Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/10/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes acham celular no sabão em pó, estimulante sexual em chinelo e prints de redes sociais em meio à comida - essas e outras apreensões em presídios de todo o estado na sexta, sábado e domingo (5,6 e 7/10)


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões com visitantes na sexta, 5, e no fim de semana de 6 e 7, de outubro, em presídios de todo o estado.

Em algumas unidades, a visita foi adiantada para sexta, por conta das eleições deste ano. A parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), iniciada em 2010, garante que presos que possam votar – provisórios ou condenados ainda sem trânsito em julgado – tenham assegurado seu direito no Estado de São Paulo. Assim, por segurança, não houve visita na maioria das unidades onde foram instaladas sessões eleitorais da maior parte neste domingo.

Em São José dos Campos, uma mulher, de 41 anos, foi surpreendida com um celular escondido dentro de uma caixa de sabão em pó no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos, no dia 6.

Já na Penitenciária de Mairinque, no domingo, 7, agentes detectaram imagens suspeitas no chinelo e no corpo, na altura do abdômen, de companheira de sentenciado da unidade. Foi solicitado à visitante que retirasse o chinelo, que ao ser inspecionado por meio do equipamento de raios X, foi confirmado a irregularidade, sendo apreendido porções de substâncias entorpecente (maconha) e comprimidos características de estimulantes sexual.

Na Penitenciária II "ASP Lindolfo Terçariol Filho" de Mirandópolis, no domingo, 7, às 07h40, ocorreu a apreensão de impressões de redes sociais que estavam ocultadas em meio aos alimentos destinados a sentenciado, trazidos por visitante.

Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.

Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Capital paulista

No Centro de Detenção Provisória (CDP) Chácara Belém I, localizado na zona leste da capital paulista, foi flagrada uma apreensão com visitante durante o último sábado (6). Foi observado durante revista no scanner corporal que a mulher levava um objeto estranho escondido entre as pernas. Ao passar pela revista manual, em local, apropriado, a visitante retirou de suas roupas íntimas um invólucro contendo substância esverdeada, análoga à maconha.

O caso foi encaminhado ao 31° Distrito Policial – Vila Carrão, para registro de Boletim de Ocorrência e demais providências cabíveis.

Já na Zona Sul de São Paulo, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência, os agentes de segurança apreenderam, no último sábado (6), duas visitantes tentando entrar na unidade com entorpecentes.

Os dois casos foram observados durante revista mecânica realizada via scanner corporal, que registrou os entorpecentes escondidos na genitália e nas roupas íntimas das visitantes, que esconderam entorpecentes análogos à maconha e à cocaína, além de pedaços de papel de seda.

As mulheres foram encaminhadas ao 56° Distrito Policial de Vila Alpina para registro de Boletim de Ocorrência e os ilícitos foram recolhidos para conhecimento e providências.

Guarulhos

Durante o sábado (6) de visitas no Centro de Detenção Provisória (CDP) I “ASP Giovani Martins Rodrigues”, de Guarulhos, os agentes de plantão flagraram duas visitantes com um invólucro contendo entorpecente característico à maconha introduzido em sua genitália.

Ao passar pelo scanner corporal foi visto um objeto estranho na região pélvica dos corpos das visitantes que, ao serem questionadas, retiraram o material e os entregaram aos agentes, que então constataram se tratar de entorpecente análogo à maconha. As visitantes foram encaminhadas ao 4° Distrito Policial de Guarulhos para elaboração de Boletim de Ocorrência.

Diadema

No último sábado (6), no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema, a companheira de um detento foi flagrada, durante procedimento de revista no scanner corporal, com um invólucro contento ilícitos introduzido em sua genitália.

Após o pacote ter sido observado nas imagens do aparelho de revista, a visitante foi indagada pelos agentes de segurança de padrão e afirmou que portava ilícitos característicos à cocaína e à maconha em seu corpo.

A mulher foi encaminhada ao 1° Distrito Policial de Diadema para elaboração de Boletim de Ocorrência diante do fato.

Franco da Rocha

Na Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha, no último sábado (6), duas visitantes tentaram entrar na unidade prisional com ilícitos escondidos em roupas e na no fundo da sacola. Os entorpecentes característicos à cocaína e à maconha foram flagrados durante revista corporal e em revista dos pertences da visitante.

