Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/02/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Batatas com adaptadores de memória, azeitonas e pães com maconha, bifes recheados de celulares são apreendidos em presídios - apreensões em todo estado - 26 e 27/01/2019


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões realizadas no último final de semana, 26 e 27 de janeiro, em presídios em todo o estado. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.

Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Vale destacar que, mesmo com a ampla divulgação na mídia das crescentes apreensões em todo Estado de São Paulo, visitantes seguem tentando burlar as revistas, sem sucesso, graças à perícia de agentes penitenciários aliada à tecnologia dos scanners corporais.

Capital

Visitantes do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Vicente Luzan da Silva” de Pinheiros I usaram a costura da calça para esconderem entorpecentes análogos à maconha. Durante o sábado e o domingo de visitas, os agentes de segurança da unidade apreenderam com duas mulheres seis invólucros contendo o ilícito de coloração esverdeada.

Nas duas situações as substâncias foram encontradas após procedimento de revista no scanner corporal, que apontou anormalidade na região do cós da calça das visitantes. Em um dos casos, também foi encontrado um pacote do entorpecente embaixo da cadeira onde a visitante aguardava. Os boletins de ocorrência foram registrados no 91° Distrito Policial do Ceasa.

São Bernardo do Campo

Os agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Bernardo do Campo realizaram, no domingo (27), a apreensão de substância característica ao entorpecente sintético K4. O ilícito estava escondido na barra da calça de uma visitante que confirmou portar um invólucro com a substância logo após passar por revista, onde as servidoras observaram nas imagens do scanner corporal um volume atípico na região dos tornozelos da mulher. O caso foi registrado no 3° Distrito Policial de São Bernardo do Campo.

Santo André

No último sábado (26), o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André registrou a apreensão de um mini celular com uma visitante da unidade. A companheira de um preso tentava levar para dentro do CDP um invólucro com o aparelho escondido em seu corpo, identificado pelas imagens do aparelho scanner corporal. A visitante foi encaminhada a local apropriado, onde retirou o pacote de seu corpo e o entregou às autoridades competentes no local. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 4° Distrito Policial de Santo André.

Mauá

A companheira de um preso do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mauá tentou entrar na unidade levando 16 invólucros de substância característica à cocaína escondidos em seu absorvente íntimo. A apreensão foi feita no domingo (27), a visitante passava pelo procedimento padrão de revista mecânica no scanner corporal quando os agentes notaram um volume suspeito na região íntima de seu corpo.

Em local apropriado, a mulher confessou estar com 15 invólucros pequenos e um invólucro grande de material entorpecente na cor branca, similar à cocaína, escondidos em seu absorvente. Diante do ocorrido, a visitante foi encaminhada ao 1° Distrito Policial de Mauá para providências cabíveis.

Franco da Rocha

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e a Penitenciária II “Nilton da Silva”, ambas unidades de Franco da Rocha, flagraram visitantes tentando levar ilícitos para dentro dos estabelecimentos penais. Nas duas ocorrências, os visitantes estavam com invólucros de entorpecente análogo à cocaína.

No CPP, foi visto pelas imagens do scanner corporal que o invólucro estava escondido na genitália da mulher. Já na Penitenciária, a substância estava na sola do chinelo do pai de um preso da unidade. Os dois casos foram registrados no Distrito Policial de Franco da Rocha.

Campinas

No sábado, 26, agentes encontraram, nos fundos de sacola trazida por mãe de preso do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Campinas, anotações e extrato bancário de deposito sem identificação.No dia seguinte, companheira de preso foi flagrada por meio do scanner corporal da unidade com com um pacote escondido dentro de sua genitália. Questionada, a visitante retirou voluntariamente e entregou para as funcionárias o pacote camuflado que continha em seu interior maconha e pasta base.

São Vicente

Duas visitantes foram barradas ao tentarem entrar com drogas em unidades prisionais de São Vicente no final de semana, dias 26 e 27 de janeiro. Ao todo, foram apreendidos 130 gramas da erva, graças ao trabalho de revista realizado pelos agentes de segurança penitenciária.

No sábado, por volta das 11h, a avó de um sentenciado da Penitenciária 2 de São Vicente foi surpreendida com maconha durante a inspeção feita nos itens que entregaria a seu neto. Os servidores desconfiaram do odor de seis pacotes de tabaco trazidos pela mulher, de 63 anos. Ao verificarem o conteúdo das embalagens, encontraram o total de 100 gramas da droga misturados ao fumo comum.

No dia seguinte, por volta das 10h, servidores do Centro de Detenção Provisória "Luis César Lacerda", o CDP de São Vicente, impediram a entrada de uma jovem que carregava entorpecente na roupa. Ao passar pelo aparelho de escaneamento corporal, foi identificado um volume atípico na barra da calça da suspeita, de 20 anos. Questionada, a mulher admitiu portar invólucros de maconha costurados na vestimenta, que somavam 30 gramas da erva.

Ambas foram encaminhadas para o 1º Distrito Policial de São Vicente, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência.

