Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/10/17 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes flagram pombos com celulares e preso passa por cirurgia para retirar dois aparelhos do estômago (e mais apreensões com scanner corporal)

Secretaria faz balanço destas e outras apreensões de drogas e celulares em presídios do estado no último fim de semana

No último sábado, 21, agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs) da Penitenciária "ASP Joaquim Fonseca Lopes" de Parelheiros avistaram, da muralha, um pombo que transportava um embrulho preso entre as asas. Após conseguirem capturar a ave, constataram tratar-se de um invólucro contendo um mini aparelho celular e um fone de ouvido. No domingo, 22, outro pombo foi flagrado por agentes da Penitenciária I "Mário Moura Albuquerque" de Franco da Rocha. Assim como no sábado, ele levava amarrado ao corpo um micro celular.

Também no domingo, 22, um preso da Penitenciária de Taquarituba foi submetido a uma cirurgia para retirada de dois micro aparelhos celulares. Na última quarta, o preso foi encaminhado para Santa Casa Misericórdia de Taquarituba, quando foi submetido a exame de raio –x, e foram detectados dois aparelhos de telefonia. Ele ficou aguardando por liberação da central de vagas regional até ser submetido a procedimento cirúrgico para retirada dos objetos. O sentenciado está internado na Santa Casa de Avaré, aguardando alta hospitalar, para então, retornar à unidade, para cumprimento de sanção disciplinar.

As demais apreensões do fim de semana ocorreram com visitantes, que tiveram seus nomes suspensos da lista de visitas, além de serem encaminhados para delegacias de Polícia para registro de Boletim de Ocorrência. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e responderão a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Apreensões com Scanner corporal

Mal foram instalados, os novos aparelhos de inspeção corporal já estão mostrando serviço. Na Penitenciária II "Desembargador Adriano Marrey" de Guarulhos, no último sábado, 22, uma visitante, companheira de preso da unidade, ao passar pelo scanner corporal foi detectado em seu ânus um invólucro com haxixe. Já no domingo, 22, no Centro de Detenção Provisória (CDP) "Luis César Lacerda" de São Vicente, as imagens realizadas pelo aparelho detectaram algo estranho em uma das visitantes, companheira de detento da unidade. Ao ser questionada, retirou da própria roupa ela em uma sala reservada um invólucro que estava costurado na própria roupa. O invólucro continha maconha.

Apreensões em alimentos e assemelhados

No domingo, 22, companheira de detento foi surpreendida tentando entrar no CDP I "ASP Giovani Martins Rodrigues" de Guarulhos em posse de uma faca escondida embaixo de um bolo.

No CDP de Mogi das Cruzes, foram três tentativas de entrar com ilícitos no domingo, sendo que numa delas, a mãe do preso tentou esconder um fone de ouvido para uso em aparelho celular escondido dentro do bolso externo na bolsa de alimentos. Nas outras duas, as visitantes – uma mãe e outra companheira de outros presos da unidade – tentaram entrar invólucros contendo aproximadamente 45 gramas de maconha e 194 gramas de cocaína (a mãe) e 174,1 gramas de crack e 102,6 de maconha (a companheira de detento).

Na Penitenciária II “Odete Leite de Campos Critter" de Hortolândia, durante a revista da alimentação trazida por visitante servidores localizaram dentro de uma vasilha com alimentos, um invólucro, contendo aproximadamente 187 gramas de maconha.

Na Penitenciária 2 de São Vicente, uma mulher de 24 anos foi surpreendida por uma agente penitenciária no procedimento de revista. Ela tentava entrar na unidade prisional com um chip de celular escondido numa sacola com comida. A jovem iria visitar o irmão, que está recluso na penitenciária.

No CDP de Sorocaba, no domingo, 22, os agentes encontraram oculto na alça de sacola da mãe de detento da unidade, a quantia de R$150,00. Ao ser questionada sobre o dinheiro disse que recebeu de uma pessoa do lado externo, e que era para ser entregue a seu filho. Questionada ainda para que seria o dinheiro não soube dizer para qual finalidade.

Já na Penitenciária de Franca, também no domingo, foi apreendido nos alimentos trazidos por irmã de detento da unidade porções de maconha.

Maconha em cigarros

Na Penitenciária "Silvio Yoshihiko Hinohara" de Presidente Bernardes, a mãe de um dos sentenciados tentou entrar com uma porção de maconha escondida entre os cigarros.

Demais ocorrências da região Oeste

Penitenciária de Assis

Foram três ocorrências com companheiras de três diferentes sentenciados da unidade prisional, todas no domingo, 22. Uma delas tentou entrar com 144 gramas de maconha; outra com 334 gramas de cocaína e a última, com um micro aparelho celular, além de aproximadamente 50 gramas de cocaína e o outro contendo 30 gramas de maconha. Todas foram flagradas durante procedimento de revista, sendo que a última acionou o portal detector de metais do presídio.