Em um dos casos, observado através do scanner corporal, a mulher levava um invólucro com substâncias análogas à cocaína e à maconha camuflados em sua roupa íntima. Após ser indagada e afirmar estar com os ilícitos, a visitante os retirou de sua roupa e foi encaminhada ao Distrito Policial de Franco da Rocha para registro de Boletim de Ocorrência.

O segundo caso flagrado no sábado de visitas foi observado durante revista da sacola de alimentos levada pela visitante. Os entorpecentes análogos à cocaína e à maconha estavam camuflados dentro da costura do tecido que envolve a sacola, na parte do fundo. A visitante também foi encaminhada ao Distrito Policial de Franco da Rocha.

Na Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro”, de Franco da Rocha, os agentes flagraram uma visitante com ilícitos característicos à maconha e à cocaína escondidos em sua genitália. O material foi visto pelos agentes durante revista via scanner corporal.

A mulher apresentava nervosismo durante o procedimento e foi indagada pelos agentes, e afirmou que estava com ilícitos em seu corpo. Após, em local apropriado, ter retirado o material, a visitante foi encaminhada à Delegacia de Polícia local.

Osasco

Na última sexta-feira (5), durante visita no Centro de Detenção Provisória I “Éderson Vieira de Jesus”, de Osasco, unidade administrada pela Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), a companheira de um detento foi flagrada com volume anormal nos chinelos que usava ao passar por revista pelo aparelho de scanner.

Ao examiná-lo, o agente percebeu que ambos possuíam um fundo falso - um escondia um invólucro contendo substância característica à cocaína e outro, substância análoga à maconha.

Questionada, a visitante afirmou desconhecer o fato, sendo encaminhada em seguida ao 2º Distrito Policial de Osasco junto com a apreensão. O preso que seria visitado foi isolado e responderá Procedimento Apuratório Disciplinar.

Campinas

No domingo, 7, companheira de detento foi surpreendida tentando entrar no Centro de Detenção Provisória de Campinas, na posse de substância entorpecente. Durante procedimento de revista por meio de escaneamento corporal, as imagens revelaram que a visitante estava com objeto irregular em seu corpo – maconha – que estava introduzida no órgão genital.

Hortolândia

No domingo, 7, agentes da Penitenciária II "Odete Leite de Campos Critter" de Hortolândia perceberam algo estranho nas imagens do scanner corporal geradas durante revista de visitante. O invólucro encontrado continha um micro aparelho celular.

Sorocaba

No Centro de Detenção Provisória de Sorocaba, na sexta, 5, ao passar mãe de detento da unidade pelo procedimento de revista mecânica do equipamento de scanner corporal, servidora notou irregularidades na imagem. Ao questionar a visitante se havia algum objeto oculto em seu corpo, ela informou que estava de posse de objeto introduzido em sua genitália que tinha como destinatário seu filho. Relatou que não sabia o que tinha no invólucro, que apenas recebeu de uma pessoa quando estava na fila, pessoa essa que não realiza visitas nesta Unidade Prisional. Ao proceder a abertura do invólucro, foi constatado que se tratava de maconha. A visitante foi conduzida até o Plantão Policial da Zona Norte de Sorocaba.

Capela do Alto

No Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto, ao ser submetida ao procedimento de revista por meio do scanner corporal, visitante foi flagrada no sábado, 6, com um volume na altura da cintura. Diante da fundada suspeita de irregularidade, a visitante foi questionada, tendo ela confirmado que trazia oculto em sua calça um extrato bancário, o qual seria entregue para um detento. Ante o ocorrido, a visitante foi impedida de adentrar a unidade, sem prejuízo das medidas apuratórias na esfera administrativa.

Guareí

Na Penitenciária I "Nelson Vieira" de Guareí, no sábado, 6, agentes de segurança penitenciária notaram através de revista mecânica com bodyscan que visitante portava algo suspeito. Após questioná-la, a companheira de preso da unidade acabou admitindo que trazia consigo drogas ocultadas no cós de sua roupa íntima. Foram encontradas maconha e cocaína além de anotações e extratos bancários.

