Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/01/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes impedem entrada de objetos proibidos em presídios por todo o estado no último fim de semana (13 e 14/01)

A Secretaria da Administração Penitenciária informa balanço das ocorrências de apreensões de ilícitos em todo o estado no fim de semana de 13 a 14/01. Os novos aparelhos para inspeção corporal body scanner foram importantes, porém acima de tudo foi fundamental a sagacidade dos agentes de segurança penitenciária, que perceberam as diferentes estratégias utilizadas para tentar entrar nas unidades com ilícitos: de LSD no papel higiênico a cabo de vassoura recheado de maconha, vale tudo para tentar entrar nos presídios com drogas e celulares, sem sucesso.

Em toda a apreensão com visitante, o plantão policial foi acionado. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os ilícitos. Deve-se observar que visitantes flagrados tentando adentrar com objetos proibidos em unidades prisionais são automaticamente suspensas do rol de visita.

Guarulhos

Uma visitante do Centro de Detenção Provisória "ASP Giovani Martins Rodrigues" de Guarulhos I foi flagrada, ao passar pelo Scanner Corporal, com um objeto estranho dentro da sua genitália. Ao ser questionada ela confessou estar portando entorpecentes e, após ser encaminha para uma sala a parte, retirou um invólucro contendo maconha e uma pasta amarelada aparentando ser cocaína.

Ela foi encaminhada ao 4º Distrito Policial de Guarulhos.

Franco da Rocha

Uma visitante da Penitenciária “Nilton Silva” de Franco da Rocha II foi flagrada no domingo (14), pelo aparelho de Scanner Corporal, tentando entrar na unidade com um invólucro contendo maconha escondido em seu ânus.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Cajamar.

Santo André

Durante procedimento de revista por meio do Scanner Corporal no sábado (13) uma visitante foi flagrada tentando entrar com entorpecentes no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André. Um servidor, responsável por operar o equipamento, percebeu a anormalidade na altura do tórax da mulher. Questionada, ela confessou estar ocultando naquela região um pacote e, após ser realizada revista em local apropriado, foi constatado que ela portava aproximadamente 100 gramas de maconha e 99 comprimidos de ecstasy.

O caso foi registrado no 4º Distrito Policial de Santo André.

Diadema

Outra apreensão com Scanner aconteceu em uma unidade da Grande São Paulo nesse final de semana. Dessa vez, ao passar pelo Scanner, foi detectado um corpo estranho em forma cilíndrica, de aproximadamente 10 centímetros, ocultado na vagina de uma visitante do CDP de Diadema. Ao ser questionada ela confessou que se tratava de um invólucro contendo maconha e, após ser levada a uma sala reservada, retirou-o.

A visitante foi encaminhada para a 1ª Delegacia de Policia de Diadema.

São Bernardo do Campo

Durante procedimento de revista realizado por Scanner Corporal o aparelho apontou que um visitante do CDP "Dr. Calixto Antônio" de São Bernardo do Campo estaria com objetos ocultados na barra da calça. Após realizarem vistoria no local indicado os agentes de segurança penitenciária localizaram 18,54 gramas de maconha ocultadas.

Ainda no CDP, agora no domingo (14), uma visitante foi surpreendida portando diversos entorpecentes. Ela passou pela revista no Scanner Corporal, que acusou objetos estranhos na sua genitália, top e barra da calça.

Questionada ela admitiu a posse e foi encaminhada para uma sala para realizar a retirada do invólucro escondido em seu corpo. Posteriormente os agentes vistoriaram as vestes e localizaram o resto dos entorpecentes. Ao todo foram localizadas 192.58 gramas de cocaína, 89,07 gramas de maconha e sete cartelas de LSD.

No mesmo dia, outra visitante foi surpreendida tentando entrar com entorpecente no CDP. Novamente, o Scanner Corporal localizou uma anormalidade na região pélvica da visitante e, após ser questionada pelos agentes, confessou estar com um invólucro contendo 64,33 gramas de maconha escondido em sua vagina.

Os casos foram registrados no 3º Distrito Policial de São Bernardo do Campo.

Capela do Alto

Agentes de segurança penitenciária flagraram uma mulher tentando entrar na Penitenciária de Capela do Alto, na manhã de sábado (13), portando um aparelho celular na genitália. Ela pretendia visitar seu companheiro e, quando passou pelo equipamento de Body Scanner, imagens revelaram que a mulher tinha um invólucro em seu corpo. Segundo as ASPs, a visitante demonstrou nervosismo e acabou confessando se tratar de um microcelular.

Ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia local.

Itirapina

Uma mulher de 21 anos foi flagrada por agentes penitenciários tentando entrar na Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio” de Itirapina II com 28 gramas de cocaína, 93 gramas de maconha e cinco comprimidos estimulantes sexuais. Ela foi surpreendida durante o procedimento de revista, ao passar pelo Body Scanner e, ao ser questionada pela alteração na imagem, a visitante confessou se tratar de entorpecentes que escondeu em seu órgão genital. Em sala apropriada ela fez a retirada do invólucro.

Ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Itirapina.

Hortolândia

Durante o procedimento de revista na Penitenciária de Hortolândia III, no domingo (14), uma mulher foi presa em flagrante ao tentar entrar no estabelecimento com maconha. Imagens feitas pelo body scanner mostraram o invólucro escondido no bolso esquerdo da calça da suspeita, que jogou o material embaixo do equipamento eletrônico.

Ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia local.

Casa Branca

Na manhã de sábado (13), agentes penitenciários apreenderam duas garrafas de refrigerantes que estavam com a mãe de um detento, na Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra” de Casa Branca. O flagrante aconteceu durante a revista dos alimentos, quando agentes perceberam diferença no cheiro dos refrigerantes e constataram que havia bebida alcoólica dentro das garrafas. Ao ser questionada, a suspeita confessou se tratar de vodka misturada nos refrigerantes.

Guareí

Sábado (13), durante o procedimento de revista de material na Penitenciária "Nelson Vieira" de Guareí I, agentes encontraram 91 unidades de LSD, distribuídas em cinco cartelas e camufladas em um rolo de papel higiênico. O material estava em posse de uma visitante.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia local.

Valparaíso

Durante o procedimento de revista padrão nas sacolas com alimentos e pertences trazidos por visitantes no sábado (13), um agente da Penitenciária de Valparaíso passou uma das sacolas da visitante pelo aparelho de Raio-X que, imediatamente, acusou a presença de um objeto de metal. Ao abrir a sacola o ASP localizou um aparelho de celular com bateria e um chip.

Ainda em Valparaíso, no domingo (14), novamente foi constatado ilícito no Jumbo de uma visitante. Ao realizar a revista manual, um agente da unidade abriu um maço de cigarro levado pela mulher e localizou um invólucro com maconha e que os cigarros que ali estavam também haviam sido refeitos e preenchidos com maconha no lugar do fumo.

As duas visitantes foram encaminhadas para a Delegacia local.

Presidente Venceslau

No domingo (14) uma visitante foi pega tentando entrar com ilícitos na Penitenciária “Maurício H. G. Pereira” de Presidente Venceslau II. Ao passar pelo aparelho de Scanner Corporal foi detectado a presença de um invólucro na sua genitália. Questionada ela negou que estaria escondendo algo. Ela foi então encaminhada para a Santa Casa Local, onde seria realizado um exame de Raio-X, porém, antes da realização do exame ela resolveu retirar o invólucro que continha manuscritos, maconha e uma substância em pó ainda não identificada de coloração amarelada.

Pacaembu

Três visitantes foram flagradas tentando entrar com entorpecentes na Penitenciária "Ozias Lucio dos Santos" de Pacaembu no sábado (13). Após passarem pelo Scanner Corporal, foi detectado que cada uma estava com um invólucro escondido na região genital. Elas foram encaminhadas para sala isolada e fizeram a retirada dos objetos, que continham cocaína.

As três foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia local.

Mirandópolis

No sábado (13), por volta das 9h30, uma visitante foi surpreendida tentando entrar na Penitenciária “ASP Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis II com um invólucro contendo maconha escondido dentro de seu corpo. Ela foi encaminhada para o Hospital Estadual de Mirandópolis para a retirada do material.

No mesmo dia, por volta das 12h, outra visitante foi pega na mesma unidade portando dois frascos de remédio com 196 comprimidos azulados que aparentavam ser estimulantes sexuais.

Os dois casos foram registrados na Delegacia de Polícia local.

Martinópolis

No domingo (14) uma visitante da Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis foi flagrada com duas garrafas pets, uma de refrigerante e outra de água, que continham bebida alcoólica diluída. No mesmo dia, um pouco mais tarde, outra visitante também tentou entrar na unidade com uma garrafa pet de água com bebida alcoólica diluída. As duas tentativas foram impedidas pelos agentes de segurança penitenciária da unidade, durante revista padrão.

Lucélia

Uma visitante da Penitenciária de Lucélia foi flagrada, ao passar pelo Scanner Corporal, com um invólucro escondido em sua genitália. Ela foi encaminhada para uma sala isolada e realizou a retirada do objeto que continha cocaína.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia local.

Lavínia

No sábado (13) uma visitante da Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia I foi flagrada com invólucro ocultado em seu ânus, após passar pelo Scanner Corporal. Os agentes sugeriram o encaminhamento dela ao hospital, porém a visitante se negou a ir. A unidade solicitou apoio da polícia militar que a conduziu até a Delegacia de Polícia de Lavínia. Após ser questionada, ela confessou estar ocultando entorpecentes e retirou dois invólucros com aproximadamente 144 gramas de maconha do ânus.

