Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/02/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Drone é flagrado tentando levar celulares e drogas para CDP de Vila Independência e apreensões em todo o estado durante carnaval


Em plena noite do sábado de carnaval, 10, agentes do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência surpreenderam um drone sobrevoando a unidade, por volta das 19h30. Os agentes de escolta e vigilância penitenciária efetuaram disparos em direção ao drone, porém não obtiveram êxito em derrubar o aparelho, que deixou cair um invólucro sobre a tela de proteção que foi instalada recentemente no teto sobre a laje de um dos raios da unidade.

Funcionários conseguiram retirar o objeto da tela. Ao abri-lo, encontraram dentro dele quatro aparelhos celulares, sete trouxinhas de maconha e dois pinos de cocaína.

Assim como em Vila Independência, vários presídios em todo o estado foram alvo de tentativas de entrada de ilícitos no período do Carnaval. No caso de visitantes, estes foram levados às delegacias de polícia locais para registro de Boletim de Ocorrência, além de serem suspensos da lista de visitas, sem prejuízo do processo criminal. Os presos identificados como receptores dos ilícitos foram isolados e responderão a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Também na capital paulista, no CDP I de Chácara Belém, no domingo, 11, duas visitantes foram surpreendidas com invólucros contendo cocaína introduzidos, em ambos os casos, nos genitais. O flagrante foi possível graças ao scanner corporal da unidade. O caso foi registrado no 31º Distrito Policial (DP).

Santo André

No CDP de Santo André, foram nada menos do que sete tentativas de entrar com ilícitos, das mais diferentes formas. No domingo, foram três visitantes, todas companheiras de presos da unidade, flagradas tentando entrar com cocaína, maconha e celulares por meio de invólucros escondidos nos genitais. A primeira levava maconha e cocaína, a segunda levava um aparelho de telefonia celular e a terceira também levava um celular, além de maconha, ocultos nos genitais.

Já no sábado, 10, o irmão de um dos presos da unidade foi flagrado portando maconha e cocaína ocultos no forro da sua cueca. Já a mãe de outro preso escondia um telefone celular em um invólucro nos genitais. Outras duas visitantes, companheiras de outros presos, levavam drogas: uma delas ocultava no genitais um invólucro contendo cocaína e a outra também levava cocaína, porém dessa vez dentro do forro do sutiã que estava usando. Todas as apreensões foram registradas no 4º DP de Santo André. As apreensões se deram por meio de scanner corporal.

Diadema

No domingo, 11, o irmão de um dos presos do CDP de Diadema foi surpreendido tentando entrar portando cinco cigarros recheados com maconha, ocultos no interior da vasilha de alimentação. O visitante foi conduzido ao 1º DP de Diadema.

Guarulhos

Foram três apreensões nos presídios de Guarulhos, todas no domingo, 11. Na Penitenciária II "Desembargador Adriano Marrey" de Guarulhos, a irmã de um dos presos da unidade ocultava um invólucro contendo maconha introduzida no ânus. Outra visitante, companheira de outro preso da unidade, foi surpreendida portando um invólucro contendo maconha, haxixe e cocaína também introduzida no ânus.

Já no CDP II de Guarulhos, companheira de preso da unidade escondida drogas nas roupas que usava. Agente da unidade detectou a tentativa de burlar a vigilância por meio do aparelho de scanner corporal do presídio. Todas as tentativas foram registradas em distritos policiais do município.

Franco da Rocha

Foram vários flagrantes de visitantes tentando entrar com ilícitos nos presídios de Franco da Rocha no fim de semana. No domingo, 11, na Penitenciária I "Mário Moura Albuquerque",, companheira de preso foi surpreendida durante o procedimento de revista mecânica no Body Scanner, portando uma porção de maconha no cós de sua calça. No mesmo dia, na Penitenciária II "Nilton Silva”, companheira de preso, ao passar pelo procedimento de revista mecânica pelo scanner corporal, foi surpreendida tentando entrar portando consigo maconha, cocaína e comprimidos, introduzido em um invólucro em sua genitália. Na Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro", companheira de preso foi surpreendida tentando entrar portando um invólucro contendo cocaína, introduzido no ânus.

