Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteϊdo

20/06/22 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP flagra 5 apreensões de drogas e celulares na Baixada

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que foram registradas cinco apreensões nos últimos dias em unidades prisionais da região da Baixada Santista.

CPP de Mongaguá

Nesta segunda-feira, dia 20, os servidores do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá impediram a entrada de ilícitos que foram arremessados por cima do mudo da unidade. Por volta das 3h da madrugada, um agente escalado numa torre de vigilância avistou 2 indivíduos nas proximidades do CPP com uma movimentação estranha e conseguiu flagrar quando eles arremessaram 3 pacotes para dentro do estabelecimento.

Imediatamente, o alarme de segurança foi acionado e os indivíduos fugiram e se esconderam na vegetação vizinha. Quando a equipe de ronda fez uma vistoria no local, encontrou, largados no chão, os invólucros embrulhados com papel e revestimento de forma a simular a aparência de pedras, na tentativa de camuflar o material proibido. Os pacotes continham 6 aparelhos celulares e 4 carregadores. A direção do CPP de Mongaguá registrou a ocorrência no 2º Distrito Policial da cidade.

P2 de São Vicente

No domingo, dia 19, a Penitenciária 2 de São Vicente contabilizou 3 apreensões, tanto de entorpecentes como de telefonia móvel. Durante o horário de visitas, duas mulheres foram flagradas portando material ilícito dentro do corpo ao passarem pela revista do escâner corporal. Inicialmente, a imagem registrada pelo equipamento de segurança de uma visita, de 33 anos, chamou a atenção de uma servidora pois indicava a presença de um corpo estranho na região pélvica. Quando foi questionada a respeito, a mulher admitiu estar com um invólucro dentro da genitália. Em local reservado, ela retirou um embrulho que continha 43 gramas de cocaína e 142 gramas de maconha.

No mesmo dia, uma apreensão semelhante ocorreu na P2 de São Vicente. Uma mulher de 45 anos, mãe de um preso da unidade, portava um objeto não identificado na região íntima, segundo as imagens do escâner corporal. A mulher confessou a infração e, em sala apropriada, retirou do ânus um invólucro com 1 microcelular e 1 placa extra.

Ainda no domingo, por volta das 23h, também na P2 de São Vicente, um agente de segurança percebeu a agitação dos cães de guarda da unidade e ao verificar o que estava ocorrendo flagrou 3 indivíduos nas proximidades da ala do regime semiaberto da unidade. A equipe de plantão foi acionada, mas os suspeitos fugiram. Eles deixaram cair uma sacola que continha 2 celulares, 3 cabos USB, 1 carregador, 1 alicate e 1 garrafa de cachaça.

CDP de Praia Grande

Na sexta-feira, dia 17, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande registrou uma apreensão em uma encomenda enviada pela mãe de um detento da unidade. O flagra ocorreu enquanto servidores realizavam a revista em itens encaminhados por familiares dos reclusos. Dentro da sola de um tênis estavam escondidos 95 gramas de maconha.

Tanto visitas flagradas com itens ilícitos como familiares que enviam droga para os presos têm os seus nomes suspensos do rol de visitas da SAP. Todas as ocorrências flagradas foram registradas por meio de Boletim de Ocorrência (BO) nas delegacias de polícia dos respectivos municípios.