Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/09/17 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Mães são flagradas tentando entrar com drogas e celulares em presídios do estado

Agentes impediram entrada de ilícitos durante revistas

Mais uma vez, em todo o estado, foram várias as ocorrências de apreensões com visitantes. No último fim de semana, contudo, chamou a atenção a quantidade de mães de presos flagradas tentando entrar seja com drogas, seja placa de celular, em diferentes presídios do estado na capital (Penitenciária Feminina de Sant´Ana e Centro de Detenção Provisória Chácara Belém I) e no interior (Pracinha).

Em todos os casos, as visitantes foram levadas à delegacia de polícia para registro de Boletim de Ocorrência. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e responderão a processo administrativo disciplinar. Todo visitante flagrado tentando entrar com ilícitos em unidades prisionais é automaticamente suspenso do rol de visitas.

Capital paulista

Penitenciária Feminina de Sant'Ana

A mãe de uma das sentenciadas da unidade foi flagrada tentando entrar portando um invólucro introduzido nos genitais, contendo maconha. O fato ocorreu no domingo, 17.

Centro de Detenção Provisória (CDP) I de Chácara Belém

A mãe de um dos detentos da unidade foi surpreendida tentando entrar portando um invólucro introduzido em sua genitália, contendo em seu interior uma pequena porção de maconha, duas placas de celular e três baterias de celular. O fato ocorreu no sábado, 16.

São Bernardo do Campo

CDP "Dr. Calixto Antonio" de São Bernardo do Campo

No sábado, a companheira de um dos detentos da unidade foi flagrada durante revista com um invólucro na genitália. Aberto, o pacote continha maconha e cocaína em seu interior.

No domingo, outra visitante, desta vez irmã de preso da unidade, também foi flagrada durante revista com um invólucro com maconha e cocaína oculto nos genitais.

CPP de Mongaguá

Neste domingo, dia 17, foram apreendidos quase 200 gramas de entorpecentes, além de adesivos LSD, com uma visitante no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) "Dr Rubens Aleixo Sendin" de Mongaguá.

Por volta das 10h, uma mulher de 20 anos foi flagrada portando um invólucro na genitália durante procedimento padrão de revista. Ao ser questionada por uma agente penitenciária se estava com material ilícito, a suspeita admitiu que havia inserido dentro do corpo um pacote com drogas. Em sala reservada, a mulher retirou o embrulho da genitália. Nele, havia 72 gramas de maconha, 112 gramas de cocaína e 24 adesivos de LSD.

CDP de Taubaté e CDP de São José dos Campos

No sábado, dia 16, uma mulher de 31 anos foi flagrada tentando entrar com cerca de 150 gramas de maconha no Centro de Detenção Provisória (CDP) "Dr. Félix Nobre de Campos" de Taubaté . Já no domingo, dia 17, uma jovem de 19 anos foi surpreendida portando 312 gramas de cocaína.

Ambas as mulheres apresentaram comportamento suspeito durante a revista de rotina e quando questionadas se estavam com material ilícito admitiram estar com embrulhos de droga nas genitálias.

As direções do CDP de Taubaté e do CDP de São José dos Campos encaminharam as respectivas mulheres à Delegacia de Polícia de cada cidade, onde foram lavrados Boletim de Ocorrência (B.O.). Elas ainda tiveram os nomes suspensos do rol de visitas da SAP. Cada CDP também instaurou procedimento disciplinar apuratório para averiguar a cumplicidade do detentos que receberiam as visitas das mulheres flagradas com droga.


Sábado (16 de setembro)

Penitenciária de Junqueirópolis

Ao realizar os procedimentos de revista em alimentos que adentram aos presídios, o famoso “jumbo”, agentes penitenciários descobriram uma garrafa de refrigerante com bebida alcoólica nos pertences de uma visitante. O material foi entregue ao Diretor de Segurança e Disciplina e o sentenciado que receberia a bebida, encaminhado ao pavilhão disciplinar para apuração dos fatos.

