Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/07/17 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Visitantes flagradas tentando entrar com drogas e celulares em presídios do estado

Visitantes foram flagrados tentando burlar sem sucesso a rigorosa vigilância dos agentes de segurança penitenciária em unidades prisionais espalhadas por todo o estado. Em todos os casos, as unidades prisionais instauraram procedimentos disciplinares apuratórios e todos os visitantes foram suspensos do Rol de Visitas.

Apreensões em Avaré e Cerqueira César

A primeira ocorreu por volta das 8h da manhã na Penitenciária II de Avaré. Esposa de sentenciado se mostrou apreensiva no momento da revista e, ao ser indagada, negou que possuía qualquer material escondido em seu corpo. Mais tarde, acabou confessando que carregava ilícitos em sua genitália. A mulher foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal para a retirada do invólucro e o Plantão Policial foi acionado para demais procedimentos.

A segunda ocorreu por volta das 9h30 da manhã na Penitenciária de Cerqueira César. A visitante também demonstrou nervosismo no momento em que as agentes de segurança faziam o procedimento de revista. Quando indagada, a mulher acabou confessando que portava invólucro com 125 gramas de material ilícito na vagina. Na delegacia, policiais descobriram que a mulher também portava papel com anotações.

Foi instaurado Procedimento Disciplinar em ambos os casos para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os invólucros.

Penitenciária II de Avaré

Penitenciária de Cerqueira César


Ocorrências na Capital e Grande São Paulo

Ocorrência 01
Local: Penitenciária Feminina Sant’Ana
Data: 16/7
Horário: 13h

Histórico:
Duas mulheres - mãe e filha - foram flagradas tentando entrar na unidade prisional com cocaína escondida na genitália. Os invólucros continham porções com 396,8g e 792,8g, respectivamente. Os ilícitos foram descobertos pelas agentes de segurança, durante o procedimento de revista para entrar na unidade prisional.
Ambas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia , onde a autoridade policial ratificou a voz de prisão. Ela permaneceram à disposição da justiça.

Ocorrência 02
Local: Penitenciária Feminina Sant’Ana
Data: 16/7
Horário: 10h30

Histórico:
Outra visitante, incluída como amiga no rol de visita de uma reeducanda foi surpreendida pelas agentes de segurança, ao passar por procedimento de revista tentando entrar portanto um invólucro de aproximadamente 100 gramas de maconha, introduzida em sua genitália.
A visitante foi conduzida a 20º Delegacia de Polícia, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência e adotadas demais providências.

Ocorrência 03
Local: CDP II "ASP Vanda Rita Brito do Rego" de Osasco
Data: 16/7
Horário: 12h40

Histórico:
A banqueta detectora de metais acionou o alarme durante os procedimentos de revista feminina de uma visitante, cadastrada como companheira de um um preso do CDP. Questionada se tinha algum objeto introduzido em seu corpo, ela negou e foi conduzida ao Pronto Socorro Bandeirantes/SP, onde uma médica ginecologista constatou a existência de um invólucro introduzido em sua genitália, que continha um aparelho celular. A Policia Militar foi acionada e a visitante encaminhada ao 5º Distrito Policial de Osasco para a elaboração de Boletim de Ocorrência.

Ocorrência 04
Local: Centro de Detenção Provisória de Santo André
Data: 15/7
Horário: 12h

Histórico:
Durante realização de procedimento de revista feminina, uma visitante ao passar pelo pórtico detector de metais, este foi acionado. Dessa forma a visitante foi encaminhada para um setor reservado na portaria. Ao ser questionada, declarou que portava dentro de si um invólucro contendo substância entorpecente. Ela se prontificou a retirá-lo em local apropriado e entregou ao corpo funcional o respectivo material ilícito.
Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia, onde permaneceu à disposição da justiça.

