Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/11/17 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes flagram celular escondido em sabão em pó, bateria no sabonete e kibe recheado de maconha

No último fim de semana, também chama a atenção a quantidade de apreensões por meio de scanner corporal

A Secretaria da Administração Penitenciária informa sobre apreensões ocorridas no último fim de semana (11 e 12/11) nos presídios do estado. No domingo, 12, no Centro de Detenção Provisória (CDP) "ASP Francisco Carlos Caneschi" de Bauru, agentes apreenderam 46 porções de maconha escondidos em kibes, macarrão e bife. O alimento foi trazido por visitante, companheira de preso da unidade.

No Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso, no sábado, 11, agentes flagraram uma bateria de celular escondida dentro de um sabonete. O ilícito estava entre os pertences trazidos por companheira de sentenciado da unidade. No mesmo dia, porém na Penitenciária da cidade, a mãe de um sentenciado tentou entrar na unidade com uma sacola plástica contendo sabão em pó e outros pertences. Porém, entre os objetos estava um celular com bateria e chip.

Nestes e em todos os outros casos, os visitantes foram levados a Distritos Policiais para registro de Boletim de Ocorrência e demais providências, além de serem suspensos do rol de visitas. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e responderão a Procedimento Apuratório Disciplinar; no caso daqueles do regime semiaberto, este é suspenso cautelarmente.


Flagrantes por meio de body scanner e outras apreensões

Na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos, companheira de sentenciado, ao passar pelo scanner corporal foi surpreendida com invólucro contendo maconha em sua genitália no último sábado, 11.

Já no domingo, 12, no CDP II "ASP Vanda Rita Brito do Rego" de Osasco, companheira de detento foi surpreendida tentando entrar no CDP de Osasco II portando aparelho de telefonia celular na sacola com alimentação. No mesmo dia, outra companheira de preso foi surpreendida tentando entrar portando um invólucro contendo cocaína na Penitenciária II "Nilton Silva" de Franco da Rocha oculto no genitais. A descoberta também se deu por meio de body scanner.

No CDP "AEVP Renato Gonçalves Rodrigues" de Americana, no domingo, 12, às 12h35 durante o procedimento de revista, ao passar pelo body scanner, foi detectado um objeto metálico na região do quadril do visitante D.S.X.S, de 19 anos. Ao ser questionado pelos agentes, o rapaz disse que se tratava da sua ficha de jumbo, ao ser refeito o procedimento de revista, o scanner corporal sinalizou pela segunda vez e o visitante, irmão do detento J.X.S.S, disse que se tratava de um aparelho celular que ele havia esquecido em sua cintura. O suspeito foi encaminhado à autoridade policial e foi instaurado procedimento disciplinar para investigar sobre o envolvimento do irmão do suspeito.

No Centro de Ressocialização de Itapetininga, uma mulher foi flagrada ao tentar entrar, no último domingo (12) por volta das 16 horas. Segundo relatos da unidade prisional, B.L.S.V, companheira do detento E. D. M, demostrou nervosismo ao passar pelos procedimentos de revista. Diante do comportamento suspeito a mulher foi questionada pelas agentes e acabou confessando que portava entorpecentes em seu órgão genital. B.L.S.V, foi conduzida a um local reservado para a retirada do invólucro e logo em seguida levada ao plantão policial, quando disse que havia recebido a droga de A. M. F, outra visitante e companheira de um homem também detido no mesmo CR. A polícia entrou em contato com o estabelecimento prisional para saber informações referente a mulher que estava sob denúncia e se encontrava dentro da unidade com o objetivo de visitar seu companheiro. A. M. F, também foi presa em flagrante.

Ainda segundo informações da unidade, além de drogas, várias anotações e bilhetes foram encontrados na posse de B.L.S.V, contendo números de telefones, contas correntes e valores.

No CDP de Sorocaba, no último sábado (11), um homem foi flagrado com 25 pontos de LSD, escondidos em um compartimento usado para portar crachá de visitante, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.

Segundo informações da unidade prisional, P.H.A.A, irmão do detento L.F.A. A, foi detido durante os procedimentos de visita e após a descoberta o visitante assumiu que tratavam-se de substância entorpecente, e que o seu irmão havia pedido para que ele levasse o material ilícito.