Mairinque

Na Penitenciária de Mairinque, no domingo, 7, agentes detectaram imagens suspeitas no chinelo e no corpo, na altura do abdômen, de companheira de sentenciado da unidade. Foi solicitado à visitante que retirasse o chinelo, que ao ser inspecionado por meio do equipamento de raios X, foi confirmado a irregularidade, sendo apreendido porções de substâncias entorpecente (maconha) e comprimidos características de estimulantes sexual.

São José dos Campos

Uma mulher, de 41 anos, foi surpreendida com um celular escondido dentro de uma caixa de sabão em pó no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos. A apreensão aconteceu no sábado, dia 6 de outubro, quando a visitante tentou entrar na unidade para visitar seu filho, recluso na unidade.

O objeto foi encontrado enquanto os servidores faziam a revista nos itens trazidos pela suspeita e encontraram o aparelho revestido em fita isolante. Questionada, a mãe do detento admitiu a propriedade do celular.

A mulher foi encaminhada para o 3º Distrito Policial de São José dos Campos, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência.

Araraquara

No sábado, 06, às 10h10, durante revista de praxe utilizando o aparelho de escaneamento corporal, Agentes de Segurança Penitenciária, observaram imagem em desconformidade nas costas de uma mulher que visitaria o irmão no Anexo de Detenção Provisória da Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara. Ao proceder o escaneamento uma vez mais, permaneceu a desconfiança. Questionada, a mulher confessou que trazia 02 tabletes de maconha presos em suas costas. Imediatamente a Polícia Militar foi acionada através do telefone 190 e, ao chegarem ao local os policiais deram voz de prisão e conduziram a visitante ao plantão para as medidas cabíveis.

Cerqueira César

Também no sábado 06, às 12h30, durante averiguação através do “Body Scanner”, Agentes de Segurança Penitenciária observaram uma anormalidade na imagem, mais precisamente na região pélvica de uma visitante na Penitenciária de Cerqueira César. Realizando outra vez o procedimento e permanecendo a suspeita, a visitante foi levada a presença do diretor de plantão, quando se propôs a entregar o entorpecente que havia introduzido em seu próprio corpo. Levada a uma sala reserva na presença de uma Agente Penitenciária, ela retirou do ânus um invólucro que, ao ser aberto, revelou uma erva esverdeada com características de maconha, pesando quase 55 gramas. A Polícia Militar foi acionada para os procedimentos cabíveis. Foi instaurado procedimento interno para apurar a participação do preso que seria visitado no delito.

Taquarituba

A entrada de visitantes ocorria tranquilamente no dia 06, sábado, até que por volta de 10h15, Agentes de segurança interceptaram mais de 65 gramas de drogas com visitante na Penitenciária de Taquarituba. Ao passar pela revista no scanner corporal, imagem revelou substância estranha na altura da cintura e também do peito da mulher que visitaria o Amásio. As Agentes Penitenciárias procederam a revista manual nas roupas íntimas da mulher, encontrando 20 gramas de cocaína no forro do bojo do sutiã, além de 45 gramas de maconha na calcinha. A visitante foi encaminhada para a Delegacia de polícia. O preso vinculado a ela foi isolado preventivamente para apuração interna para investigar seu envolvimento no delito.

Junqueirópolis

Foram duas apreensões na Penitenciária de Junqueirópolis, sendo uma no sábado, 6, e outra no domingo, 7.

No sábado, por volta das 12h, agentes perceberam a presença de um objeto estranho nas partes íntimas de companheira de preso da unidade. Questionada, a visitante admitiu ter um objeto ilícito, mas não falou do que se tratava e disse ainda que não conseguiria retirar sozinha. Desta forma foi acionada a presença da Polícia Civil que encaminhou a visitante em questão para o plantão policial. Ao chegar na delegacia local ela retirou espontaneamente um invólucro e ainda forneceu algumas informações aos policiais. Estes dirigiram-se até o hotel onde ela estava hospedada e ao efetuarem revista em seus pertences pessoais encontraram mais cinco invólucros. Mais tarde a Penitenciária foi informada de que dentro de todos os invólucros continha a presença de uma substância esbranquiçada aparentando tratar-se de cocaína. No domingo, por volta das 9h, outra visitante, companheira de outro sentenciado da unidade, foi flagrada da mesma com um invólucro que retirou espontaneamente na presença de duas servidoras. Aberto, ele continha em seu interior um aparelho do tipo micro celular.