Já no sábado, 10, foi registrada a apreensão de uma visitante, companheira de preso da Penitenciaria III, portando cocaína e maconha, escondidas dentro de uma vasilha de alimentação.

Todos os casos foram registrados na Delegacia de Polícia de Franco da Rocha.

Mogi das Cruzes

Foram duas apreensões no período: sábado, 10, e segunda, 12. No sábado, companheira de detento da unidade, ao ser submetida a revista no equipamento de body scanner, apresentou imagem com corpo estranho introduzido em seu corpo. Ao ser questionada, assumiu ter introduzido algo em seu ânus, no entanto não conseguia afirmar o que seria. Após retirar o invólucro em local reservado e entrega-lo aos agentes, estes o abriram e constataram que continha maconha. Na segunda, agentes localizaram dentro de correspondência encaminhada por primo de preso da unidade 14 maços de cigarros de fabricação nacional todos com selos brasileiros, contendo em seu interior maconha e cocaína. Os dois casos foram registrado no Distrito Policial local.

Hortolândia

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no último sábado (10), uma mulher foi flagrada com maconha escondida no cós da calça, durante procedimento de revista, na Penitenciária “Odete Leite de Campos Critter”, mais conhecida como P2 de Hortolândia. Segundo informações da unidade prisional, F.M. de Souza pretendia visitar o seu companheiro, W.P. dos Santos.

No domingo (11), outra mulher, que também pretendia visitar o seu companheiro, foi surpreendida em posse de 20 comprimidos de uma substância não identificada, escondidos no bojo do sutiã. As duas mulheres e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia do município e os presos foram isolados preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP suspende, temporariamente, do rol de visitas, pessoas flagradas tentando entrar nas unidades com materiais proibidos.

Bauru

No sábado (10), por volta das 10h da manhã, agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru encontraram invólucros contendo maconha dentro de um vasilhame contendo alimentação. Os pacotes envoltos de plástico estavam escondidos dentro de pedaços de carne.

Pontal

Também no sábado, por volta das 9h45, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal, durante procedimento de inspeção no aparelho de raio-X, foi detectado objeto suspeito no interior de um dos vasilhames de alimentação de uma visitante, esposa de detento. Funcionários da unidade prisional realizaram a revista no compartimento e encontraram porções de maconha misturados no alimento.

Outro caso ocorreu no domingo, 11, por volta das 10h20 da manhã. Uma mulher, mãe de preso, tentou entrar não CDP com aparelho celular e fone de ouvido escondidos dentro de uma vasilha com bifes de carne. O flagrante ocorreu no momento em que os pertencentes da visitante passava pelo aparelho de raio-X.

Capela do Alto

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no sábado (10), uma mulher foi surpreendida durante o procedimento de revista, na Penitenciária de Capela do Alto, com 167 gramas de cocaína, escondidas na vagina. Imagens feitas pelo body scanner mostraram alteração no corpo de L. M. S, que pretendia visitar o detento R.L. de A. Ao ser questionada, a suspeita admitiu se tratar de droga e foi conduzida ao plantão policial de Tatuí, onde permanece à disposição da Justiça. Na unidade foi instaurado procedimento disciplinar para apurar a participação do preso, que foi isolado preventivamente. A SAP informa que as pessoas flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais ilícitos são suspensas, temporariamente, do rol de visitas.

Taubaté

No sábado, dia 10, uma mulher de 38 anos foi surpreendida portando droga escondida no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté. A suspeita pretendia visitar o marido que está detido na unidade. O flagrante ocorreu enquanto ela passava pelo equipamento de scanner e teve registrada uma imagem estranha nos seios. Tratava-se de uma porção de maconha. No domingo, dia 11, o CDP de Taubaté registrou mais duas apreensões com visitantes. A primeira foi por volta das 9h40min quando uma jovem de 21 anos foi flagrada pelo scanner portando 3 cigarros escondidos na região da cintura. Os cigarros eram de maconha. Em seguida, às 11h40min, outra visitante, uma jovem de 19 anos, tentou entrar na unidade com LSD. Ela havia escondido 25 adesivos da droga sintética no absorvente que estava entre seus pertences pessoais.

