Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/07/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Visitantes são flagradas na entrada de presídios com bolachas de nata com cocaína e até canivete em sacola de comida – apreensões no estado - 13 e 14/07


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas de burlar a vigilância de agentes penitenciários no último final de semana, 13 e 14 de julho. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos ficam isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Presidente Venceslau

No último sábado, dia 13/07, na Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira”, em Presidente Venceslau, a companheira de um sentenciado foi surpreendida por agentes do Estado durante o procedimento de revista em seus pertences de comida, o chamado "jumbo", com uma embalagem de bolachas de nata contendo bolachas com cocaína.

Presidente Bernardes

Ainda no sábado, dia 13/07, na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara”, de Presidente Bernardes, duas visitantes foram surpreendidas tentando entrar com objetos proibidos na unidade. Ambos os casos foram detectados durante o procedimento de revista no aparelho de escâner corporal, sendo que, cada visitante, mantinha escondido em suas partes íntimas um aparelho de telefonia celular.

Riolândia

A esposa de um sentenciado foi surpreendida domingo, dia 14/07, na Penitenciária “João Batista de Santana", em Riolândia, durante os procedimentos de revista, portanto um canivete em meio aos alimentos trazidos dentro de uma sacola, relatando que o havia deixado ali por esquecimento. Na mesma data, a companheira de outro sentenciado foi flagrada durante a passagem pelo equipamento de escâner corporal com comprimidos aparentando ser estimulantes sexuais. Os remédios estavam costurados no forro de sua peça íntima.

Lavínia

Na Penitenciária “Vereador Frederico Geometti”, de Lavínia I, no sábado, dia 13/07, ao ser submetida ao procedimento de revista pelo escâner corporal, foi visualizado que a companheira de um sentenciado possuía algo diferente em seu corpo, na altura das nádegas. Ao ser novamente submetida ao aparelho, percebeu-se que a imagem havia se deslocado para a região das costas. Indagada pelas agentes de segurança penitenciária, ela afirmou que trazia maconha para o companheiro, a pedido do mesmo. A visitante pediu para ir ao banheiro, onde foi acompanhada por duas agentes, momento em que retirou das costas um pacote com a droga.

Domingo, dia 14/04, na Penitenciária “Luís Aparecido Fernandes” de Lavínia II, durante revista feita em uma vasilha com carnes, agentes encontraram um invólucro contendo uma placa de telefone móvel trazida pela mãe de um sentenciado que cumpre pena no local. No mesmo dia, outra visitante, cadastrada como companheira de um detento, ao ser submetida a procedimento de revista por meio do escâner corporal, trazia algo em sua genitália. Ao ser questionada, ela retirou do corpo e entregou um invólucro com um aparelho celular.

Valparaíso

Três mulheres foram barradas na entrada da Penitenciária de Valparaíso no sábado, dia 13/07, após serem flagradas pelo equipamento de escâner corporal, cada uma portando um invólucro escondido na genitália, contendo um celular em cada embalagem. Uma delas era irmã de sentenciado e as outras duas eram companheiras de presos da Penitenciária em questão.

Martinópolis

Também sábado, dia 13/07, na Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena”, de Martinópolis, a companheira de um sentenciado tentou ingressar na unidade com um invólucro inserido na região da genitália. Nele, havia um micro aparelho de telefonia celular, o qual foi detectado pelo aparelho de escâner corporal.

Às 10h de domingo, a companheira de um sentenciado tentou entrar na unidade com um invólucro inserido na região genital e que foi detectado pelo aparelho de escâner corporal instalado na unidade. Diante da negativa da visitante que portava algo ilícito, a mulher foi encaminhada à Santa Casa local onde os fatos se confirmaram, sendo que dentro do invólucro havia um micro aparelho de telefonia celular.

Assis

Neste último sábado, dia 13/07, na Penitenciária de Assis, ao submeter as visitantes aos procedimentos de revista de praxe, foi constatado pelos servidores que a irmã de um sentenciado trazia em meio a seus pertences um fone de ouvido dentro de uma sacola junto com um pano de prato. O material foi apreendido e tomadas as devidas providências.

Ao passar as visitantes pelo aparelho de escâner corporal na Penitenciária de Assis, no domingo, dia 14/07, agentes verificaram imagens suspeitas na irmã de um sentenciado. Após averiguação, constatou-se uma camiseta que continha do lado avesso várias escritas com informações de criminosos.

Tupi Paulista

Na Penitenciária de Tupi Paulista, no domingo, 14/07, um visitante cadastrado como companheiro de um sentenciado foi flagrado pelos agentes da unidade durante a revista no aparelho de escâner corporal. Ele estava tentando entrar na unidade com um objeto estranho na altura da virilha. Ao ser questionado, o jovem confessou que se tratava de maconha.

