Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/01/20 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Nos finais de semana que antecederam as festas, agentes flagram visitantes escondendo faca na feijoada e celular em sabão em pedra - Apreensões em unidades do Estado – 21,22,28 e 29 de dezembro


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas de burlar a vigilância de agentes penitenciários nos dias 21,22, 28 e 29 de dezembro. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos ficam isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Valparaíso

No dia 22 de dezembro, na Penitenciária de Valparaíso, durante procedimento de revista na sacola com alimentos, trazida pela visitante, foram apreendidos dentro de um vasilhame com feijoada 13 invólucros contendo alto-falantes e microfones para aparelho celular, 21 pedaços de fio de solda e uma faca.

São José dos Campos

Já a irmã de um detento foi flagrada com maconha ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos no domingo, dia 22. Quando os agentes de segurança da unidade foram realizar a inspeção nos alimentos trazidos pela visitante, acabaram encontrando 34 g de maconha embaixo de um bolo que seria entregue a um sentenciado.

Suzano

Duas mulheres foram flagradas com ilícitos na portaria do Centro de Detenção Provisória de Suzano no dia 21. Agentes de segurança penitenciária encontraram 0,8 g de maconha e uma nota de cinco reais com a companheira de um detento. A mulher estava acompanhada de seus dois filhos, um de 4 anos e outro de 7 anos, e teve seus pertences revistados por servidores antes de entrar na unidade prisional. Em uma muda de roupas que trazia para as crianças, os funcionários encontraram o dinheiro e a erva, que foi costurada na gola de uma camiseta. Depois, uma jovem foi surpreendida com um microcelular dentro do corpo ao passar pela inspeção por escaneamento corporal. No último sábado antes da virada de ano, dia 28, uma mulher foi surpreendida com um celular dentro de uma pedra de sabão ao tentar entrar no mesmo presídio. A mulher trouxe até a unidade prisional os itens de higiene que pretendia entregar a seu filho. Ao revistarem o material com o aparelho de raio-X, os servidores encontraram o celular escondido em uma barra de sabão.

Taubaté

No Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos, o CDP de Taubaté, a esposa de um preso foi barrada ao acionar o alarme do portal detector de metais. A visitante, de 43 anos, carregava um celular dentro da vagina, além de embalagem com LSD escondidas no sutiã. O material foi retirado espontaneamente em local reservado.

Caraguatutuba

Ainda no domingo, quatro mulheres foram flagradas com maconha no Centro de Detenção Provisória “Dr. José Mariz de Oliveira”, o CDP de Caraguatatuba. Durante a manhã, duas jovens foram frustradas ao tentarem entrar com a erva escondida no cós da calça. O volume suspeito na roupa das moças chamou a atenção das servidoras responsáveis pela revista dos visitantes. Uma delas trazia 48 g da droga, enquanto que a outra, de 18 anos, carregava 40 g do entorpecente nas vestes. Mais tarde, por volta das 14h, a companheira de um detento foi surpreendida ao passar pelo escâner corporal com um invólucro com maconha dentro da vagina. A mulher de 22 anos trazia 99 g da erva no corpo. Outra infratora, mãe de um preso, foi flagrada com a mesma estratégia. A mulher carregava 100 g de maconha no órgão genital.

São Vicente

Duas mulheres foram barradas com material ilícito na portaria do Centro de Detenção Provisória “Luis César Lacerda”, o CDP de São Vicente, no último sábado antes da virada do ano, dia 28. Durante a manhã, a mãe de um preso foi surpreendida com 50 pontos de LSD escondidos em um envelope. O alucinógeno foi encontrado quando os agentes de segurança penitenciária revistavam os pertences da visitante. Pouco depois, as servidoras identificaram um objeto estranho no corpo de uma jovem a partir das imagens geradas pelo escâner corporal. Questionada, a suspeita negou qualquer infração e foi encaminhada para o pronto-socorro local. Após confrontada com os resultados dos exames, que apontavam uma irregularidade em sua região pélvica, a visitante confessou que carregava um invólucro com 61 g de cocaína e 27 g de maconha.

