Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/10/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Visitantes são flagradas na entrada de presídios com drogas em pães, pasta de dente e em creme para barbear – apreensões em unidades do estado - 19 e 20/10


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas de burlar a vigilância de agentes penitenciários no último final de semana, 19 e 20 de outubro. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos ficam isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Marília

A criatividade das visitas de presos que tentam levar drogas para as unidades prisionais parece não ter limite. No último domingo, dia 20, a Penitenciária de Marília registrou mais um caso ousado. Pão de forma e até tubo de pasta de dente e de barbear viraram esconderijos para tentar enganar os agentes penitenciários. Por volta das 11h10, uma mulher foi flagrada na revista do escâner corporal com porções de maconha e cocaína, além de 48 comprimidos de estimulante sexual, camuflados no meio dos pães que levaria para o companheiro preso.

Os funcionários apreenderam, ainda, mais porções de maconha escondidas em tudo de creme dental e de barbear.

Ribeirão Preto

Uma mulher foi flagrada tentando entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nayan Xavier Ribeiro” de Ribeirão Preto com maconha escondida no sutiã, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 8h30 de domingo, dia 20/10. A visitante foi levada até uma sala reservada e, questionada, confessou que entregaria a droga para o companheiro preso. Já a Penitenciária de Ribeirão Preto registrou duas apreensões no domingo, dia 20. A primeira ocorreu por volta das 10h30, quando uma mulher tentou entrar na unidade prisional com 159g de maconha escondidas em sua vagina. Ainda no período da manhã, às 11h45, os agentes de segurança flagraram outra visitante, também com maconha escondida em sua genitália (148g). Em ambos os flagrantes, as visitantes confessaram que pretendiam entregar a droga aos companheiros presos.

Álvaro de Carvalho

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho com anotações suspeitas escondidas na calcinha, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 16h10 de domingo, dia 20/10. A descoberta ocorreu ao término da visitação. Questionada sobre as folhas de caderno apreendidas, a visitante confessou que pegou os bilhetes com o companheiro preso. Ela não informou, contudo, detalhes como conteúdo das anotações e para quem o material seria entregue.

Capital

No sábado, 19/10, no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Paulo Gilberto de Araújo” de Chácara Belém, a irmã de um sentenciado foi barrada de entrar na unidade prisional com maconha. O ilícito estava escondido na roupa íntima da mulher e foi visto pelos agentes de segurança penitenciária pelas imagens do escâner corporal.

Guarulhos

Na Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey”, no domingo, 20/10 os agentes de segurança penitenciária apreenderam 29 invólucros contendo maconha e que estavam escondidos em pedaços de linguiça. O entorpecente era levado por uma visitante da unidade prisional e foi encontrado a partir de procedimento de revista de alimentação, realizado por Raio-X. Também no município de Guarulhos, no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Giovani Martins”, no sábado, 19/10, a companheira de um sentenciado foi flagrada com maconha e cocaína escondidos em seu corpo. O invólucro com os ilícitos foi visto a partir das imagens do escâner corporal, usado para revista mecânica dos visitantes. Além dos entorpecentes, a mulher também levava dentro do pacote recortes de papel de seda.

São Bernardo do Campo

Os agentes de segurança penitenciária do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Calixto Antônio”, de São Bernardo do Campo, apreenderam nove papéis similares à droga sintética K4 com a companheira de um sentenciado. O ilícito estava escondido na roupa íntima (top) da visitante e foi visto pelos agentes a partir das imagens do escâner corporal.

Franco da Rocha

Nas Penitenciárias “Mário de Moura e Albuquerque”, “Nilton Silva” e “José Aparecido Ribeiro”, de Franco da Rocha, houve apreensão de ilícitos com visitantes, durante o final de semana (19 e 20). Os agentes de segurança penitenciária da PI de Franco da Rocha flagraram duas visitantes tentando levar ilícitos para dentro de unidade prisional. Com uma delas foram apreendidos 3.360 micropontos da droga sintética K4. A segunda apreensão foi de um microcelular com chip. O aparelho estava escondido na genitália da visitante e foi localizado a partir de revista mecânica no escâner corporal. Na PII de Franco da Rocha, a droga sintética K4 estava escondida no absorvente íntimo da visitante. No total, foram apreendidas 78 unidades do entorpecente. Já na PIII, a visitante tentou entrar na unidade prisional levando maconha em sua perna. Nas duas situações o flagrante aconteceu a partir da análise das imagens do escâner corporal, que indicou anormalidades com as visitantes.