Houve duas apreensões na Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio” de Itirapina II. No sábado (11), a companheira do preso W.A.A.S, foi flagrada ao passar pelo scanner corporal, com drogas em suas partes íntimas. A mulher foi conduzida pelas agentes até um local reservado e retirou um invólucro contendo 163 gramas de maconha. Já no domingo (12), outra mulher foi flagrada com 64 gramas de maconha em sua genitália quando passava pelo body scanner para visitar o seu companheiro detido na unidade.

Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia (P1)

Ao passar os pertences pelo Raio-X a fim de visitar o companheiro que cumpre pena no local, uma visitante foi surpreendida pela astúcia de agentes penitenciários que identificaram 01 (um) celular smatphone. O aparelho foi apreendido, a mulher encaminhada à delegacia e o sentenciado levado para o pavilhão disciplinar para apuração dos fatos.

Penitenciária “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia (PII)

Neste final de semana, cinco mulheres foram impedidas de entrar na unidade prisional após serem flagradas com objetos ilícitos introduzidos no órgão genital, os quais foram descobertos durante o procedimento de revista, com o acionamento do banco detector de metais. Uma delas trazia um invólucro contendo 01 (um) telefone celular, 50 centímetros de fio elétrico e seis centímetros de fio de estanho, enquanto as demais traziam cada qual 01 (um) celular. Os sentenciados envolvidos foram isolados preventivamente para responderem a Procedimentos Disciplinares, e as mulheres apreendidas perante a autoridade policial e suspensas do rol de visitas.

Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém

Ao visitar o filho que cumpre pena no local, uma mãe tentou entrar na unidade com substância entorpecente escondida nas partes íntimas. Ao notarem algo estranho na mulher, agentes a conduziram até o pronto socorro para realizar exame de Raio X, o qual constatou a presença do invólucro introduzido no corpo da visita. Após retirá-lo, a mulher e o material foram levados à delegacia de polícia para providências.

Penitenciária “Asp. Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina

Ao analisar as imagens geradas pelo Body Scanner, pelo qual passam os visitantes de sentenciados durante os procedimentos de revista, um agente de segurança penitenciária observou que havia um objeto estranho na altura da cintura de um homem que visitaria o esposo na unidade. Ao ser indagado, o rapaz confessou que trazia comprimidos introduzidos no ânus e, em seguida, providenciou a retirada do material, entregando aos funcionários. Foram instaurados Procedimentos Administrativos para apurar os fatos e o homem foi suspenso do rol de visitas.


Domingo (12 de novembro)

Penitenciária de Lucélia

Durante o procedimento de revista, agentes descobriram que a visitante V.B. tentava entrar na unidade prisional com um invólucro introduzido no órgão genital contendo 01 (uma) placa e 01 (um) visor para celular. A mulher foi encaminhada à delegacia de polícia local e o sentenciado ao pavilhão disciplinar.

Penitenciária de Junqueirópolis

Ao inspecionar os pertences de uma mulher que visitaria o irmão, conforme as regras de segurança, Agentes de Segurança Penitenciária encontraram duas vasilhas em meio aos alimentos trazidos. Analisando criteriosamente, verificaram que dentro delas havia pequenos sacos plásticos contendo substâncias que aparentavam bebidas alcoólicas, provavelmente whisky e menta, além de perfume e pimenta. Os materiais foram apreendidos, a visitante suspensa do rol de visitas e o sentenciado que teria solicitado os produtos, encaminhado preventivamente ao pavilhão disciplinar para apuração dos fatos.

Penitenciária de Irapuru

Submetida aos procedimentos de revista, que antecedem a entrada de visitantes nas unidades prisionais, ao passar pelo detector de metais do tipo portal, uma mulher acabou acionando o aparelho e então confessou que trazia em seu íntimo 01 (um) micro celular. Foi então instaurado Procedimento Disciplinar em desfavor do sentenciado, suposto receptor do aparelho, bem como Apuração Preliminar, no intuito de apurar supostas responsabilidades funcionais.

Penitenciária de Assis

Ao passar duas vezes pelo detector de metais e acionar o aparelho, uma visitante acabou confessando que trazia, oculto na genitália, 02 (dois) celulares. Após retirar do corpo e entregar os materiais a mulher foi encaminhada à Central de Polícia Judiciária, enquanto o sentenciado foi recolhido ao Pavilhão Disciplinar.

aasassa
Topo