Irapuru

Na Penitenciária de Irapuru, no domingo, 14/07, no momento em que a companheira de um sentenciado foi submetida ao equipamento de escâner corporal, os servidores constataram que havia algo suspeito nas partes íntimas da mulher. Desta forma, foi solicitado que duas agentes de segurança acompanhassem a visitante até o vestiário feminino, local onde a mesma retirou de suas partes íntimas um invólucro de cor preta que, ao ser aberto, revelou a presença de um micro aparelho de telefonia celular, com placa, teclado e carcaça externa. A senhora afirmou ter confeccionado o invólucro com apoio de uma amiga e que não ganharia nenhum valor para entrar à unidade, nem estaria atendendo pedido do companheiro.

Diadema

A mãe de um preso foi impedida de entrar no Centro de Detenção Provisória de Diadema no domingo, 14/07, ao ser surpreendida durante o procedimento de revista mecânica feita pelo escâner corporal. As imagens apontavam irregularidades na região genital. A visitante confirmou que portava um invólucro plástico contendo cocaína inserido em suas partes íntimas.

Franco da Rocha

No sábado, dia 13/07, a mãe de um preso foi surpreendida durante revista realizada pelo escâner corporal da Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro", de Franco da Rocha. A visitante portava um invólucro contendo aproximadamente 100g de cocaína e 36g de maconha. Os entorpecentes estavam escondidos em seu ânus.

São Bernardo do Campo

Os servidores do Centro de Detenção Provisória "Dr. Calixto Antonio", de São Bernardo do Campo, surpreenderam um visitante no domingo, dia 14/07, portando objetos ilícitos. Quando o irmão de um preso passou pelo escâner corporal, o equipamento apresentou alterações nas imagens na região da cintura e membros inferiores. Ao ser indagado, o visitante confessou estar com três pedaços de material soldável, semelhante a estanho oculto no cós, bolso e barra da calça.

Americana

Domingo, 14/07, durante o procedimento de revista no Centro de Detenção de Americana, agentes perceberam alteração nas imagens produzidas pelo escâner corporal, mostrando que havia irregularidades na região genital. A moça negou que estivesse com algo ilícito, sendo necessário ser levada ao hospital da cidade, mas no caminho assumiu que havia escondido um pacote de drogas em suas partes íntimas. Os agentes prisionais voltaram ao CDP e a visitante foi encaminhada a uma sala particular, onde a própria fez a retirada do material. Os servidores constataram que se tratava de 23g de maconha e 59 de cocaína.

Capela do Alto

Duas mulheres foram flagradas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto, no domingo, 14/07, durante o procedimento de revista. As mulheres pretendiam visitar os companheiros, mas foram impedidas por agentes penitenciários, assim que eles perceberam alterações nas imagens produzidas pelo escâner corporal. Na primeira apreensão, a mulher, de 23 anos, estava com extratos bancários com informações de criminosos. Na segunda apreensão, a visitante, de 18 anos, estava com 86g de maconha. Os materiais apreendidos estavam escondidos nas roupas íntimas das visitantes.

Piracicaba

Já na Penitenciária de Piracicaba, uma jovem de 20 anos foi pega no domingo, 14/07, durante o procedimento de revista. Ela pretendia visitar o companheiro, mas foi flagrada ao passar pelo escâner corporal. A mulher estava com um pacote nas partes íntimas e escondia 23g de cocaína e 39g de maconha.

Casa Branca

Duas mulheres foram impedidas de entrar na Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra”, em Casa Branca, durante o procedimento de revista Elas pretendiam visitar os companheiros, mas acabaram impedidas pelos agentes, que perceberam irregularidades nas imagens produzidas pelo escâner corporal. A primeira apreensão ocorreu no sábado, 13/07, quando agentes penitenciários perceberam alterações nas imagens produzidas pelo escâner. Ela foi encaminhada ao Pronto Atendimento e, após a realização de exames de raio-x, foi confirmada a presença de um pacote na região pélvica. A mulher fez a retirada do material e foi constatado que havia 31g de maconha e 59g de cocaína. Após ser conduzida até a delegacia, a mulher confessou que tinha mais drogas na bolsa que ela havia deixado no micro-ônibus. O acessório foi encontrado. Nele havia mais 35g de maconha e 57g de cocaína. Já no domingo, 14/07, uma mulher estava com 105g de cocaína escondidos nas partes íntimas. Ela também precisou ser levada ao Pronto Atendimento para a retirada do material.

Potim

Na Penitenciária “AVEP Jair Guimarães de Lima”, a P1 de Potim, uma mulher de 25 anos foi flagrada ao esconder pequenos pacotes de maconha dentro de pedaços de carne. O material foi encontrado quando agentes faziam a revista nos alimentos que a mulher entregaria para seu marido, sentenciado da unidade prisional. A visitante trazia 148,32 g de maconha em 18 “trouxinhas” de plástico.

