Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteϊdo

18/04/22 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Agentes impedem a entrada de drogas e de itens de telefonia celular nas unidades da região metropolitana de São Paulo


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre apreensão de ilícitos realizada em unidade prisional da região metropolitana de São Paulo.

Itapecerica da Serra

Na sexta-feira (15), os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) "ASP Nilton Celestino" de Itapecerica da Serra apreenderam ilícitos em correspondências enviadas à unidade por parentes de presos que cumprem pena no local. Nas duas apreensões, as encomendas teriam sido remetidas pelas mães dos reclusos. Em um dos envios, os agentes lograram êxito e encontraram embutidos nos biscoitos de polvilho cerca de 13 gramas de material análogo à maconha. Já na outra apreensão, foram localizados oito gramas de suposta maconha e 13 gramas de material semelhante à cocaína, tais ilícitos também estavam no interior de biscoitos.


Os materiais apreendidos foram encaminhados ao Distrito Policial de Itapecerica da Serra, onde foram lavrados os boletins de ocorrência. Paralelamente, demais procedimentos administrativos foram adotados.

Capital

Outro relato de apreensão vem do Centro de Detenção Provisória (CDP) Chácara Belém I, do dia 16 de abril. Segundo comunicado sobre o ocorrido, a companheira de um detento teria sido surpreendida por servidores da unidade prisional tentando entrar portando substâncias análogas aos entorpecentes maconha (4 gramas) e droga sintética LSD.


As substâncias estavam ocultadas nas costuras das vestes íntimas (sutiã e calcinha) que a visitante usava.

Tanto a visitante como também os materiais apreendidos foram encaminhados à Autoridade Policial do 31° DP da Capital-SP, para registro da ocorrência e demais providências.

Franco da Rocha

A Penitenciária I "Mário de Moura e Albuquerque" de Franco da Rocha registrou duas apreensões nesse fim de semana. Em ambos os casos, os servidores impediram a entrada de ilícito na penitenciária.

No sábado (16), uma visitante foi abordada ao passar em revista mecânica no escâner corporal, já que as imagens do aparelho indicaram anormalidade na região pélvica de seu corpo. A companheira de um sentenciado admitiu que tentava entrar com uma encomenda de dois microcelulares e três chips acondicionados no invólucro que estava introduzido em seu corpo.


Outra apreensão foi feita no domingo (17). Nessa abordagem, a companheira de um recluso foi igualmente flagrada quando passou pelo escâner corporal, já que a imagem indicava anormalidade no corpo da mulher. No invólucro que estava introduzido na vagina da visitante estavam acondicionados 2.650 micropontos de substância semelhante ao K4 e cerca de 79 gramas de material análogo à cocaína.


Em ambos os casos, as visitantes retiraram os embrulhos e entregaram às servidoras que as acompanhavam.

Os itens apreendidos, bem como as visitantes foram encaminhadas ao Distrito Policial para o registro de Boletim de Ocorrência. Internamente, foram instaurados procedimentos investigatórios para analisar as condutas dos sentenciados, bem como as formalizações de expedientes de suspensão de visitas.

Mauá

No domingo (17), os servidores do Centro de Detenção Provisória de Mauá abordaram duas visitantes que apresentavam irregularidades em suas imagens ao passar pelo escâner corporal. Ao serem abordadas, as visitantes informaram que estavam usando absorvente íntimo. Como de praxe, as duas mulheres foram conduzidas a um lugar reservado para efetuarem a troca do absorvente. Nesse momento as servidoras notaram um volume anormal no fundo de ambas as calcinhas, confirmando as suspeitas de que algo estava embutido nas peças íntimas.


Foram apreendidas drogas sintéticas semelhantes ao LSD e Haxixe.

As visitantes e os ilícitos foram encaminhados para 1° Distrito Policial de Mauá para o devido registro de Boletim de Ocorrência.

aasassa
Topo