Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteϊdo

12/09/22 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidores bem treinados fazem uso de escâner corporal e impedem a entrada de ilícito em unidades prisionais da capital paulista


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre apreensão de ilícito realizada em unidades prisionais da região Metropolitana de São Paulo.

Franco da Rocha

O final de semana, dias 10 e 11/09, nas unidades prisionais de Franco da Rocha foi marcado por inúmeras apreensões. Na Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro" foram registradas cinco ocorrências com visitantes e todas elas por meio da eficácia do equipamento de escâner corporal e pelo profissionalismo dos servidores envolvidos no processo.

Num balanço, os visitantes foram flagrados ao passarem pelo escâner que indicou irregularidades nas imagens corporais. Alguns dos ilícitos estavam embutidos em top e cueca e outros introduzidos nas genitálias. No total, foram apreendidas 622 gramas de cocaína, 224 gramas de maconha, 87 gramas de droga sintética, além de 10 pedaços de fita também com droga sintética, ambas semelhantes ao M4..


Todas as pessoas que foram impedidas de adentrar à penitenciária foram conduzidas à Delegacia de Polícia de Franco da Rocha, assim como os itens apreendidos, para a emissão do Boletim de Ocorrências. Paralelamente, demais medidas foram adotadas com relação aos presos que receberiam os ilícitos e seus visitantes.

Em outra unidade prisional de Franco da Rocha, desta vez na Penitenciária I "Mário de Moura e Albuquerque" uma apreensão também foi registrada no sábado, dia 10.

Durante procedimento de revista, feito por meio de escâner corporal, os servidores constataram algo anormal na imagem da região pélvica de uma visitante. Sem mostrar resistência, a visitante retirou em local apropriado um invólucro contendo cerca de 75g de substância semelhante à cocaína e 15g de material análogo à maconha.


Os itens apreendidos, bem como a companheira do sentenciado, foram apresentados perante a Autoridade Policial a fim de lavrar a ocorrência.

Internamente foi instaurado Procedimento Disciplinar para avaliar a conduta do sentenciado, assim como a formalização de Expediente para Suspensão de Visitante.

ABC

Na região do ABC paulista o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André registrou uma apreensão com a companheira de um preso. Durante procedimento de revista mecânica, realizada por meio do aparelho de escâner corporal, os agentes observaram algo suspeito na imagem.

Ao ser indagada a mulher confessou, sem coação ou constrangimento, que estava portando ilícitos ocultos. Em sala reservada a visitante retirou substância esverdeada, análoga à maconha, oculta entre a calcinha e o absorvente higiênico, além de papeis com anotações diversas.


O Boletins de Ocorrência foi registrado junto ao 6º Distrito Policial de Santo André. Internamente foi instaurada Apuração Preliminar para averiguação de eventual responsabilidade funcional e Procedimento Interno Disciplinar para verificar a conduta do preso envolvido diretamente no ocorrido.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) "Dr. Calixto Antônio" de São Bernardo do Campo também registrou uma apreensão. A companheira de um detento foi submetida à revista mecânica e as imagens registradas indicaram haver algo anormal em sua região pélvica.

Na abordagem inicial, a visitante negou estar portando algo introduzido. Diante dessa situação, a unidade prisional encaminhou a mulher à Delegacia de Polícia que a direcionou a um Hospital local. A equipe médica retirou um invólucro do órgão genital da visitante que depois de inspecionado revelou conter itens de telefonia celular, como uma carcaça de micro aparelho celular, duas placas e três chips, além de uma folha de papel análoga à droga sintética, K4 ou K9.


A mulher e os itens ilícitos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia local para emissão de Boletim de Ocorrências.

Capital

No Centro de Detenção Provisória (CDP) Chácara Belém I os servidores apreenderam ilícito no domingo, dia 11. Ao passar pelo escâner corporal, a companheira de um dos detentos foi surpreendida tentando adentrar na unidade com ilícito. Ao ser abordada, a visitante informou que portava 16 (dezesseis) tiras pequenas de papéis análogos à droga sintética K4 e M4, ocultadas no cós da calça.


A mulher e as substâncias foram apresentadas perante à autoridade policial do 31º Distrito Policial da Vila Carrão, em São Paulo, para a emissão de Boletim de Ocorrência. Quanto ao recluso, este foi incluído em cela de regime disciplinar para elucidação dos fatos.

aasassa
Topo