com um microaparelho de telefonia celular dentro de de um pote de creme hidratante.

Foi acionada a Policia Militar que as conduziu, juntamente com os objetos apreendidos, à Delegacia Seccional de Polícia de Americana, onde foram lavrados os registros das ocorrências.

Tremembé

Na Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, a irmã de um sentenciado chamou a atenção da equipe de segurança ao passar pelo scanner corporal. A mulher de 27 anos apresentou uma imagem estranha à anatomia humana enquanto passava pelo equipamento e ao ser questionada a respeito admitiu estar portando droga entre as nádegas. De forma espontânea, a visitante retirou de si um invólucro que continha aproximadamente 24 gramas de maconha.

Ambas as mulheres foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia e tiveram os nomes suspensos do rol de visitas da SAP. As direções das unidades prisionais registraram Boletim de Ocorrência e comunicaram os fatos à Vara de Execuções Criminais, além de instaurarem Procedimento Disciplinar Apuratório.

São Vicente

Agentes apreenderam maconha com a familiar de um preso na Penitenciária I “Dr. Geraldo de Andrade Vieira” de São Vicente, neste final de semana que antecedeu o Natal.

No último sábado, dia 22, uma mulher de 28 anos, companheira de sentenciado, chamou a atenção da equipe de segurança da unidade ao passar pelo procedimento de revista. Enquanto passava pelo scanner corporal, foi visualizado um objeto estranho na região pélvica da mulher. Ao ser questionada a respeito, a visitante admitiu estar portando droga no interior da vagina. Em sala reservada, ela retirou um invólucro de dentro do corpo, que continha 185 gramas de maconha.

A mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de São Vicente e teve o nome suspenso do rol de visitas da SAP. A direção da P1 de São Vicente registrou Boletim de Ocorrência e comunicou o fato à Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

Iperó

No domingo, 23, durante o procedimento de revista das sacolas de alimentos trazidos por avó de sentenciado na Penitenciária "Odon Ramos Maranhão" de Iperó agente visualizou dentro da sacola um celular. A visitante foi questionada em relação ao objeto encontrada e disse que havia esquecido e que o celular é de seu uso. Mesmo assim, foi acionada a Polícia Militar, para acompanhar até Delegacia de Polícia, para a lavratura do Boletim de Ocorrência.

Álvaro de Carvalho

No domingo (23), às 8h50, uma visitante tentou entrar com droga na Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho, quando um agente penitenciário que operava o “body scanner” constatou a presença de objeto estranho na região genital da mulher.

Inicialmente, ela negou a acusação. Porém, na sequência, confessou a intenção de entrar na unidade com droga, retirando, de forma espontânea, o invólucro com o entorpecente escondido em sua região pélvica.

Constatou-se, então, que se tratava de uma substância semelhante a maconha, pesando aproximadamente 134 gramas.

A autoridade policial foi acionada para tomar providências mediante os fatos. Ela acabou presa em flagrante e, posteriormente, submetida à audiência de custódia. Também foi aberto procedimento para apurar a conduta do sentenciado que supostamente receberia a droga.

Avanhandava

No sábado (22), por volta das 11h, ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava, uma visitante foi flagrada com algo oculto na região abdominal. Indagada, ela confessou que trazia maconha em seu ânus.

Conduzida até o banheiro por Agente de Segurança Penitenciária Feminina, ela retirou espontaneamente o invólucro com a droga, envolvido em fita isolante, pesando 70,58 gramas.

A visitante e o entorpecente foram encaminhados para autoridade policial, onde a mulher acabou presa em flagrante, permanecendo à disposição da Justiça.

Foi aberto, também, Comunicado de Evento e instaurado Procedimento Disciplinar em desfavor do preso que supostamente receberia a droga.

Cerqueira César

No domingo (23), por volta das 10h20, durante procedimento de revista em equipamento "Body Scanner", agentes penitenciários constataram uma imagem suspeita no corpo de uma das visitantes. Indagada, ela relatou tratar-se de um invólucro contento maconha. Em seguida, a visitante retirou espontaneamente a droga de sua genitália, na presença das Agentes de Segurança Penitenciária.

Ela revelou que o invólucro possuía uma fórmula feita com papel carbono, grafite em pó e fita isolante de autofusão, com o objetivo de burlar o escâner corporal.

A Policia Militar (PM) foi acionada e encaminhou a mulher, bem como o entorpecente, para a Delegacia de Polícia de Cerqueira César (SP). A porção da droga contabilizou peso total de 136,02 gramas.

A visitante foi presa em flagrante e deve ser encaminhada para a Penitenciária “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí, após ser submetida à audiência de custódia. Já o sentenciado foi encaminhado ao Pavilhão Disciplinar, sendo confeccionado um Comunicado de Evento.

