Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/08/17 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes apreendem drogas, celulares e outros ilícitos em unidades prisionais do estado neste fim de semana

A Secretaria da Administração Penitenciária destaca o trabalho de seus valorosos funcionários, que mais uma vez impediram vários ilícitos de entrarem nas unidades prisionais do Estado. Nos casos de apreensões com visitantes, todos foram conduzidos ao Plantão Policial, sendo suspensos do rol de visitas, sem prejuízo de eventual processo criminal. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e responderão a procedimento apuratório disciplinar.

Penitenciária Feminina de Sant´Ana

No último domingo, 13, companheira de sentenciada da unidade foi surpreendida durante revista corporal tentando entrar na unidade portando um invólucro com cocaína introduzido na genitália.

Penitenciária II de Guarulhos

Foram duas ocorrências na Penitenciária II "Desembargador Adriano Marrey" de Guarulhos, ambas no domingo, 13. Nos dois casos, companheiras de sentenciados da unidade foram surpreendidas tentando entrar com invólucros contendo cocaína e maconha ocultos em seus respectivos genitais.

CDP II de Osasco

No Centro de Detenção Provisória (CDP) II "ASP Vanda Rita Brito do Rego" de Osasco a companheira de detento da unidade foi flagrada durante a revista com um invólucro introduzido em sua genitália, contendo maconha e pasta base de cocaína, no domingo, 13.

CDP de São Bernardo

No último sábado, 12, no CDP (Centro de Detenção Provisória) "Dr. Calixto Antonio" de São Bernardo do Campo, companheira de preso da unidade foi surpreendida tentando entrar com substâncias entorpecentes (maconha e cocaína), ocultos no interior de um invólucro introduzido na genitália,

CDP de Suzano

No sábado, dia 12, no CDP de Suzano, a mãe de um detento acionou o portal detector de metais. A mulher de 44 anos estava com um micro aparelho de telefonia celular dentro da genitália. Para tentar burlar o sistema de segurança, ela havia montado um pacote com fita isolante, grafite e massa adesiva.

CDP de Mogi das Cruzes

No domingo, dia 13, no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Mogi das Cruzes, uma mulher de 25 anos teve a tentativa de entrar com droga frustrada pelas agentes penitenciárias de plantão. Cadastrada como companheira de um detento, a mulher apresentou comportamento estranho no momento da revista de rotina e antes de ser encaminhada ao Pronto Socorro para exame de raio-X acabou por admitir estar com invólucro. Em sala reservada, ela retirou de dentro da genitália um pacote que continha 56,8 gramas de maconha e 110 gramas de cocaína.

CPP de Tremembé

Neste sábado, dia 12, foram apreendidos cerca de três quilos de maconha e quase 70 itens ilícitos, entre celulares, carregadores, baterias e frascos de tinta para tatuagem, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé.

Por volta das 9h30, durante vistoria de rotina da unidade prisional foi identificado que, na área externa próxima a um dos pavilhões habitacionais, o chão de terra estava com aparência estranha. Os agentes de segurança penitenciária examinaram o local e descobriram duas mochilas enterradas, numa profundidade de 80cm. A ação efetiva dos servidores da SAP impediu que os ilícitos chegassem ao poder de presos da unidade.

Dentro das mochilas, havia 2,7 kg de maconha, 39 aparelhos de celular, 50 carregadores, 15 baterias e sete fones de ouvido, além de dois motores e cinco frascos de tinta para tatuagem.

O material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Tremembé. A direção do CPP de Tremembé instaurou Procedimento Disciplinar Apuratório e comunicou o caso à Vara de Execuções Criminais.

É importante ressalvar que o CPP de Tremembé é uma unidade de regime semiaberto, que não dispõe de vigilância armada nem é cercada por muralha.

Penitenciária I de Tremembé

No sábado, 12, esposa de sentenciado da Penitenciária I "Dr Tarciso Leonce Pinheiro Cintra" de Tremembé, ao passar pelo detector de metais acionou o aparelho, indicando presença de materail metálico, na linha da cintura. Diante do fato a visitante, ao ser indagada pelos funcionários, confessou que estava com um celular introduzido em sua genitália e que levaria para o sentenciado, sendo que em sala reservada ela retirou o invólucro.

