Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/10/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Drone tenta levar celulares a presídio do interior e outras apreensões em presídios do estado de São Paulo - 20 e 21/10


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões do último fim de semana, 20 e 21 de outubro, em presídios do Estado de São Paulo. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Nos primeiros minutos do sábado, 20, agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs) da Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia avistaram um drone, que trazia em sua base uma linha de uns 10 metros de cumprimento com uma sacola plástica. O aparelho tentou baixar na laje das penitenciárias II e III de Lavínia, porém foi impedido pelos disparos dos AEVPs e acabou caindo próximo a uma das torres da unidade. Imediatamente os agentes de segurança penitenciária se deslocaram até o local e conseguiram apreender o drone e a sacola plástica. Esta, ao ser aberta, trazia 14 aparelhos de celulares, 14 terminais de carregador e um fone de ouvido.

Uma mãe foi foi flagrada com uma placa de celular e dois micro parafusos dentro de uma pedra de sabão no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos. A apreensão aconteceu no domingo, dia 21 de outubro. A mulher, de 45 anos, é mãe de um detento da unidade.

Na Penitenciária de Piracicaba, no domingo, 21, uma mulher foi detida tentando entrar com 526 gramas de maconha escondidos em achocolatado.

Capital

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência, no sábado (20), a esposa de um detento foi flagrada pelo scanner corporal tentando entrar na unidade com pacotes contendo entorpecentes escondidos nos punhos e no cós de sua blusa de frio.

Os ilícitos levados pela visitante se assemelhavam à cocaína e à maconha, além de ela também levar pedaços de papel quadriculado colorido e papel de seda. Os entorpecentes foram recolhidos para análise e a visitante foi encaminhada ao 56° Distrito Policial da Vila Alpina para elaboração de Boletim de Ocorrência.

Na Zona Oeste da Capital paulista, no Centro de Detenção Provisória (CDP) I de Pinheiros, uma visitante foi flagrada tentando entrar na unidade com uma moeda de R$1 escondida em sua roupa. O objeto foi visto pelo scanner corporal.

Guarulhos

Os agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória I (CDP) “ASP Giovani Martins Rodrigues”, de Guarulhos, detectaram ,através das imagens do aparelho scanner corporal, que uma visitante tentava entrar na unidade, no último sábado (20), com um invólucro de entorpecentes escondido em sua genitália.

Ao ser questionada a respeito do material visto em seu corpo, a visitante foi encaminhada para local apropriado e retirou o invólucro contendo substância análoga à maconha, aproximadamente 104 gramas. A unidade registrou Boletim de Ocorrência no 4° Distrito Policial de Guarulhos.

Mauá

Com um aparelho de aparelho celular introduzido em suas partes íntimas, uma visitante tentou entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mauá, no último domingo (21). O invólucro que escondia o mini celular foi visto pelos agentes de segurança da unidade através das imagens do scanner corporal.

Ao enxergarem uma anormalidade na região abdominal da visitante, os agentes a questionaram e a mesma confessou estar portando em seu corpo um mini celular. A mulher foi encaminhada para local adequado e, espontaneamente, retirou o invólucro de seu ânus. A visitante e o aparelho foram encaminhados ao 1° Distrito Policial de Mauá para as devidas providências.

Santo André

No domingo (21), no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André foi encontrado com uma visitante cerca de 11 gramas de ilícito característico à maconha. A substância entorpecente foi encontrada após a visitante ter passado pelo scanner corporal, que detectou um volume incomum na altura da cabeça da mulher.

Encaminhada a uma sala reservada, a visitante foi questionada e nesse momento entregou a agente de segurança de plantão o seu prendedor de cabelos (elástico), que continha um invólucro com o ilícito escondido na costura. As providências cabíveis foram tomadas no 4° Distrito Policial de Santo André.

Franco da Rocha

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, no último domingo (21), uma visitante foi flagrada tentando entrar com invólucros contendo ilícitos escondidos em sua roupa íntima (top). A constatação se deu quando a mulher passou pelo aparelho scanner corporal e foi questionada sobre anormalidades nas imagens.

