Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/05/19 | Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducadas revitalizam escolas de Taboão da Serra

A partir do programa Escola + Bonita, 25 reeducandas do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” de Butantan, realizaram a pintura da Escola Estadual Antonio Inácio Maciel, de Taboão da Serra. A revitalização do espaço foi realizada nos finais de semana de março e abril.

O programa oferece às reeducandas curso teórico em pintura predial e aulas práticas aplicadas em estabelecimentos públicos do estado ou do município. Além do serviço público prestado, as reeducandas também recebem certificação na área de pintura civil e remição de pena por estudo, a cada 12 horas de curso é remido um dia da pena das sentenciadas. No total, o Escola + Bonita tem carga horária de 100 horas.

Com o aprendizado as novas profissionais estão capacitadas para atuarem em trabalhos de preparação e acabamento em pintura de imóveis, utilizando diferentes equipamentos, utensílios, ferramentas e produtos. Desde o início deste ano, o programa Escola + Bonita, na Capital e Região Metropolitana de São Paulo, já capacitou 460 homens e mulheres e revitalizou 17 estabelecimentos de ensino de São Paulo, Guarulhos, Taboão da Serra, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar

ESCOLA + BONITA

O projeto Escola + Bonita prevê a revitalização de 2,1 mil escolas estaduais de São Paulo até 2020. A ação é resultado de uma parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), da Educação e de Desenvolvimento Econômico, sob gestão na SAP, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania.

“A pintura é feita em horários que não interrompam a utilização da escola e com todos os cuidados devidos, com tintas que não têm cheiro, para permitir que no dia seguinte professores, gestores, funcionários e alunos também possam frequentar o ambiente”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria.

A aliança entre as três Secretarias, além de dar cara nova a prédios públicos e contribuir na melhoria das condições de ensino, garante que os presos do regime semiaberto recebam o diploma de pintores. “O projeto oferece uma oportunidade para que esses reeducandos, ao término da pena, saiam em liberdade capacitados para exercer uma profissão”, completa o secretário da SAP, Nivaldo Cesar Restivo.

aasassa
Topo