12/09/16 | Assessoria de Imprensa SAP

Sentenciados de Lavínia II irão expor trabalhos em recepção à caravana social

Ações de saúde, atendimento jurídico e emissão de documentos serão realizados no presídio durante a 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Na próxima terça-feira (13), os sentenciados da Penitenciária "Luís Aparecido Fernandes" de Lavínia participarão do evento promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) denominado 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Na realidade, trata-se de uma caravana social pela qual parceiros e órgãos públicos trarão para dentro do presídio diversos atendimentos de saúde, atendimentos jurídicos e emissão de documentos pessoais, além de cortes de cabelo e palestras aos apenados. Em contrapartida, os beneficiados irão expor quadros e executarão demonstrações ao vivo de trabalhos realizados para empresas privadas. As atividades terão início às 9h com cerimônia de abertura na presença de autoridades locais e seguirá ao longo do dia, embora alguns serviços já tenham sido iniciados durante a semana.

As ações visam à reinserção social de sentenciados ao facilitar o acesso a estudo e trabalho e, assim, contribuir também para remições de pena. Na ocasião, serão emitidos e atualizados Registros Gerais (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF) e Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Haverá ainda atendimentos médicos e odontológicos, com aferição de pressão arterial, teste de acuidade visual, atendimento social e psicológico e testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis. Também serão realizadas palestras com os temas "Liberdade e Consciência" com a psicóloga Rubia Mara Correa Basco e "Empreendedorismo" com Heitor Frozel da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), além de cortes de cabelo. Em contrapartida e em forma de agradecimento, os sentenciados realizarão demonstrações dos trabalhos realizados dentro da unidade para empresas privadas como costura de bolas, amarração de cadeiras de área, confecção de placas emborrachadas, colagens e enfeites, horta subsistêncial e, ainda, irão expor resenhas críticas e reprodução de obras clássicas pintadas em quadros durante oficina de arte realizada pelos professores e artistas plásticos Cleber José Ferreira dos Santos e Ellen Veroneze.

De 38 estabelecimentos administrados pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), a Penitenciária "Luís Aparecido Fernandes" de Lavínia é a 27º a receber a Jornada da Cidadania e Empregabilidade que, na data de hoje, possui uma população carcerária de 1.931 sentenciados cumprindo pena em regime fechado, embora a capacidade do local seja para 844. Deste total, 15 cursam alfabetização, 60 o ensino fundamental e 28 o ensino médio. Há ainda 23 alunos no curso de informática e outros 39 em diversos outros cursos realizados pelo Programa de Educação para o Trabalho (PET). Além disso, 1.403 sentenciados trabalham, sendo 1.194 para empresas privadas, três em serviços para a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e 206 que executam serviços internos de limpeza, cozinha, manutenção e conservação predial da unidade.

Atividades anteriores

Devido à demanda, algumas ações foram realizadas ao longo da semana como batismo religioso e as palestras "O desafio é desafiar a si mesmo" com Fernando Magno, "Caminhos e Escolhas" com Luis Fernando Gusella da Funap, "Orientação aos sentenciados com regime semiaberto deferido" pela equipe técnica e funcionários do local e "Saúde Bucal" com a dentista Natália Quintini, além da palestra e campanha de conscientização "Vencendo a Tuberculose".

Organização

A jornada é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com as Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e Funap. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a Secretaria da Administração Penitenciária e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil- IIRGD e executado pela Croeste.