CPP de Mongaguá

No sábado, dia 12, uma mulher de 39 anos, cadastrada como companheira de um dos detentos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá, foi flagrada com droga. Por volta das 8h30min, durante revista de rotina, a visitante apresentou comportamento suspeito e acabou por admitir portar um invólucro no interior do corpo. Em sala reservada, ela retirou o pacote de dentro das partes íntimas, que continha 164 gramas de cocaína e 16 comprimidos de estimulante sexual.

Ainda no CPP de Mongaguá, no dia 13, outra visitante, mãe de um dos detentos, foi surpreendida em situação semelhante com um pacote também dentro do corpo. A mulher de 42 anos estava com um pacote dentro da genitália, que continha 146 gramas de cocaína e 42 gramas de maconha.

Penitenciária 2 de São Vicente

No domingo, dia 13, a mãe de um dos presos da unidade, uma mulher de 48 anos, teve a tentativa de entrar com materiais ilícitos na unidade frustrada. Ela portava dentro do ânus um pacote, que tinha 2 fones de ouvido, 20 gramas de maconha e 28 gramas de cocaína.

Penitenciária II de Itirapina

Na manhã deste último sábado (12), por volta das 8h30, a visitante M. A, de 37 anos, companheira do detento J.P.F.O 928), foi flagrada ao passar pelo detector de metais na penitenciária ‘João Batista de Arruda Sampaio, em Itirapina (SP), com dois aparelhos celulares. Segundo informações da unidade prisional, a mulher ficou nervosa e ao ser feito o procedimento com as vestimentas fornecidas pelo sistema o aparelho emitiu som. Ao ser questionada se estaria portando algo ilícito, M.A negou insistentemente e foi encaminhada ao hospital do município, acompanhada por agentes de segurança penitenciária, para que fossem realizados os exames de Raio-x. A visitante confessou que portava dois microcelulares na vagina e espontaneamente fez a retirada dos objetos na unidade hospitalar.

Já no domingo (13), por volta das 9h30 outra mulher também foi flagrada ao entrar na mesma unidade com dois microcelulares. Segundo informações da penitenciária, B.R.P, de 23 anos companheira do detento J.C (22), passava pelo detector de metais quando o aparelho emitiu o som. A mulher ficou nervosa e foi orientada pelas agentes a usar a vestimenta fornecida pela unidade a fim de detectar a presença do aparelho. B.R.P, confessou que os objetos estavam em seu corpo e foi conduzida ao local específico para retirá-los, sem necessidade de ir ao hospital.

As duas suspeitas foram encaminhadas à autoridade policial, juntas com os materiais apreendidos para as providências de Polícia Judiciária e ficaram à disposição da justiça. Os detentos foram isolados preventivamente para procedimentos investigatórios disciplinares. A SAP informa que todo visitante flagrado nas unidades com materiais ilícitos são suspensos do rol de visitas.

CDP de Capela do Alto

Três mulheres foram flagradas tentando entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto com invólucros contendo maconha e cocaína neste último domingo, 13. As visitantes já estavam sendo monitoradas pelo CDP. Segundo informações da unidade prisional, Z. S. G, companheira do detento M. G e mãe de L. H. A. A, também preso na unidade, estava sob denúncia e foi surpreendida portando em sua vagina um invólucro com maconha. A segunda mulher, L. T, companheira do preso W.S.C, além de portar maconha, estava em posse de cocaína, anotações impróprias e comprovante de transação bancária. Ambas durante o procedimento de revista apresentaram nervosismo, e confessaram portar ilícitos. Ao perceber que as duas mulheres haviam sido flagradas, a terceira suspeita, A.A.P, companheira do detento A. L. B, tentou jogar fora o invólucro, mas foi impedida pelos agentes de segurança.

Todos os materiais aprendidos estavam escondidos nos órgãos genitais das mulheres e as três foram levadas à Delegacia de Polícia - Plantão de Tatuí, onde estão à disposição da justiça.Foram instaurados procedimentos administrativos disciplinares para apurar a cumplicidade dos presos que seriam visitados, os quais se encontram isolados preventivamente. A SAP salienta que todas as visitas que são apreendidas com material ilícito são suspensas do rol de visitas.