Ocorrência 05
Local: Centro de Detenção Provisória de Diadema.
Data: 16/7
Horário: 11h30

Histórico:
A mãe de um preso foi flagrada tentando entrar com um aparelho celular introduzido na genitália. O ilícito foi descoberto durante o procedimento de revista, quando a visitante foi submetida à banqueta detectora de metais. Ela mesma afirmou estar com o celular escondido, retirando o objeto, que foi entregue à Agente de Segurança Penitenciária.
A visitante foi encaminhada à Delegacia de Polícia onde permaneceu à disposição da justiça.

Suzano

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que, no último fim de semana, sábado, 15/07, uma visitante tentou entrar com entorpecente no Centro de Detenção Provisória de Suzano. Durante o durante o período da manhã, uma visitante de 24 anos, companheira de reeducando da unidade, foi flagrada durante a revista tentando entrar com 188,3 gramas de substância esverdeada semelhante à maconha escondidos nos genitais.

A visitante foi conduzida à Delegacia de Polícia de Suzano devidamente escoltada por Policiais Militares onde foi lavrado Boletim de Ocorrência e a consequente prisão da visitante, por se tratar de substância entorpecente. Ela também foi suspensa do rol de visitantes e o preso foi isolado e irá responder a Procedimento Apuratório Disciplinar.


Ocorrências na Região de Campinas e Sorocaba

Penitenciária de Casa Branca:

No sábado, 15, esposa de sentenciado da unidade foi surpreendida portando uma porção de cocaína, no absorvente que usava durante revista corporal. Após o fato, foi ainda levada a Unidade de Saúde para realização de raio-x. Pelo exame, foi constatado que ela também levava um outro invólucro nos genitais, contendo mais cocaína, além de maconha.

Penitenciária "Odon Ramos Maranhão" de Iperó: no domingo, 16, companheira de sentenciado foi flagrada tentando entrar com um aparelho de telefonia celular e dois chips ocultos na sacola que portava, em meio das garrafas de refrigerantes. O objeto foi submetido a raio-x , que detectou a tentativa de burlar a vigilância.

CDP de Capela do Alto: também no domingo, 16, companheira de detento foi surpreendida durante procedimento de revista, após acionar positivamente o aparelho detector metais, tentando entrar na unidade com um micro aparelho de telefonia celular introduzido em seu órgão genital.

Caraguatatuba

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que neste domingo, 16, por volta das 11h30, companheira de detento do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba acionou o banco detector de metais repetidas vezes. A visitante foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento local para realização de exames, onde foi constatado através de Raio X a presença de material estranho no interior do corpo dela.
Efetuada a retirada pela equipe médica, constatou-se tratar de um mini aparelho de telefonia móvel, um pedaço de arame e um chip.

Foi registrado Boletim de Ocorrência. A visitante foi suspensa do rol de visitas da unidade. O preso que receberia os ilícitos foi isolado e responderá a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Seguem fotos da apreensão.


Apreensões na região de Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente:

Penitenciária de Flórida Paulista: no domingo, 16, por volta das 9h, companheira do sentenciado foi flagrada tentando entrar com dois micro aparelhos de telefonia celular, dois chips e dois bilhetes.

Penitenciária de Irapuru: no sábado, 15, visitante acionou o portal detector de metais. Questionada, retirou em local reservado de seu genitais um invólucro contendo um microparelho de telefonia celular.

Penitenciária de Marabá Paulista: companheira de sentenciado foi pega na revista dos pertences tentando entrar com um carregador de celular.

Penitenciária "João Batista de Santana" de Riolândia: foram realizadas apreensões no sábado e no domingo. No dia 16, durante procedimento de revista em companheira de sentenciado, ela foi surpreendida portando um invólucro contendo maconha introduzido em sua genitália. No domingo, outra visitante foi surpreendida portando um aparelho de telefone celular com bateria e chip introduzido em sua genitália.

Penitenciária de Valparaíso: no sábado, foram duas apreensões de companheiras flagrada portando um aparelho de telefone celular com bateria, chip, além de fios e fones de ouvido introduzidos em sua genitália.

Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso: visitante foi flagrada no sábado tentando entrar com aguardente disfarçada de refrigerante: a cachaça foi injetada na garrafa pelos fundo, já que a tampa estava lacrada (só deslacrada para o procedimento de revista).

aasassa
Topo