26/10/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes apreendem entorpecentes com visitantes nesta sexta, 26/10

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que hoje, 26, visitantes dos Centros de Detenção Provisória (CDP) de Mauá, Guarulhos I e São José dos Campos foram flagradas tentando entrar nos estabelecimentos penais com maconha e cocaína, além de também portarem comprimidos de cor azul.

Dois casos foram registrados pelos agentes de segurança do CDP de Mauá na manhã desta sexta-feira (26). As visitantes, uma companheira e a outra irmã de detentos, escondiam os invólucros contendo entorpecente análogo à maconha em suas genitálias e foram descobertas após passarem por revista no scanner corporal. As duas visitantes foram encaminhadas ao 2° Distrito Policial de Mauá para elaboração de Boletim de Ocorrência e demais providências.

No flagrante do CDP Guarulhos I, a visitante também estava com um invólucro introduzido em sua genitália. Nesse caso, após os agentes terem identificado o objeto no corpo da mulher através do scanner corporal, foram encontrados entorpecentes análogos à maconha, à cocaína e comprimidos de cor azul. O caso foi registrado no 8° Distrito Policial de Guarulhos.

Uma mulher foi barrada com 352 gramas de entorpecentes ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos, nesta sexta-feira. Por volta das 9h, a visitante foi submetida ao procedimento de revista por meio do aparelho de escaneamento corporal. As agentes de segurança penitenciária perceberam um objeto estranho na região pélvica da mulher, de 31 anos, a partir das imagens geradas pelo scanner. Questionada, a suspeita negou carregar ilícitos, quando foi informada de que deveria repetir a revista, e então admitiu que trazia invólucros com drogas entre as nádegas e na calcinha.

Ao todo, foram apreendidos 102 gramas de maconha e 250 gramas de cocaína. A visitante é companheira de um detento da unidade. A mulher foi encaminhada para a Delegacia de Investigações de São José dos Campos, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência.

As visitantes foram suspensas do rol de visitas da SAP. Os presos que receberiam os entorpecentes foram isolados e responderão a Procedimento Apuratório Disciplinar.

As visitas dos CDPs de Mauá, São José dos Campos e de Guarulhos I foram adiantadas para esta sexta e sábado em razão do segundo turno das eleições deste ano. A parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), iniciada em 2010, garante que presos que possam votar – provisórios ou condenados ainda sem trânsito em julgado – tenham assegurado seu direito no Estado de São Paulo. Assim, por segurança, não haverá visita nas unidades onde foram instaladas sessões eleitorais neste domingo em CDPs onde foram instaladas sessões eleitorais.