Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/06/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Maconha em mousse de morango, drogas em chinelos e outras apreesnões em unidades prisionais em todo o Estado (2 e 03/06)


Cada vez mais visitantes de presos surpreendem os agentes de segurança da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) tentando ingressar em unidades prisionais com materiais ilícitos escondidos partes íntimas do corpo ou em objetos inusitados. Todos os casos foram sem sucesso graças a eficiência dos agentes.

Entre as novidades, uma mulher tentou adentrar o Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nayan Xavier Ribeiro” de Ribeirão Preto com maconha escondida dentro de mousse de morango.

O flagrante ocorreu no último domingo, às 10h35. A mulher escondeu a droga junto ao doce que estava num compartimento e seria destinado ao seu marido, detento do presídio. Tratava-se de 0,361 gramas de maconha.

Em todos os casos, os visitantes flagrados tentando entrar com ilícitos foram levados para delegacias de Polícia locais para registro da Ocorrência e demais providências administrativas e legais. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e respondem a Procedimento Apuratório Disciplinar.

A SAP informa que pessoas flagradas tentando adentrar com objetos ilícitos em unidades prisionais são automaticamente suspensas do rol de visitas.

São Paulo

Na capital paulista, no sábado, 2, companheira de detento do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência foi surpreendida enquanto era submetida a procedimento de revista por meio do scanner corporal, tentando entrar portando cocaína escondida em sua vestimenta, um sutiã em modelo top.

Ao passar pelo scanner, servidores do CDP detectaram objeto estranho nas vestimentas da visitante. Após ser questionada acabou por confessar que a trouxe a substância para seu companheiro. Diante dos fatos, foi conduzida ao 56º Distrito Policial juntamente com as apreensões.

Na Zona Leste, no CDP II "ASP Paulo Gilberto de Araújo" de Chácara Belém, visitante, companheira de preso da unidade foi flagrada tentando entrar portando maconha e cocaína, introduzidos no ânus. O fato ocorreu no domingo, 3, e a apreensão se deu por meio de scanner corporal. Foi registrado Boletim de Ocorrência no 31º Distrito Policial de São Paulo e adotadas demais providências.

Guarulhos

No sábado, 2, companheira de preso do CDP I "ASP Giovani Martins Rodrigues" de Guarulhos foi surpreendida durante o procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal, tentando entrar portando dois invólucros contendo maconha e cocaína, introduzidas no ânus. Já no domingo, 3, agente encontrou, costurados nas barras da calça de companheira de 21 anos de preso do CDP II de Guarulhos, quatro invólucros contendo cocaína e um contendo maconha. A inspeção se deu por meio de aparelho de scanner corporal.

As duas visitantes foram conduzidas ao 4º Distrito Policial de Guarulhos.

São Bernardo do Campo

Mãe de preso do CDP "Dr. Calixto Antonio" de São Bernardo do Campo foi surpreendida durante procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal, tentando entrar portando um invólucro contendo maconha, introduzido na genitália, no domingo, 3.

Mauá

No sábado, 2, durante procedimento de revista por meio do scanner corporal, foi identificada anormalidade na região dos seios companheira de 18 anos de detento do CDP de Mauá. Em lugar isolado e diante de agente feminina a visitante retirou do interior de seu sutiã 20 cigarros artesanais que continham em seu interior maconha.

Franco da Rocha

Visitante tenta entrar com drogas escondidas no chinelo na Penitenciária III "José Aparecido Ribeiro" de Franco da Rocha. O fato aconteceu no sábado, 2, quando agentes notaram algo estranho ao submeter chinelo de companheira de preso da unidade ao raio-x. Ao proceder a revista manual, os servidores encontraram aproximadamente 19 g de maconha e 29 g de cocaína.

