Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/12/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Apreensões com visitantes em presídios de todo o estado - 15 e 16/12/2018


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões realizadas no último final de semana, 15 e 16 de dezembro, com visitantes de presídios em todo o estado.

Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.

Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Capital

Companheira de detento tentou entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros I, no domingo 16 de dezembro, com invólucro contendo substância esverdeada, supostamente maconha, escondido em sua calcinha. O flagrante foi feito por meio do procedimento de revista com scanner corporal. Na oportunidade também foram apreendidos dois invólucros contendo substancia esbranquiçada, supostamente cocaína e ainda três papéis quadriculados, contendo substancia semelhante à droga sintética chamada K4. Na ocasião, foi instaurado procedimento cabível para apuração dos fatos e providências legais quanto à visitante.

A apreensão foi registrada no 91º Distrito Policial do bairro do Ceasa, na cidade de São Paulo.

No sábado, 15 de dezembro, irmão de detento foi surpreendido durante procedimento de revista junto ao aparelho de scanner corporal tentando adentrar para o interior do Centro de Detenção Provisória de Vila Independência com 92,5 gramas de entorpecente semelhante à cocaína. A droga estava oculta em suas veste, no punho da calça de moleton. O visitante foi conduzido ao 56º Delegacia de Polícia da Capital, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência.

No Centro de Detenção Provisória do Belém I foi registrada uma apreensão por parte de uma mãe de reeducando. O scanner corporal apontou irregularidade na região genital. A visitante trazia em sua calcinha duas porções de entorpecente análogo à maconha envolvido em papel higiênico, dando a aparência de ser um absorvente higiênico.

Mauá

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mauá registrou no sábado, dia 15, a ação da mãe de detento tentando entrar na unidade prisional com dois invólucros contendo substância análoga à maconha e um terceiro invólucro contendo algo semelhante à cocaína. Os invólucros estavam ocultados no cós de sua calça de moletom e foram localizados graças ao procedimento de revista feito por maio de scanner corporal.

A visitante foi encaminhada ao 1º Distrito Policial de Mauá, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência.

São Bernardo do Campo

O Centro de Detenção Provisória "Dr. Calixto Antonio", de São Bernardo do Campo, registrou uma apreensão no sábado e outra no domingo. No dia 15 de dezembro, a irmã de um detento tentou burlar a vigilância ao levar ilícitos à unidade prisional. Antes de ser submetida à revista mecânica, a visitante mostrava grande nervosismo me ao ser indagada do aparente nervosismo, acabou confessando que tinha um invólucro costurado em seu top contendo 24 comprimidos na cor azul, de aparência de estimulante sexual, além de dois papelotes com substância similar ao entorpecente K-4.

No domingo, dia 16 de dezembro, no os agentes penitenciários efetuaram uma apreensão envolvendo a companheira de um recluso. Durante revista mecânica feita pelo scanner corporal, o equipamento apontou irregularidades na região pélvica da visitante. Indagada a respeito, a mulher confessou que tinha introduzido em sua vagina invólucro contendo substâncias sementes à maconha e cocaína.

Os dois Boletins de Ocorrências foram registrados 3º Distrito Policial do município.

Franco da Rocha

O Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha com a ajuda do scanner corporal efetuou nesse domingo, dia 16 de dezembro, duas apreensões. Na primeira, envolvendo a companheira de um sentenciado, a apreensão envolveu um invólucro de substância entorpecente análoga à cocaína, escondidos no ânus da visitante.

Em outra apreensão, também feita no domingo, a visitante foi surpreendida no momento em que passava a sacola de alimentação no Raio X, tentando adentrar no CPP, com 24 invólucros de substância entorpecente análoga à cocaína, escondidos na carne assada.

Também no domingo, duas visitantes foram flagradas na Penitenciária II "Nilton Silva", de Franco da Rocha. As apreensões foram feitas por meio do scanner corporal. Em ambas os casos, tratava-se de companheiras de sentenciados que foram surpreendidas tentando adentrar a unidade prisional com itens ilícitos. Em um dos casos, a visitante estava portando um micro aparelho celular, introduzido na genitália. No outro, portava um invólucro contendo substâncias análogas à maconha e cocaína, também introduzido em sua genitália.

