Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/04/19 | Assessoria de Imprensa - SAP

Projeto Ponto Firme apresenta nova coleção no SPFW

Crochê é usado como ferramenta de educação dentro de unidade prisional de Guarulhos desde 2015

Sucesso na 45ª São Paulo Fashion Week (SPFW), de 2018, o Projeto Ponto Firme marca presença na próxima edição do evento. Com mais de 30 peças produzidas por 21 reeducandos da Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos e três egressos, que atualmente trabalham com o estilista Gustavo Silvestre, o desfile acontecerá no dia 27 de abril, às 19h30, dessa vez no encerramento do evento.

Em parceria com a Círculo S/A, Levi Strauss & CO. e Melissa Calçados, a coleção deste ano, mais artística, segundo Silvestre, foi produzida em três meses. O trabalho conjunto entre internos da unidade prisional e egressos tornou possível a finalização do projeto em tão pouco tempo.

Para o idealizador do Projeto Ponto Firme, a participação no SPFW pelo segundo ano consecutivo tem como papel mostrar para a sociedade que a ressocialização a partir da educação artística, do crochê, se mantém e com bons resultados. A exemplo disso, o estilista aponta o trabalho externo realizado com egressos do sistema penitenciário que hoje atuam no seu ateliê.

Com o tema “Oportunidade”, o desfile contará com diversas peças elaboradas coletivamente, onde o crochê é a inspiração principal nas criações que ganham também detalhes em bordados que fazem parte das produções de camisas, chapéus e calças. Acabamento e costura ficaram por conta dos egressos.

Sobre o Projeto Ponto Firme

O Projeto Ponto Firme é uma iniciativa de Gustavo Silvestre. A ação envolve técnicas manuais e moda sustentável. O trabalho do artista foi estruturado com foco na valorização do artesanato brasileiro e na educação usando a arte como ferramenta.

Desde o seu início, em 2015, mais de 120 reeducandos já passaram pelo Ponto Firme. A participação no projeto conta como remição de pena por estudo e a cada 12 horas de frequência, é diminuído um dia de pena. Aos envolvidos cabe ainda a certificação, com média de 120 horas de carga horária por ano.

Sobre o Gustavo Silvestre

Estilista e artesão pernambucano, Gustavo Silvestre desenvolve trabalhos de valorização do artesanato brasileiro por meio de projetos socioambientais por todo o país. Já participou da coordenação de desfiles de moda para o São Paulo Fashion Week, Casa de Criadores, EcoEra e Cia Paulista de Moda, além de editoriais para as publicações Vogue, Elle e Key, entre outras.

Sobre a Secretaria da Administração Penitenciária

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) é responsável pela administração das 173 unidades prisionais do Estado de São Paulo. O órgão estadual destina-se a promover a execução administrativa das penas privativas de liberdade, das medidas de segurança detentivas e das penas alternativas à prisão, estabelecidas pela justiça comum, e proporcionar as condições necessárias de assistência e promoção ao preso para sua reinserção social, preservando sua dignidade como cidadão.

Agendamento de reportagem
Mariana Amud/Sonia Pestana/Caio Daniel
Imprensa COREMETRO - Secretaria da Administração Penitenciária
marianafernandes@sp.gov.br/ Fone: (11) 2221-4441, ramais: 2039 e 2130.
Celular: (11) 98922-2433 e (11) 96730-7514
Av. Gal. Ataliba Leonel, 768 - São Paulo/SP

aasassa
Topo