Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteϊdo

16/11/21 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Visitantes tentam burlar vigilância de presídios da Coremetro e são flagrados pelos agentes penitenciários


Franco da Rocha

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que servidores da Penitenciária I "Mário de Moura e Albuquerque" de Franco da Rocha efetuaram uma apreensão em correspondência na última sexta-feira (12), por volta de 15h30min. A encomenda foi enviada pela mãe do sentenciado que cumpre pena na unidade. Foram apreendidos dois chips e uma placa de aparelho celular, os itens estavam ocultos no tubo de pomada.


Em outro registro, feito no domingo (14), os agentes da Penitenciária flagraram uma visitante, cadastrada como companheira de um sentenciado, tentando adentrar na unidade com itens ilícitos. A ação se deu durante procedimento de revista mecânica, feita no escâner corporal.

As imagens do aparelho indicavam a presença de invólucro na região pélvica da mulher. Ao ser abordada, ela confessou trazer introduzido em sua genitália uma porção de substância entorpecente semelhante à maconha. Verificou que a quantia da referida droga era de 34 gramas.


A unidade prisional abriu procedimento disciplinar em desfavor dos custodiados. Tanto o remetente da correspondência apreendida como a visitante com droga introduzida foram suspensas do rol de visitas. Os ilícitos foram encaminhados para o Distrito Policial do município para a emissão de Boletins de Ocorrências.

Já na Penitenciária II "Nilton Silva", também de Franco da Rocha, os servidores apreenderam itens de telefonia celular em meio à alimentação. O fato aconteceu quando da vistoria da comida que foi trazida pela companheira de um sentenciado. O servidor notou algo estranho na carne e ao cortá-la foram encontradas duas placas de microcelulares e dois chips.


Ao ser questionada, a mulher alegou desconhecer o que havia dentro da vasilha de alimentação. A visitante e os ilícitos foram encaminhados ao Distrito Policial de Franco da Rocha para as medidas cabíveis. Quanto ao sentenciado, a unidade prisional abriu procedimento disciplinar em seu desfavor.

No dia 16, terça-feira, foi, ainda, apreendido itens de telefonia celular em encomenda. Ao efetuar revista em itens constantes na caixa de correspondência enviada pela avó do sentenciado, o servidor logrei êxito em encontrar camuflado em uma costura falsa de uma toalha uma placa de aparelho de telefonia celular e um chip.


Outra unidade de Franco da Rocha também registrou apreensões. Foi no Centro de Progressão Penitenciária. No dia 16, terça-feira, foram feitas quatro apreensões de ilícitos via correspondência. No total foram apreendidas 294 tiras de papel de substância análoga a K4, três porções de algo semelhante à maconha, além de 113 invólucros de substância igual à cocaína. Todas as apreensões estavam camufladas dentro de pacotes de salgadinho. As encomendas foram enviadas por visitantes constantes do rol de visitas de quatro sentenciados que cumprem pena no CPP.


As apreensões foram encaminhadas ao Distrito Policial de Franco da Rocha. Lá foram gerados Boletins de Ocorrências. Todos os sentenciados foram encaminhados à cela disciplinar. Em todos os casos serão solicitadas as regressões de regime semiaberto para regime fechado.

Itapecerica da Serra

Na última segunda-feira (15) os servidores do Centro de Detenção Provisória "ASP Nilton Celestino", de Itapecerica da Serra, apreenderam ilícitos em encomenda enviada pela mãe de um recluso. Durante entrega da correspondência, os servidores tiveram êxito e encontraram, escondido na parte interna da tampa de duas embalagens de sabão líquido, 12 invólucros de teor semelhante a substância cocaína e um invólucro análogo à maconha.


Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Itapecerica da Serra onde foi registrado Boletim de Ocorrência. Internamente, foi aberto procedimento disciplinar em nome do recluso e o remetente foi suspenso do rol de visitas.

Parelheiros

No domingo (14/11) funcionários da Penitenciária "ASP Joaquim Fonseca Lopes", de Parelheiros, impediram a entrada de ilícito na unidade prisional. Uma visitante, companheira de um sentenciado, foi surpreendida durante procedimento de revista mecânica, feita pelo escâner corporal.

Visto que as imagens apontavam para algo anormal em sua cintura, a visitante confessou que tinha papéis embutido no cós da calça. Foram encontradas folhas sulfites enroladas onde constavam micropontos, escondidas em suas vestes, semelhantes à droga sintética K4.

A mulher foi conduzida ao 101º Distrito Policial do Jardim Imbuias e o material apreendido encaminhado ao Instituto Médico Legal.

aasassa
Topo