Pracinha

No dia 21, na Penitenciária de Pracinha, momento de passagem pelo aparelho body scanner para fins de revista pessoal, a companheira de um sentenciado foi flagrada com um objeto estranho na cavidade vaginal. Após ser indagada, confessou que portava um invólucro contendo maconha. Ela retirou a droga do corpo em local reservado, entregando aos agentes de segurança.

Paraguaçu Paulista

Dia 21 de dezembro, na Penitenciária de Paraguaçu Pauliosta, ao submeter a visitante de um sentenciado aos procedimentos de revista no scanner corporal, agentes avistaram dois objetos na altura da cintura da mulher. Após ser questionada, ela retirou do corpo e entregou duas porções de maconha somando cerca de 4,5 g.

Lucélia

Ainda no dia 21, na Penitenciária de Lucélia, a esposa de um sentenciado tentou entrar ao presídio portando um invólucro com porção de maconha introduzido na genitália.

Florínea

Na Penitenciária de Florínea, dia 22, a mãe de um sentenciado foi flagrada com R$ 15 escondidos no top tentando entrar na unidade para visitar o filho.

Lavínia

Dia 21, na Penitenciária “Vereador Frederico Geomertti”, a PI de Lavínia, no momento em que os agentes revistavam os pertences das visitantes um deles encontrou, dentro de uma vasilha plástica com alimentos, uma grande quantidade de maconha. No dia seguinte,22, Na Penitenciária “Luiz Aparecido Fernandes”, a PIII, duas mulheres foram impedidas de entrar na unidade prisional após serem flagradas com ilícitos nas imagens geradas pelo scanner corporal. Uma delas trazia um micro aparelho celular no corpo, enquanto a outra portava um invólucro com cocaína. Na mesma unidade, a companheira de um sentenciado foi surpreendida com um mini celular. A apreensão ocorreu depois que a visitante passou pelo equipamento de scanner corporal. Questionada, afirmou que trazia um objeto escondido, retirando-o em seguida, no banheiro, e entregando-o a funcionárias. No domingo do dia 29, três visitantes cadastradas como companheiras de sentenciados foram surpreendidas tentando entrar com entorpecentes na unidade. As apreensões ocorreram durante o procedimento de revista manual dos “jumbos” (alimentos e produtos de higiene trazidos para o preso). As duas primeiras visitantes foram pegas com 16 e dois pedaços de papel, respectivamente, com características da droga sintética K4 que estavam em embalagens de papel para cigarro (seda). A terceira visitante foi flagrada com sete pedaços de papel da droga sintética K4 também ocultos em embalagens de papel para cigarro e 108 porções de maconha dentro de azeitonas, em uma vasilha com macarrão.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara”, dia 21, duas visitantes tentaram burlar a segurança. Uma delas trazia uma embalagem contendo cocaína, escondida no forro da calcinha. A segunda escondia um telefone celular na genitália. Ambas foram flagradas pelas imagens de scanner corporal. No domingo, 29, no procedimento de revista via scanner corporal na penitenciária, uma visitante foi flagrada com dois invólucros contendo maconha e outros dois contendo pedaços de papel tipo cartolina, possivelmente se tratando da droga sintética conhecida como K4 escondidos em um top.

São José do Rio Preto

Domingo, 29, no Centro de Progressão Penitenciária “Dr Javert de Andrade” de São José do Rio Preto, ao passar a comida trazida por uma visitante, mãe de sentenciado, o aparelho de raios X apontou algo errado: era um aparelho de telefonia celular dentro da sacola.

Mirandópolis

Na Penitenciária “Nestor Canoa de Mirandópolis I”, dia 22, durante a revista no body scanner, foi constatado que havia um objeto no corpo da companheira de um sentenciado. Ao ser indagada, ela negou que estivesse portando algo. Ao ser encaminhada ao Hospital Estadual de Mirandópolis, durante o trajeto, acabou retirando um invólucro com 48 g de maconha e 99 comprimidos estimulantes sexuais. Ainda durante a realização do procedimento de revista corporal no body scanner, dia 29, foi apreendido um invólucro com maconha e que estava introduzido no órgão genital da visitante.