Foram duas apreensões no Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha, sendo uma no sábado, 2, e outra no domingo, 3. No sábado, foi verificado durante procedimento de revista, no momento que passava pelo scanner, que companheira de sentenciado da unidade portava na genitália um invólucro contendo duas porções de cocaína. No domingo, outra companheira de outro reeducando foi flagrada da mesma forma também tentando levar ilícitos para a unidade.

As visitantes foram encaminhadas à Delegacia Polícia de Franco da Rocha para registro do Boletim de Ocorrência e demais providências.

São José dos Campos

No sábado, os agentes de segurança penitenciária do Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos notaram o comportamento suspeito de um visitante observado pelo monitor das câmaras de vigilância. Antes de ter sua entrada autorizada na unidade, o homem, de 26 anos, foi flagrado escondendo um tablete de 25 gramas de maconha no vão entre o piso e o portão de acesso à prisão. O material seria entregue a sua companheira, reclusa do estabelecimento penal.

Taubaté

No domingo, por volta do meio dia, uma mulher de 29 anos foi barrada tentando entrar com 50 gramas de maconha no Centro de Detenção Provisória de Taubaté. A droga foi detectada pelo aparelho de escaneamento corporal e estava escondida entre as nádegas da visitante. Mais tarde, às 13h50, uma jovem de 22 anos, irmã de um detento da unidade, foi surpreendida ao passar pelo body scanner com 5 gramas de maconha escondidos no forro da calcinha.

Suzano

Duas mulheres foram barradas ao tentar entrar com drogas e um celular no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano. O material foi apreendido no domingo, dia 3 de junho.

Durante a manhã, uma mulher de 30 anos foi surpreendida com um aparelho de celular encontrado no kit de pertences que entregaria a seu irmão, detento da unidade. O objeto foi encontrado pelos agentes de segurança penitenciária que revistavam o conteúdo trazido pela visitante, que também é companheira de um preso do estabelecimento penal.

Ainda no domingo, uma jovem de 18 anos foi flagrada com 91,6 gramas de cocaína em um invólucro introduzido na vagina. A droga foi detectada pelo aparelho de escaneamento corporal e a visitante foi direcionada para o Pronto-Socorro local, onde o material foi retirado. O entorpecente seria entregue a seu companheiro, recluso na unidade.

Praia Grande

No sábado, no Centro de Detenção Provisória (CDP) "ASP Charles Demitre Teixeira" de Praia Grande, uma mulher de 32 anos foi barrada ao tentar entrar na unidade com uma garrafa de pet contendo vodka. A estratégia da visitante foi a de enganar os agentes de segurança penitenciária (ASP) alegando levar água para seu companheiro, detento da prisão.

Mongaguá

No Centro de Progressão Penitenciária "Dr. Rubens Aleixo Sendin" de Mongaguá, a mãe de um detento foi surpreendida com 60 gramas de cocaína e 20 gramas de maconha em um invólucro fixado na calcinha. A droga foi detectada na região pélvica da mulher, de 64 anos, pelo aparelho de escaneamento corporal.

Durante a manhã do dia seguinte, os ASPs encontraram uma sacola plástica com oito porções de maconha (totalizando 225 gramas) enquanto faziam a ronda de rotina na área externa da unidade. No final da tarde, por volta das 16h, um agente de escolta e vigilância penitenciária acionou o alarme do CPP ao avistar pacotes serem lançados para o interior da prisão. Imediatamente, a equipe de revista foi enviada ao local, onde encontraram 16 aparelhos de celular com três baterias recarregáveis, um fone de ouvido e duas porções de maconha, somando 430 gramas da erva.

Sorocaba

Por volta das 9h do último domingo (3), a mãe de um detento foi flagrada tentando entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, com um fone de ouvido. O flagrante ocorreu no momento em que a mulher passava pelo scanner corporal. Quando os agentes perguntaram qual era a intenção dela, a mulher disse que tem o costume de guardar o equipamento no sutiã, mas esqueceu de tirá-lo. O detento foi isolado para procedimento disciplinar e a visitante perdeu, temporariamente o direito de fazer visitas na unidade.