Mongaguá

Uma visitante foi flagrada com drogas dentro de uma bengala ao tentar entrar no Centro de Progressão Penitenciária ”Dr. Rubens Aleixo Sendin”, o CPP de Mongaguá, no sábado, dia 19/10. A mulher, de 69 anos, é mãe de um sentenciado da unidade prisional. Por volta das 8h, a visitante foi revistada por meio de escaneamento corporal, quando deixou sua bengala encostada ao lado do aparelho. A agente responsável pelo procedimento desconfiou do comportamento da senhora e informou que o objeto seria inspecionado pela máquina de raio-X. Com as imagens geradas, a servidora encontrou 50 g de maconha e 9 comprimidos azuis dentro do bastão da bengala.

São José dos Campos

Por volta das 9h de sábado, 19/10, a esposa de um detento do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos foi surpreendida com maconha escondida no cós da calça ao ser revistada por meio do escâner corporal. A partir das imagens geradas pelo aparelho, as agentes identificaram um volume atípico nas vestes da suspeita que, ao ser indagada, confessou que trazia 5g da erva na roupa.

Caraguatatuba

Pouco mais tarde, ainda no sábado, uma jovem foi barrada com drogas na portaria do CDP “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba. Ao passar pelo escâner corporal, as servidoras do presídio identificaram um objeto ovalar na região pélvica da visitante, de 18 anos. Questionada, a mesma negou portar quaisquer ilícitos no corpo. As funcionárias repetiram o procedimento de inspeção e, novamente, o objeto estranho foi identificado na altura do abdômen da visitante. Ao negar mais uma vez a infração, a jovem foi direcionada a uma unidade de pronto atendimento para exames médicos, que confirmaram que ela trazia um invólucro com 123g de cocaína na vagina.

Andradina

No sábado, 19/10, por volta das 9h20, na Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina, uma visitante, ao ser submetida ao escâner corporal, foi observado na imagem a presença de um objeto atípico dentro do seu corpo, na região pélvica, onde após ser questionada pela servidora atuante na ocorrência, a visitante disse que se tratava de maconha.

Flórida Paulista

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira”, de Flórida Paulista, no dia 19/10, uma visitante foi surpreendida tentando entrar na unidade portando dois invólucros de cocaína (pesando um total de 80g), que estavam camufladas e costuradas no cós da calça que usava. O flagrante se deu pelo escâner corporal.

Irapuru

Na Penitenciária de Irapuru, no sábado, 19/10.2019, por volta da 11h., durante os procedimentos de praxe para entrada de visitantes na unidade, ao submeter uma senhora no aparelho de escâner corporal foi constatado que havia um invólucro em seu órgão genital. A visitante se dirigiu até o banheiro feminino acompanhada por duas agentes de segurança e por livre e espontânea vontade retirou o referido invólucro, confirmando-se que em seu interior havia um micro aparelho celular.

Lavínia

Na Penitenciária “Vereador Francisco Giometti”, de Lavínia, no dia 19/10, por volta das 10h05, uma visitante passou pelo escâner corporal, quando foi constatada uma imagem suspeita em suas partes íntimas. De imediato, foi perguntado se a mesma trazia algo de irregular. Ela confirmou que sim. A visitante foi conduzida a um local reservado, onde retirou de sua genitália um invólucro que, ao ser aberto, foi verificado que continha um mini celular. Já na Penitenciária “Luís Aparecido Fernandes” de Lavínia, a PII, em 20/10, uma visitante passou pelo escâner corporal quando foi descoberto que havia algo suspeito em seu corpo. Indagada, ela assumiu que trazia um invólucro contendo micro aparelho celular, vindo a retirar e entregar voluntariamente. Em uma segunda ocorrência, outra visitante passou pelo mesmo aparelho e foi verificado que trazia algo em seu corpo. Indagada, ela retirou voluntariamente do forro de sua peça íntima seis papelotes de K4”. Na terceira ocorrência, uma mulher foi flagrada com um micro aparelho celular, vindo a retirar e entregar voluntariamente.

