Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/02/16 | Kelma Jucá- Corevali

Egressas do sistema prisional concluem curso técnico em Taubaté

4 ex-detentas e 1 presa da Penitenciária Feminina II de Tremembé colam grau pelo Pronatec em Taubaté; Duas delas serão juramentistas da turma

Aula na Penitenciária Feminina II de Tremembé

Concluir um curso é sempre uma conquista. Mas essa vitória tem um sabor ainda mais especial para 5 dos quase 180 alunos que irão colar grau pelo Pronatec nesta quinta-feira, dia 18, às 19h, no auditório do Sedes, em Taubaté. Uma das formandas é presa e cumpre pena na Penitenciária Feminina II de Tremembé, outras 4 são egressas.

Em meio à concorrência acirrada para as vagas do Pronatec – Programa do Governo Federal que disponibiliza cursos técnicos gratuitos –, 7 sentenciadas do regime semiaberto conseguiram a oportunidade da profissionalização. A carga horária dos cursos exige 3 semestres de dedicação, de segunda a sexta-feira, no campus da Faculdade Anhanguera de Taubaté. Nesta caminhada, duas das 7 detentas desistiram dos estudos; outras quatro ganharam a liberdade e uma segue reclusa. Entre as formandas, duas serão juramentistas da turma.

Para quem persistiu na estrada da educação, este é o momento para celebrar. “O curso mudou a minha vida. Agora eu tenho uma formação técnica, o que me dá mais oportunidade de trabalho. Eu passei por vários momentos difíceis pelo meu erro, mas tento levar comigo só as coisas boas”, fala a egressa Gisele, de 27 anos, que será juramentista da turma de Agente Comunitário de Saúde e que concluiu o Ensino Médio dentro do sistema prisional.

O sucesso de Gisele e das outras sentenciadas é verdadeiro troféu para quem atua no dia a dia com a ressocialização de presos. “Para nós, é gratificante saber que de alguma forma cooperamos com a reabilitação destas detentas na sociedade. Isso significa que nosso trabalho foi bem feito e que valeu a pena”, conta a diretora do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária Feminina II de Tremembé, Ludimila Martins Pombo Albanese – que, orgulhosa, garante fazer questão de prestigiar a colação das meninas.

Mais que um número

Natural de Ubatuba, Gisele é um exemplo de superação. Após conquistar a liberdade, optou por morar em Taubaté e continuar longe da família para dar continuidade ao curso, sediado na Faculdade Anhanguera de Taubaté. Hoje, já voltou a morar no litoral e aguarda ser convocada para um concurso público em que foi aprovada na própria área de formação.

Gisele não para. Atualmente, faz o curso de Segurança no Trabalho e conseguiu meia-bolsa para estudar Técnico em Enfermagem. Para breve, sonha com uma faculdade de Enfermagem. “Nossa turma começou com 26 alunos, mas somente 11 persistiram. Fui escolhida para ser juramentista por causa da minha perseverança. Minhas amigas dizem que sou uma guerreira”, revela a futura agente comunitário de saúde.

Outra egressa e uma presa irão colar grau no curso técnico de Massoterapia. Os cursos técnicos de Vigilância em Saúde e de Gerência em Saúde também têm formandas ex-detentas – neste último, a juramentista é egressa do sistema prisional.

aasassa
Topo