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16/08/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

Ouvidoria da SAP ganha novo canal de atendimento

Formulário on-line permite maior agilidade

A Ouvidoria da Secretaria da Administração Penitenciária, uma das mais antigas do Estado de São Paulo, acaba de ganhar um novo canal de atendimento. Trata-se de um formulário on-line que permite o encaminhamento de denúncias, solicitações de informação e orientação, de maneira mais ágil e completa: http://www.sap.sp.gov.br/form-ouvidoria.html#top

Uma das pioneiras na área governamental, a Ouvidoria da SAP passou a existir oficialmente em 1999, porém já operava desde 1996. Como explica a ouvidora Ana Paula Bento da Silva: “A Ouvidoria atua no monitoramento da prestação do serviço prestado pela administração pública, isso inclui o monitoramento dos direitos individuais do cidadão em cumprimento de pena como o direito à saúde, educação, trabalho, integridade física e à preservação dos direitos do visitante“. Silva esclarece que os usuários para Ouvidoria não são apenas o preso e seus familiares, mas também os funcionários que atuam na Secretaria e que a importância da Ouvidoria “é de construir um diálogo entre as partes e verificar todas as alternativas para uma resolução harmônica dos conflitos”.

A Ouvidoria tem uma média de atendimentos de 500 a 600 pessoas por mês. “Dados do nosso último relatório semestral chegam à marca de 2.468 atendimentos, sendo que 84,36% desses atendimentos foram de situações atendidas. Ou seja, o manifestante conseguiu resolver seu problema junto a Administração Penitenciária”, ressalta a Ouvidora da SAP.

O formulário on-line vem se somar a esse esforço. Embora já realize muitos atendimentos via e-mail, esses eram prejudicados pela falta de informação, com ausência de dados básicos como nome do preso. Isso dificultava a agilidade no acolhimento da demanda, pois gerava solicitações de complementação de dados. “Com essa nova versão de atendimento online a condução dos procedimentos da Ouvidoria ficará mais célere, já que no formulário é obrigatório o preenchimento dos dados pessoais, do nome do preso e da unidade prisional”, explica Ana Paula. “Essa celeridade refletirá numa intervenção mais rápida da Ouvidoria, com um retorno mais efetivo e num prazo menor. Isso é essencial para a qualidade do serviço prestado pela administração pública e gerenciado pelas Ouvidorias Públicas”, complementa a Ouvidora.

Os demais canais de atendimento da Ouvidoria da SAP continuam disponíveis: por telefone (11) 3775-8103, 3775-8126 e 3775-8122, pessoalmente na Rua Líbero Badaró, 600 - 4º andar – Centro ou por carta: Ouvidoria da Secretaria da Administração Penitenciária Rua Líbero Badaró, 600 - 4º andar - Centro CEP: 01008-000 - São Paulo – SP.

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