São José dos Campos

Ainda no domingo, no CDP de São José dos Campos, outras 3 mulheres foram flagradas tentando burlar as regras de segurança da unidade. Às 10h30min, uma agente identificou por meio do scanner corporal que a irmã de um detento, uma jovem de 22 anos, estava com um objeto estranho no interior da genitália. Quando questionada, ela admitiu estar com um minicelular dentro do próprio corpo.

Logo em seguida, dez minutos depois, foi a vez de uma mulher de 20 anos ser surpreendida com uma porção de maconha. Durante o procedimento de revista, uma agente penitenciária observou que havia um volume no bolso da calça da visitante, onde estava a droga.

Às 11h, mais uma esposa de detento foi flagrada por meio do scanner corporal. Uma mulher de 25 anos tentou entrar na unidade com uma porção de maconha e uma de cocaína dentro da genitália.

Itapetininga

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no sábado (10), uma mulher de 43 anos foi flagrada na Penitenciária “Jairo de Almeida Bueno” de Itapetininga I, durante o procedimento de revista, com um micro celular na vagina. A visitante pretendia visitar seu companheiro, mas após o flagrante, foi conduzida à delegacia. Na unidade foi instaurado procedimento disciplinar para apurar a participação do preso, que foi isolado preventivamente. As pessoas flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos são suspensas, temporariamente, do rol de visitas, como medida de segurança da SAP.

Itirapina

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que durante o final de semana houve duas apreensões de celulares, na Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio”, em Itirapina II. O primeiro flagrante ocorreu no sábado (10), quando a visitante R.A.N., de 46 anos, passou pelo body scanner e agentes perceberam alteração na imagem. Ao ser questionada, a mulher negou que estivesse portando algo ilícito, mas em seguida admitiu e retirou espontaneamente o aparelho, da vagina. O segundo flagrante aconteceu no domingo (11), com a visitante R.C. de S. N, também ao passar pelo equipamento eletrônico. As duas mulheres e os aparelhos foram conduzidos ao plantão policial para serem tomadas as providências cabíveis. Já os detentos, que seriam visitados, foram isolados preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que suspende, temporariamente, do rol de visitas, pessoas que são flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos.

Flórida Paulista

No domingo, 11, por volta das 08h, houve a apreensão de um aparelho micro celular com visitante, companheira de sentenciado da Penitenciária de Flórida Paulista, no momento em que ela passava pelos procedimentos de revista no aparelho body scanner da unidade.

Junqueirópolis

Também no domingo, 11, por volta das 11h20, durante procedimento de revista em companheira de sentenciado da Penitenciária de Junqueirópolis, foi constatada a presença de um objeto. Na imagem do aparelho de scanner corporal, aparentava tratar-se de uma placa para aparelho celular introduzido no ânus. Diante do fato a visitante foi encaminhada para o plantão policial e posteriormente à Santa Casa local para que o referido aparelho pudesse ser retirado.

Lavínia

Foram duas apreensões no sábado, 10, na Penitenciária II de Lavínia e uma no domingo, 11, a Penitenciária III da mesma cidade. Em Lavínia II, ao ser submetida aos procedimentos de imagem do equipamento de scanner corporal, ficou evidenciado a presença de corpo estranho na região de genitália de companheira de sentenciado da unidade. Ao ser indagada se portava algum objeto ilícito, ela respondeu negativamente. Diante os fatos, foi acionada a Polícia Militar a fim de conduzi-la ao Hospital Estadual de Mirandópolis na presença de agentes femininas. Ocorreu que no Hospital a mesma recusou-se a realizar exames e procedimentos, sendo em seguida encaminhada a Delegacia de Polícia deste município de Lavínia, momento que retirou voluntariamente de sua genitália um invólucro que ao ser verificado foi constatado que continha um micro aparelho de telefonia móvel celular.

No mesmo dia, em uma segunda ocorrência, ao ser revistado uma sacola plástica que outra visitante, irmã de outro sentenciado, foram encontrados entre dois pedaços de borracha no interior de uma vasilha plástica, um chip de celular.

