Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/08/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes de segurança impedem entrada de faca e de drogas em potes de xampu e condicionador levadas por visitantes - apreensões em presídios do estado em 3 e 4/08


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas de burlar a vigilância de agentes penitenciários no último final de semana, 27 e 28 de julho. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos ficam isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Presidente Venceslau

Na Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira”, de Presidente Venceslau, no dia 04/08, foram apreendidos seis invólucros com cocaína dentro de duas embalagens que estavam com uma visitante de sentenciado, sendo uma de xampu e outra de condicionador de cabelo.

Andradina

Domingo, dia 04/08, por volta das 8h, uma visitante passou pelo escâner corporal, quando foi observado um volume na barra da sua calça onde, após ser questionada pela servidora do local, a visitante espontaneamente passou a puxar a parte inferior da calça, quando caíram seis pedaços de maconha no solo. O caso ocorreu na Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina.

Mirandópolis

Na Penitenciária “Nestor Canoa”, de Mirandópolis, no sábado, dia 03/08, durante a realização do procedimento de revista dos pertences de comida, que é feito no aparelho de raio-x, foi apreendida uma faca de serra, que estava acondicionada dentro da sacola plástica.

Flórida Paulista

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira”, de Flórida Paulista, no dia 04/08, três visitantes foram surpreendidas tentando entrar na unidade portando objetos proibidos e entorpecentes. Às 9h30, ocorreu a apreensão de um aparelho micro celular sem chip e sem bateria com uma moça logo após a mesma passar pelo escâner corporal. Meia-hora depois, houve a apreensão de dois invólucros contendo maconha. A droga estava no sutiã de uma visitante e foi pega quando a mulher passou pelo escâner corporal. Na mesma data, às 10h30, houve a apreensão de outro aparelho micro celular sem chip e sem bateria com uma visitante, no momento em que ela passava pelo escâner corporal.

Lavínia

No dia 04/08, por volta das 7h30, na Penitenciária “Vereador Frederico Geometti de Lavínia, uma visitante, companheira de um sentenciado foi submetida ao escâner corporal quando o equipamento apontou um objeto estranho na altura das suas partes íntimas. Após indagar a mesma, se estava escondendo algo em seu corpo, ela confirmou que trazia um aparelho de telefonia celular. Já na Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes”, a PII de Lavínia, no dia 03/08, uma visitante passou pelo escâner corporal quando foi verificado que havia algo suspeito em seu corpo. Indagada, ela alegou que trazia um invólucro contendo micro aparelho celular, vindo a retirar e entregar voluntariamente. Em uma segunda ocorrência, outra visitante, também ao passar pela revista de imagem do escâner corporal, foi pega com um micro aparelho celular.

Martinópolis

Na Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena”, de Martinópolis, em 03/08, às 9h, uma senhora tentou entrar na unidade com um invólucro inserido na região genital e contendo um micro aparelho de telefonia celular. O invólucro foi constatado nas imagens do escâner corporal. Na mesma data, às 9h30, outra visitante tentou ingressar na unidade com dois invólucros que estavam na parte externa da sua panturrilha, contendo maconha. As embalagens foram detectadas nas imagens do escâner corporal. Ainda na mesma data, às 10h30, uma moça, cadastrada no rol de visitas como companheira de um sentenciado, tentou ingressar na unidade com um invólucro inserido na região genital. Diante da sua negativa, foi ela encaminhada para a Santa Casa local, onde passou por Raio-X, sendo confirmado que estava portando uma embalagem e dentro havia um micro aparelho de telefonia celular.

Osvaldo Cruz

Na Penitenciária de Osvaldo Cruz, em 04/08, durante procedimentos de revista com uso do equipamento de escâner corporal, uma senhora, irmã de um reeducando, foi flagrada tentando entrar as dependências da unidade prisional portando um aparelho de telefonia celular sem chip e sem cartão de memória, que se encontrava introduzido em sua genitália.