Itirapina

No domingo, na Penitenciária II "João Batista de Arruda Sampaio" de Itirapina, ao passar visitante por revista com o scanner corporal, agentes desconfiaram das imagens geradas, mesmo repetindo o procedimento. Questionada, a visitante acabou confessando que estava com ilícito e, após ser conduzida a uma sala apartada, retirou espontaneamente de suas partes intimas um invólucro contendo um micro aparelho de telefonia celular.

Hortolândia

Na Penitenciária III de Hortolândia, visitante foi flagrada no sábado, 26, tentando entrar com maconha. O flagrante aconteceu porque agentes desconfiaram das imagens do scanner corporal. A visitante foi conduzida para a Delegacia de Policia de Plantão da cidade. No domingo, na Penitenciária II "Odete Leite de Campos Critter" de Hortolândia, ao desconfiar de imagens suspeitas no scanner geradas durante revista a visitante. Após ser questionada, foi constatado que a companheira de preso da unidade estava com uma porção de substância esverdeada, possivelmente entorpecente, escondida no bojo do sutiã (top). Foi acionado a Policia Militar e encaminhado a visitante e as substâncias para Delegacia do Municípi realizado a prisão em flagrante e apreendido os ilícitos.

Piracicaba

Foram duas apreensões na Penitenciária de Piraciaba no último fim de semana. No sábado, 26, quando da passagem por procedimento de revista no scanner corporal, os agentes perceberem uma alteração na imagem na região pélvica sendo a visitante encaminhada por agentes femininas para uma sala reservada onde retirou de suas partes intimas um invólucro contendo um aparelho micro celular. Ela alegou que recebeu o invólucro de uma pessoa que ela não sabe identificar. No dia seguinte, outra visitante foi flagrada da mesma forma tentando entrar com outro micro aparelho. Ambas eram companheiras de presos da unidade.

Mogi Mirim

No Centro de Ressocialização "Prefeito João Missaglia" de Mogi Mirim. no domingo, 27, uma visitante tentou entrar com um comprimido de medicamento para disfunção erétil oculto na bermuda que pretendia entregar ao filho, reeducando da unidade.

Avaré

Uma mulher foi flagrada tentando entrar com fermento biológico seco misturado na farofa, durante procedimento de revista realizado na Penitenciária “Doutor Paulo Luciano de Campos” (PI) de Avaré, no domingo (27), por volta das 7h55.

A suspeita se deu após agentes notarem material estranho no vasilhame de alimentação que a visitante levaria para o marido. A substância pode ser usada para fabricar cachaça conhecida como “Maria Louca”, feita através de um método que mistura diversos alimentos.

É possível, inclusive, produzir a bebida sem fermento, usando açúcar. A visitante não recebeu permissão para entrar no presídio e a farofa adulterada foi apreendida.

Bauru

Agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Bauru impediram a entrada de um aparelho celular na unidade, em procedimento de revista no domingo (27), por volta das 9h50.

O objeto estava na bolsa da visitante, que visitaria o seu companheiro preso. Questionada, ela alegou que não tinha conhecimento da irregularidade e que o telefone pode ter sido deixado em seus pertences por sua filha ou avó.

A mulher foi encaminhada até o Plantão Policial para registro de boletim de ocorrência. Já o celular foi apreendido para investigação.

Bernardino de Campo

Uma mulher foi flagrada com cocaína escondida em seu ânus, após inspeção no escâner corporal da Penitenciária de Bernardino de Campos. A apreensão ocorreu no domingo (27), por volta das 10h15.

Após o flagrante, a visitante foi levada até uma sala reservada e, na presença de agente feminina, retirou de seu corpo o invólucro com a droga, pesando 91,6 gramas. Ela foi levada para a delegacia para prestar esclarecimentos.

Cerqueira César

Agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César apreenderam um porção de maconha com uma das visitantes, por volta das 10h de domingo (27).

O escâner corporal indicou volume anormal na região do tórax da mulher, que visitaria o companheiro. O entorpecente estava camuflado na barra da blusa top que ela vestia.

A droga contabilizou peso total de 7,5 gramas. A visitante foi encaminhada para a delegacia, para registro de um boletim de ocorrência (BO).

Franca

A Penitenciária de Franca registrou duas apreensões no domingo (27). Em ambos os casos, as visitantes foram flagradas pelo escâner corporal com porção de maconha no ânus.

O primeiro fragrante ocorreu por volta das 10h. Questionada sobre imagem suspeita captada pelo equipamento digital, a mulher confessou que tentava entrar com droga na unidade.

Em local reservado e na presença de agente feminina, ela retirou de seu corpo a maconha - em formato oval -, que levaria para o marido.

Registrada por volta das 15h, a outra apreensão teve ação bastante semelhante à primeira. Entretanto, ao ser indagada, a mulher negou qualquer irregularidade.

Diante dos fatos, ela foi encaminhada ao pronto-socorro da cidade, para realização de exames. Antes do resultado ficar pronto, contudo, a visitante confessou que havia maconha em seu ânus - ela própria retirou o entorpecente.

Em ambos os casos, as mulheres foram presas em flagrante.

