Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/01/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes impedem entrada de celulares arremessados, bis de maconha e bife a rolê recheado com placas de celular em presídios do estado - apreensões em 19 e 20/01/2019


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas de burlar a vigilância de agentes penitenciários no último final de semana, 19 e 20 de janeiro. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.

Criminosos tentaram arremessar celulares e drogas no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá, no domingo:

Já no sábado, no CPP de Valparaíso, visitante foi detida tentando entrar com pacotes de chocolate “Bis” e de bolachas recheadas de maconha:

Em Guarulhos, no domingo, na Penitenciária I “José Parada Neto”, agentes flagraram visitante com maconha escondida dentro de um pedaço de linguiça:

E para encerrar, foram apreendidos bife à rolê recheados com placa de celular com visitante que tentava entrar em presídio de Lavínia no sábado:

Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Capital

Os agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Vicente Luzan da Silva” de Pinheiros I impediram a entrada de ilícitos característicos à maconha, à cocaína e ao ecstasy que estavam com uma visitante. A apreensão ocorreu no último sábado (19), logo após a mulher passar por revista no scanner corporal e ser visto nas imagens do aparelho anormalidade na região genital e na altura dos seios da mesma.

Diante de suspeita a visitante foi questionada se levava algo escondido e entregou um invólucro com grande porção de substância esverdeada, característica à maconha, que estava embaixo de seus seios. E, em local apropriado, também retirou de sua calcinha três pacotes com entorpecentes, dois com suposta maconha e um com 150 comprimidos análogos ao ecstasy. Em seu corpo a mulher também levava um invólucro contendo um pó de cor esbranquiçada, característico à cocaína. A visitante foi levada ao 91° Distrito Policial para registro de Boletim de Ocorrência e demais providências.

Guarulhos

Em Guarulhos, nas penitenciárias I “José Parada Neto”, II “Desembargador Adriano Marrey” e no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Giovani Martins Rodrigues”, foram realizadas apreensões de ilícitos durante o final de semana de visitas. Os flagrantes foram encaminhados ao 4° Distrito Policial de Guarulhos para registro de Boletim de Ocorrência.

No domingo (20), na Penitenciária I “José Parada Neto”, foi observado na sacola de alimentos levada por uma senhora substância característica à maconha, escondida dentro de um pedaço de linguiça. O entorpecente foi encontrado durante o procedimento de revista dos alimentos.

No sábado (19), na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”, a apreensão realizada pelos agentes de segurança foi de ilícitos característicos ao haxixe e à maconha, que estavam escondidos no corpo de uma visitante. Os invólucros com os entorpecentes foram vistos a partir de revista no scanner corporal.

Os agentes do CDP Guarulhos I, no domingo (20), encontraram um aparelho celular no bolso interno de uma sacola levada por visitante. Ao ser questionada a mulher disse não saber que o aparelho estava lá, pois havia pegado emprestada a sacola. O celular foi detectado nas imagens do Raio-X.

Diadema

Duas ocorrências de apreensão foram registradas no último domingo (20), no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema. Os flagrantes aconteceram após as visitantes passarem por revista no scanner corporal, que mostrou em suas imagens anormalidade na região do cós da calça das mulheres.

Estavam escondidas substâncias análogas à maconha, à cocaína e comprimidos característicos à estimulante sexual. Após entregarem os entorpecentes às autoridades responsáveis, as mulheres foram encaminhadas ao 1° Distrito Policial de Diadema para registro de boletins de ocorrência.

Franco da Rocha

Uma visitante da Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha, tentou entrar na unidade com substância análoga à maconha escondida em sua meia. Ao visualizarem pelo scanner corporal uma anormalidade nos pés da visitante, os agentes pediram que a mulher retirasse a meia para que fosse revistada e no ato a mesma tentou esconder a porção do entorpecente no cobertor da filha. O flagrante foi registrado no Distrito Policial de Franco da Rocha.

Americana

Uma mulher de 26 anos foi detida no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, no sábado, 19, tentando entrar com maconha escondida na roupa. No momento em que a suspeita passou pelo body scanner, agentes perceberam que havia alteração na barra da calça dela. Quando ela foi questionada, demostrou nervosismo e acabou confessando que o seu companheiro havia pedido para que ela levasse o entorpecente para ele.

Diante disso, ela foi encaminhada ao plantão policial, onde foi feito o boletim de ocorrência e ela permanece à disposição da Justiça.

Itirapina

No sábado, 19, uma mulher foi flagrada tentando entrar na penitenciária ‘João Batista de Arruda Sampaio’, Itirapina II, durante o procedimento de revista. Ela pretendia visitar o companheiro, mas quando passou pelo body scanner agentes perceberam que havia alteração nas imagens. A visitante negou que estivesse com algo ilícito e teve que passar pelo procedimento de segurança outra vez. Diante dos fatos, ela acabou confessando que estava com um aparelho micro celular na vagina e foi encaminhada a uma sala adequada, onde retirou o aparelho.