Pacaembu

Na Penitenciária “Ozias Lucio dos Santos”, de Pacaembu, em 03/08, uma visitante foi flagrada após passar pelo escâner corporal com um invólucro, contendo maconha. O ilícito estava introduzido em suas partes íntimas. No dia seguinte, em 04/08, uma visitante passou pelo mesmo equipamento e foi flagrada com uma embalagem com maconha que estava introduzida em suas partes íntimas. Já no Centro de Detenção Provisória II de Pacaembu, no sábado, 03/08, por volta das 8h20, uma senhora foi submetida a procedimento de revista no escâner corporal quando o equipamento apresentou imagens suspeitas. Foi solicitado que ela aguardasse para repetir o procedimento, momento em que a mesma, rapidamente, tentou se desfazer de um objeto jogando embaixo do aparelho de escâner. Foi determinado que a mesma pegasse o objeto. Foi constatado e apreendido um invólucro de formato oval embalado em fita isolante de alta fusão, papel carbono e pó de grafite, contendo maconha e uma carta manuscrita de comunicação entre grupo criminoso.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara”, de Presidente Bernardes, no sábado, doa 03/08, uma visitante passou pelo escâner corporal que detectou um invólucro, contendo maconha. A droga estava introduzida em seu órgão genital. Em outro caso, durante procedimento de revista no aparelho de escâner, ocorreu a apreensão de um pacote escondido em fundo falso da roupa íntima de uma visitante, contendo seis cartelas de droga sintética. Já nas marmitas, foram encontrados 50 comprimidos. Depois, durante o mesmo procedimento, ocorreu a apreensão de um invólucro contendo drogas, que estava escondido na roupa íntima. Logo em seguida, durante procedimento de revista no aparelho de escâner, uma visitante foi surpreendida com um pacote com substância amarelada que presume se tratar de substância entorpecente, escondido na região genital. O mesmo aparelho também detectou uma visitante tentando entrar com um invólucro com maconha e outra com uma embalagem contendo drogas. Já no dia seguinte, 04/08, uma moça foi flagrada tentando entrar com maconha na roupa íntima (no bojo do top). Um celular também foi apreendido com outra visitante que passou pelo escâner. O acessório estava nas partes íntimas da mulher.

Tupi Paulista

Em 03/08, por volta das 8h40, um visitante tentou levar maconha ao companheiro. A droga foi identificada quando ele passou pelo escâner corporal. Questionado, o visitante confessou que estava portando droga em sua roupa, a pedido de seu companheiro.

Sorocaba

No último domingo, 04/08, às 9h, uma mulher foi flagrada tentando entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba com aproximadamente 115g de maconha no top. O flagrante ocorreu durante o procedimento de revista, momento em que a suspeita passava pelo escâner corporal. A visitante, de 19 anos, confessou para os agentes que havia escondido a droga com o objetivo de entregar ao companheiro, que está detido. A mulher foi encaminhada a um local adequado para a retirada da peça, onde agentes femininas descosturaram a roupa e encontraram a substância

Americana

Em Americana, no sábado, 03/08, às 9h30, uma mulher foi surpreendida durante procedimento de revista no Centro de Detenção Provisória de Americana. A moça, de 23 anos, pretendia visitar o seu companheiro quando agentes encontraram, na vasilha de achocolatado, e também em um tubo de creme dental, cerca de 60g de maconha.

Capela do Alto

Cinco celulares foram apreendidos no dia 03/08 na Penitenciária de Capela do Alto. O primeiro flagrante ocorreu no sábado, por volta das 11h30. Durante o procedimento de revista, um mini aparelho celular foi detectado pelo escâner corporal dentro da vagina de uma visitante que pretendia visitar o seu companheiro Depois, quatro mulheres foram flagradas com celulares escondidos nas partes íntimas e uma delas, além do aparelho, carregava um pedaço de estanho.

Piracicaba

Sábado, dia 03/08, por volta das 8h, uma visitante foi flagrada no Centro de Detenção Provisória (CDP) Nelson Furlan, em Piracicaba com mais de 180g de maconha na região do tórax e do quadril. Ela pretendia visitar o companheiro, mas foi flagrada durante o procedimento de revista pois imagens produzidas pelo escâner corporal mostraram alterações. Ao ser questionada, a visitante confessou que estava com 3 porções de droga, sendo que duas estavam escondidas sob os seios e a outra no forro da vestimenta íntima.

