15/07/19 | Assessoria de Imprensa - SAP

Escola + Bonita recupera estabelecimentos de ensino inclusive durante férias

Força tarefa de mais de 3 mil reeducandos intensificam trabalhos até dia 26/07

Em todo o Estado, 103 escolas estão sendo pintadas por presos durante o mês de julho graças ao projeto “Escola + Bonita”. Ao todo, 67 municípios paulistas serão beneficiados com a iniciativa. Desde o início do mês, e até o final de julho, 3.025 reeducandos estarão preparando os 103 estabelecimentos escolares para o novo semestre. Do total de escolas, 90 são unidades estaduais – as demais são municipais, além da Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar, de Osasco, na Grande São Paulo.

O projeto é resultado de uma parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), da Educação e de Desenvolvimento Econômico, sob gestão na SAP da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania. A ação prevê a reforma de 2,1 mil escolas em todo o Estado. Durante as férias escolares, a pintura ocorre durante a semana, diferente do período escolar, em que ocorre aos fins de semana.

Os reeducandos são capacitados como pintores profissionais por meio do Programa Via Rápida Expresso, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a pintura das escolas entra como parte prática do curso. Por conta disso, os sentenciados recebem remição de pena – a cada doze horas de estudo, um dia é abatido da pena.