Capela do Alto

No domingo, 3, duas visitantes foram apreendidas tentando entrar com entorpecentes na Penitenciária de Capela do Alto. Na primeira, ao revistar companheira de um dos reeducandos da unidade por meio do scanner corporal, agentes encontraram maconha oculta no elástico da cintura, no cós, da calça que vestia. Ao realizar o mesmo procedimento em outra visitante, também companheira de outro preso da unidade, nas imagens geradas notou-se um corpo estranho na altura dos órgãos íntimos. Questionada, a mesma negava a posse de ilícito, mas já na delegacia, voluntariamente retirou de sua genitália um invólucro contendo maconha e cocaína.

Itirapina

No sábado, 2, três visitantes foram flagradas tentando entrar com entorpecentes na Penitenciária II "João Batista de Arruda Sampaio" de Itirapina. Nas duas primeiras ocorrências, agentes encontraram maconha e cocaína disfarçados dentro de vasilhas contendo arroz e feijão trazidas por duas mulheres: uma era esposa de um dos sentenciados e outra, uma companheira de outro preso da unidade.

Na terceira apreensão, foi detectado por meio do scanner corporal um invólucro contendo maconha e cocaína nos órgãos genitais de irmã de um outro preso da unidade.

Guareí

No domingo, 3, na Penitenciária II de Guareí, a servidora responsável suspeitou das imagens captadas pelo scanner corporal durante revista em companheira de preso da unidade. Ao se proceder uma verificação mais minuciosa com confronto de imagens foi possível detectar a presença do maconha escondida no sutiã da visitante.

Taquarituba

Visitante foi surpreendida no último sábado (2), na Penitenciária de Taquarituba, com droga escondida nas roupas íntimas.

O aparelho de scanner corporal flagrou objetos desconhecidos nas vestes da mulher. Funcionárias da penitenciária encaminharam-na à uma sala separada para realizar a revista de rotina e encontraram aproximadamente 13 gramas de maconha e 69 adesivos de LSD no cós do sutiã. A mulher ainda escondia na calcinha uma porção de aproximadamente 22 gramas de cocaína.

Pirajuí

Agentes de segurança da Penitenciária II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí encontraram um invólucro emborrachado abandonado na área de acesso de visitantes, no corredor ao lado da sala de body scanner. Tratava-se de um aparelho celular, deixado na tela de proteção das janelas. O caso ocorreu no último domingo, 3, quando os funcionários do presídio faziam a inspeção de praxe no local.

Penitenciária de Andradina

No último dia 03 de junho, por volta das 9h, uma visitante, ao ser submetida a revista pelo equipamento "Scanner Corporal", foi flagrada com um objeto estranho na altura da sua cintura, onde após verificação, foi encontrado um invólucro contendo uma pedra aparentando ser "cocaína".

A Polícia Militar foi acionada e a visitante conduzida a Delegacia de Polícia onde foi presa em flagrante. Foi instaurado procedimento de apuração preliminar e disciplinar para elucidação dos fatos. A visitante também será suspensa do Rol de visitas.

Penitenciária de Irapuru

No dia 03 de junho, durante os procedimentos de revista junto ao scanner corporal no filho, menor, de uma visitante, constatou-se a presença de um objeto metálico no fundo da banheira onde a criança estava, ao revistá-la foi encontrado embaixo de um travesseiro um invólucro contendo duas placas de aparelhos celulares.

Na mesma data, (03/06), também durante os procedimentos de revista na visitante com scanner corporal, constatou-se a presença de um invólucro nas partes íntimas da esposa de um sentenciado. Ao ser questionada, a mulher dirigiu-se ao banheiro feminino da portaria, onde o retirou o invólucro contendo um micro aparelho celular.

