Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/11/17 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes flagram arremesso de celulares e drogas em CDP da Capital, scanners estreiam com apreensão em São José dos Campos e outras tentativas de entrada de ilícitos em presídios de todo estado

A Secretaria da Administração Penitenciária divulga nesta terça, 21, o balanço das apreensões realizadas por agentes em todo o Estado

Na noite do sábado, 18, por volta das 22h30, agentes flagraram o arremesso de invólucros no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência por criminosos. Estes teriam realizado a ação na via férrea da CPTM, próxima à unidade. Foram encontrados sobre laje do presídio 10 pacotes revestidos com pedaços de papelão, câmaras de pneu e fita adesiva contendo 10 celulares, sendo oito com bateria e chip e dois sem; cinco baterias para aparelho celular e oito invólucros de maconha.

Já no CDP de São José dos Campos, foi registrada a primeira apreensão com os novos body scanners na região. O fato ocorreu no domingo, dia 19, quando, durante a revista de rotina, enquanto uma mulher de 35 anos passava pela máquina, um objeto estranho foi identificado dentro do corpo da visitante.

Segundo a imagem registrada pela máquina, um invólucro estava instalado no ânus da mulher. Quando questionada a respeito, ela admitiu estar com um pacote de droga, que continha 84 gramas de maconha. Ela iria visitar o companheiro que está detido na unidade.

Também neste domingo, por volta das 9h30, companheira de sentenciado da Penitenciária II de Guareí foi surpreendida quando tentava entrar com entorpecente escondido em suas partes íntimas. A detecção também se deu através do scanner corporal. O invólucro tem aproximadamente 11 centímetros. A visitante foi conduzida perante a Autoridade Policial para providências de praxe, além de ter sido suspensa do rol de visitas.

Em Junqueirópolis, na Penitenciária da cidade, no domingo, outra visitante também foi flagrada graças ao scanner corporal. Por volta das 9h, a companheira de um dos sentenciados da unidade foi flagrada pelo aparelho que detectou a presença de material metálico em seus membros inferiores. Por isso, agentes de Segurança Penitenciária solicitaram que a mulher levantasse os pés, quando foi verificado que ela trazia coladas com fita isolante, na planta dos pés, duas baterias para celular.

Também na região de Presidente Prudente no domingo, na Penitenciária II “Maurício Henrique Guimarães Pereira” de Presidente Venceslau, uma mulher passou pelo scanner corporal, onde foi possível verificar a presença de metal em seu corpo. Ao ser questionada, ela negou que portasse qualquer objeto dessa natureza, porém, após a revista feita por servidoras, uma moeda foi encontrada escondida na calcinha da visitante. Ela visitaria o irmão.

Já no sábado, 19, duas visitantes foram flagradas com entorpecentes ocultados no órgão genital pelo scanner corporal da Penitenciária II "João Batista de Arruda Sampaio" de Itirapina. Uma estava com um invólucro com 73 gramas de maconha e outra também ocultava da mesma forma outro invólucro com 97 gramas de maconha.

Assim como nas demais apreensões ocorridas com visitantes, as mulheres foram suspensas do rol de visitas. Todos são encaminhados aos distritos policiais de cada região para registro de Boletim de Ocorrência e demais providências. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e responderão a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Guarulhos

No domingo, na Penitenciária II "Desembargador Adriano Marrey" de Guarulhos, a companheira de um dos sentenciados da unidade foi surpreendida ao passar pelo scanner corporal com um invólucro em sua genitália, contendo cocaína. No mesmo dia, porém na Penitenciária I "José Parada Neto" de Guarulhos, agentes inspecionavam os alimentos trazidos por companheira de preso quando identificaram 36 invólucros com maconha escondidos dentro do vasilhame em meio à comida:

Franco da Rocha

No sábado, 18, agentes flagraram cocaína escondida em meio a pedaços de bolo trazidos por companheira de preso da Penitenciária III de Franco da Rocha. No domingo, duas visitantes foram surpreendidas usando diferentes expedientes para entrar com drogas na Penitenciária II "Nilton Silva" de Franco da Rocha. Uma delas foi flagrada portando um invólucro contendo maconha e cocaína introduzido em sua genitália. A outra levou quatro cigarros contendo maconha para seu companheiro preso.

Mauá

No domingo, 19, a mãe de um preso do Centro de Detenção Provisória de Mauá tentou entrar com vários pedaços de maconha no meio da farofa que levava para o filho, detido na unidade. O subterfúgio não passou pelo olhar atento dos agentes.

Suzano

Houve apreensão de meio quilo de entorpecentes no CDP de Suzano neste final de semana, com visitantes. Três mulheres tentaram entrar na unidade prisional com maconha e cocaína escondidos em material que seria entregue a detentos.