Lavínia

Foram duas apreensões no sábado, 6, na Penitenciária II "Luis Aparecido Fernandes" de Lavínia. Em ambas, agentes perceberam algo estranho na região dos genitais de companheiras de sentenciados da unidade, por meio do aparelho de scanner corporal da unidade. Indagadas, elas retiraram voluntariamente do órgão genital, um invólucro cada uma. Abertos, cada um trazia um micro aparelho de telefonia móvel celular.

Martinópolis

Na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, foram quatro apreensões, sendo três no sábado, 6, e uma no domingo, 7. No sábado, às 8h20, companheira de sentenciado tentou ingressar na unidade com um invólucro inserido na região genital. Dentro, havia maconha. O material e a visitante foram encaminhados para a Delegacia local. Na mesma data, por volta das 10h, outra companheira de sentenciado tentou ingressar na unidade com um invólucro inserido na região genital. Dentro, havia um micro aparelho de telefonia celular. Em seguida, às 10h25, outra companheira de sentenciado tentou ingressar com um invólucro inserido na região genital, que também continha um micro aparelho de telefonia celular. No dia seguinte, por volta das 11h, outra companheira de sentenciado tentou ingressar na unidade com um invólucro introduzido em seu órgão genital, que camuflava um micro aparelho de telefonia celular sem a carcaça. O objeto e a visitante foram encaminhados para a Delegacia de Polícia local.

Todas as visitantes foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia local.

Mirandópolis

Na Penitenciária II "ASP Lindolfo Terçariol Filho" de Mirandópolis, no domingo, 7, às 07h40, ocorreu a apreensão de impressões de redes sociais que estavam ocultadas em meio aos alimentos destinados a sentenciado, trazidos por visitante.

Pacaembu

A Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu teve duas apreensões no sábado, 6. Na primeira, agentes perceberam algo estranho em imagem de visitante feita pelo scanner corporal da unidade. A companheira de reeducando foi flagrada com um invólucro, oculto na região dos genitais, contendo cocaína. Outra visitante, irmã de outro sentenciado, foi surpreendida da mesma forma tentando entrar com um invólucro, contendo maconha.

Presidente Bernardes

No sábado,6, duas visitantes, foram surpreendidas tentando entrar com objetos proibidos na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. Por volta das 08h30, durante procedimento de revista no scanner corporal, uma visitante foi flagrada com um aparelho de telefonia celular introduzido em sua genitália. Mais tarde, por volta das 11h30, durante a revista da alimentação que outra visitante trazia para seu companheiro, foi encontrada dentro de uma vasilha com arroz, escondida entre camadas do referido alimento, uma porção de pó branco. Em ambos os casos, as visitantes foram conduzidas à Delegacia de Polícia local, onde foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência.

Presidente Prudente

Na Penitenciária "Wellington Rodrigo Segura" de Presidente Prudente, no domingo, 7, por volta das 08h30, companheira de sentenciado entrou na sala de revista no regime fechado da unidade prisional, momento em que a servidora do local notou que a visitante estava muito apreensiva e que exalava forte odor de “maconha”. Em sala reservada, a agente solicitou à visitante que vestisse roupa da unidade para ser submetida ao scanner corporal. Ao verificar as roupas da companheira, foi encontrado no “top” que vestia um bolso falso, onde havia uma porção de maconha.

Riolândia

Na Penitenciária "João Batista de Santana" de Riolândia, companheira de sentenciado, durante os procedimentos rotineiros de revista em seus pertences, foi encontrado em meio a dois rolos de papel higiênico camuflados em dois pedaços de papel de aproximadamente 15 x 5 cm, aparentando ser supostamente o entorpecente conhecido por LSD, conforme foto em anexo.

A apreensão, juntamente com a visitante, foi encaminhada para Central de Flagrantes de Votuporanga por meio da Polícia Militar.

aasassa
Topo