A mesma confessou estar com os invólucros contendo substância análoga à cocaína e os entregou aos agentes de segurança de plantão. Demais providências foram tomadas na Delegacia de Polícia de Franco da Rocha.

Americana

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que agentes encontram mais de 100 gramas de maconha com três mulheres que foram detidas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, no sábado (20). As suspeitas estavam com a droga escondida no cós da calça. Elas admitiram que planejavam entregar o entorpecente aos companheiros. As duas foram conduzidas ao plantão policial e presas em flagrante. Os presos que receberiam as visitas foram isolados, temporariamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que as pessoas as quais são flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos são suspensos do rol de visitas, temporariamente.

Piracicaba

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma mulher foi detida na Penitenciária de Piracicaba, no domingo (21), com 526 gramas de maconha. O flagrante ocorreu durante o procedimento de revista dos alimentos, quando agentes perceberam que havia alteração na embalagem do achocolatado que a suspeita pretendia entregar ao seu companheiro. Quando agentes perguntaram o que era, a suspeita negou dizendo que não sabia, pois havia recebido o pacote de uma desconhecida, quando estava do lado de fora da unidade. Diante disso, a suspeita foi encaminhada ao plantão policial, onde permanece à disposição da Justiça. O preso que receberia a visita foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que as pessoas as quais são flagradas tentando entras nas unidades prisionais com materiais proibidos são suspensas do rol de visitas, temporariamente.

Casa Branca

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no sábado (20), uma mulher foi detida na penitenciária de Casa Branca, durante o procedimento de revista. De acordo com informações da unidade prisional, agentes receberam uma denúncia de que a suspeita estava sob posse de relatórios. Quando ela foi passar pelo scanner corporal, as servidoras a conduziram para uma sala reservada e em uma revista minuciosa encontraram nas costas da revistada, informações de facção criminosa.

A mulher foi encaminhada ao plantão policial, onde foi lavrado boletim de ocorrência e liberada em seguida. O preso que receberia a visita foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que a as pessoas as quais são flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos são suspensos do rol de visitas, temporariamente.

São José dos Campos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma visitante foi flagrada com uma placa de celular e dois micro parafusos dentro de uma pedra de sabão no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos. A apreensão aconteceu no domingo, dia 21 de outubro.

A mulher, de 45 anos, é mãe de um detento da unidade. O material foi encontrado pelos agentes de segurança penitenciária, enquanto revistavam os itens de higiene trazidos pela suspeita.

A visitante foi encaminhada para o 3º Distrito Policial de São José dos Campos, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência, e teve seu nome suspenso do rol de visitas da SAP. A direção do CDP enviou comunicado para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

São Vicente

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma mulher foi barrada ao tentar entrar com 119 gramas de drogas na Penitenciária 2 de São Vicente no sábado, dia 20 de outubro. A visitante, de 38 anos, é companheira de um sentenciado da unidade.

Ao ser submetida ao procedimento de revista por meio de escaneamento corporal, a equipe de segurança da penitenciária observou um objeto cilíndrico na região abdominal da suspeita. Questionada, a visitante admitiu que trazia um invólucro com 29 gramas de cocaína e 90 gramas de pasta de cocaína introduzido na vagina – retirado espontaneamente pela mulher, em local reservado.

A mulher foi encaminhada para o 3 º Distrito Policial de São Vicente, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência, e teve seu nome suspenso do rol de visitas da SAP. A direção da unidade prisional enviou comunicado para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

Álvaro de Carvalho

No sábado, 20, às 10h, durante revista através do “body scanner”, Agentes de Segurança Penitenciária na Penitenciária “Valentin Alves dos Santos” de Álvaro de Carvalho detectaram na imagem um volume suspeito na altura da região pélvica de uma senhora que visitaria o filho. Ao ser indagada, insistiu que não possuía nada irregular, momento em que foi encaminhada para exames na Unidade de Pronto Atendimento de Garça. Os exames realizados na unidade de saúde corroboraram a imagem do equipamento, sendo que a mulher portava, introduzido em sua vagina, um invólucro de fita isolante e grafite, cujo interior continha erva esverdeada com características de maconha. A polícia militar foi acionada para lavrar boletim de ocorrência e tomar as medidas cabíveis. O sentenciado foi recolhido ao pavilhão disciplinar para apuração de eventual envolvimento do mesmo.