Irapuru

Na Penitenciária de Irapuru, durante a realização dos procedimentos de revista, sábado, 28, uma visitante foi flagrada tentando entrar na unidade portando documentos supostamente falsificados (carteira de identidade e cartão de visitante).

Hortolândia

No sábado, 21 de dezembro de 2019, uma mulher foi pega na Penitenciária “Odete Leite de Campos Critter” de Hortolândia, durante o procedimento de revista, com 7 g de maconha no bolso de uma bermuda escondida em uma sacola. Agentes perceberam as irregularidades por meio da revista minuciosa realizada na bolsa de jumbo (itens levados aos presos por familiares). Ao ser questionada, ela confessou que pretendia entregar a droga ao companheiro. No outro domingo, 29, uma mulher foi impedida de entrar na mesma unidade por estar sob posse de 24 g de maconha. No momento em que a companheira de um detento passou pelo procedimento de revista do jumbo, foi encontrada a droga misturada na comida. Ao ser indagada, a visitante confessou que pretendia entregar ao marido.

Capela do Alto

No sábado, 21 de dezembro de 2019, uma visitante foi pega no Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto, durante o procedimento de revista. Os agentes notaram alteração na imagem produzida pelo scanner corporal. Ao ser questionada, ela informou que havia escondido informações manuscritas no lado interno da camiseta.

Campinas

No sábado, 21, uma mulher foi flagrada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Campinas, durante o procedimento de revista do jumbo, ao tentar entrar com extratos bancários escondidos em cigarros.

Piracicaba

No domingo, 22, uma mulher foi flagrada no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Nelson Furlan” de Piracicaba, durante o procedimento de revista, com um celular escondido próximo de suas partes íntimas. Agentes perceberam as irregularidades por meio da imagem produzida pelo scanner corporal. Ao ser questionada, ela confessou que pretendia entregar o aparelho ao companheiro.

Sorocaba

No sábado, 28, uma mulher foi flagrada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, durante o procedimento de revista, com anotações bancárias e 90 g de maconha escondidos na região do tórax. Agentes perceberam as irregularidades por meio da imagem produzida pelo scanner corporal. Ao ser questionada, ela confessou que pretendia entregar a droga ao filho preso.

Americana

No domingo, 29, uma mulher foi impedida de entrar no Centro de Detenção Provisória “AEVP Renato Gonçalves Rodrigues” de Americana, durante o procedimento de revista, com uma moeda de R$ 0,50 escondida na região do joelho direito por dento da calça. Agentes perceberam as irregularidades por meio da imagem produzida pelo scanner corporal. É proibida a entrada de dinheiro na unidade por parte de familiares.

Casa Branca

No domingo, 29, uma mulher foi flagrada na Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra” de Casa Branca, durante o procedimento de revista, com 118 g de maconha, misturados nos alimentos e nos itens de higiene pessoal. Agentes perceberam as irregularidades durante a revista na sacola de jumbo. Ao ser questionada, a visitante confessou que pretendia entregar a droga ao companheiro.

Iperó

No domingo, 22, uma mulher foi detida durante o procedimento de revista, na Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” de Iperó. Os agentes desconfiaram da visitante pois a imagem produzida pelo scanner corporal mostrou alteração na região pélvica. Ao ser questionada, ela informou que estava escondendo 104 g de maconha e 52 g de cocaína e pretendia entregar a seu irmão. Na mesma prisão, dias 28 e 29 de dezembro, durante o procedimento de revista dia 28, agentes perceberam uma visitante jogando um pacote com 220 g de maconha enrolado em uma blusa no chão antes de passar pelo scanner corporal. Ao ser questionada, a moça informou que a substância escondida seria entregue ao seu companheiro. A segunda ocorrência aconteceu durante a revista. Uma jovem foi flagrada tentando entrar na unidade prisional com 76 g de maconha e anotações bancárias na região do tórax.

