Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/07/17 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Chip de celular na Bíblia

Até o texto sagrado do cristianismo foi vítima da ousadia de criminosos que tentam entrar com ilícitos nas unidades prisionais do Estado

No último domingo, 23, por volta das 11h30, ao passar pelo aparelho de raio-x os pertences de visitante de reeducanda da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, , foi encontrado um Chip dentro de uma Bíblia. A irmã da presa foi levada à Delegacia de Polícia para registro de Boletim de Ocorrência. A reeducanda foi isolada no Pavilhão Disciplinar e instaurado Procedimentos Administrativos Disciplinares.

Além da citada acima ocorreram diversas ocorrências de apreensões de drogas e celulares - além de itens como estanho e cola quente na Penitenciária II "Luis Aparecido Fernandes" de Lavínia - com visitantes. Em todos os casos, os visitantes são levados para o Plantão de Polícia local.

Vale lembrar que as pessoas flagradas tentando entrar com ilícitos nas unidades são suspensas do rol de visitas e levadas à Delegacia de Polícia mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal. Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais.

CDP de Diadema

Duas companheiras de detentos do Centro de Detenção Provisória de Diadema foram flagradas neste domingo, 23, tentando entrar com micro aparelhos celulares.

CDP de Vila Independência

Companheira de detento da unidade foi flagrada tentando entrar com invólucro com maconha, escondido na genitália, também no domingo.

Penitenciaria ASP "Joaquim Fonseca Lopes" de Parelheiros

No sábado, irmã de sentenciado foi surpreendida tentando entrar no sábado portando aparelho celular e dois fones de ouvido introduzidos na genitália.

CDP de São Bernardo do Campo

Companheira de preso foi flagrada pelas agentes no domingo,23, tentando entrar com drogas - 95,02 g de maconha e 41,55 g de cocaína - escondidos nos genitais.

Penitenciária II de Itirapina:

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que no último sábado (22/07), uma jovem de 20 anos, foi surpreendida ao passar pelo raio-x tentando entrar com um chip de celular escondido em uma sacola com roupas de criança, na Unidade Prisional de Itirapina. O objetivo da visitante L.P.G era entregar o chip para o seu companheiro E.R.D(24), detento na Unidade. Os procedimentos administrativos pertinentes foram realizados e a visitante, juntamente com objeto apreendido, encaminhados à Delegacia de Polícia do município para as providências de Polícia Judicial. Foi lavrado boletim de ocorrência e a visitante automaticamente excluída do rol de visitas.

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que no último sábado (22/07), uma jovem de 19 anos foi surpreendida ao passar pelo procedimento de revista corporal.

J.V.S chamou a atenção da Agente de Segurança Penitenciária por demonstrar nervosismo. Ao ser questionada, a suspeita confessou que estava portando material ilícito no interior do seu corpo. A mesma foi encaminhada a uma sala reservada para que, de forma espontânea retirasse o objeto. Não conseguindo retirar sozinha, a jovem precisou ser levada a um hospital e mesmo com ajuda da médica plantonista do município não teve êxito na retirada do invólucro.

Segundo informações da Unidade Prisional, a médica que atendeu J.V.S entrou em contato com a Diretoria para informar sobre a possível necessidade de uma intervenção cirúrgica. A visitante foi encaminhada ao município vizinho (Rio Claro) em ambulância providenciada pelo Hospital Municipal, acompanhada por Agentes de Segurança Penitenciária, para a realização do necessário procedimento médico indicado. Em Rio Claro, fora atendida pelo médico plantonista que efetuou procedimentos para a retirada do invólucro, sem necessidade de intervenção cirúrgica, sendo constatado tratar-se de substância supostamente entorpecente popularmente conhecida por maconha.

CDP de Sorocaba

Na manhã deste último sábado (22), por volta das 11h, A.C.S foi detida tentando entrar com substâncias ilícitas no presídio de Sorocaba. Por meio de denúncia anônima a visitante, companheira de A.C.L, detento na unidade prisional citada, foi abordada no setor de visitas. A suspeita foi levada ao hospital para fazer os procedimentos médicos e ao ser realizado o exame de raio-x da bacia foi constatado a presença de um invólucro na região pélvica. Ao ser retirado o objeto, foi comprovado que a suspeita portava em sua genitália cerca de 107 gramas de substância aparentemente sendo maconha, e aproximadamente 41 gramas de substância branca semelhante à pasta base. Segundo relato de A.C.S as drogas foram entregues em sua residência por uma mulher que também visita o presidio e é companheira de outro detento. A jovem admitiu ainda que levava as drogas para o seu marido. Os dois denunciados pela detida serão alvos de investigação.

Duas servidoras acompanharam a retirada do material na região pélvica de A.C.S. Após os procedimentos de praxe, a visitante foi conduzida até o Plantão Policial da Zona Norte de Sorocaba, onde a autoridade policial registrou a ocorrência, ratificando sua prisão em flagrante. Já o seu companheiro A.C.L foi conduzido para o pavilhão disciplinar como medida preventiva para averiguação dos fatos.