Avanhandava

Também no sábado 20, às 09h20, durante revista através do “body scanner”, Agentes de Segurança Penitenciária da Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava observaram na imagem a presença de objeto cilíndrico nas partes íntimas de uma visitante. Questionada, ela confessou que trazia droga introduzida no ânus para entregar ao seu companheiro. A polícia militar foi acionada e, no momento em que preparavam-se para leva-la a delegacia, ela mencionou que guardava outro pacote de droga no seu carro, o qual tentaria introduzir na visita de domingo. Recolhido o objeto, junto com o que ela levava em seu corpo, totalizou 280 gramas de maconha. Foi registrado boletim de ocorrência e a visitante encaminhada a Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis. A unidade instaurou procedimento apuratório para a averiguação dos fatos.

Cerqueira César

Durante procedimento de revista através do scanner corporal, no sábado, 20, às 12h20, no Centro de Detenção Provisória de Cerqueira César, agente penitenciária que operava o equipamento percebeu volume estranho na calcinha de uma visitante. Novo escaneamento foi realizado, persistindo a desconfiança. Indagada, a jovem de apenas 17 anos, revelou que trazia uma porção de aproximadamente 32 gramas de maconha dentro do forro da peça de roupa íntima, a pedido de seu amásio. Por tratar-se de uma menor de idade, todos os procedimentos foram realizados na presença de sua genitora. O Plantão Policial foi acionado para as medidas cabíveis. O preso foi isolado preventivamente e a unidade prisional instaurou Procedimento Administrativo Disciplinar em desfavor do mesmo.

Pirajuí

Também no sábado, por volta de 11h40, Agentes de segurança da Penitenciária “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí estranharam imagem obtida pelo “body scanner”, onde um volume incomum aparecia na região retal de uma jovem que visitaria o irmão.

Após ser comunicada da suspeita, a mesma confessou que trazia entorpecente e, em sala reservada na presença de uma Agente Penitenciária, ela retirou espontaneamente do ânus um invólucro de cor preta que, aberto, continha 58 gramas de erva esverdeada análoga a maconha. Após os procedimentos de praxe, a mulher foi conduzida a Delegacia de Polícia local juntamente com o material apreendido para as providências cabíveis.

Ribeirão Preto

No domingo 21, a Penitenciária de Ribeirão Preto registrou duas ocorrências de visitantes portanto material ilícito. O primeiro flagrante aconteceu às 9h20. Durante passagem de visitante no Scanner Corporal foi visualizado no monitor um objeto estranho em seu corpo. A mesma foi encaminhada para uma sala reservada juntamente com as agentes de segurança, onde retirou de seu ânus um invólucro embalado em fita adesiva contendo substância esverdeada, provavelmente maconha. Um pouco mais tarde, às 11h20, outra visitante foi barrada pelo equipamento. Utilizando a mesma “técnica” da primeira flagrada, imagem do aparelho delatava a presença de objeto no reto da mulher que visitaria o amásio. Em sala reservada e na presença das agentes, ela mesma retirou o volume que ocultava em seu ânus. O invólucro feito de fita adesiva acondicionava uma erva prensada, supostamente maconha. Em ambos os casos o diretor de portaria tomou as medidas de praxe: Elaboração de Comunicado de Evento, isolamento preventivo dos detentos supostamente envolvidos para apuração e encaminhamento das visitantes e do material apreendido para a Delegacia de Polícia para lavratura de Boletim de Ocorrência e outras medidas da alçada daquele órgão.