No sábado, dia 18, duas mulheres foram surpreendidas tentando levar entorpecente camuflado na alimentação. Os flagrantes ocorreram durante o procedimento padrão de revista, por volta das 13h.

Na primeira situação, uma jovem de 20 anos tentava entrar na unidade prisional com 252 invólucros misturados no feijão, dos quais 137 eram de maconha e 115 eram de cocaína. Ao todo, a comida era constituída por 248,7 gramas de droga (116,6 gramas de cocaína e 132,1 gramas de maconha). Na segunda ocorrência, uma mulher de 22 anos também havia misturado pacotes de droga no feijão da comida. Eram 139 invólucros de maconha, que pesavam 138,7 gramas e 83 invólucros de cocaína, que pesavam 93,2 gramas.

No domingo, dia 19, por volta das 9h, foi a vez de uma mulher de 25 anos ser flagrada com pacotes de maconha misturados ao fumo de corda. Ao todo, 20,7 gramas da droga foram encontradas em meio ao tabaco.

Piracicaba

Foram três apreensões na Penitenciária de Piracicaba: no sábado, 18, às 12h45, duas companheiras de presos da unidade passaram pelo procedimento de revista no body scanner, sendo notado pelos agentes algo estranho em seus corpos, especificamente nos órgãos genitais. Ao serem questionadas negaram ter qualquer tipo de objeto introduzido em seu corpo e não se opuseram a serem encaminhadas para o hospital local para exames complementares. Chegando na unidade de saúde, foi constatado que se tratava de drogas.

No domingo, por volta das 8h da manhã, outra companheira de um dos presos da foi flagrada pelo scanner corporal da unidade tentando entrar com um invólucro de aproximadamente de 08 centímetros, contendo maconha.

Capela do Alto

No domingo, 19, pouco antes do meio dia, um visitante foi flagrado tentando entrar com maconha no CDP de Capela do Alto. O irmão de detento da unidade foi surpreendido durante o procedimento de inspeção em sacolas contendo produtos alimentícios e itens de higiene. No interior de três maços de cigarros agentes encontraram maconha.

Mogi Guaçu

Na Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, no domingo, 19, uma visitante, irmã de presa da unidade, acionou o portal detector de metais. Espontaneamente ela retirou em local reservado um invólucro preto, contendo um micro aparelho de celular de aproximadamente 6 cm.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” no sábado, uma mulher de 21 anos se submeteu a passar pelo detector de metais para ter acesso a unidade prisional, a fim de realizar visita a um sentenciado. No entanto, o aparelho apitou indicando que havia com ela algum objeto metálico, o que a mesma negou. Sendo assim, foi convidada a se dirigir ao hospital local para realizar um exame de Raio-X, onde ficou provada que ela trazia algo escondido na genitália e que, após ser retirado, foi possível identificar como 12 metros de fios de cobre envoltos em plástico e fita isolante.

Riolândia

Na Penitenciária “João Batista de Santana”, também no sábado, durante os procedimentos de revista, a companheira de um sentenciado do local foi flagrada tentando entrar na unidade com maconha introduzida no ânus.

Lavínia

Neste final de semana, na Penitenciária II “Luiz Aparecido Fernandes”, ao passar pelo banco detector de metais, três visitantes cadastradas como companheiras de sentenciados foram flagradas pelo equipamento, que sinalizou positivamente para a presença de material metálico em seus corpos, as quais confessaram que traziam objetos ilícitos introduzidos no órgão genital. Duas delas retiraram voluntariamente os invólucros do corpo: o primeiro, continha um celular e um pedaço de fio de estanho; o segundo tinha aproximadamente quatro metros de fio de estanho, dois cartões de memória e pedaços de fio elétrico. Já a terceira mulher não conseguiu retirar o objeto de si e precisou ser encaminhada ao Hospital Estadual de Mirandópolis onde a equipe médica realizou o procedimento, retirando dela um celular e pedaços de fio elétrico.

Flórida Paulista

Com um micro celular sem bateria, três chips e componentes de teclado do aparelho introduzidos na genitália, a companheira de um sentenciado da Penitenciária de Flórida Paulista tentou ingressar na unidade prisional no sábado mas foi flagrada pelo equipamento detector de metais durante o procedimento de revista.

Valparaíso

Ao revistar os objetos trazidos por visitante no domingo, 19, agentes de Segurança Penitenciária (ASP) da Penitenciária de Valparaíso encontraram dentro de uma vasilha plástica, em meio à macarronada, 15 pequenos invólucros contendo erva aparentando maconha e dois jogos de cartas de baralho. Assim, a Polícia Militar foi acionada e conduziu a visitante com o entorpecente à Delegacia de Polícia local para as providências cabíveis. No âmbito administrativo, a unidade prisional iniciou os procedimentos pertinentes para apurar os fatos.

aasassa
Topo