Visitantes são flagradas tentando entrar com drogas em presídios do litoral paulista

No último fim de semana, companheiras de presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) "Dr Rubens Aleixo Sendin" de Mongaguá e da Penitenciária II de São Vicente tentaram entrar com maconha e cocaína ocultos no genitais. No sábado, a apreensão ocorreu no CPP de Mongaguá, por volta das 9h20. Durante a revista, as agentes perceberam algo estranho. A visitante acabou retirando em local reservado uma porção de cocaína pesando aproximadamente 55 gramas que estava oculto em sua vagina. No domingo, por volta das 10h, já na PII de São Vicente, a agente que efetuava a revista percebeu que a visitante se comportava com atitudes suspeitas e quando a servidora fez os procedimentos de praxe percebeu que havia algo dentro de sua genitália. A princípio a visitante negou que tivesse algo ilícito introduzido em seu corpo. Após a servidora insistir a visitante tirou um invólucro contendo 91 g de maconha e 5 g de cocaína.

Em ambos os casos, as visitantes foram conduzidas ao Plantão Policial para registro de Boletim de Ocorrência. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e responderão a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Visitantes flagrados tentando entrar com ilícitos em unidades prisionais são automaticamente suspensos do rol de visitas.


APREENSÕES NA REGIÃO OESTE DO ESTADO - ALÉM DA BÍBLIA

Sábado (22 de Julho)

Penitenciária de Flórida Paulista – Ao passar pelo detector de metais, a visitante cadastrada como companheira no rol de visitas do sentenciado F.S.F. ouviu o equipamento sinalizar positivamente para a presença de material metálico em seu corpo. Indagada, a mulher retirou voluntariamente de seu órgão genital um invólucro contendo dois aparelhos de telefonia móvel celular. Os aparelhos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para providências e instaurado procedimento de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais, bem como, Sindicância Disciplinar para apurar a responsabilidade do sentenciado que receberia os objetos.

Penitenciária de Martinópolis – Durante os procedimentos de revista, objetos embalados em fita isolante começaram a cair do meio das pernas da visita F.G.B. Não tendo mais como esconder, a mulher disse que sabia apenas que se tratava de entorpecente, sem saber especificar de qual tipo, que pelas características, tratava-se de maconha. Após o fato, ela foi submetida ao detector de metais, o que fez com que o aparelho apitasse. Como negou portar mais algum objeto ilícito, foi conduzida pela polícia militar até a Santa Casa do município onde, na presença da médica, resolver retirar mais um invólucro do órgão genital que continha dois (02) mini aparelhos celulares e um extrato bancário. A visitante foi encaminhada à Delegacia de Polícia onde foi lavrado o Auto de Prisão em flagrante.

Penitenciária de Pracinha – Por volta das 9h da manhã, durante a entrada das visitas na unidade prisional, uma agente visualizou um objeto com aparência de preservativo na genitália da visitante C.R.S. durante os procedimentos de revista. Ao ser questionada, a mulher retirou do corpo um invólucro cilíndrico com aproximadamente 11 cm, contendo no seu interior uma substância esverdeada aparentando maconha. Diante da apreensão, a Polícia Civil foi acionada e conduziu a visita à delegacia, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência, sendo dada voz de prisão em flagrante à mulher. Para apurar a cumplicidade do sentenciado, foi instaurado Procedimento Disciplinar, sendo o mesmo isolado preventivamente em cela disciplinar.

Penitenciária “João Batista de Santana” de Riolândia - Após passar pelo detector de metais, no momento da revista, S.I.S foi encaminhada à Delegacia de Polícia, pois trazia consigo um invólucro com um (01) aparelho microcelular, dois (02) fones de ouvido e aproximadamente dois (02) metros de fio introduzidos em sua genitália. Foram tomados os procedimentos de praxe e a mulher suspensa do rol de visitas.

Penitenciária de Valparaíso – A companheira do sentenciado A.S foi impedida de entrar na unidade prisional após os procedimentos de revista. Isso porque, ao passar pelo detector de metais, o aparelho acionou. Notando-se que havia algo errado, agentes solicitaram que a mulher trocasse de roupa a fim de passar a que estava sendo usada pelo Raio-X. Durante esse procedimento, o aparelho acusou a presença de material metálico na peça onde, após vistoria manual, foi constatado que se tratava de quatro (04) quatro fones de ouvido costurados por dentro da barra da calça. Questionada, ela disse ter emprestado a calça de uma mulher chamada Bianca. Foram tomadas as providências cabíveis.

Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes” de Lavínia – Os agentes tiveram muito trabalho neste fim de semana na PII de Lavínia. Quatro visitas de sentenciados foram flagradas tentando burlar a segurança e levar celulares para dentro do presídio. Uma quinta mulher tentou entrar no local com um rolo de fio de estanho e três bastões de cola quente, mas tiveram suas tentativas frustradas pelo detector de metais e pelos agentes.

Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José do Rio Preto – Ao sentar no detector de metais denominado “banquinho”, a visitante C.M.L.C ouviu o aparelho soar positivamente, o que também ocorreu quando ela passava por outro detector de metais. Assim, sem maiores objeções, a mulher confessou que trazia nas partes íntimas um aparelho celular sem bateria e sem chip e o entregou ao Agente de Segurança Penitenciária. Pouco tempo depois, o acontecido se repetiu com outra visita, porém, esta trazia uma porção de maconha e um fone de ouvido. A mulher confessou que vivia disso e que trouxe a droga a pedido do marido que cumpre pena no local.

Domingo (23 de julho)

Penitenciária de Martinópolis – Ao passar pelo aparelho detector de metais, a esposa do sentenciado M.B.F. ouviu o apito sonoro do aparelho. Após ser questionada, a mulher retirou do interior da genitália um embrulho contendo um aparelho celular. A autoridade policial do município foi comunicada para registro da ocorrência e apreensão do objeto.

aasassa
Topo