Todas as apreensões tiveram Boletim de Ocorrência registrados no Distrito Policial do município.

Junqueirópolis

Informamos que quatro visitantes foram surpreendidas tentando entrar com ilícitos na Penitenciária de Junqueirópolis no dia 15/12.

Todas foram surpreendidas ao passar pelo scanner corporal e ser verificado que haviam objetos estranhos escondidos em seus corpos e, após questionadas, elas admitiram estar portando os ilícitos. Elas foram levadas para uma sala a parte para fazer a retirada do produto e uma portava um invólucro contendo quatro pedaços de K4, a outra possuía um invólucro que continha em seu interior um aparelho micro celular, a terceira uma porção de maconha e uma porção de cocaína e a quarta um invólucro com duas placas para aparelho celular e cinco chip da operadora Tim. Em todos os casos a polícia regional foi comunicada e elaborado o Boletim de Ocorrências.

Lavínia

No dia 16/12 uma visitante foi supreendida tentando entrar com entorpecentes na Penitenciária "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia.

Durante a revista manual na vasilha de alimentação trazida pela mulher foram localizados 200 porções de maconha, que acondicionadas em invólucros plásticos e ocultados no interior de uma vasilha com frango, carne com legumes e torresmo.

A polícia regional foi acionada e elaborado o Boletim de Ocorrência.

Martinópolis

Em 15/12 três visitantes foram flagradas tentando entrar com celulares na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis.

Durante procedimento padrão de revista por meio de scanner corporal foram identificados objetos estranhos escondidos no corpo das vistantes. Elas foram questionadas e encaminhadas para uma sala a parte, onde realizaram a retirada dos objetos. Duas portavam cada uma um aparelho micro celular e uma portava dois micro aparelhos de telefonia celular e um chip de memória.

Já em 16/12, na mesma unidade, outras duas visitantes também foram flagradas tentando levar celulares para a unidade. Também durante procedimento padrão de revista por meio de scanner corporal foram identificados objetos estranhos escondidos no corpo das vistantes. Elas foram questionadas e encaminhadas para uma sala a parte, onde realizaram a retirada dos objetos. Cada uma portava um invólucro que ocultava um micro celular.

Em todos os casos foi acionada a polícia regional e realizado a elaboração do Boletim de Ocorrência.

Osvaldo cruz

No dia 16/12, durante os procedimentos de revista com uso de equipamento de “Body Scanner”, uma visitante foi flagrada tentando adentrar na Penitenciária de Osvaldo Cruz com uma porção de maconha, que se encontrava oculta no forro de sua peça intima. Ela foi questionada e encaminhada para sala a parte para realizar a retirada no entorpecente.

Foi acionada a polícia regional e realizado a elaboração do Boletim de Ocorrência.

Pacaembu

No dia 15/12, durante os procedimentos de revista com uso de equipamento de “Body Scanner”, uma visitante foi flagrada tentando adentrar na Penitenciária de Pacaembu com um aparelho de telefonia celular envolto em fita isolante, grafite e carbono ocultos em seu corpo. Ela foi questionada e encaminhada para sala a parte para realizar a retirada no entorpecente.

Foi acionada a polícia regional e realizado a elaboração do Boletim de Ocorrência.

Presidente Bernardes

No dia 15/12 quatro visitantes foram flagradas tentando entrar com ilícitos na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes.

Durante os procedimentos padrões de revista por meio do scanner corporal foi localizado um objeto estranho no corpo das quatro visitantes. Elas foram questionadas e encaminhadas para sala a parte para realizar a retirada. Três delas estavam com um aparelho de celular cada uma e uma com uma porção de maconha.

Caiuá

No sábado, 15/12, uma visitante foi surpreendida tentando introduzir substância entorpecente no Centro de Detenção Provisória “Tácio Aparecido Santana” de Caiuá.

Ao ser submetida ao equipamento de Body Scanner as agentes de segurança penitenciária desconfiaram do volume existente próximo ao seu órgão genital, de modo que o procedimento de troca de absorvente foi repetido e, na terceira vez, ao ser vistoriado o absorvente dispensado pela visitante, verificou-se que continha substância com sinais de maconha. Indagada, a visitante confessou ter trazido o entorpecente para seu companheiro e, para tanto, teria introduzido o entorpecente no absorvente.

