Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/12/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Visitante tenta burlar segurança de unidade prisional ao esconder cocaína, crack e maconha em pedaços de linguiça - Apreensões em unidades do Estado – 14/12 e 15/12


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas de burlar a vigilância de agentes penitenciários no último final de semana, 14/12 e 15/12. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos ficam isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Franco da Rocha

Na Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque”, PI de Franco da Rocha, foram registrados três casos de visitantes tentando entrar em unidade prisional com ilícitos. No domingo, 15/12, durante o procedimento de vistoria nos pertences de uma moça, agentes de segurança encontraram, por meio do raio-x, pedaços de linguiça recheados com cocaína, crack e maconha. O material seria entregue ao marido dela. No mesmo dia, outra visitante tentou entrar na penitenciária com um invólucro introduzido nas partes íntimas. A descoberta foi feita por meio do aparelho de escâner corporal, que identificou uma imagem suspeita na região da pélvis. A mulher foi encaminhada até um hospital local para fazer a retirada de 70 invólucros contendo maconha. Ainda no domingo, a esposa de um preso tentou entrar no presídio com 208 micropontos de K4, uma droga sintética. Os entorpecentes estavam escondidos no forro da calça que usava. Já na Penitenciária "José Aparecido Ribeiro", a PIII de Franco, uma visitante foi surpreendida por agentes de segurança no sábado, 14/12, quando passava pelo escâner corporal, que mostrou uma imagem não identificada no corpo dela. Ela confessou que carregava 22 g de maconha e 128 g de cocaína.

Capital

No sábado, 14/12, uma mulher foi surpreendida ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória “ASP Paulo Gilberto de Araújo” e em Chácara Belém II portando entorpecentes escondidos na roupa. O flagrante ocorreu no momento em que ela passava pelo aparelho de escâner corporal, que identificou uma porção de substância esverdeada no sutiã. Durante os procedimentos de revista nos pertences de uma visitante do Centro de Detenção Provisória “ASP Willians Nogueira Benjamin”, de Pinheiros, os agentes de segurança encontraram, em meio à roupa de uma criança, um chip de telefonia celular. O caso ocorreu no domingo, 15/12.

Guarulhos

Uma mulher foi impedida de entrar na Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey”, P II de Guarulhos, no domingo, 15/12. O escâner corporal da unidade prisional flagrou um objeto estranho na região pélvica da visitante. Quando questionada pelas funcionárias, ela confessou que possuía entorpecentes escondidos no corpo. Encaminhada à uma sala separada, a visitante retirou o invólucro que continha porções de maconha, haxixe e cocaína, além de comprovantes de depósitos bancários sem identificação nominal.

Campinas

Uma mulher foi detida no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Campinas, no domingo, 15/12, durante o procedimento de revista. A suspeita pretendia visitar o companheiro, mas foi impedida ao passar pelo scanner corporal. Agentes penitenciários perceberam alterações na região de sua cintura. Aos ser questionada, ela negou que tivesse com algo ilícito, sendo então, encaminhada a uma sala reservada, onde acabou confessando que estava com droga sintética k4, escondida no cós da calça.

Potim

No sábado, 14/12, a Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima”, a PI de Potim, registrou casos semelhantes: duas mulheres foram flagradas com maconha entre as nádegas ao serem revistada por meio de escâner corporal. As moças traziam separadamente 8 g da erva nos glúteos. No dia seguinte, a companheira de um detento da Penitenciária II de Potim também foi barrada com droga no órgão genital ao ser revistada com o escâner corporal. Indagada, a jovem admitiu que trazia um pacote com 92 g de cocaína na vagina.

Caraguatatuba

No mesmo dia, a companheira de um outro detento foi surpreendida com drogas na vagina ao passar pelo escâner corporal no Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira”, o CDP de Caraguatatuba. Ela tinha um invólucro com 102 g de maconha e 52 g de cocaína no órgão genital. Em outro caso, uma visitante foi barrada após ser revistada com por meio do escâner corporal. As servidoras responsáveis pela inspeção identificaram um objeto estranho na região pélvica da mulher, que, ao ser indagada, negou portar qualquer ilícito e foi encaminhada para o pronto socorro local. Foi constatado, então, que a suspeita trazia um 93 g de maconha e 48 g de cocaína em fita adesiva. No domingo, uma terceira visitante foi barrada com 27 g de maconha e 49 g de cocaína dentro do corpo no CDP de Caraguatatuba. A mulher confessou a infração ao ser questionada por agentes, que suspeitaram das imagens geradas pelo body scanner. A jovem retirou o material da vagina espontaneamente, em ambiente reservado.

Suzano

Uma idosa foi barrada com quase 100 g de cocaína na portaria do Centro de Detenção Provisória de Suzano no domingo, 15/12. A mulher escondeu a droga dentro de cigarros comuns para tentar burlar a segurança do presídio. Agentes de segurança penitenciária revistaram os itens que a visitante trazia para seu filho e encontraram os entorpecentes em 9 maços de cigarro (145 unidades foram adulteradas e continham cocaína). Ao todo, foram apreendidos 97 g do alucinógeno.

Avanhandava

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava com maconha escondida em sua vagina, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. O flagrante ocorreu domingo, dia 15/12. Após ter sido descoberta, a visitante foi levada até o banheiro feminino, onde retirou de seu corpo a droga que entregaria ao companheiro preso.

Franca

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Franca com maconha, cocaína e droga sintética escondidas em suas partes íntimas. A descoberta ocorreu no domingo, dia 15/12, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. Inicialmente, a visitante negou qualquer irregularidade. Entretanto, foi levada até uma sala reservada, onde confessou que havia droga em seu corpo, incluindo 124 micropontos de LSD. Os entorpecentes estavam camuflados em um preservativo. A mulher informou que pretendia entregar as drogas ao irmão preso.