Penitenciária de Junqueirópolis

No sábado, dia 21, por volta das 8h20, durante o procedimento de revista, companheira de sentenciado unidade foi flagrada pelas agentes tentando manter algo escondido em suas partes íntimas. Ao ser questionada pelas servidoras ela retirou espontaneamente um invólucro cilíndrico de 17 cm contendo maconha que seria introduzido no interior do presídio.

Penitenciária II "Luis Aparecido Fernandes" de Lavínia

Foram três ocorrências, sendo duas no sábado e uma, no domingo. No sábado, 21, duas visitantes, companheiras de dois presos diferentes da unidade foram flagradas pelo banco detector de metais, que acionou positivamente. Questionadas, ambas retiraram voluntariamente do órgão genital um aparelho celular cada uma.

No domingo, 22, outra companheira de preso da unidade também foi flagrada pelo banco detector de metais e acabou retirando em local reservado da sua genitália um aparelho telefônico celular, um pedaço de fio de estanho com aproximadamente seis cm e uma trouxinha plástica contendo cocaína.

Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia

No domingo, 22, companheira de sentenciado da unidade acionou positivamente o portal detector de metais da unidade. Questionada, espontaneamente confessou estar com invólucro oculto no genitais contendo um aparelho de telefonia celular, um fone de ouvido, uma ampola de super bonder, um chip e aproximadamente quatro metros de fio paralelo.

Penitenciária de Lucélia

Foram duas ocorrências: uma no sábado e uma no domingo. No sábado, 21, visitante foi flagrada tentando introduzir, oculto em sua genitália, um invólucro contendo dois aparelhos de telefonia micro celulares. No domingo, 22 outra visitante também foi flagrada com invólucro introduzido nos genitais contendo dois micro celulares.

Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis de Martinópolis

No último domingo, 22, por volta das 8h30, companheira de sentenciado da unidade, ao passar pelo portal detector de metais, acionou-o positivamente. A princípio, a visitante negou que estivesse portando algo de irregular. Contudo, ao ser encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia de Martinópolis para realização de exame de Raios X, confessou que ocultava um invólucro em sua genitália. A visitante retirou o invólucro espontaneamente, sendo constatado no volume a presença de dois micro aparelhos de telefonia celular.

Penitenciária II II "Maurício Henrique Guimarães Pereira" de Presidente Venceslau

Ao inspecionar medicamentos trazidos por esposa de sentenciado, agentes encontraram um demonstrativo de operação bancária no valor de 3.650,31.

Ocorrências no Vale do Paraíba

Três pessoas foram flagradas com objetos ilícitos em unidades prisionais do Vale do Paraíba neste sábado, dia 21. Houve apreensão de quase 200 gramas de entorpecente, além de adesivos de LSD, e dois celulares.

Na Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, um jovem de 18 anos acionou o alarme sonoro da banqueta detectora de metal durante procedimento de revista mecânica. Quando questionado se portava algum material ilícito, o visitante retirou da própria roupa íntima um aparelho celular. Ele iria visitar a companheira que está presa.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos, duas visitantes foram flagradas com droga no interior do corpo. Às 10h, uma agente penitenciária surpreendeu uma jovem de 19 anos com um objeto estranho. Ela tentava entrar na unidade prisional com um pacote de droga no ânus. Foram apreendidos com a visitante aproximadamente 100 gramas de maconha e 30 gramas de cocaína.

Por volta das 10h30min, houve nova ocorrência no CDP de São José. Desta vez, uma mulher de 27 anos escondia um embrulho na genitália. No pacote havia cerca de 50 gramas de maconha, 50 adesivos de LSD e um minicelular.

Os 3 visitantes iriam visitar seus respectivos companheiros. Todos foram encaminhados para Delegacia de Polícia e tiveram os nomes suspensos do rol de visitas da SAP.

As direções da Penitenciária Feminina 2 de Tremembé e do CDP de São José instauraram Procedimento Disciplinar Apuratório e conduziram os detentos para cela disciplinar.

Apreensão na região de Bauru

Penitenciária "Orlando Brando Filinto" de Iaras

No último domingo, 22, companheira de sentenciado da unidade, foi surpreendida durante o procedimento de revista, tentando entrar com um invólucro contendo maconha, medindo aproximadamente 11 centímetros e pesando aproximadamente 210 gramas, introduzido no ânus dela.

Ocorrência no Alto Tietê (além do CDP de Mogi das Cruzes)

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano houve uma ocorrência no sábado, dia 21. Durante o procedimento de revista, uma mulher de 37 anos demonstrou excesso de nervosismo. Quando uma agente penitenciária questionou se ela portava algo proibido, ela admitiu estar com um invólucro na genitália. No pacote, havia 88,6 gramas de cocaína, 7,9 gramas de maconha e 20 comprimidos de ecstasy.

aasassa
Topo