São Vicente

Seis visitantes foram surpreendidas tentando entrar com materiais ilícitos na Penitenciária de São Vicente II, neste final de semana. Ao todo, foram apreendidos quase 400 gramas de entorpecentes, além de mais 100 unidades de droga sintética.

As ocorrências começaram no sábado, dia 13, por volta das 9h. Na data, cinco mulheres foram flagradas com invólucros por meio de procedimento de revista com o scanner corporal. No primeiro flagrante, uma mulher foi surpreendida quando o equipamento registrou um volume estranho no interior do corpo dela. Tratava-se de um pacote de entorpecentes que estava escondido no ânus da mulher, com 34 gramas de maconha e 66 gramas de cocaína.

Ao longo do dia, outras duas mulheres foram surpreendidas com entorpecentes também na região do ânus. Uma visitante tentou entrar com 36 gramas de cocaína e 118 unidades de droga sintética; já outra mulher foi barrada enquanto escondia um invólucro com 77 gramas de cocaína.

Ainda no sábado, uma jovem tentou entrar na penitenciária com um embrulho dentro da genitália. No pacote, havia 156 gramas de maconha. Outra mulher de quis barrar a segurança da unidade ao tentar entrar com 10 chips de aparelho celular e dois cigarros de maconha costurados na barra da calça.

No domingo, dia 14, o Scanner Corporal registrou a presença de metal na genitália de uma jovem de 18 anos. Era uma moeda de 50 centavos.

As seis mulheres foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia local.

Caraguatatuba

Quatro visitantes foram surpreendidas tentando entrar com materiais ilícitos no CDP de Caraguatatuba no domingo (14). Ao todo, foram apreendidos mais de 400 gramas de entorpecentes.

Todas as mulheres foram flagradas com invólucros escondidos dentro do sutiã por meio de procedimento de revista com o scanner corporal. As ocorrências começaram por volta das 8h quando uma jovem foi surpreendida com 100 gramas de maconha e 52 gramas de cocaína. Logo em seguida, outra mulher foi surpreendida com 110 gramas de maconha.

Ainda no período da manhã, mais duas visitantes foram barradas: uma mulher escondia 40 gramas de maconha na roupa íntima e outra mulher de 27 anos estava com 79 gramas de maconha e 52 gramas de cocaína.

As quatro mulheres foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia local.

Em todos os casos de apreensões com visitantes, todos são levados para Delegacia de Polícia para registro de Boletim de Ocorrência, além de serem automaticamente suspensas do rol de visitantes da unidade.

No caso dos presos que receberiam os ilícitos, eles são isolados e respondem a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Centro de Detenção Provisória de Bauru

No domingo, 14, uma mulher foi barrada de entrar com entorpecente na unidade prisional. A droga (maconha), flagrada por meio do raio-X, estava escondida dentro de cabos de vassoura e de rodo que seriam destinados ao detento. A visitante foi conduzida até o plantão policial para medidas cabíveis.

No domingo, 15, por volta das 7h da manhã, durante ronda matinal de rotina, agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Bauru encontraram próximo ao alambrado, dois cabos de vassoura contendo maconha. O material foi encaminhado à Delegacia de Polícia para elaboração de boletim de ocorrência.

Penitenciária I de Serra Azul

A Penitenciária I de Serra Azul registrou quatro tentativas frustradas de entrada de drogas com visitantes no último final de semana. Todos os casos foram no momento em que as mulheres passavam pelo aparelho de body scanner.

Sábado 13/01

Fato ocorreu por volta das 8h. Esposa de sentenciado foi flagrada pelo scanner corporal com um objeto desconhecido no corpo. A mulher negou que possuía qualquer material escondido. A Polícia Militar (PM) foi acionada e encaminhou a visitante para o posto de saúde municipal para realizar exame médico que comprovou que ela escondia um invólucro no ânus contendo aproximadamente 77 gramas de maconha.

Outro caso semelhante ocorreu por volta das 8h30 da manhã. O aparelho de scanner corporal registrou um objeto desconhecido no corpo da mulher, esposa de sentenciado. Quando questionada pelas funcionárias, a mulher negou que escondia objetos no corpo. A PM foi acionada e ela acabou retirando de forma voluntária pacote emborrachado contendo aproximadamente 50 gramas de maconha.

Por volta das 10h40 da manhã, outra mulher foi flagrada com objeto no corpo enquanto passava pelo aparelho de scanner. A visitante também negou que carregava material escondido. A mulher foi encaminhada pela PM ao posto de saúde para realizar exame médico que comprovou que ela escondia dois invólucros emborrachados contendo aproximadamente 129 gramas de maconha.

Domingo - 14/01

No domingo, por volta das 10h manhã, uma mulher foi barrada de entrar na penitenciária devido o aparelho de scanner registrar um objeto no corpo dela. Após ser indagada, ela foi encaminhada a uma sala separada e acabou retirando voluntariamente um invólucro pesando aproximadamente 44 gramas de maconha.

aasassa
Topo