Os materiais foram encaminhados a Delegacia de Polícia para medidas cabíveis. Foi instaurado procedimento de apuração preliminar e disciplinar para elucidação dos fatos. A visitante também será suspensa do Rol de visitas.

Penitenciária de Junqueirópolis

No dia 02 de junho, por volta das 10h20, uma visitante, cadastrada como irmã de sentenciado, no procedimento de revista de alimentos (jumbo), foi constatado a presença de quatro porções de uma erva esverdeada aparentando tratar-se de maconha, acondicionado no meio de um pacote de bala.

Diante dos fatos, a visitante foi encaminhada ao Plantão Policial para averiguação e providências de praxe. Foi instaurado procedimento de apuração preliminar e disciplinar para elucidação dos fatos. A visitante também será suspensa do Rol de visitas.

PIII de Lavínia

No dia 02 de junho, por volta das 08h45, uma visitante, ao passar pelo Aparelho de Scanner Corporal, foi surpreendida tentando ingressar na unidade, com um invólucro que encontrava-se introduzido em sua genitália. Após a inspeção do referido involucro, foi verificado que em seu interior continha um Mini Aparelho de Telefonia Celular.

No dia 03 de junho, por volta das 7h40, outra visitante foi surpreendida tentando ingressar na unidade com um mini aparelho telefônico celular que estava envolto em um invólucro que estava introduzido na sua genitália. A apreensão ocorreu durante a inspeção corporal junto ao aparelho “Bodyscanner”, que flagrou a visitante com o objeto ilícito.

Em ambos os casos as visitantes foram encaminhada a Delegacia de Polícia de Lavínia para os procedimentos de praxe e os sentenciados, por sua vez, foram isolados preventivamente em cela disciplinar. As visitantes também serão suspensa do Rol de visitas.

Penitenciária de Martinópolis

No dia 02 de junho, por volta das 09h40, uma visitante tentou ingressar na unidade portando um invólucro, camuflado como absorvente, contendo substância supostamente entorpecente análoga a "maconha".

A mulher foi encaminhada à delegacia de polícia local para as providências relativas ao flagrante. Foi instaurado procedimento de apuração preliminar e disciplinar para elucidação dos fatos. A visitante também será suspensa do Rol de visitas.

Penitenciária de Pacaembu

No dia 02 de junho, uma visitante, ao passar pelo aparelho Body Scanner, foi surpreendida tentando adentrar na Unidade com um invólucro, contendo um aparelho de telefonia celular. O ilícito estava introduzido em sua genitália.

Um visitante, irmão de um sentenciado, ao passar pelos procedimentos de Raios X e vistoria de alimentos (revista de jumbo), foi surpreendido tentando adentrar na Unidade com um Chip de aparelho de telefonia celular. O ilícito estava escondido no interior de um livro.

No dia 03 de junho, uma visitante, ao passar pelos procedimentos de Raios X e vistoria de alimentos (revista de jumbo), foi surpreendida tentando adentrar na Unidade com uma torta contendo em seu interior, erva esverdeada, supostamente maconha.

Outra visitante, também ao passar pelos procedimentos de Raios X e vistoria de alimentos (revista de jumbo), foi surpreendida tentando adentrar na Unidade com uma torta, contendo em seu interior, erva esverdeada, supostamente maconha.

Uma visitante ao passar pelo aparelho Body Scanner, foi surpreendida tentando adentrar na Unidade com um invólucro, contendo em seu interior, um aparelho de telefonia celular. O ilícito estava introduzido em sua genitália.

Mais uma visitante, ao passar pelo aparelho Body Scanner, foi surpreendida tentando adentrar na Unidade com um invólucro, contendo em seu interior, uma porção de cola epóxi. O ilícito estava introduzido em sua genitália.

Outra visitante, ao passar pelo aparelho Body Scanner, foi surpreendida tentando adentrar na Unidade com um invólucro, contendo em seu interior, um aparelho de telefonia celular. O ilícito estava introduzido em sua genitália.