Martinópolis

No dia 20/10, na Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena", de Martinópolis, uma senhora tentou ingressar na unidade com um invólucro contendo um micro aparelho de telefonia celular. A apreensão foi efetivada por intermédio da imagem do escâner. Ainda no dia 20/10 outra senhora tentou ingressar na unidade com um invólucro contendo cocaína. A apreensão foi efetivada por intermédio da imagem do escâner corporal e confirmada na Santa Casa da cidade.

Mirandópolis

No domingo, na Penitenciária “Nestor Canoa”, de Mirandópolis, durante a realização do procedimento de revista dos pertences de uma senhora foram localizadas porções de maconha em 10 sacos plásticos que continham fumo artesanal.

Presidente Bernardes

No dia 20/10, duas visitantes foram surpreendidas tentando entrar com objetos proibidos na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. Por volta das 7h20 e 11h respectivamente, durante procedimento de revista no escâner corporal, as referidas visitantes foram flagradas, com os seguintes objetos: a primeira, com três cartelas da droga sintética K4, que mantinha escondidas presas nas coxas, envoltas em plástico, e a segunda, com um aparelho de telefonia celular, que mantinha escondido em sua genitália.

Nova Independência

No domingo, 20/10, no Centro Detenção de Nova Independência, uma visitante foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com seis invólucros contendo maconha. Os invólucros estavam ocultados no interior de pedaços de carne bovina que estavam em uma vasilha de alimentos trazida pela visitante. A apreensão ocorreu durante a revista manual nos pertences “jumbo” trazidos pela visita.

Pacaembu

No sábado, uma visitante passou pelo escâner corporal do Centro de Detenção Provisória I de Pacaembu quando foi constatado uma imagem suspeita. A visitante negou veemente que estaria com algo introduzido em seu corpo. Foi solicitada a presença da Polícia Militar para a condução da mesma até a Santa Casa local para exame de Raio X, onde foi constatado que havia algo introduzido em seu corpo e na presença de funcionárias do CDP.A visitante retirou de sua vagina um invólucro contendo maconha.

Riolândia

No dia 19/10, por volta das 9h, no Centro de Detenção Provisóri a (CDP) “ASP Valdecir Fabiano”, de Riolândia, a agente de segurança percebeu certo nervosismo de uma visitante durante a passagem no aparelho de escâner corporal. Ao ser indagada sobre o fato, a visitante relatou estar usando uma calça com mensagem oculta em seu avesso.

Sorocaba

No domingo, dia 20/10, um homem de 24 anos foi flagrado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, durante o procedimento de revista, com 14g de maconha na região pélvica. Agentes perceberam as irregularidades por meio da imagem produzida pelo escâner corporal. Ao ser questionado, ele confessou que pretendia entregar a droga escondida no forro da roupa íntima ao irmão.

Piracicaba

Três mulheres foram flagradas na Penitenciária de Piracicaba, durante o fim de semana 19 e 20/10. Elas tentaram entrar na unidade prisional com aparelhos celulares escondidos nas partes íntimas. Duas delas foram pegas dia 19. Já a terceira visitante foi surpreendida no dia 20/10.

Americana

No sábado, dia 19/10, uma visitante foi interceptada no Centro de Detenção Provisória (CDP) “AEVP Renato Gonçalves Rodrigues” de Americana, durante o procedimento de revista. O flagrante ocorreu depois que agentes perceberam alterações nas imagens produzidas pelo escâner corporal, constatando após revista minuciosa anotações referentes a bando criminoso.

aasassa
Topo
Untitled Document