Junqueirópolis

Foram três apreensões na Penitenciária de Junqueirópolis, sendo duas no sábado, 20, e uma no domingo, 21. No sábado, às 8h50, agentes perceberam a presença de um objeto estranho nas partes íntimas de companheira de sentenciado. Como a visitante recusou-se a retirar espontaneamente, foi acionada a presença da Polícia Civil que a conduziu Santa Casa Local para realizar exame de Raio-X, sendo ratificada a presença do objeto após o exame. Após a devida averiguação foi constatado que tratava-se de uma porção de maconha. Diante do ocorrido a visitante supracitada foi levada para Delegacia local. Mais tarde, às 10h20, durante o procedimento de revista no setor de portaria, outra visitante foi flagrada da mesma forma com uma placa de aparelho microcelular.

No dia seguinte, às 10h34, agentes perceberam durante o procedimento de revista no setor de portaria uma mancha branca no cós de sua calça de outra companheira de detento da unidade. A visitante entregou espontaneamente a calça para duas servidoras, que após averiguação constataram tratar-se de uma porção de cocaína. Foi solicitada a presença da Polícia Civil, sendo então a visitante conduzida à Delegacia local.

Lavínia

Também foram várias as apreensões na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia – um total de cinco. Nos primeiros minutos do sábado, 20, agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs) avistaram um drone, que trazia em sua base uma linha de uns 10 metros de cumprimento com uma sacola plástica. O aparelho tentou baixar na laje das penitenciárias II e III, porém foi impedido pelos disparos dos AEVPs e acabou caindo próximo a uma das torres da unidade. Imediatamente os agentes de segurança penitenciária se deslocaram até o local e conseguiram apreender o drone e a sacola plástica. Esta, ao ser aberta, trazia 14 aparelhos de celulares, 14 terminais de carregador e um fone de ouvido. Mais tarde, às 11h, irmã de sentenciado, ao passar pelo aparelho de scanner corporal, foi surpreendida tentando ingressar com um mini aparelho de telefonia celular.

No domingo, por volta do meio dia, uma companheira de sentenciado também foi surpreendida da mesma forma tentando ingressar no ambiente carcerário com um aparelho de telefonia celular. Mais tarde, às 12h20, agentes flagraram companheira de sentenciado da unidade tentando entrar com uma porção de cocaína, ocultada no forro da calcinha e 312 selos da droga sintética conhecida como K4, os quais estavam ocultados na barra da calça. A apreensão ocorreu depois que a visitante passou pelo equipamento de detecção scanner corporal, que apontou a irregularidade. Por último, às 13h50, irmã de sentenciado foi surpreendida tentando ingressar com um aparelho de telefonia celular.

Martinópolis

Na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, forma três apreensões no sábado, 20, e uma domingo, 21. Às 8h10 do sábado, companheira de sentenciado da unidade tentou ingressar com um invólucro inserido na região genital e contendo cocaína. Às 9h10, esposa de outro sentenciado também tentou entrar com um invólucro na região genital, que continha um micro aparelho celular. Na última apreensão do dia, às 10h20, companheira de outro sentenciado também tentou trazer da mesma forma um micro aparelho celular. No domingo, 21, às 13h55, companheira de outro preso da unidade tentou entrar com cocaína dentro da roupa íntima.

Mirandópolis

No sábado, 20, na Penitenciária I "Nestor Canoa" de Mirandópolis, às 7h52, durante o procedimento de revista, através do aparelho de raio x, dos pertences trazidos por esposa do preso da unidade, agentes encontraram um jogo de baralho industrial e um saco plástico contendo bebida alcoólica. No mesmo dia, porém na Penitenciária II "ASP Lindolfo Terçariol Filho" de Mirandópolis, às 8h40, agentes apreenderam diversos extratos bancários contendo movimentações financeiras, camuflados dentro do absorvente de visitante, companheira de preso da unidade. A apreensão se deu durante o procedimento de revista por meio do scanner corporal.

