10/04/19 | Assessoria de Imprensa - SAP

Governador João Doria inaugura os Centros de Detenção Provisória I e II de Pacaembu

Cerimônia de descerramento das placas acontecerá em Presidente Prudente

O Governo do Estado de São Paulo inaugura nesta quinta-feira, 11 de abril, os Centros de Detenção Provisória (CDPs) I e II de Pacaembu. As novas unidades localizam-se na Rodovia Vicinal Prefeito Kouitiro Sato, km 7 + 600, Município de Pacaembu, SP. O valor investido no empreendimento foi de mais de R$ R$ 91 milhões; destes, R$ 43 milhões são provenientes do Governo Federal via Departamento Penitenciário Nacional/Ministério da Justiça e Segurança Pública. Cada CDP tem área construída de 11.514,18 m² e capacidade para abrigar 823 detentos em regime fechado.

A unidade será entregue já totalmente automatizada. Desenvolvido 100% por técnicos da SAP, trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. A nova unidade será inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal e escâner corporal.

O Centro de Detenção Provisória é um estabelecimento para presos que aguardam julgamento. Ele foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. A grande novidade nos novos CDPs são os pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial - onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.

Inauguração dos Centros de Detenção Provisória de Pacaembu
Data: 11/04/2019 Horário: 11h30
Local: Avenida Joaquim Constantino, 351- Vila Formosa (Km 565 da Raposo Tavares sentido Leste)
Presidente Prudente - SP