Campinas

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Profº Ataliba Nogueira, em Campinas, na sexta-feira, dia 02/08, agentes flagraram homens arremessando uma sacola com dois celulares, um carregador e dois fones de ouvidos para dentro da quadra dos alojamentos. Segundo informações da unidade prisional, durante o momento do arremesso, um agente penitenciário percebeu que um detento correu na direção do local onde foi jogado o material e o seguiu até o impedir de ter acesso aos eletrônicos. A direção da unidade instaurou procedimento disciplinar para investigar a participação dos presos.

Hortolândia

Uma mulher foi flagrada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Hortolândia no domingo, dia 04/084), durante o procedimento de revista. Ela pretendia visitar o companheiro, mas foi impedida pois agentes encontraram na costura da calça que ela vestia relatórios referentes à movimentação financeira, além de várias informações escritas no lado interno da roupa. Após o flagrante, ela foi encaminhada ao plantão policial e foi suspensa do rol de visitas, temporariamente. Agentes encontram, na mesma cidade, um aparelho celular com chip dentro da sacola de uma visitante na Penitenciária “Odete Leite de Campos Critter”, a P2 de Hortolândia. A mulher pretendia visitar o seu companheiro.

Itirapina

No domingo, 04/08, a companheira de um detento foi flagrada durante o procedimento de revista, na Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio” de Itirapina II, com maconha escondida na região do quadril. As imagens produzidas pelo escâner corporal mostraram alterações na região pélvica da mulher que, ao ser questionada, confessou estar levando um pacote de drogas em seu corpo. Em um local reservado, a mulher retirou o entorpecente de seu órgão genital, que estava envolto em borracha, papel carbono e grafite em pó, entregando-o para os agentes de segurança penitenciária.

Limeira

Na sexta-feira, dia 02/07, no Centro de Detenção Provisória de Limeira, os Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) encontraram dentro de tubos de pasta dental e de creme de barbear substâncias entorpecentes. Tais produtos haviam sido enviados pelos Correios para um detento por sua irmã. Sendo apreendidas, 13 cápsulas aparentemente de cocaína e 107 porções semelhantes a maconha.

Franco da Rocha

No último domingo, 04/08, os servidores da Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro" flagraram duas visitantes tentando entrar na unidade prisional com ilícitos. As mulheres foram surpreendidas quando passaram por revista mecânica, feita pelo escâner corporal. Nos dois casos as imagens acusaram invólucros introduzidos nas partes íntimas. Em uma das apreensões a visitante tentou entrar na penitenciária com 70g de maconha e 33g de cocaína. Com a outra, havia um invólucro com 98g de maconha e 48g de cocaína.

Guarulhos

O Centro de Detenção I "ASP Giovani Martins Rodrigues" registrou uma apreensão feita no domingo, dia 04/08, com uma companheira de preso. Ela foi surpreendida durante revista mecânica, realizada pelo escâner corporal, ao tentar entrar na unidade prisional com maconha, camuflada dentro das vestimentas: calça e lingerie. Também domingo, 04/08, uma visitante foi surpreendida no Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos ao passar pelo escâner corporal. O equipamento indicou que havia algo introduzido na parte genital da mulher. O invólucro continha maconha, 13 comprimidos de estimulante sexual, uma peça eletrônica e 1 arame de solda.

Osasco

No sábado, 03/08, uma companheira de detento foi surpreendida durante procedimento feito pelo escâner corporal no Centro de Detenção Provisória I "Ederson Vieira de Jesus", de Osasco. A mulher tentava entrar na unidade prisional com droga sintética: pelo menos 24 pedaços de papéis ilustrados e picotados, 18 comprimidos de coloração azul, semelhante ao LSD, dois invólucros com maconha, além de papel de seda. Todos os ilícitos estavam ocultos no forro da calça.

Diadema

No último sábado, 03/08, uma visitante foi surpreendida durante o procedimento de revista ao passar pelo escâner corporal. Ela tentou entrar no Centro de Detenção Provisória de Diadema portando um invólucro plástico contendo 60g de cocaína. O ilícito estava introduzido em seu órgão genital.