Caraguatauba

Em Caraguatatuba, no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira”, duas jovens foram surpreendidas com drogas dentro do corpo ao passarem pela revista por escaneamento corporal. Ambas têm a mesma idade, 19 anos, e levariam os entorpecentes a seus respectivos companheiros, detentos do presídio. No primeiro flagrante, que ocorreu pouco antes das 11h, a visitante carregava um invólucro com 22,78g de cocaína e 129,47g de maconha na vagina. A jovem confessou a infração ao ser questionada pelas agentes e retirou o material espontaneamente, em local reservado. Logo em seguida, com as imagens geradas pelo escâner corporal, um objeto estranho foi identificado na região pélvica da segunda visitante, que negou portar ilícitos e foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Caraguatatuba. Ao ser indagada pelos policiais, a visitante do CDP revelou que trazia 82,65g de cocaína no órgão genital.

Álvaro de Carvalho

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho com 27 invólucros (68 gramas) de maconha e uma porção (17g) de cocaína camuflados na comida, por volta das 9h30 de domingo, dia 14/07. Durante a inspeção realizada em equipamento de raio-X, os agentes de segurança perceberam que havia algo suspeito em duas vasilhas plásticas contendo alimento que a visitante entregaria para o companheiro preso. Embaladas em saquinhos plásticos, as porções das drogas foram misturadas no meio de arroz, macarrão, carne e batata.

Bauru

Uma mulher foi flagrada tentando entrar no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru com um minicelular escondido em sua vagina, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. O flagrante ocorreu por volta das 10h de domingo, dia 14/07. Questionada, a visitante negou a irregularidade e, portanto, foi encaminhada ao Pronto-Socorro Central (PSC) da cidade, onde exames comprovaram que havia objeto escondido em sua genitália. A mulher alegou que entregaria o aparelho ao irmão preso, para o pagamento de uma dívida dele com outros detentos.

Franca

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Franca com maconha escondida em seu ânus, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 10h de domingo, dia 14/07. Após ser descoberta, a visitante foi conduzida até uma sala reservada e, na presença de agentes femininas, retirou de seu corpo a porção da droga – embalada em fita adesiva. Ao ser indagada, a mulher disse que o entorpecente teria sido solicitado pelo companheiro preso, que pretendia comercializá-lo na unidade. Ela alegou, ainda, que receberia R$ 100 pelo “serviço”.

Marília

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Marília com uma porção de cocaína escondida no forro da calcinha. A peça de roupa, contudo, estava solta dentro da calça e nela havia um saco plástico contendo a droga. O flagrante ocorreu por volta das 9h30 de sábado, 13/07, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. Questionada, ela disse que faria uso da droga com o marido preso durante a visitação. Em seguida, a visitante tomou a porção de cocaína da mão da agente de segurança e a colocou na boca, dizendo que iria engolir a droga, que contabilizou peso total de 16g. Ela ficou por quase duas horas ameaçando ingerir o entorpecente, até que concordou em entregá-lo aos funcionários.

Pirajuí

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí com celular e chip escondidos na sacola de roupas infantis da filha. A apreensão ocorreu por volta das 9h30 de domingo, dia 14/07, durante procedimento de revista em equipamento de raio-X.

Ribeirão Preto

A Penitenciária de Ribeirão Preto registrou duas apreensões no domingo, dia 14/07. Uma delas ocorreu por volta das 9h50, quando uma mulher foi flagrada tentando entrar na unidade prisional com três porções de maconha escondidas em seu ânus. O outro flagrante se deu ao meio-dia. Uma visitante escondeu um invólucro de maconha em sua vagina. Em ambos os casos, a dupla foi descoberta durante procedimento de revista pelo escâner corporal. Em sala reservada e na presença de agentes femininas, as duas concordaram em retirar a droga de seus corpos.

Serra Azul

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária I de Serra Azul com três porções de maconha e anotações suspeitas sob o sutiã (top), durante procedimento de revista pelo escâner corporal. O flagrante ocorreu por volta das 10h de domingo, dia 14/07. Questionada pelos funcionários da unidade, a visitante disse que a droga seria para uso dela e do marido preso durante a visitação. Sobre as anotações – um bilhete e um extrato bancário -, a mulher alegou que entregaria o material para o companheiro de outra visitante. Encaminhada à delegacia, ela foi presa em flagrante.

Taquarituba

Um jovem foi flagrado tentando entrar na Penitenciária de Taquarituba com um celular escondido em seu ânus, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 7h30 de domingo, dia 14/07. Levado até uma sala reservada, o rapaz retirou o telefone móvel de seu corpo e o entregou aos agentes de segurança. Ao ser indagado, confessou que entregaria o aparelho ao primo preso.

aasassa
Topo