Getulina

No domingo (23), às 13h20, durante a entrada de visitantes na Penitenciária “Osiris Souza e Silva” de Getulina, uma senhora foi flagrada pelo escâner corporal com objeto suspeito na região pélvica.

Diante dos fatos, os agentes penitenciários solicitaram que a visitante retornasse à sala de revista, onde constatou-se que ela escondia, no fundo do forro da calcinha, extratos bancários e diversas anotações.

A mulher não foi autorizada a entrar na unidade e o sentenciado que receberia os documentos, conduzido ao Pavilhão Disciplinar. Além disso, a unidade instaurou procedimento de suspensão da visitante, além de encaminhar os documentos suspeitos à Polícia para averiguação.

Ribeirão Preto

No domingo (23), por volta das 10h30, uma mulher passava por revista pelo “Body Scanner” na Penitenciária de Ribeirão Preto, quando a imagem atestou positivo para presença de objetivo na região genital. Ela foi acompanhada por agentes femininas até uma sala reservada e, ao ser indagada, confirmou ter introduzido ilícito em seu próprio corpo.

Voluntariamente, a visitante retirou de sua vagina um invólucro feito com fita adesiva preta, acondicionando erva com características de maconha.

A unidade prisional tomou as medidas necessárias em casos de apreensões: condução da visitante à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto, condução do sentenciado ao Pavilhão Disciplinar, comunicado o juiz da Vara de Execuções Criminais e instaurada apuração dos fatos.

Serra Azul

Também no domingo (23), por volta das 8h30, durante a entrada dos visitantes na Penitenciária I de Serra Azul, ao realizar os procedimentos de revista nos pertences trazidos por uma das visitantes, os agentes penitenciários encontraram substância com características de maconha dentro de um recipiente com alimentos.

Questionada, a visitante alegou que o detendo para qual ela faria a visita estava preso na unidade há cerca de dois anos e que vinha visitando-o semanalmente. Alegou, ainda, que, quando aguardava do lado de fora da unidade, uma visitante pediu que ela entrasse no presídio com um recipiente contendo alimentação para o mesmo pavilhão que ambas iriam, pois, como era permitido levar três recipientes e a declarante só trazia dois, resolveu ajudar a colega carregando a terceira vasilha, que seria devolvida após o procedimento de revista. Ela disse, portanto, que não tinha conhecimento da irregularidade e também não soube informar o nome da visitante que lhe pediu para fazer o transporte do recipiente.

Ela foi encaminhada para delegacia - bem como a droga, com peso total de 339 gramas -, onde a autoridade policial registrou boletim de ocorrência. A mulher foi presa em flagrante.

Iaras

No último sábado (dia 22), agentes de segurança flagraram, durante procedimento de revista na Penitenciária “Orlando Brando Filinto” de Iaras, uma visitante portando medicamentos com características de estimulante sexual. A apreensão ocorreu no Setor de Portaria da unidade. Ao inspecionar sacolas com alimentação, um dos agentes penitenciários encontrou quatro comprimidos azuis, supostamente utilizados para o estímulo sexual, escondidos em um recipiente com alimentos, mais precisamente dentro de um gomo de linguiça. Os produtos apreendidos foram fotografados e encaminhados à Delegacia de Polícia de Iaras para investigação.

Flórida Paulista

No domingo, 23, ocorreram duas apreensões com visitantes na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista. Primeiramente às 7h35, houve a apreensão de oito comprimidos de cor azul aparentando ser estimulante sexual, com companheira do sentenciado no momento em que ela passava pelos procedimentos de revista no aparelho de scanner corporal . Os comprimidos estavam camuflados na costura da roupa (blusa) da visitante. Às 11h40, houve a apreensão de duas placas de aparelho microcelular e um pedaço de fio, com companheira de sentenciado, no momento em que ela passava pelos procedimentos de revista no aparelho de body scanner. O Invólucro estava introduzido nas partes íntimas da visitante.

Junqueirópolis

Na Penitenciária de Junqueirópolis, ocorreram cinco apreensões no último fim de semana, sendo quatro no sábado, 22, e uma no domingo, 23. às 9h40 durante o procedimento de revista no setor de portaria, ao submeter uma visitante cadastrada como companheira de sentenciado ao aparelho de scannercorporal os servidores perceberam a presença de um objeto nas partes íntimas. Indagada, a visitante retirou espontaneamente na presença de duas servidoras um invólucro que continha em seu interior um aparelho do tipo microcelular . Diante do exposto foi solicitado a presença da Polícia Civil para que fosse realizado os procedimentos de praxe. Mais tarde, às 12h10, também durante o procedimento de revista no setor de portaria outra companheira de outro sentenciado foi flagrada mesma forma pelos servidores com uma porção de maconha e uma porção de cocaína. Mais cedo, por volta das 12h, outra companheira foi flagrada da mesma forma, porém não conseguia retirar o ilícito espontaneamente. Foi solicitada a presença da Polícia Civil que encaminhou a visitante a Santa casa local, para as devidas providências, sendo ratificada a presença do objeto. Informo que após a devida averiguação, foi constatado que tratava-se de uminvólucro, que continha em seu interior uma placa para microcelular. Mais tarde, às 13h40, outra companheira de outro sentenciado também foi flagrada da mesma forma com um invólucro que continha em seu interior um aparelho do tipo microcelular.