Ribeirão Preto

A Penitenciária de Ribeirão Preto registrou três apreensões no final de semana. A primeira ocorreu no sábado, 14/12, quando uma mulher foi barrada ao tentar entrar na unidade com droga no estômago. Durante o procedimento de revista, a imagem do escâner corporal apontou para um objeto suspeito na região da cintura. Questionada, a visitante negou qualquer irregularidade. Ela foi levada até uma Unidade de pronto atendimento da cidade, onde a equipe médica concluiu que havia droga no estômago da mulher. Ela foi submetida a uma lavagem estomacal. Ao final do procedimento, foram retiradas 21 porções de maconha embaladas em um plástico preto, pesando aproximadamente 58 g. Domingo, 15/12, agentes de segurança fizeram mais dois flagrantes durante revistas pelo escâner corporal. No primeiro caso, uma mulher foi barrada tentado entrar na unidade com maconha na vagina. Outra visitante também foi descoberta com maconha no ânus. Em ambos os flagrantes, as mulheres negaram qualquer irregularidade e precisaram ser encaminhadas a prontos atendimentos da região para fazerem exames que, por fim, comprovaram as suspeitas.

Serra Azul

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária I de Serra Azul com maconha escondida em sua vagina. O flagrante ocorreu domingo, 15/12, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. Inicialmente, a visitante negou qualquer irregularidade e foi conduzida até uma unidade hospitalar para intervenção médica, mas confessou que havia droga em seu corpo e retirou o entorpecente sem a necessidade de exames.

Assis

Na Penitenciária de Assis, dia 14/12, a companheira de um sentenciado, ao passar sua sacola com os alimentos e algumas peças de roupas no aparelho de raio x, foi constatado que ela levava um celular para um sentenciado. No dia seguinte, outra senhora foi barrada logo após passar pelo escâner corporal. Foi detectado que a mulher tinha algo diferente no corpo. Ela foi encaminhada ao hospital local para passar por exames. Nada foi constatado, porém, ao revistar suas roupas, agentes descobriram anotações sobre movimentações bancárias, de vendas de drogas.

Irapuru

No sábado, 14/12, na Penitenciária de Irapuru, uma visitante foi flagrada tentando entrar com documento de identidade falsificado. Na ocasião, a Policia Militar e Policia Civil foram acionadas e a visitante chegou a ser encaminhada à delegacia local, onde foi esclarecido que os dados do RG pertenciam, de fato, a outra pessoa. No dia seguinte, na mesma unidade, uma visitante foi pega com um invólucro contendo um celular sem chip e sem bateria.

Lavínia

Na Penitenciária “Vereador Frederico Geometti”, a PI de Lavínia, em 15/12, uma visitante foi flagrada com porções de maconha escondidas dentro de uma vasilha plástica com alimentos que levaria para um sentenciado. Ainda na mesma cidade, na Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes”, a PII de Lavínia, em 14/12, uma visitante foi flagrada com documento falso. No dia seguinte, uma visitante passou pelo escâner corporal e foi pega com um invólucro contendo um micro aparelho celular. Já na Penitenciária “ASP Paulo Guimarães, a PIII de Lavínia, dia 14/12 uma visitante foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com um invólucro escondido embaixo da camiseta contendo uma porção de maconha e um pedaço de papel com desenhos, supostamente droga sintética. Em 15/12, outra moça foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com 148 comprimidos de cor roxa que, pelas características, levavam a crer tratar-se de ecstasy. A apreensão ocorreu na ocasião em que se fazia a revista manual de comida e produtos de higiene que ela levava. Os comprimidos estavam dentro de nhoques.

Martinópolis

Na Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis, dia 15/12, uma senhora tentou ingressar na unidade com dois invólucros ocultados na calcinha contendo pasta base de "cocaína". Apreensão efetivada por intermédio da imagem do body scanner.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes, em 14/12, sete visitantes foram flagradas após passarem pelo escâner corporal com cinco folhas da droga sintética K4, três aparelhos de telefonia celular, uma porção de tempero, várias embalagens contendo cocaína e duas embalagens contendo porções de maconha. Tudo era mantido em suas partes íntimas e nas roupas. No dia seguinte, 15/12, também durante o mesmo procedimento de revista, outra visitante foi flagrada com quatro folhas da droga sintética K4, que estavam escondidas dentro do forro de uma calcinha.

Presidente Venceslau

Na Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira” de Presidente Venceslau, em 14/12, durante procedimento de revista na alimentação de um visitante foram encontrados três invólucros plásticos na vasilha contendo um líquido que aparentava ser perfume. Em 15/12, durante conferência dos medicamentos foram apreendidos 251 comprimidos na cor laranja, em embalagens do Suplemento Vitamínico Mineral e que estavam adulteradas, além de um frasco de descongestionante nasal que, ao ser aberto, observou-se conter tinta de cor azul. Foram pegos ainda 244 comprimidos na cor azul em embalagens do Suplemento Vitamínico Mineral e que estavam adulteradas, apresentando quantidade maior do que o descrito na embalagem. Por fim, foi apreendido um frasco de descongestionante nasal que, ao ser aberto, observou-se conter tinta de cor branca.

Tupi Paulista

Na Penitenciária de Tupi Paulista, em 15/12, um senhor foi pego durante procedimento padrão de revista (raios X e revista manual em comida) com uma faca de mesa medindo aproximadamente 15 cm. Ela estava dentro de uma sacola com frios.

aasassa
Topo