No domingo, na Penitenciária III de Lavínia, às 11h55, visitante , companheira de sentenciado, foi surpreendida tentando ingressar com um invólucro introduzido na vagina ao passar pelo aparelho de scanner corporal. Posteriormente, após sua retirada, foi verificado que ele continha em seu interior um aparelho celular. Questionada sobre o fato, a visitante alegou que ganharia a importância de R$ 800,00 caso sua tentativa desse certo.

Martinópolis

Na Penitenciária de Martinópolis, foram duas tentativas no sábado, 10, e uma no domingo, 11: por volta das 08h30, a companheira de um dos sentenciados tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, contendo um micro aparelho de telefonia celular. Na mesma data, por volta das 10h45, a irmã de outro sentenciado, tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, contendo aproximadamente 15 metros de fio de cobre. No domingo, 11, por volta das 08h, outra companheira de outro sentenciado tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, que continha maconha.

Mirandópolis

Foram duas apreensões, ambas no sábado, 10, cada uma em uma unidade diferente de Mirandópolis. Na Penitenciária I de Mirandópolis, por volta das 9h, durante o procedimento de revista nos objetos trazidos por visitante, companheira de sentenciado da unidade, foi encontrado dentro de um maço de cigarros, vários cigarros contendo em seu interior maconha, aproximadamente 9,8 gramas. Também no sábado, 10, na Penitenciária II de Mirandópolis, o aparelho de escaneamento corporal da unidade flagrou uma visitante, companheira de sentenciado, com algo na genitália. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional de Mirandópolis para retirada do ilícito, que revelou-se um invólucro contendo maconha.

Pacaembu

Foram duas apreensões no sábado, 10, e uma no domingo, 11 na Penitenciária de Pacaembu. Ao passar pelo aparelho Body Scanner, uma visitante, companheira de sentenciado, foi surpreendida tentando entrar na unidade com um invólucro contendo em sua interior cocaína. O ilícito estava introduzido em sua genitália. No mesmo sábado, ao passar pelos procedimentos de Raios X e vistoria de alimentos (revista de jumbo), foi encontrado no interior da vasilha com alimentos trazida por esposa de outro sentenciado, uma faca com aproximadamente 20 centímetros de comprimento. No domingo, 11, visitante, companheira de sentenciado foi surpreendida tentando entrar com um invólucro, contendo em seu interior uma porção de cocaína. O ilícito estava introduzido em sua genitália.

Presidente Bernardes

No sábado, 10, durante revista na bolsa de pertences destinados a sentenciado da Penitenciária "Silvio Yoshihiko Hinohara" de Presidente Bernardes, o popular “jumbo”, agentes chave de fenda de cabo preto, medindo aproximadamente 20 cm. No dia seguinte, 11, uma outra visitante do sexo feminino, ao ser submetida ao equipamento de body scanner apresentou imagem suspeita, entretanto, a mesma alegava não possuir qualquer objeto no interior do corpo. Nesse sentido, a mesma foi convidada a ser encaminhada até o Hospital local para realização de exames de RX. Após a realização do exame, novamente foi constatado a presença de corpo estranho, momento em que a mesma retirou do órgão íntimo um micro aparelho de telefonia celular.

Presidente Venceslau

No domingo, 11, na Penitenciária II de Presidente Venceslau, durante revista manual, companheira de preso da unidade foi surpreendida ao entrar na Unidade com duas garrafas de refrigerantes contendo bebida destilada.

Riolândia

Visitante, companheira de sentenciado da Penitenciária de Riolândia, passou pelo body scanner da unidade que detectou algo suspeito na região dos genitais no domingo, 11. Ao ser questionada sobre o fato ela relatou não estar em posse de nada. A visitante foi conduzida por livre e espontânea vontade até a Santa Casa local, tendo sido constatado através de exame de Raio X, que ela estava em posse de um invólucro introduzido na genitália. Ela confessou que se tratava de substância entorpecente conhecida como cocaína a qual seria entregue para seu companheiro.

Valparaíso

Flagrada pelo body scanner com algo estranho na altura do abdômen, companheira de sentenciado da Penitenciária de Valparaíso confessou estar de posse de um invólucro contendo cocaína. O fato ocorreu no domingo, 11.

aasassa
Topo