Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/05/20 | Assessoria de Imprensa - SAP

Visitantes tentam burlar segurança e são impedidos em presídios da Grande São Paulo


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas frustradas de envio de objetos ilícitos às unidades prisionais da Capital e da Grande São Paulo.

Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência no plantão policial.

Franco da Rocha

Na Penitenciária II "Nilton Silva" de Franco da Rocha, na última segunda-feira (11), ao todo, os agentes de segurança penitenciária da unidade prisional apreenderam entorpecentes, análogos à maconha e à droga sintética K4, em seis correspondências diferentes encaminhadas por mães, companheiras, irmãs e irmãos de custodiados.

Os ilícitos foram encontrados dentro de tubos de pasta de dente e em filtros de cigarro. Só na última segunda-feira, a unidade apreendeu 74 gramas de substância característica à cocaína e 55 pedaços ou filetes de papel de material análogo ao entorpecente sintético K4.

Já na Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro", também de Franco da Rocha, foram apreendidos entorpecentes em três correspondências enviadas a reclusos da unidade prisional. Os três flagrantes somaram a quantia de aproximadamente 66 gramas de substância característica à cocaína, 9 gramas de suposta maconha e 69 unidades de material análogo ao K4.

Em dois dos casos os entorpecentes estavam escondidos em maços de cigarro, enviados pela companheira e pela genitora dos custodiados. Na terceira situação as substâncias apreendidas estavam dentro de bolos industrializados.

Todos os ilícitos apreendidos foram encaminhados para o Distrito Policial do município para devidas providências cabíveis.

Capital

Nesta terça-feira (12), no Centro de Detenção Provisória Chácara Belém I, na zona leste de São Paulo, durante o procedimento de revista de correspondência, os agentes de segurança penitenciária fizeram a apreensão de duas placas de aparelho micro celular e cinco chips de telefonia escondidos dentro de um pote de margarina.

Os itens foram encaminhados ao 81° Distrito Policial de SP onde será elaborado Boletim de Ocorrência para o caso.

São Vicente

Houve uma tentativa frustrada de envio de uma placa de microcelular para a Penitenciária 2 de São Vicente, nesta terça-feira, dia 12. O eletrônico estava escondido no fundo falso de um pote de margarina, que fazia parte do sedex enviado pela mãe de um dos detentos da unidade prisional. Durante a revista no equipamento de raio-x, os agentes de segurança observaram que havia um corpo estranho dentro do pote de margarina. Dessa forma, o destinatário da encomenda foi levado ao local da revista e somente na presença dele o produto foi aberto. O sentenciado em questão alegou desconhecimento da infração.

O material apreendido foi encaminhado para o 3º Distrito Policial de São Vicente, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência. A direção da Penitenciária 2 de São Vicente instaurou Procedimento Disciplinar Apuratório para investigar o caso.

Suzano

Houve uma tentativa frustrada de envio de 1 chip e 2 aparelhos microcelulares para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano nesta terça-feira, dia 12.

Os eletrônicos estavam escondidos dentro de um par de muletas que havia sido entregue pela mãe de um detento da unidade prisional. A infração foi descoberta durante a revista no equipamento de raio-x, quando os agentes penitenciários observaram a presença de corpos estranhos dentro das muletas.

O detento havia sido encaminhado para a Santa Casa de Suzano para atendimento por problemas já existentes, por conta de pinos em uma das pernas. A dificuldade de locomoção demandou o uso de muletas, entregues pela mãe na data de hoje.

O material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da cidade, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência. A direção do CDP de Suzano instaurou Procedimento Disciplinar Apuratório para investigar o caso.

aasassa
Topo