A suspeita e o material apreendido foram levados para o plantão policial, onde foram tomadas as medidas cabíveis. O preso foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar.

São Vicente

Duas pessoas foram barradas ao tentarem entrar com entorpecentes em unidades prisionais de São Vicente no domingo, dia 20 de janeiro. As apreensões, que somam 724 gramas de drogas, aconteceram graças ao trabalho de revista realizado pelos agentes de segurança.

No final da manhã, na Penitenciária “Dr. Geraldo de Andrade Vieira”, a P1 de São Vicente, um homem de 67 anos foi surpreendido com 418 gramas de maconha em quatro pacotes escondidos na cueca. O flagrante foi feito quando os servidores analisaram as imagens geradas pelo bodyscanner. O idoso é pai de um preso do estabelecimento penal.

Por volta das 13h, na Penitenciária 2 de São Vicente, as servidoras perceberam um volume atípico na região das nádegas de uma visitante de 39 anos. Ao ser submetida ao aparelho de escaneamento corporal, foi confirmada a presença de dois invólucros na calcinha da suspeita, mãe de um sentenciado do presídio. A mulher escondeu 200 gramas de cocaína e 106 gramas de maconha nos enchimentos da peça íntima.

Os familiares foram encaminhados para o 1º Distrito Policial de São Vicente, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência, e tiveram seus nomes suspensos do rol de visitas da SAP. A direção da penitenciária enviou comunicado para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

Araraquara

Uma mulher foi flagrada tentando entrar com um aparelho celular no Centro de Ressocialização (CR) Feminino de Araraquara, no domingo (20), por volta das 12h45. O objeto estava na sacola da visitante.

Ao ser questionada, a ela disse que sua neta brincava com o telefone antes do procedimento de revista e supostamente o teria guardado na bolsa, sem que ela percebesse.

Na delegacia, constatou-se que não havia chip e somente jogos infantis armazenados na memória do celular. A visitante, contudo, não foi autorizada a entrar na unidade prisional, onde visitaria a sua filha.

Avaré

Um mulher foi flagrada com uma porção de maconha escondida no forro da calcinha, durante procedimento de revista realizado na Penitenciária “Nelson Marcondes do Amaral” (P II) de Avaré, no domingo (20), por volta das 8h30.

Ela, que visitaria o seu companheiro na unidade, apresentou bastante nervosismo, o que chamou atenção dos agentes de segurança. Questionada, a visitante negou qualquer irregularidade.

Alertada que seria submetida ao escâner corporal, a mulher acabou confessando que tentava entrar no presídio com droga, cujo peso total contabilizou 8,2 gramas.

Ela foi presa em flagrante e permaneceu à disposição da Justiça. A visitante estava acompanhada de seu filho de 1 ano, que, após os fatos, ficou sob cuidados do Conselho Tutelar.

Pontal

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal registrou três flagrantes, todos no sábado (19), de visitantes tentando entrar com droga na unidade prisional. As apreensões chamaram atenção pelo modo de ação: em todos os casos, os entorpecentes foram localizados ocultos no forro da calcinha, após inspeção pelo escâner corporal.

Entre os materiais ilícitos apreendidos, havia porções de maconha e de cocaína, além de 49 pontos de LSD.

As visitantes foram encaminhadas à delegacia e presas em flagrante. As três seriam submetidas à audiência de custódia.

Ribeirão Preto

Os agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto tiveram bastante trabalho no último final de semana. Entre sábado (19) e domingo (20), foram quatro flagrantes: três visitantes tentando entrar na unidade com maconha na vagina e um homem com fone de celular no bolso da calça.

Este último, que visitaria o seu irmão preso, alegou que havia esquecido de tirar o objeto de sua vestimenta antes de entrar no presídio. Ele foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.

Já nos casos de apreensão de droga, as três visitantes foram flagradas em procedimento de revista no escâner corporal. Uma delas levava 138 gramas de maconha na vagina, outra 160 gramas e a terceira, 195 gramas.

Elas foram encaminhadas para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto e presas em flagrante.

Serra Azul

Agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Serra Azul impediram a entrada de uma faca na unidade, durante procedimento de revista realizado no domingo (20).

Por volta das 10h40, uma mulher foi flagrada com a faca, medindo 21 centímetros, escondida em uma vasilha de frutas. Questionada, a visitante disse que havia esquecido o objetivo no recipiente, após ter descascado as frutas que levaria para o seu companheiro.

Ela foi impedida de entrar no presídio. Já o reeducando que receberia visita será submetido a um procedimento disciplinar.

No domingo (20), por volta das 8h20, o escâner corporal da Penitenciária I de Serra Azul atestou positivo para objeto suspeito escondido na região do quadril de uma das visitantes.

Após o flagrante, ela foi encaminhada para um banheiro e, na presença de agente feminina, concordou em retirar a maconha escondida em seu ânus, acondicionada em uma fita adesiva. Ela acabou presa em flagrante e permaneceu à disposição da Justiça.

Em todos os casos, as unidades também instauraram Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam as drogas ou materiais apreendidos.