Foi acionada a polícia regional e realizado a elaboração do Boletim de Ocorrência.

Sorocaba

No dia 15/12 uma visitante foi surpreendida, durante procedimento de inspeção por meio de scanner corporal, tentando adentrar no Centro de Detenção Provisória de Sorocaba, com uma porção de maconha escondida em suas vestes.

Foi acionada a Polícia local e registrado o Boletim de Ocorrências.

Itirapina

No sábado (15/12)uma visitante da Penitenciária II de Itirapina, após passar pela revista por meio do body scanner, agentes de segurança penitenciária notaram pela imagem gerada pelo equipamento algo diferente no corpo da visitante. Foi oferecida uma troca de roupas da unidade, porém, ao repetir o procedimento, a imagem permaneceu inalterada. Indagada, ela relatou estar trazendo um invólucro introduzido em seu corpo. Após ser conduzida a uma sala reservada, a visitante retirou o objeto espontaneamente e entregou às agentes, onde foi constado se tratar de uma porção de maconha.

Foi acionada a Polícia local e registrado o Boletim de Ocorrências.

Hortolândia

No domingo, (16/12), uma visitante foi surpreendida, durante procedimento de inspeção por meio de scanner corporal, tentando entrar no Centro de Detenção Provisória de Hortolândia com um invólucro contendo maconha, que estava ocultado no corpo da mulher. Ela foi questionada e encaminhada para sala a parte para realizar a retirada no entorpecente.

Foi acionada a Polícia local e registrado o Boletim de Ocorrências.

No mesmo dia, uma visitante foi surpreendida, durante procedimento de inspeção por meio de scanner corporal, tentando entrar na Penitenciária de Hortolândia III com entorpecente escondido em seu corpo. Questionada ela negou a posse de qualquer material ilícito e foi encaminhada para o hospital da região, onde ela resolveu confessar o fato e retirar, em sala a parte, o invólucro de maconha que estava escondido.

Foi acionada a Polícia local e registrado o Boletim de Ocorrências.

Campinas

No dia 15/12, três visitantes foram surpreendidas tentando entrar com ilícitos no Centro de Detenção Provisória de Campinas.

Duas dessas visitantes foram flagradas enquanto passavam pelo scanner corporal, que sinalizou algo escondido nos corpos. Elas foram questionadas e encaminhadas para sala a parte para realizarem a retirada dos ilícitos. Uma delas portava um invólucro de maconha e um extrato bancário e, a outra, um invólucro que continha maconha, cocaína e remédios.

A terceira apreensão se deu no momento da revista padrão de alimentos trazidos, conhecido como jumbo. Entre as fatias de queijo que a visitante levou foram localizadas 25 unidades de LSD.

Nos três casos foi acionada a Polícia local e registrado o Boletim de Ocorrências.

Capela do Alto

No dia 16/12, uma visitante foi surpreendida tentando entrar com entorpecentes no Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto.

Durante procedimento padrão de inspeção dos alimentos e pertences trazidos pela visitante, os agentes de segurança penitenciária localizaram porções de maconha em uma embalagem de creme dental.

Ainda no dia 16/12 três visitantes foram surpreendidas tentando entrar com entorpecentes na Penitenciária de Capela do Alto.

Durante revista por meio de scanner corporal os agentes perceberam que as três mulheres estavam com algo escondido em seu corpo. . Elas foram questionadas e encaminhadas para sala a parte para realizar a retirada do objeto. Após a retirada foi constatado que uma mulher portava quatro papéis de k4, e as outras duas portavam um invólucro de maconha cada.

Em todos os casos foi acionada a Polícia local e registrado o Boletim de Ocorrências.

Potim

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que duas mulheres foram barradas ao tentarem entrar com drogas e um celular na Penitenciária 2 de Potim no sábado, dia 15 de dezembro. As apreensões aconteceram graças ao trabalho de revista realizado por agentes de segurança.