CDP de Americana

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informa que na manhã deste último sábado (12) às 6h30, um agente de escolta avistou próximo ao acesso do Centro de Detenção Provisória (CDP) "AEVP Renato Gonçalves Rodrigues" de Americana, duas mulheres usando maconha. Segundo informações da unidade prisional, J. C. O, de 19 anos, companheira do detento M.O.J (34) e E.C.O de 24 anos, companheira de R.F.S (31), pretendiam entrar no CDP. O agente apreendeu uma porção do entorpecente que estava com as visitantes, as duas foram conduzidas à Delegacia Seccional de Americana e liberadas logo em seguida. Foi instaurado procedimento disciplinar para averiguação dos fatos em relação aos detentos.

CDP de Sorocaba

Na manhã deste último sábado (12), por voltas das 8h40, duas mulheres foram flagradas ao passar pelo detector de metais no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba. Segundo informações da unidade prisional, B.R.R de 23 anos, e E.L.O, de 19, estavam sob denúncia acerca da entrada de drogas no CDP. A primeira mulher ao ser questionada negou que estivesse portando qualquer material ilícito. Minutos depois a visitante acabou assumindo que tinha em sua genitália uma porção de cocaína e que o seu objetivo era entregar a droga para o seu companheiro, E.G.S de 24. Já E.L.O, de 19 anos, companheira do detento I.A.O.B, de 23, assumiu imediatamente que havia em sua genitália dois invólucros, sendo um com 91 gramas de cocaína e o outro com 90 gramas de maconha, cujo destino era para o seu companheiro. Nas duas ocorrências os invólucros foram retirados pelas suspeitas sem haver necessidade de conduzí-las ao hospital.

Penitenciária I de Avaré

No sábado, 12/08, por volta das 10h da manhã, agentes de segurança da Penitenciária I "Dr. Paulo Luciano Campos" de Avaré encontraram quatro carregadores portáteis de celular dentro de um travesseiro de uma visitante, mãe de apenado.

Penitenciária de Ribeirão Preto

No domingo, 13/08, funcionários da Penitenciária de Ribeirão Preto que faziam a revista, encontraram um aparelho celular e uma bateria nos pertences de uma mulher, esposa de um sentenciado. Quando questionada, a visitante disse que o material era de sua propriedade.

Penitenciária II de Lavínia

No domingo, 13, ao passar pelo Banco Detector de Metais, companheira de sentenciado da Penitenciária II "Luis Aparecido Fernandes" de Lavínia acionou o equipamento positivamente para a presença de material metálico em seu corpo. Foi solicitado que ela repetisse, mais uma vez, o procedimento, e o aparelho continuou a sinalizar positivamente para a presença de metal. Indagada, a visitante retirou voluntariamente de seu órgão genital um "invólucro" contendo aparelho de telefonia móvel celular, 04 chips de operadora e 05 comprimidos sem identificação.

Penitenciária III de Lavínia

Também no domingo, 13, outra companheira de sentenciado da Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia foi flagrada pelo banco detctor de metais, que acionou positivamente para a presença de material metálico. Espontaneamente, ela retirou um invólucro, que continha um aparelho celular, um fone de ouvido e uma porção de maconha.

Penitenciária II de Mirandópolis

No dia 12, sábado, houve a apreensão de uma bateria de aparelho eletrônico em meio aos pertences de companheira de sentenciado da Penitenciária"ASP Lindolfo Terçariol Filho" de Mirandópolis.

Penitenciária II de Presidente Venceslau

Aconteceram duas apreensões na Penitenciária II "Maurício Henrique Guimarães Pereira" de Presidente Venceslau no último domingo, 13: a esposa de um dos sentenciados da unidade acionou o portal detector de metais da unidade. Questionada, retirou espontaneamente um invólucro contendo duas porções de massa plástica (cinza e marrom), dois frascos de líquido incolor e dois microcartões. No "jumbo" de alimentação (itens entregues pela família ao preso) trazido por outra esposa para outro preso da mesma unidade, foi localizado um cadeado.

Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

No domingo, 13 de agosto, por volta das 12h30, durante o procedimento padrão de revista para entrada de visitantes a filha de uma das reeducandas da unidade, foi flagrada com uma moeda de R$ 1,00 no bolso da calça ao ser submetida a revista corporal.

Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso

No domingo, 13, pela manhã, ao passarem pelo aparelho de RX os pertences de companheira de reeducando da unidade os Agentes de Segurança Penitenciária tiveram êxito em encontrar, no fundo da bolsa, um aparelho de celular.

aasassa
Topo