Valparaíso

A companheira de um sentenciado do Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso foi detida pela Polícia Militar no sábado, 19, e conduzida à delegacia para autuação em flagrante após agentes penitenciários encontrar, em meio aos alimentos trazidos por ela, pacotes de chocolate “Bis” e de bolachas recheadas de erva com características de maconha, pesando aproximadamente 750 gramas do suposto entorpecente. O referido sentenciado está recolhido e isolado em cela disciplinar, onde aguarda decisão judicial para regredir ao regime fechado.

Lavínia

Ao passar por revista os alimentos trazidos para sentenciados durante as visitas, agentes penitenciários da Penitenciária “ASP Paulo Guimaraes” de Lavínia (PIII) no sábado, 19, encontraram irregularidades com duas mulheres. No primeiro caso, ocorrido no sábado, uma vasilha plástica contendo bife à rolê encondia 03 (três) placas de celular, as quais foram identificadas pelo aparelho de raios-X. No domingo, outra tupperware foi interceptada contendo uma substância esverdeada, supostamente maconha, em meio aos alimentos. As mulheres foram suspensas do rol de visitas e tomas as providências policiais.

Por volta das 12h, quando a visitante J.P.S se submeteu a procedimento de revista pelo aparelho Body Scanner na Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia (PI), no sábado, 19, foi notado a presença de objeto ilícito em seu corpo. Ao ser questionada, afirmou que trazia um micro aparelho de telefonia celular para seu companheiro. Foi elaborada a Comunicação de Evento e a visitante encaminhada a Delegacia de Polícia de Lavínia, além de ser suspensa do rol de visitas, enquanto o sentenciado levado ao Pavilhão Disciplinar.

Pacaembu

Ao passar pela revista mecânica de praxe, a fim de entrar na Penitenciária “Osias Lúcio Dos Santos” de Pacaembu no sábado, 19, para visitação, duas mulheres foram flagradas com invólucros inseridos na genitália. Um deles continha uma substância amarelada, supostamente cocaína, e o outro continha 01 (um) celular. Uma terceira pessoa do sexo feminino trouxe (03) três pacotes de bolachas contendo erva esverdeada, supostamente maconha. Todas elas foram suspensas do rol de visitas e conduzidas após os flagrantes para a delegacia de polícia local para as providências de praxe. Foram instaurados procedimentos disciplinares a fim de apurar eventual cumplicidade dos sentenciados que seriam visitados.

Junqueirópolis

Durante os procedimentos de revista junto ao setor de portaria da Penitenciária de Junqueirópolis, uma visitante de preso foi flagrada com um invólucro escondido nas partes íntimas contendo pedaços de folhas brancas aparentando a droga sintética k4. Sendo assim, a visitante cadastrada foi suspensa do rol de visitas e acompanhada pela Polícia Civil à delegacia. Já o sentenciado foi removido ao Pavilhão Disciplinar onde aguardará a apuração dos fatos. O fato aconteceu no sábado, 19.

Martinópolis

Duas mulheres cadastradas como companheiras de sentenciados tentaram ingressar na Penitenciária “Tacyan Menezes De Lucena” de Martinópolis cada qual com um invólucro inserido na genitália ocultando, respectivamente, um micro aparelho de telefonia celular e uma porção de suposta pasta base de cocaína no sábado, 19. Os objetos e as visitantes foram encaminhados para a Delegacia local. Foram instaurados Procedimentos de Infração Disciplinar em desfavor dos sentenciados para apuração de participações nos eventos, enquanto as visitantes foram suspensas do rol de visitas.

Flórida Paulista

Durante os procedimentos de revista no setor de portaria da Penitenciaria de Flórida Paulista, duas visitantes foram flagradas pelo aparelho Body Scanner tentando adentrar a unidade prisional com objetos estranhos inseridos no corpo, onde escondiam cada qual 01 (um) micro celular introduzido no órgão genital. A Polícia Civil foi acionada e conduziu as visitantes à delegacia para elaboração de Boletim de Ocorrência e demais providências, além de serem suspensas do rol de visitas. Também foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar a cumplicidade dos detentos que receberiam os aparelhos celulares. O fato aconteceu no sábado, 19.

São José do Rio Preto

No momento em que a companheira de um sentenciado passava pelo scanner corporal para revista mecânica no Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, o aparelho identificou nas imagens geradas um volume estranho na genital da mulher. Ao ser questionada, ela confessou que trazia uma porção de entorpecente maconha escondida na peça íntima, o que foi comprovado depois. Suspensa do rol de visitas, foi encaminhada ao plantão policial para as providências necessárias. O fato aconteceu no domingo, 20.

Tupi Paulista

No domingo, 20, a mãe de um sentenciado foi impedida de entrar na Penitenciária de Tupi Paulista após agentes descobrirem que ela trazia maconha no fundo da calcinha, o que foi observado durante passagem pelo scanner corporal. A mulher foi suspensa do rol de visitas e encaminhada pela Polícia Civil à delegacia local para providências.

aasassa
Topo