26/03/18 | Assessoria de Imprensa - SAP

SAP e Funap entregam oficina modernizada em Pirajuí nesta sexta

Novo Centro de Produção de Móveis Escolares dobra capacidade produtiva e atende novas exigências do Inmetro

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), realizou nesta sexta-feira (23/03) cerimônia de reinauguraçãodo Centro de Produção de Móveis Escolares de Pirajuí. A oficina passou por completa modernização em sua estrutura, dobrando sua capacidade produtiva. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões, sendo R$ 942 mil via recursos próprios da Funap.

A fábrica, instalada nas dependências da Penitenciária I "Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz" de Pirajuí, existe há 20 anos. Sua especialidade é a produção e a reforma de mobiliário escolar, produto comercializado em todo o estado de São Paulo pela Funap. A modernização aconteceu em atendimento às Portarias 105/2012 e 184/2015 do Inmetro, uma padronização compulsória para estesegmento em rede nacional, colocando a Funap no grupo de fornecedores capazes de produzir dentro das novas exigências legais.

A modernização da fábrica, além de melhorar a qualidade final do produto, também aumentou o quadro de trabalhadores, agora com 180 postos de trabalho. A mão de obra prisional irá receber aindainvestimentos em educação, por conta da nova legislação que exige não só certificação do produto, mas também do processo produtivo, envolvendo a capacitação dos trabalhadores. Assim, a Funap continuará qualificando os reeducandos através de seu Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”, assim como está firmando parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Minas Gerais para ministrar e certificar a capacitação técnica destes trabalhadores presos, de forma continuada e gratuita. Os campos de atuação envolvem serralheria, solda MIG, pintura eletroestática, além de corte e costura industrial, este para a área de confecção da Funap.

Com esta nova configuração, a capacidade produtiva da oficina dobra. Antes, apenas nesta unidade, a Funap era capaz de entregar 60 mil conjuntos escolares (carteira e cadeira) por ano, equivalente a 1.500 salas de aula. Agora, são 120 mil conjuntos, ou seja, três mil salas de aula a cada 12 meses.

A cerimônia de reinauguração, ocorrida na manhã da sexta-feira, 23, contou com a presença do secretário da SAP, Lourival Gomes, do vice-prefeito municipal de Pirajuí, Wandão Grejo, do vereador municipal de Pirajuí, Celso Viana, da diretora executiva da Funap, Lúcia Casali, do coordenador de unidades prisionais da região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza, do coordenador de reintegração social e cidadania da SAP, Mauro Rogério Bitencourt, do diretor de produção da Funap, João Francisco Fontoura e de Marcos Massao Yukisada, diretor da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí.