Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/12/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Apreensões com visitantes em presídios de todo o estado - 08 e 09/12/2018


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões realizadas no último final de semana, 8 e 9 de dezembro, com visitantes de presídios em todo o estado.

Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.

Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Capital

No Centro de Detenção Provisória de Vila Independência os agentes de segurança apreenderam, no sábado, 8 de dezembro, dois pedaços de arame semelhante a fio de solda escondidos nas alças laterais da sacola pertencente à esposa de um detento. A visitante foi surpreendida durante procedimento de revista, quando da passagem de sua sacola de alimentos pelo aparelho de raio X da unidade.

No dia 9, no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros I, a genitora de um detento, ao ser submetida ao procedimento de revista com scanner corporal foi constatada a presença de uma moeda de R$ 1,00 no bolso de sua calça. A unidade prisional registrou o ocorrido instaurando procedimento para apuração dos fatos.

Já no sábado, dia 8, o equipamento de scanner corporal registrou no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros III objeto estranho em uma visitante, companheira de um recluso. A apreensão revelou ser uma substância semelhante à maconha que estava no forro de absorvente higiênico.

Diadema

No dia 8 de dezembro o Centro de Detenção Provisória de Diadema registrou duas apreensões envolvendo companheiras de presos. Uma das visitantes foi surpreendida durante o procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal. Ela tentava adentrar no CDP portando quatro invólucros, sendo dois com substância análoga à maconha e outros dois invólucros com conteúdo semelhante à cocaína. As substâncias estavam escondidas em suas vestes íntimas.

A outra visitante, também surpreendida no CDP de Diadema durante o procedimento de revista feita pelo scanner corporal, portava um invólucro contendo três embalagens com substâncias análogas à maconha, quarenta pequenos pacotes com conteúdo semelhante à cocaína, um selo com 100 partes de droga sintética supostamente sendo LSD e um invólucro com elásticos para aparelho dentário. Todas essas apreensões estavam introduzidas em sua genitália.

Itapecerica da Serra

No Centro de Detenção Provisória "ASP`Nilton Celestino", de Itapecerica da Serra, uma visitante, cadastrada como companheira de um reeducando, foi flagrada no dia 8 de dezembro, último sábado, durante o procedimento de revista feito pelo scanner corporal. Ela tentava adentrar na unidade prisional com um invólucro contendo substância análoga a maconha que estava introduzida em seu ânus.

A visitante foi conduzida ao Distrito Policial de Itapecerica da Serra, onde foi registrado Boletim de Ocorrência.

Guarulhos

No domingo, dia 9, o Centro de Detenção Provisória I "ASP Giovani Martins Rodrigues", de Guarulhos, registrou duas ocorrências. Em uma delas, a companheira de um preso foi surpreendida ao ser submetida à revista corporal mecânica no aparelho scanner corporal com porções de substância análoga à maconha. A droga estava no cós e barras de sua calça de moletom e pesavam, aproximadamente, 77 gramas. O fato foi registrado no 4º Distrito Policial de Guarulhos.

Na outra apreensão, a companheira de preso foi flagrada na revista corporal mecânica, realizada pelo aparelho de scanner corporal, com uma porção de substância amarelada, análoga à cocaína, em seu ânus - aproximadamente 131 gramas. Em ambos os casos, os Boletins de Ocorrência foram lavrados no 4º Distrito Policial do Município.

Franco da Rocha

No sábado, 8 de dezembro, o Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha registrou a ação de uma companheira de um sentenciado que foi surpreendida no momento em que passava pelo scanner corporal. Ela tentava adentrar na unidade prisional com um invólucro de substância entorpecente análoga à cocaína, escondidos em seu ânus.

Diante dos fatos, a referida visitante foi conduzida ao Distrito Policial de Franco da Rocha, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência. Quanto ao sentenciado, este foi interditado em cela disciplinar ao mesmo tempo foi solicitada sua regressão de regime.

Já no domingo, dia 9, outras apreensões foram feitas em Franco da Rocha, sendo três ocorrências na Penitenciária I "Mário de Moura e Albuquerque" e uma na outra na Penitenciária II "Nilton Silva". Nas apreensões da PI de Franco, o scanner corporal indicou a presença de objetos estranhos nos corpos das visitantes. Nos três casos registrados, as drogas estavam introduzidas na área genital e tinham aparência de cocaína e maconha.

Ainda em Franco da Rocha, mas desta vez na Penitenciária II "Nilton da Silva", a companheira do preso foi surpreendida, no sábado dia 8, tentando adentrar portando um micro aparelho de celular. Durante revista por scanner corporal foi identificado o invólucro composto de plástico filme, fita isolante e papel carbono introduzido em sua genitália.

A companheira de preso foi pega em flagrante ao tentar ingressar na Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro", também de Franco, portando substâncias semelhantes a cocaína e maconha, além de uma porção de comprimidos azuis, aparentemente ecstasy, que estavam acondicionados em um invólucro escondido no ânus da referida visitante.

Durante procedimento de revista realizado através de scanner, os servidores notaram algo suspeito na região pélvica da visitante, questionada a respeito das imagens, a visitante negou estar portando algo, e solicitou serencaminhada ao Pronto Socorro para se submeter a exames médicos, após raio-x na UPA de Franco da Rocha, foi constatada a presença de objeto estranho, a visitante assumiu que portava ilícitos e retirou no local.

Todas as visitantes foram conduzidas ao Distrito Policial do município, onde foram registrados Boletins de ocorrência.

Suzano

Uma visitante, de 19 anos, foi barrada ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano com mais de 80 gramas de entorpecentes dentro da vagina. O flagrante aconteceu no domingo, dia 9 de dezembro, graças ao trabalho de revista de agentes de segurança.

Por volta das 11h, quando a jovem passou pelo aparelho de escâner corporal, as servidoras perceberam um objeto estranho dentro de seu corpo. Ao ser questionada, a suspeita confessou que trazia um invólucro com 71,5 gramas de pasta de cocaína e 10 gramas de maconha no órgão genital. A droga seria entregue a seu companheiro, preso na unidade prisional.

A mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Sede de Suzano, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência, e teve seu nome suspenso do rol de visitas da SAP. A direção do CDP enviou comunicado para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

Hortolândia

Na Penitenciária III de Hortolândia, no domingo, 9, agentes flagraram companheira de reeducando da unidade tentando entrar com maconha oculta no órgão íntimo. A apreensão foi possível graças ao scanner corporal da unidade.

Já no CDP de Hortolândia, no domingo, 9, agentes do Centro de Detenção Provisória de Hortolândia descobriram que visitantes estavam tentando entrar na unidade portando objetos ilícitos escondidos na ficha de controle das sacolas.

Os servidores, ao revistarem a sacola de uma mulher companheira de um dos presos, encontraram uma ficha de madeira com 54 gramas de maconha . Outra visitante, ao ter seus pertences revistados, também foi encontrado substâncias ilícitas, 28 gramas de maconha e 60 estimulantes sexuais. Ainda uma terceira mulher também foi detida tentando entrar no presídio com 53 gramas de maconha, sete gramas de cocaína e um bilhete.

As mulheres foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia e tiveram os nomes suspensos do rol de visitas da SAP. A direção da unidade instaurou Procedimento Disciplinar Apuratório e isolou os detentos que receberiam os ilícitos.

São Vicente

Duas mulheres foram flagradas ao tentarem entrar no Centro de Detenção Provisória "Luis César Lacerda", o CDP de São Vicente, com quase 80 gramas de drogas e outros ilícitos no domingo, dia 9 de dezembro. A apreensão foi realizada graças ao trabalho de agentes de segurança, que faziam a revista de visitantes.

Por volta de 9h30, uma jovem de 19 anos, companheira de um detento da unidade prisional, foi surpreendida ao passar pelo aparelho de escaneamento corporal com entorpecentes escondidos no forro de duas calcinhas que usava. Ao desconfiarem das imagens geradas pelo bodyscanner, as servidoras questionaram a suspeita, que confessou trazer 24 gramas de maconha em uma peça íntima e 32 gramas de cocaína em outra.

Em seguida, uma mulher de 24 anos foi barrada ao passar pelo escâner. As funcionárias do CDP observaram um volume atípico na região pélvica da suspeita. Inicialmente, a visitante alegou que estava utilizando um absorvente, mas acabou por confessar que trazia ilícitos em uma faixa de gaze enrolada nas pernas. Ao todo, foram apreendidos 27 cigarros aromatizados, proibido em unidades prisionais, papel de seda e uma porção de 22 gramas de maconha.

Ambas foram encaminhadas para o 1º Distrito Policial de São Vicente, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência, e tiveram seus nomes suspensos do rol de visitas da SAP. A direção do CDP enviou comunicado para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

Potim

Uma mulher foi flagrada com 17 gramas de maconha ao tentar entrar na Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima”, a P1 de Potim, na manhã do sábado, dia 8 de dezembro. A apreensão aconteceu graças ao empenho das agentes de segurança, que realizavam a revista em visitantes.

Por volta das 9h, a partir de imagens geradas pelo escâner corporal, as servidoras observaram um objeto estranho na região pélvica da suspeita, de 28 anos. Ao ser indaga, a visitante confessou que trazia um invólucro com droga entre as nádegas e entregou, espontaneamente, para as funcionárias. A erva seria entregue a seu companheiro, sentenciado na penitenciária.

A mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Aparecida, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência, e teve o nome suspenso do rol de visitas da SAP. A direção da unidade prisional enviou comunicado para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

Itirapina

Ao verificar imagens geradas pelo scanner corporal da Penitenciária II "João Batista de Arruda Sampaio" de Itirapina durante revista em visitante, companheira de preso da unidade, agentes encontraram algo estranho na área dos genitais. Indagada a respeito, a visitante confessou estar trazendo em seu corpo um invólucro contendo um microcelular, sendo, então, encaminhada a uma sala reservada, de onde retirou o invólucro espontaneamente e entregou, em seguida, à Agente de Segurança Penitenciária.A visitante juntamente com o objeto apreendido foi conduzida ao plantão policial para as providências de polícia judiciária. O fato aconteceu no sábado, 8.

Sorocaba

Também no sábado, 8, companheira de detento do Centro de Detenção Provisória de Sorocaba foi flagrada pelos agentes durante a revista com o scanner corporal. Ao ser questionada confirmou estar de posse de uma porção de maconha oculta em suas vestes, e ao revistar a calça, agentes encontraram um invólucro com o ilícito.

Casa Branca

Duas visitantes, companheiras de sentenciados da Penitenciária "Joaquim de Sylos Cintra" de Casa Branca foram flagradas no sábado, 8, durante revista tentando entrar com maconha inserida nos genitais. Questionadas, confessaram estar portando o ilícito, retirando-o em sala reservada.

Bauru

No sábado, 08, por volta de 11h50, uma visitante passava por revista através do equipamento “body scanner” do Centro de Detenção Provisória “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru quando imagem atestou presença de corpo estranho na região genital da mulher. Ao ser questionada a visitante confessou que havia introduzido em seu corpo uma porção de maconha. Levada a uma sala reservada na presença de agentes femininas, a mesma retirou voluntariamente um objeto em formato cilindro envolvido em fita adesiva, onde estava a alegada droga, pesando aproximadamente 65 gramas. A mulher, durante a lavratura do boletim de ocorrência no plantão policial, disse que uma outra visitante (a qual ela informou o nome) havia lhe contratado para entrar com a droga na unidade e que deveria entregar o conteúdo ao amásio da “contratante”. Diante do ocorrido a visitante denunciada pela comparsa foi conduzida também ao plantão policial e ambas foram presas em flagrante. Ambos os detentos que receberiam suas visitantes envolvidas no ilícito, foram designados ao pavilhão disciplinar, visando a apuração dos fatos.

Avanhandava

No domingo 09, às 10h, durante revista no escâner corporal da Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava, agentes de Segurança Penitenciária notaram na imagem produzida pelo equipamento, que a visitante trazia algum objeto cilíndrico nas partes íntimas. O diretor de plantão foi acionado e, em conversa com a mulher, ela confessou estar portando drogas e se prontificou em entregar o ilícito, sendo assim escoltada por agentes femininas até uma sala reservada, onde retirou o conteúdo do ânus. O invólucro continha 59,75 gramas e foi encaminhado juntamente com a portadora a autoridade policial. Foi aberto Comunicado de Evento e instaurado Procedimento Disciplinar em desfavor do preso que supostamente receberia a droga.

Balbinos

A entrada de visitantes ocorria tranquilamente no dia 08, sábado, até que por volta de 8h40, quando uma visitante passava pelo procedimento de revista pelo escâner corporal da Penitenciária “Gilmar Monteiro de Souza” de Balbinos, foi detectada através da imagem, um volume estranho em seu corpo. Confrontada por agentes ela entregou um invólucro que continha supostamente maconha e cocaína, pesando 34,04 e 27,92 gramas, respectivamente. Ela foi conduzida até a delegacia de Polícia de Pirajuí para medidas de competência daquela autoridade. No âmbito da unidade prisional, foi redigido Comunidade de evento e o preso que receberia a droga isolado em pavilhão disciplinar para averiguar sua participação no delito.

Reginópolis

No domingo, 09, às 9h30, quando da entrada de visitantes, durante revista manual de pertences de um homem, pai de sentenciado, Agente de Segurança Penitenciária da Penitenciária “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis localizou entre objetos pessoais e produtos alimentícios, um celular da marca Blu. Foi elabora comunicada de evento para a apuração dos fatos pelas esferas competentes.

Assis

No domingo, 9, agentes encontraram maconha oculta em cigarros trazidos por mão de reeducando da Penitenciária de Assis. Questionada sobre o material apreendido, a visitante informou que o cigarro não era dela e nem trazia para seu filho. Informou que foi abordada do lado de fora da Unidade por outra visitante, que pediu para que ela levasse os maços de cigarro para dentro da unidade. A visitante foi encaminhada a Central de Polícia Judiciária para providências legais, e os sentenciados também foram recolhidos para as devidas providências.

Flórida Paulista

Na Penitenciária "AEVP Cristiano de Oliveira"de Flórida Paulista, no domingo, 9, ocorreram duas apreensões de bebida alcoólicas com visitantes, com visitantes, companheiras de presos da unidade.

Irapuru

No domingo, 9, na Penitenciária de Irapuru, irmã do sentenciado Bruno Gonçlves de Souza, Matr.:1.059.163, foi surpreendida no momento da revista do "jumbo", portanto 01 (uma) placa de micro aparelho de telefonia celular, sem marca aparente, escondida no interior de uma vasilha de alimentação.

Junqueirópolis

Na Penitenciária de Junqueirópolis, no sábado, 8, servidores perceberam a presença de um objeto nas partes íntima de companheira de sentenciado ao submetê-la a exame no aparelho de scanner corporal da unidade. Questionada, a visitante negou o fato. Foi acionada a presença da Polícia Civil que levou-a para realizar exame de raio X na Santa Casa local. Através do exame ficou comprovada a suspeita, e após a devida averiguação ficou constatado que portava uma porção de maconha' e ainda um invólucro contendo "K4". Diante do ocorrido a visitante em questão foi encaminhada para Delegacia local para as providências de praxe.

Martinópolis

Na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis no sábado, 8, foram apreendidas quatro mulheres, todas companheiras de reeducandos da unidade, foram flagradas tentando entrar com ilícitos. Duas tentaram entrar com um microcelular cada oculto nos genitais. Outra tentou entrar com um invólucro debaixo dos seios contendo maconha e a última, com pasta base de cocaína escondida em invólucro oculto nos genitais.

Lavínia

No sábado, 8, na Penitenciária II "Luis Aparecido Fernandes" de Lavínia, agentes da unidade flagraram companheira tentando entrar com um invólucro oculto nos genitais contendo um micro aparelho de telefonia móvel celular.

Presidente Bernardes

No último final de semana, dias 8 e 9, três visitantes foram surpreendidas tentando entrar com ilícitos na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes.

No dia 08/12/2018, sábado, por volta das 7h30, durante procedimento de revista no scanner corporal, uma visitante foi flagrada, com cinco invólucros plásticos contendo maconha, introduzidos na genitália.

Na mesma data, por volta das 9h, durante o mesmo procedimento, outra visitante foi flagrada com um aparelho de telefonia celular, também introduzido na genitália.

No dia seguinte, 09, às 9h40, durante o procedimento de revista de materiais trazidos por outra visitante para o seu companheiro, foi encontrado dentro de uma bolsa contendo alimentos, nove pedaços de papel, medindo aproximadamente quatro centímetros, tratando-se aparentemente da droga sintética conhecida por K4.

As visitantes em questão foram conduzidas à Delegacia de Polícia local, onde foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência.

Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos sentenciados que receberiam os ilícitos.

Pacaembu

Três visitantes foram flagradas na Penitenciária “Ozias Lúcios dos Santos” de Pacaembu, tentando entrar com ilícitos. No sábado, 8, duas companheiras de presos foram surpreendidas pelos agentes, sendo que uma levava cocaína oculta nos genitais e outra, droga sintética escondida no cós da calça. No domingo, 9, outra companheira de outro reeducando foi surpreendida tentando entrar com um aparelho celular oculto no genitais.

Também no domingo, porém no Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu, durante realização de revista na alimentação de visitantes através do aparelho de Raio-X, servidores obtiveram êxito na apreensão de uma porção de cocaína, que estava acondicionada em meio ao bolo, trazido por visitante de sentenciado. Imediatamente o ilícito foi apreendido, bem como solicitada a presença da Polícia Militar, que encaminhou a apreensão e a visitante até a Delegacia de Polícia, para elaboração de flagrante. Informo ainda que o sentenciado em questão foi isolado em cela de Inclusão, em razão da instauração de Procedimento Disciplinar Apuratório.

Riolândia

Duas visitantes foram surpreendidas tentando entrar com ilícitos na Penitenciária de "João Batista de Santana" de Riolândia durante o fim de semana. No sábado, 8, agentes perceberam alteração no exame feito por meio do equipamento de scanner corporal da unidade. Ao ser questionada sobre os fatos, a visitante relatou que estava com um invólucro introduzido em seu corpo, o qual continha maconha. Diante dos fatos, a Policia Militar foi acionada que conduziu a companheira de reeducando da unidade até a Delegacia de Polícia para as providências cabíveis

Domingo, 9, outra companheira de outro reeducando da unidade também foi flagrada da mesma forma com algo oculto nos genitais. Questionada, relatou que estava com um invólucro introduzido em seu corpo, o qual continha um aparelho celular.

aasassa
Topo