Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/08/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Visitantes são barradas na entrada de presídios com maconha em laço de cabelo e em pote de salada de cenoura – apreensões em presídios do estado - 17 e 18/08


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas de burlar a vigilância de agentes penitenciários no último final de semana, 17 e 18 de agosto. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos ficam isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Capital

No domingo, 18/08, por volta das 8h, uma mulher foi flagrada tentando entrar no Centro de Detenção Provisória “ASP Vicente Luzan da Silva” de Pinheiros I com um micro celular escondido nas partes íntimas. O aparelho de escâner corporal identificou uma imagem na região pélvica da visitante e a mesma foi encaminhada ao hospital mais próximo para realização de exame médico, que constatou a existência de um objeto oculto. Ainda no domingo, agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros IV interceptaram ilícitos escondidos no absorvente de uma visitante. O flagrante ocorreu no momento em que a mulher passava pelo escâner corporal, que indicou um volume estranho na região pélvica dela. Quando questionada pelas funcionárias, a mulher acabou confessando que carregava entorpecentes no corpo. Ela foi encaminhada para uma sala separada e retirou o absorvente que continha aproximadamente 10g de maconha e 50g de cocaína. Em outro caso, uma visitante de 35 anos foi barrada ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória Chácara Belém I na manhã de domingo, 18/08. As agentes de segurança encontraram no laço de cabelo da mulher uma porção de maconha.

Itaí

A Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí registrou duas apreensões no último final de semana. A primeira ocorreu por volta das 8h30 de sábado, dia 17/08, quando uma mulher foi flagrada com maconha escondida em uma vasilha plástica contendo salada com cenoura. O flagrante ocorreu durante procedimento de revista nos pertences da visitante. No domingo, dia 18/08, os agentes de segurança apreenderam mais porções da droga em ocorrência bastante semelhante. Uma das visitantes tentou entrar na unidade prisional com maconha camuflada no meio de 26 pedaços de carne cozida.

Avanhandava

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava com 52,81g de maconha em seu ânus, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 9h30 de domingo, dia 18/08. Após ter sido informada que seria levada ao hospital para exames, a visitante confessou a irregularidade. Ela foi encaminhada ao banheiro, onde, na presença de agentes femininas, retirou de seu corpo a porção da droga que entregaria ao companheiro preso.

Itatinga

Uma mulher foi flagrada tentando entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itatinga com 223g de maconha em suas partes íntimas, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 8h20 de sábado, dia 17/08. Após ter sido descoberta, a visitante negou a irregularidade e pediu aos funcionários para usar o banheiro, momento em que confessou a intenção de entregar a droga ao marido preso. Em seguida, a mulher retirou o entorpecente de seu corpo.

Serra Azul

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária I de Serra Azul com droga aparentando ser maconha sintética escondida no absorvente que levava em sua bolsa. A descoberta ocorreu durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 7h30 de domingo, dia 18/08. Conhecida também como K2 ou K4, a maconha sintética é produzida em laboratório, em forma líquida, com objetivo de simular os efeitos da erva natural. Geralmente, a droga é dispensada em papéis ou materiais semelhantes para, depois, ser fumada. O entorpecente teria sido borrifado em uma folha de caderno e alojado no absorvente da visitante. Com a mulher, os funcionários também encontraram anotações suspeitas.

Osasco

No domingo, dia 18/08, uma visitante tentou entrar no Centro de Detenção Provisória "ASP Vanda Rita Brito do Rego" de Osasco II com cigarros feitos com maconha misturada com nicotina. A descoberta foi feita pelas agentes de segurança penitenciária durante revista nos pertences da mulher. As mesmas identificaram um cheiro forte característico da substância. Dentre os dez maços levados pela mulher, havia pelo menos quatro cigarros recheados com o entorpecente. No total, foram apreendidos 34g do material ilícito.

São Bernardo do Campo

Uma visitante, mãe de detento do Centro de Detenção Provisória "Dr. Calixto Antonio" de São Bernardo do Campo foi flagrada tentando entrar a unidade prisional com entorpecentes escondidos no cós e na barra da calça. A tentativa de burlar o sistema foi fracassada no momento em que a mulher passava pelo escâner corporal, que identificou imagens suspeitas nas regiões da pélvis e do tornozelo. Ela foi questionada pelas agentes de segurança e acabou confessando que possuía pedaços de papel semelhantes ao entorpecente k4.

Campinas

Das mulheres foram flagradas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Campinas, no sábado, dia 17/08, durante o procedimento de revista com 196 adesivos de LSD e 102g de maconha. Segundo informações da unidade prisional, o primeiro flagrante ocorreu quando a companheira de um detento passou pelo escâner corporal e a imagem mostrou que havia irregularidades na região do seu busto. Ao ser questionada, ela confessou que havia colocado LSD no top. Logo mais, por volta das 12h30, a irmã de um detento também foi surpreendida pelas imagens do aparelho. Ela estava com maconha escondida no cós da calça que usava.