Por volta das 10h, ao passar pelo aparelho de escaneamento corporal, uma jovem foi surpreendida com drogas escondidas na roupa íntima. Com as imagens geradas pelo bodyscanner, as servidoras observaram um objeto estranho na região íntima da visitante, de 21 anos. Questionada, a suspeita confessou que vestia duas calcinhas, sendo que em uma delas trazia um invólucro com 21 gramas de maconha e 1 grama de cocaína.

Pouco mais tarde, os agentes encontraram um celular, com chip e bateria, no meio do kit de utensílios trazido por uma mulher de 28 anos. A visitante entregaria o ilícito a seu marido, sentenciado na unidade prisional.

Ambas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia de Aparecida, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência, e tiveram seus nomes suspensos do rol de visitas da SAP. A direção da penitenciária enviou comunicados para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

Bauru

No domingo, 16, às 7h40, uma visitante passava por revista através do equipamento “body scanner” do Centro de Detenção Provisória “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru, quando a imagem atestou a presença de corpo estranho na região genital da mulher. Ao ser questionada, a visitante confessou que havia introduzido em seu corpo um invólucro contendo aparelho de telefonia celular. Levada a uma sala reservada na presença de agentes femininas, a mesma retirou voluntariamente um objeto em formato cilindro envolvido em fita adesiva, onde estava o telefone celular de marca “GTstar” desmontado e com chip. A mulher foi conduzida a Central de Polícia Judiciária de Bauru para elaboração de boletim de Ocorrência. Foi instaurado Procedimento Apuratório Disciplinar e o detento foi encaminhado preventivamente para o pavilhão disciplinar, visando apurar o ocorrido.

Taiúva

Também no domingo 16, por volta de 9h30, uma visitante do Centro de Detenção Provisória de Taiúva tentava adentrar com droga na unidade prisional. Agente penitenciário que operava o “body scanner” verificou imagem em desconformidade, aparentando ter objeto cilindro na região genital. Questionada a mulher afirmou não portar nada ilegal. Realizado o escaneamento mais uma vez, o mesmo objeto aparecia no corpo da mulher que, desta vez, confessou ter drogas em suas partes íntimas. Levada a uma sala reservada e escoltada por agentes femininas, ela não conseguiu retirar o objeto da vagina e foi socorrida até uma Unidade de pronto Atendimento de um Hospital da cidade de bebedouro, onde um médico obstetra foi acionado para extrair o objeto. O conteúdo estava envolto em fita adesiva, pesou cerca de 47 gramas de erva esverdeada análoga a maconha. A autoridade policial foi acionada para tomar providências mediante os fatos. O detento que receberia as drogas foi isolado para apuração de sua participação como receptor do entorpecente.

Avanhandava

Domingo 16, a revista no escâner corporal da Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava revelou que uma visitante trazia algo oculto na região retal. Indagada, ela confessou que trazia maconha e, conduzida a uma sala reservada junto a Agentes de Segurança Penitenciária Femininas, ela retirou espontaneamente um objeto que trazia maconha, pesando quase 64 gramas. A Polícia Militar foi acionada, onde autuou em flagrante delito a mulher. Foi aberto Comunicado de Evento e instaurado Procedimento Disciplinar em desfavor do preso que supostamente receberia a droga.

Franca

Seis apreensões de ilícitos foram realizadas na Penitenciária de Franca pelos Agentes Penitenciários da unidade. Logo no início dos trabalhos para entrada de visitantes na unidade, às 7h, uma mulher foi interceptada após imagem do “body scanner” denunciar volumes anormais na região abdominal. Confrontada, ela assumiu que tentava introduzir entorpecentes na unidade, sendo seu marido o destinatário. Acompanhada por agentes femininas, em uma sala reservada ela retirou do ânus, dois volumes envoltos em fita adesiva parda que, abertos evidenciaram erva análoga a maconha. Pesados os entorpecentes pesaram 106 gramas. Encaminhada ao Plantão de Polícia de Franca, ela foi presa em flagrante delito.

Um pouco mais tarde, às 9h, outra mulher foi pega com maconha. Desta vez, enquanto passava pela revista, um funcionário notou um volume estranho na mão da mulher. Perguntada, ela entregou o volume ao funcionário, um pacote envolto em fita adesiva parda. Aberto, verificou-se que supostamente era a droga conhecida popularmente como maconha, com peso de 56 gramas. Com a revista dos demais pertences, foram encontrados bilhetes que serão analisados pela sap.