Pirajuí

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na P2 de Pirajuí com estimulantes sexuais “camuflados” em meio a pedaços de carne em cubo que levaria para o companheiro. A descoberta foi dia 21, sábado, durante procedimento de revista manual realizado por agentes nos volumes trazidos pelas visitantes. Ao encontrar uma substância suspeita de cor azul e branca em meio a comida, o servidor questionou a mulher, que confessou ter escondido quatro comprimidos estimulantes sexuais em cubos de carne bovina.

Bernardino de Campos

Duas mulheres foram flagradas tentando entrar na Penitenciária de Bernardino de Campos com maconha. Em ambos os casos os “esconderijos” eram as partes íntimas. As ocorrências foram domingo, 22. Durante procedimento de revista pelo escâner corporal, foi verificado por agentes que operam o equipamento, imagens que mostravam anormalidades na região pélvica das mulheres. Após terem sido descobertas, as visitantes foram levadas até um local reservado, na companhia de agentes de segurança penitenciária femininas, onde foram confrontadas com as imagens e, em ambas as situações, confessaram portarem maconha e, espontaneamente, retiraram de seus corpos as drogas que entregariam aos companheiros presos. Na primeira ocorrência a droga pesou 33 g e na segunda 66 g. No domingo, 29, uma visitante teve constatada pelo escâner corporal a presença de objeto estranho em suas partes íntimas. Indagada pela funcionária ela confirmou que levava maconha no ânus e, voluntariamente, retirou a droga em uma sala reservada com o peso de 86,8 g.

Álvaro de Carvalho

Nem só na entrada para a visitação são desmanteladas ações criminosas. Ao sair da visita, por volta das 16h45 do domingo, 29, da Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho, uma mulher foi flagrada com um manuscrito com cerca de 50 páginas, cujo conteúdo detalhava práticas delituosas, bem como informações diversas do crime organizado. O material estava em meio a fraldas infantis dentro de sua bolsa. Indagada, a mulher disse que o manuscrito foi entregue por seu marido e seria levado a um desconhecido.

Franca

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Franca com maconha e cocaína escondidas em seu ânus. A descoberta se deu dia 29, domingo, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. A visitante negou portar ilícitos. Entretanto, foi levada até uma sala reservada onde confessou que havia droga em seu corpo, retirando um invólucro contendo maconha e outros duas embalagens que continham cocaína.

Ribeirão Preto

A Penitenciária de Ribeirão Preto registrou apreensão no domingo, 29, quando uma mulher foi barrada ao tentar entrar na unidade, após o escâner corporal registrar imagem suspeita em seu corpo. Confrontada com o fato, a visitante solicitou que fosse levada até uma unidade de saúde para a realização de exame clínico, sendo encaminhada ao Pronto Atendimento – UPA, ocasião em que o médico retirou de seu ânus um invólucro contendo maconha.

Serra Azul

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária I de Serra Azul com maconha escondida em seu corpo. O flagrante ocorreu domingo, 29, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. A imagem mostrava objeto estranho na região pélvica. Indagada, a mulher confessou ter entorpecente introduzido em seu corpo. Em sala reservada, ela retirou espontaneamente um invólucro contendo maconha, pesando 74 g.

Taiúva

Durante o procedimento de revista, no dia 29, domingo, a imagem do escâner corporal apontou para objeto suspeito na região pélvica. Questionada, a visitante negou qualquer irregularidade. Em sala reservada, ela foi fazer a troca de absorvente, quando foi constatado um “fundo falso” em sua calcinha, onde foi verificado conter 3,1 g de maconha.

Capital

Os Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Belém I e II registraram apreensões com visitantes durante os dias 21 e 22 de dezembro. No CDP Belém I, a visitante estava com invólucro contendo um aparelho minicelular escondido na região íntima de seu corpo. O objeto foi visto a partir das imagens do escâner corporal. Os agentes do CDP Belém II apreenderam entorpecente no cós da calcinha da companheira de um sentenciado. No domingo do ano, 29, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência registrou a tentativa frustrada de uma visitante de entrar ao presídio com ilícitos escondidos no corpo. A mulher foi flagrada pelo aparelho de escâner corporal, que mostrou uma imagem suspeita na região pélvica no momento da revista mecanizada. Ao ser questionada pelos agentes de segurança, ela acabou confessando que possuía entorpecentes introduzidos nas partes íntimas que seriam, supostamente, entregues ao seu companheiro preso na unidade prisional. A maconha pesava aproximadamente 100 g.