Itirapina

No sábado, dia 17/08, uma mulher foi impedida de entrar na Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio” de Itirapina II, por estar com 148g de maconha. De acordo com informações da unidade prisional, no momento em que a companheira de um detento passou pelo escâner corporal, o equipamento mostrou que havia uma alteração na região pélvica dela. Ao ser indagada, a visitante confessou que colocou no corpo um invólucro contendo entorpecente.

Suzano

Uma visitante foi flagrada tentando entrar com entorpecentes no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano no domingo, dia 18/08. O fato ocorreu por volta do meio-dia enquanto uma servidora revistava itens que uma jovem de 24 anos levaria para o seu companheiro, detido na unidade. A visitante havia escondido em um pote de margarina um invólucro que continha 49,6g de cocaína e 3,4g em pedras de crack.

Andradina

Domingo, dia 18/08, na Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira”, por volta das 10h30, uma visitante foi submetida a revista pelo equipamento de escâner corporal quando o aparelho apontou na imagem a presença de um objeto metálico na altura do peito da moça, escondido na roupa. Após ser questionada pela servidora, a visitante entregou espontaneamente a referida moeda, no valor de R$ 0,50.

Assis

No dia 18/08, às 9h20, na Penitenciária de Assis, uma visitante, companheira de um sentenciado, ao passar pela revista de alimentos e pertences foi flagrada com cigarros adulterados, contendo maconha. A visitante foi orientada a respeito dos itens proibidos e não entrou na unidade.

Lavínia

Na Penitenciária “Luís Aparecido Fernandes”, a P II de Lavínia, em 17/08, sábado, uma visitante, cadastrada como companheira de um sentenciado, passou pelo escâner corporal e foi verificado que havia algo suspeito em seu corpo. Questionada, ela alegou que trazia um micro aparelho de telefonia celular, vindo a retirar de sua genitália e entregar voluntariamente. No dia seguinte, domingo, outra visitante, cadastrada como companheira de um preso também passou pelo mesmo aparelho quando a imagem mostrou uma imagem diferente. Ela confessou que ela trazia uma folha de papel aparentando se tratar de entorpecente "K4" e uma porção de maconha, vindo a retirar de sua genitália e entregar voluntariamente. Na Penitenciária “ASP Paulo Guimarães"’, a P III de Lavínia, em 17/08.2019, por volta das 10h50, no setor de portaria da unidade, uma visitante foi surpreendida tentando entrar com um miniaparelho de telefone celular com aproximadamente um metro de fio elétrico e dois chips. A apreensão ocorreu depois que a visitante passou pelo equipamento de detecção escâner corporal, que gerou imagem suspeita, sendo que, ao ser questionada se portava alguma irregularidade, ela afirmou que sim, foi ao banheiro e retirou da genitália o invólucro contendo o ilícito e entregou para as funcionárias.

Pacaembu

Na Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos” de Pacaembu, em 18/08, uma visitante passou pelos procedimentos de raios-x e vistoria de alimentos (revista de jumbo), quando foi surpreendida tentando entrar a unidade com um aparelho de telefonia celular e um chip, escondidos na sacola, debaixo da última vasilha.

Paraguaçu Paulista

Domingo, dia 18/08, na Penitenciária de Paraguaçu Paulosta, por volta das 10h15, uma visitante teve os pertences e jumbo (comida) revistados pelos agentes de segurança penitenciária quando foi encontrado um cartão de memória de celular. Após ser questionada pelos servidores, a visitante alegou que não sabia da existência do cartão nos pertences, visto que, supostamente sua sogra que teria montado o jumbo.

Pracinha

Na Penitenciária de Pracinha, dia 18/08, durante procedimento de revista, foi detectado uma quantidade maconha no cós da calça de um visitante, irmão de um sentenciado preso na unidade.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes, dia 17/08, por volta das 10h, um invólucro contendo maconha foi localizado escondido na região do quadril de uma visitante. O flagrante ocorreu após ela passar pelo escâner corporal. Dia seguinte, 18/08, por volta das 7h25 um invólucro contendo maconha e dois invólucros contendo cocaína foram pegos com uma visitante. Tudo estava escondido em uma peça de roupa dela (top). Com outra visitante, foram achadas 16 cartelas, supostamente da droga sintética conhecida como K4, que a visitante mantinha escondidas no forro da calcinha.

Valparaíso

Na Penitenciária de Valparaíso, em 17/08, durante revista com aparelho de escâner corporal, foi apreendido, introduzido nas partes íntimas de uma visitante, um invólucro contendo um aparelho celular e um pedaço de fio de solda. Ainda durante revista com aparelho de escâner, foi apreendido, introduzido nas partes íntimas de outra visitante, um invólucro contendo um celular. Também na revista com escâner, foi apreendido, introduzido nas partes íntimas de uma visitante, um invólucro contendo um aparelho celular e quatro pedaços de fio de solda.

aasassa
Topo