Penitenciária de Lucélia

Neste final de semana, quatro mulheres tentaram adentrar a unidade prisional com objetos proibidos. Nos mesmos moldes de operação, com invólucros introduzidos nas partes íntimas, foram barradas quando passavam pela revista. Duas delas foram surpreendidas no sábado, sendo que uma trazia consigo substâncias entorpecentes aparentando maconha e cocaína e a outra, maconha. No domingo, outras duas foram surpreendidas: uma com um aparelho mini celular e a outra com maconha e um frasco de esmalte. Todas foram levadas à Delegacia de Polícia Civil enquanto os sentenciados, encaminhados ao Pavilhão Disciplinar.

Penitenciária “João Batista de Santana” de Riolândia

Logo pela manhã de sábado, por volta das 9h, o aparelho detector de metais acionou quando passava por ele a visitante S.J.P. durante os procedimentos rotineiros de revista, ocasionando a descoberta de 01 telefone celular e 01 placa para celular introduzidos na genitália da mulher. Do mesmo modo, no dia seguinte, outra visitante foi surpreendida com 21 chips, fones de ouvido, 03 frascos de material desconhecido, pedaços de fio e diversos componentes para celulares que trazia oculto no órgão genital. Foram tomadas as providências administrativas em relação às mulheres e aos sentenciados que receberiam os materiais.


Domingo (17 de setembro)

Penitenciária de Assis

Uma mulher de São Paulo, que visitaria o companheiro preso na unidade prisional, levantou suspeita de portar algo ilícito durante a realização do procedimento de revista. Sendo assim, a polícia militar foi acionada e, juntamente com dois agentes penitenciários, encaminhou a visita ao Pronto Atendimento de Assis (UPA) para realização de exame Raio-X no abdômen, que apontou a presença de um objeto suspeito no corpo da mulher. A visitante confessou que portava um invólucro plástico de formato cilíndrico em seu órgão genital, retirando-o em seguida, no qual constavam cerca de 200 gramas de cocaína.

No mesmo dia, outra visitante também tentava entrar na unidade portando objetos ilícitos. Porém, ao ser informada que seria levada para o Pronto Atendimento a fim de passar por exames, demonstrou nervosismo e acabou confessando que trazia um invólucro no órgão genital, indo retirar o objeto em sala particular. O objeto foi aberto e continha cerca de 130 gramas de maconha. Uma terceira visita, G.I.S, ao passar pelo detector de metais fez com que o aparelho apitasse várias vezes na altura do abdômen. Antes de ser encaminhada para realização de exames, a mulher confessou que trazia um objeto ilícito no órgão genital. Após a retirada do material, agentes verificaram que se tratava de 83 gramas de maconha e um mini celular com fones de ouvido.

As três mulheres foram conduzidas pela polícia militar à Central de Polícia Judiciária onde foram lavrados Boletins de Ocorrência e receberam voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas. Também foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar a cumplicidade dos sentenciados que receberiam os ilícitos.

Penitenciária de Flórida Paulista

Neste domingo, uma mulher foi impedida de visitar o companheiro que cumpre pena no local, pois, ao passar pelos detectores de metais do tipo “portal” e “banquinho”, ouviu quando os aparelhos acusaram a presença de material ilícito com ela, o que a levou a confessar que portava um mini celular escondido no órgão genital. A mulher e o objeto apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia da cidade para providências pertinentes. O sentenciado que receberia o material responderá à Procedimento Disciplinar.

Penitenciária de Pracinha

Com a finalidade de visitar o filho que cumpre pena no local, uma mãe se submeteu ao procedimento de revista da unidade passando pelo detector de metais do tipo “portal”, o qual sinalizou que havia objeto metálico com a mulher que, a princípio, negou o fato. Porém, depois relatou que realmente possuía um invólucro em formato cilíndrico introduzido nas partes íntimas. Depois de retirar o material do corpo, o entregou para ser aberto por agentes penitenciários, tratando-se de um embrulho de massa epóxi, papel carbono, fita adesiva e fita de alta tensão que continha em seu interior 02 micro aparelhos de telefone celular e 03 chips. Diante da apreensão, a visitante foi conduzida à delegacia local, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência, além de ser suspensa do rol de visitas. O sentenciado que receberia os materiais foi isolado em cela onde responderá à Procedimento Disciplinar.

aasassa
Topo