No domingo, 23, às 7h40 ao passar pelo aparelho de scannercorporal , esposa de sentenciado também foi flagrada durante o procedimento de revista quando servidores perceberam a presença de uma mancha branca no forro de sua roupa íntima (calcinha), com um invólucro que continha em seu interior cinco pedaços de papel de cor branca, aparentando ser substância entorpecente denominada K4.

Lavínia

No sábado, 22, na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia, por volta das 09h, companheira de sentenciado foi surpreendida tentando ingressar com um aparelho de telefone celular introduzido na genitália. A apreensão ocorreu em virtude do equipamento scanner corporal ter apontado a presença do objeto. Ato continuo, a visitante foi conduzida a Delegacia de Policia local para providências necessárias. Já no domingo, 23, na Penitenciária II "Luis Aparecido Fernandes" de Lavínia, ao ser submetida pela revista de imagem (scanner corporal), o aparelho sinalizou positivamente para presença de corpo estranho em seu corpo. Indagada , ela assumiu que se tratava de um aparelho de telefonia móvel celular e posteriormente retirou voluntariamente de seu órgão genital, um “invólucro” que verificado, foi constato que realmente se tratava de uma placa de micro aparelho de telefonia móvel celular.

Martinópolis

Na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, quatro companheiras e uma irmã de de sentenciados da unidade foram flagradas no sábado durante o procedimento de revista com uso do scanner corporal. Todas foram flagradas durante revista com aparelho de scanner corporal com ilícitos nos genitais - quatro levavam micro aparelhos celulares ocultos e uma, a irmã do sentenciado, levava maconha.

Mirandópolis

Na Penitenciária II "ASP Lindolfo Terçariol Filho" de Mirandópolis, quatro mulheres (uma companheira, uma irmã e duas mães de sentenciados da unidade) foram flagradas saindo da unidade com bilhetes escondidos em peças íntimas - três na calcinha e uma, mãe de um dos sentenciados, no sutiã. Todas foram flagradas no domingo, 23.

Pacaembu

Na Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu, no domingo, 23, duas visitantes , companheiras de sentenciados da unidade, foram flagradas pelos agentes com ilícitos no genitais, sendo que uma levava duas placas de aparelho de telefonia celular e, outra, cocaína. A Polícia Militar foi acionada e as visitantes foram conduzidas após o flagrante para a Delegacia de Polícia local, para as providências de praxe.

Presidente Bernardes

No último final de semana, dias 22 e 23, seis visitantes do sexo feminino foram surpreendidas tentando entrar com ilícitos na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. No sábado, no período da manhã, durante procedimento de revista no scanner corporal, três visitantes foram flagradas com supostas irregularidades e aceitaram a submeter-se a realização de exames de raio X no Hospital de Pres. Bernardes, onde por volta das 13h, foi constatado que cada uma possuía um aparelho de telefonia celular (microcelular), introduzido em sua genitália. Na mesma data, por volta das 13h00, durante o mesmo procedimento, uma quarta visitante foi flagrada com alguma irregularidade na região do busto, entretanto, a mesma recusou-se a informar o que era. A polícia militar foi acionada e conduziu a visitante a Delpol local, onde foi constatado que tratava-se de substância entorpecente. No domingo, às 09h40 , durante o procedimento de revista no scanner corporal, outra visitante foi flagrada portanto drogas na sua vestimenta. Mais tarde, às 10h10, outra visitante foi flagrada, na peça de roupa "meia elástica", portando substância esverdeada que presume-se tratar ser maconha. As visitantes em questão foram conduzidas à Delegacia de Polícia local, onde foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência.

São José do Rio Preto

No domingo, 23, às 10h50, companheira de detento do Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto foi surpreendida tentando entrar com 35 pontos de LSD. Durante os procedimentos de revista através do scaner corporal, a agente que estava operando a máquina notou que havia algo suspeito na região da cintura da visitante e ao verificar encontrou os pontos da droga no cós calça da visitante . Diante dos fatos a visitante juntamente com a substancia apreendida, foi conduzida ao plantão policial, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência.

aasassa
Topo