Franco da Rocha

No último domingo (22), a companheira de um preso da Penitenciária “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha foi flagrada tentando entrar com entorpecentes na unidade prisional. Os materiais semelhantes à maconha e à cocaína estavam escondidos no corpo da mulher. O invólucro com os ilícitos foi visto a partir das imagens do escâner corporal, durante procedimento de revista com a visitante. No domingo, 29, a Penitenciária II “Nilton Silva”, de Franco da Rocha, registrou duas tentativas frustradas de visitantes portando ilícitos nas partes íntimas. Ambos os flagrantes foram feitos pelo escâner corporal da portaria. No primeiro caso, uma mulher, esposa de preso, foi surpreendida com um invólucro escondido no corpo. Ela foi questionada pelos agentes de segurança e acabou confessando que possuía 181 g de maconha na genitália. No segundo caso, outra visitante foi flagrada com um invólucro contendo 100 pedaços da droga sintética K4 e 96 unidades de papel de LSD. Também havia maconha, pesando aproximadamente 7 g.

Santo André

Dois chips e duas placas de minicelulares foram apreendidas com uma visitante do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, no domingo,22. Ao passar pelo escâner corporal para procedimento padrão de revista, os agentes de segurança observaram um objeto suspeito na região íntima do corpo da companheira de um sentenciado. Ao ser indagada a mesma confirmou estar com um invólucro contendo contravenções.

São Bernardo do Campo

No Centro de Detenção Provisória “Dr. Calixto Antônio”, de São Bernardo do Campo, no sábado (21), os Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) de plantão apreenderam maconha (39,09g) e cocaína (16,45g) com a companheira de um detento. Os materiais estavam escondidos no corpo da mesma, na região pélvica, e foram observados a partir das imagens do escâner corporal.

Agentes de segurança da mesma unidade visualizaram, no sábado, 28, maconha caindo das vestes de uma visitante. Ao ser questionada, a mulher acabou confessando que possuía um pacote com ilícitos no top do sutiã.

Diadema

No domingo (22), a visitante do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema foi surpreendida durante o procedimento de revista ao passar pelo escâner corporal tentando entrar na unidade prisional com um invólucro contendo substâncias entorpecentes. Dentro do pacote foram encontrados ilícitos análogos à maconha, à cocaína e à droga sintética K4, que estavam escondidos na parte íntima de seu corpo.

Guarulhos

No Centro de Detenção Provisória (CDP) I “ASP Giovani Martins Rodrigues” de Guarulhos, na Grande São Paulo, uma visitante foi flagrada com um invólucro introduzido nas partes íntimas no dia 28, sábado. A descoberta ocorreu por meio do escâner corporal que indicou a imagem de um objeto arredondado na região da pélvis. Quando questionada pelos funcionários, a mulher confessou que carregava aproximadamente 108 g de cocaína e 39 g de maconha. No dia 29, último domingo do ano, no período da manhã, uma visitante foi flagrada com material ilícito na portaria do Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Guarulhos. O escâner corporal da unidade identificou uma imagem desconhecida nas partes íntimas da mulher, que acabou confessando que carregava um invólucro na genitália. As substâncias eram maconha e cocaína.

Osasco

Uma visitante, esposa de detento, foi flagrada no domingo, 29, tentando entrar o Centro de Detenção Provisória (CDP) I “Éderson Vieira de Jesus”, de Osasco, com entorpecente camuflado no calçado. A mulher escondia no chinelo cerca de 18 invólucros contendo maconha, 16 pacotes com cocaína e 20 pedaços de papel parecidos com a droga sintética K4.

aasassa
Topo