Pacaembu

No sábado, 20, na Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu, companheira de sentenciado foi flagrada com um invólucro, contendo um aparelho e uma placa de telefonia celular. O ilícito estava introduzido no ânus. Na mesma unidade, no domingo, 21, irmã de outro sentenciado, foi surpreendida tentando entrar com um invólucro contendo um aparelho de telefonia celular. O ilícito estava introduzido na genitália. As duas apreensões ocorreram graças ao aparelho de body scanner da unidade.

Presidente Bernardes

No sábado, 20, quatro visitantes do sexo feminino foram surpreendidas tentando entrar com objetos proibidos na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. Por volta das 10h30, 11h50, 12h20 e 13h35, durante procedimento de revista no scanner corporal, as mencionadas visitantes foram flagradas, cada uma, com um aparelho de telefonia celular introduzido na genitália.

Presidente Prudente

Às 9h do domingo, 21, na Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura" de Presidente Prudente, durante o procedimento de revista nos pertences trazidos por companheira de sentenciado foi detectado no aparelho de raio-x algo escondido dentro de um tubo de creme dental. Ao abrí-lo, foi encontrado um preservativo contendo tinta preta, oportunidade em que a visitante informou que havia colocado tal tinta no tubo para levar ao preso.

Riolândia

Foram duas apreensões no domingo, 21, na João Batista de Santana" de Riolândia. Às 8h15, companheira de sentenciado estava sendo submetida aos procedimentos rotineiros de revista através do equipamento body scanner quando o equipamento indicou a presença de algo irregular em suas roupas. Ao ser questionada sobre os fatos, a mesma relatou que estava portando seis chips para aparelho celular no cós de sua calça. Mais tarde, às 10h20, outra companheira de outro sentenciado também foi flagrada da mesma maneira com um invólucro na genitália contendo um aparelho celular.

Valparaíso

No domingo, 21, na Penitenciária de Valparaíso, durante procedimento de revista com body scanner em companheira de sentenciado, constatou-se na imagem um objeto suspeito na altura do abdômen. Enquanto aguardava para ser encaminhada à Santa Casa local, a visitante retirou um objeto e o colocou nas costas da sua filha, que começou a reclamar que estava doendo e coçando. Perguntado à menor o que tinha nas roupas, ela retirou um invólucro, no qual continha um telefone celular, envolto em fita isolante e papel carbono. Outra companheira também foi flagrada mesma forma e foi conduzida à Santa Casa local, que confirmou um objeto em seu organismo. Instada a entregar o que estava portando, a visitante confessou que estava em posse de um telefone celular, que retirou de suas partes íntimas.

Tupi Paulista

Na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no domingo, 21, durante o procedimento padrão de revista de pertences dos visitantes para entrada na unidade prisional, visitante foi surpreendida tentando burlar a vigilância. Ao realizar a revista manual de seus pertences, agentes encontraram uma caixa de Dorflex lacrada, contendo dentro da caixa: uma cartela começada de dorflex com 03 comprimidos, UMA cartela começada de benegripe com um comprimido, duas cartelas completas de clonazepan 2mg com 20 comprimidos cada (medicamentos de uso controlado), uma cartela começada de clonazepan 2mg com 16 comprimidos (medicamentos de uso controlado) e uma cartela começada de piroxicam 20mg com 07 comprimidos (medicamentos de uso controlado). Como tratam-se de medicamentos que precisariam de prescrição médica, foram apreendidos.

São José do Rio Preto

No sábado, 20, no Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, por volta das 9h30, companheira de preso da unidade foi surpreendida tentando entrar com maconha. Agente da unidade, ao orientar a Visitante Jéssica sobre os procedimentos da revista, notou que havia um volume estranho na barra da blusa da referida visitante. Então a questionou sobre aquele volume, tendo a mesma respondido que não sabia do que se tratava, no entanto através de um pequeno orifício na barra da blusa, a agente constatou a presença de maconha.A visitante juntamente com a substancia apreendida, foi conduzida até o plantão policial local para as providencias de cabíveis.

aasassa
Topo