Potim

Uma mulher foi barrada ao tentar entrar com um invólucro com maconha dentro de seu corpo na Penitenciária 2 de Potim no sábado, 03/08. A visitante, de 36 anos, é companheira de um sentenciado do presídio. No período da manhã, a visitante passou pelo procedimento de revista por meio do escâner corporal e, a partir das imagens geradas pelo aparelho, foi identificado um objeto estranho em sua região pélvica. Indagada pelas servidoras do presídio, a moça negou qualquer infração e foi encaminhada para o Instituto Médico Legal de Guaratinguetá. Após os exames, foi confirmado que a mulher trazia um invólucro com 66g de maconha dentro do ânus.

Suzano

Em Suzano, uma visitante foi flagrada com drogas escondidas na roupa íntima ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória de Suzano no sábado, dia 03/08. A mulher, de 38 anos, é mãe de um detento da unidade prisional. Por volta das 9h, a visitante foi revistada pelas agentes de segurança penitenciária do presídio, quando as servidoras sentiram um volume atípico no corpo da suspeita. Tratava-se de dois invólucros escondidos na alça de seu sutiã, um com 8,5g de cocaína e o outro com 4,6g de maconha.

São Vicente

Duas mulheres foram barradas ao tentar entrar com drogas dentro de chinelos na Penitenciária 2 de São Vicente no sábado, dia 03/08. Ao todo, foram apreendidos mais de 50g de entorpecentes, 80 comprimidos de estimulante sexual e um pedaço de folha de maconha sintética, popularmente conhecida como K4. Quando os pertences das visitantes foram inspecionados, os servidores perceberam que dois pares de chinelo tinham sido cortados ao meio e colados novamente. Os calçados, então, foram revistados pelo aparelho de raio-X e foi confirmado que havia ilícitos em seu interior. Quando abertos, foram encontrados 35g de cocaína, uma folha de K4, além de 7 pílulas de estimulante sexual em um dos pares e 18g de maconha mais 73 comprimidos do estimulante em outro. As suspeitas, de 28 e de 42 anos, são companheiras de sentenciados do estabelecimento penal.

Itatinga

Uma mulher foi flagrada tentando entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itatinga com 134g de maconha em sua vagina, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 9h35 de sábado, dia 03/08. Inicialmente, a visitante negou qualquer irregularidade. Mas, ao saber que seria encaminhada ao hospital para exames, retirou de sua genitália a droga embalada em fita adesiva. Ela negou, entretanto, que entregaria o entorpecente para o marido preso. Disse que tentava entrar com maconha na unidade prisional para pagar uma dívida com outra visitante.

Marília

A Penitenciária de Marília registrou duas apreensões no domingo, dia 04/08. A primeira ocorreu por volta das 9h40, quando uma mulher tentou entrar na unidade prisional com maconha e cocaína alojadas no cós da calça, sutiã e forro da calcinha. Após a descoberta pelo escâner corporal, ela foi encaminhada a uma sala reservada, onde agentes femininas vistoriaram as roupas da visitante e encontraram uma porção de maconha sob o sutiã, 227g da mesma droga no cós da calça e 63g de cocaína no forro da calcinha. A mulher relatou que um desconhecido levou as vestes para ela já com os entorpecentes camuflados e que os objetos ilícitos seriam entregues para o seu companheiro preso. Disse, ainda, que receberia cerca de R$ 1 mil pelo “serviço”. A outra apreensão se deu por volta do meio-dia. Uma mulher tentou entrar no presídio com 93g de maconha em sua vagina. Embora o escâner corporal tenha indicado imagem suspeita na região de sua genitália, a visitante negou qualquer irregularidade.

Ela foi informada, então, que seria levada ao hospital para exames. Enquanto aguardava a chegada da Polícia Militar (PM), a mulher colocou os braços por dentro da blusa e começou a se contorcer. Diante da atitude suspeita, ela foi novamente submetida ao escâner. Desta vez, entretanto, a imagem duvidosa passou a aparecer na região do busto da visitante, que teria, portanto, retirado a droga de sua genitália e escondido sob o sutiã. Ao perceber que não conseguiria burlar a perícia do equipamento eletrônico, a mulher tentou jogar a maconha no lixo, mas teve a ação flagrada pelas agentes de segurança.

Pirajuí

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí com um minicelular e um chip escondidos em sua vagina, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, por volta das 9h de sábado, dia 03/08. Ao ser questionada pelas agentes femininas, a visitante confessou a irregularidade e retirou de sua genitália o telefone móvel, que entregaria para o companheiro preso.

aasassa
Topo