Logo depois, às 9h45, uma visitante passava pelo procedimento de revista pelo escâner corporal e foi detectado na imagem um volume estranho em seu corpo. Indagada pelo Diretor de Plantão a mulher se disse não portar nada consigo e começou a desferir xingamentos e palavras de baixo calão ao servidor. A polícia militar, que mal havia deixado o local, compareceu para conduzir a mulher até o hospital para exames, quando esta informou portar droga dentro de sua bolsa. A bolsa foi revistada na portaria e onde foi encontrado um invólucro contendo possivelmente maconha. Posterior a esse fato ela confessou que também tinha droga escondida no ânus, conforme flagrou o body scanner e, em sala reservada retirou o entorpecente e entregou a Policia que a prendeu em flagrante.

Era 11h quando a quarta visitante foi flagrada com a mesma técnica das outras: drogas escondidas no ânus. O body scanner, inimigo número um dos ilícitos mais uma vez denunciou objeto estranho dentro do corpo da mulher. Perguntada ela não demonstrou resistência e prontamente confirmou que portava substâncias ilícitas. Acompanhada por agentes femininas até uma sala fechada, ela retirou do próprio ânus cerca de 81 gramas do que provavelmente seja maconha. No âmbito da unidade prisional, foi redigido Comunidade de evento e o preso que receberia a droga isolado em pavilhão disciplinar para averiguar sua participação no delito.

Nem 40 minutos se passaram e mais uma mulher, com a mesma “artimanha” e com o mesmo “produto” foi pega por imagem do escâner corporal. Assumindo de pronto portar drogas em seu corpo, ela retirou de seu ânus, em sala reservada e escoltada por agentes femininas, cerca de 53 gramas de erva análoga a maconha.

E às 13 horas, agentes penitenciários do plantão do último domingo, dia 16, faziam a sexta apreensão! O enredo se repetia com uma nova personagem: Erva similar a maconha no ânus, descoberta ao passar pelo body scanner. E o final também foi igual aos demais: Plantão Policial acionado, boletim de ocorrência e prisão em flagrante.

Como já destacado acima, em todos os casos foi acionado o Plantão Policial de Franca e, no âmbito da unidade prisional, foi elaborado comunicado de evento para a apuração dos fatos e os presos que em teoria seriam receptadores de suas companheiras, foram isolados preventivamente.

Marília

No domingo, 16, às 9h, uma senhora passava pelo procedimento de revista no equipamento de inspeção corporal, Body Scanner, da Penitenciária de Marília quando a imagem gerada despertou dúvidas sobre algum ilícito em sua calça e sutiã. A mesma foi acompanhada por funcionárias (agentes de segurança penitenciária) até outra sala para verificar do que se tratava. Perguntada, a visitante disse que portava entorpecentes e retirou uma porção de substância esbranquiçada, aparentemente cocaína, de seu sutiã e duas porções de erva esverdeada, aparentemente maconha, da sua calça. Foi solicitada a presença da Policia Militar que conduziu a visitante até a Central de Polícia Judiciária para registrar o boletim de ocorrência e a autoridade policial a autuou em flagrante delito. Foi instaurado procedimento disciplinar em desfavor do sentenciado para apurar sua conduta como destinatário do ilícito apreendido.

Ribeirão Preto

No domingo, 16, às 10h, uma mulher passava por revista pelo “Body Scanner”, na Penitenciária de Ribeirão Preto, quando a imagem atestou positivo para presença de objetivo na região genital. A mesma foi acompanhada por agentes femininas até uma sala reservada e, quando indagada, confirmou ter introduzido ilícito em seu próprio corpo. Voluntariamente, retirou de sua vagina um invólucro feito com fita adesiva acondicionando erva com características de maconha. A unidade tomou as medidas necessárias em casos de apreensões: Condução da visitante à Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto, Condução do sentenciado ao Pavilhão Disciplinar, Comunicado o Juiz da Vara de Execuções Criminais e instaurada apuração dos fatos.

aasassa
Topo