Em todos os casos os visitantes foram encaminhada a Delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe e os sentenciados, por sua vez, foram isolados preventivamente em cela disciplinar. Os visitantes também serão suspensa do Rol de visitas.

Penitenciária de Presidente Bernardes

No último dia 02 de junho, duas visitantes foram surpreendidas tentando entrar com objetos proibidos (aparelhos de telefonia celular) na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. Apreensões ocorram por volta das 10h25 e 10h40, respectivamente, durante procedimento de revista no scanner corporal (celulares introduzidos nas genitálias das visitantes).

Em ambos os casos as visitantes foram encaminhada a Delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe e os sentenciados, por sua vez, foram isolados preventivamente em cela disciplinar. As visitantes também serão suspensa do Rol de visitas.

PII de Presidente Venceslau

No dia 03 de junho, uma visitante ao ser submetida a revista no scanner corporal foi flagrada com um invólucro na região pélvica. A visitante ao ser comunicada que seria conduzida a Santa Casa, para a realização de exame de raios-X, de livre e espontânea vontade retirou o objeto, ficando constatado que se tratava de uma porção de pó branco aparentando ser cocaína.

Outra visitante, também durante revista com o Body Scanner foi flagrada com um invólucro na região pélvica. A mulher também retirou o objeto de livre e espontânea vontade, onde foi constatado que se tratava de oito adaptadores para micro chip SD.

Em ambos os casos as visitantes foram encaminhada a Delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe e os sentenciados, por sua vez, foram isolados preventivamente em cela disciplinar. As visitantes também serão suspensa do Rol de visitas.

CDP de Caiuá

No dia 02 de junho, durante a realização de revista de praxe, uma visitante foi surpreendida tentando entrar no CDP com quatro tabletes de erva esverdeada com odor e características do entorpecente conhecido como maconha. A substancia entorpecente estava escondida dentro de um recipiente plástico contendo alimento pronto que a visitante trazia para seu companheiro.

A mulher foi encaminhada à delegacia de polícia local para as providências relativas ao flagrante. Foi instaurado procedimento de apuração preliminar e disciplinar para elucidação dos fatos. A visitante também será suspensa do Rol de visitas.

CPP de Pacaembu

No dia 02 de junho, por volta de 09h30, durante realização de revista por scanner corporal, uma visitante foi identificada com algo no interior de seu corpo, O objeto continha um aparelho minicelular.

No dia 03 de junho, por volta de 08h30, durante procedimento de revista, servidoras obtiveram êxito na apreensão de substância supostamente entorpecente - maconha, que estava "esfarelada" na barra da calça de uma visitante.

Em ambos os casos as visitantes foram encaminhada a Delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe e os sentenciados, por sua vez, foram isolados preventivamente em cela disciplinar. As visitantes também serão suspensa do Rol de visitas.

CPP de São José do Rio Preto

No dia 02 de junho, por volta das 7h40, durante revista efetuada na sacola de pertences (jumbo) foi encontrado dentro de um frasco de desinfetante um líquido com cheiro característico de bebida alcoólica.

A mulher foi encaminhada à delegacia de polícia local para as providências relativas ao flagrante. Foi instaurado procedimento de apuração preliminar e disciplinar para elucidação dos fatos. A visitante também será suspensa do Rol de visitas.

PII de Mirandópolis

No dia 02 de junho, por volta das 09h40, uma visitante, durante sua identificação para adentrar na Unidade e visitar seu companheiro, apresentou RG a funcionária, que de imediato suspeitou sobre a autenticidade do documento e após averiguação e consulta constatou que na verdade se tratava de outra visitante. Tal companheira em buscas no sistema se tratava de outra mulher que está suspensa no rol até 12/11/2019. Após ser ouvida, a mesma foi conduzida para a Delegacia local para medidas cabíveis.

aasassa
Topo