Ribeirão Preto

No domingo (27), por volta das 7h, o escâner corporal da Penitenciária de Ribeirão Preto atestou positivo para objeto suspeito escondido na região do quadril de uma das visitantes.

Após o flagrante, ela foi encaminhada para uma sala reservada e, na presença de agente feminina, concordou em retirar a maconha escondida em seu ânus, acondicionada em fita adesiva.

A mulher, que visitaria o filho preso, foi encaminhada para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), para registro de um boletim de ocorrência.

Serra Azul

A Penitenciária I de Serra Azul registrou dois casos, no domingo (27), de visitantes tentando entrar com droga na unidade. Em um dos flagrantes, a mulher usou pedaços de carne para esconder maconha.

A primeira apreensão ocorreu às 7h. Após o escâner corporal indicar objeto suspeito, a visitante foi levada por agente feminina até um dos banheiros da unidade, onde retirou uma porção de maconha do ânus.

Em outro flagrante, às 7h20 do domingo (27), os agentes de segurança apreenderam 15 porções de maconha camufladas em pedaços de carne, durante inspeção em vasilha plástica.

Após acondicionar a droga no alimento, os bifes foram costurados com linha preta. Em ambas as ocorrências, as visitantes foram encaminhadas para delegacia e presas em flagrante.

Lavínia

Ao passar o “jumbo” do pai de um sentenciado pelo equipamento de raios X, para fins de revista em alimentos e produtos de higiene trazidos para o filho preso, agentes do Penitenciária “ASP Paulo Guimarães” de Lavínia (PIII) detectaram a presença de objetos ilícitos ocultados em uma vasilha plástica. Em meio a mandiocas, amarrados a bifes, havia 02 (duas) placas de telefone celular escondidas em um invólucro com papel carbono, grafite e fita de auto fusão. Todos os procedimentos de praxe foram realizados e o sentenciado isolado preventivamente em cela disciplinar. O fato aconteceu no sábado, 26.

No domingo, 27, na Penitenciária “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia (PII), com o auxílio do scanner corporal, funcionários detectaram por meio das imagens geradas pelo aparelho que duas mulheres traziam cada qual 01 (um) microcelular inserido no corpo. Por isso, as mulheres foram suspensas do rol de visitas e encaminhadas com os materiais, perante a autoridade policial, para as providências da polícia judiciária. Já os sentenciados que receberiam os objetos foram isolados preventivamente enquanto respondem a procedimentos disciplinares.

Mirandópolis

Também no sábado, 26. A companheira de um sentenciado tentou entrar na Penitenciária “Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis (PII) com quatro lanches recheados com substância entorpecente semelhante à maconha, acondicionados em vasilha plástica. A visitante foi encaminhada à delegacia de polícia para as providências pertinentes.

Presidente Venceslau

Durante realização de revista em pertences (jumbo) da mãe de um sentenciado, através do aparelho de raios X, agentes perceberam irregularidades em uma sacola com alimentos, onde havia um celular no sábado, 26. A mulher foi impedida de entrar na unidade para visitação e conduzida ao plantão policial, enquanto o sentenciado encaminhado ao Pavilhão Disciplinar para apuração dos fatos.  

Presidente Prudente

No sábado, Um sentenciado da Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura” de Presidente Prudente aguardava a visita da mãe quando esta foi flagrada no momento da revista com um celular escondido no sutiã, o qual ela alegou ter esquecido de guardar. A mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia, onde foi registrado Boletim de Ocorrência, além de ser suspensa do rol de visitas. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar possível falta do preso.

Junqueirópolis

Quatro mulheres foram barradas e impedidas de entrar na Penitenciária de Junqueirópolis no sábado após passarem pelos procedimentos de revista via scanner corporal. Isso porque três delas traziam pedaços de papel branco aparentando o entorpecente K4 e uma outra trazia um microcelular, todos escondidos nas partes íntimas. Ambas foram suspensas do rol de visitas e levadas pela Polícia Civil, enquanto os sentenciados foram removidos ao Pavilhão Disciplinar para apuração dos fatos.

Presidente Venceslau (PII)

Com uma visita de sentenciado, servidores da Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira” de Presidente Venceslau (PII) encontraram duas batatas cruas que escondiam em seu interior 19 (dezenove) placas de adaptadores de memória e 01 (um) adaptador completo. No dia seguinte, outra mulher tentou adentrar a unidade com azeitonas recheadas com pequenas porções de maconha. Ambas foram suspensas do rol de visitas e encaminhadas ao plantão policial.

Irapuru

Ao passar pelo scanner corporal no domingo, 27, a visita de um preso da Penitenciária de Irapuru ouviu soar o alarme do aparelho de revista. Para sanar dúvidas, passou novamente ouvindo o mesmo apitar pela segunda vez. Assim, em local reservado, a mulher retirou a vestimenta e entregou a agentes femininas, que confirmaram haver costurado no forro da calcinha da mulher um invólucro contendo 108 (cento e oito) comprimidos azuis e uma substância esverdeada aparentando maconha. O material foi apreendido, a autoridade policial comunicada e a mulher suspensa do rol de visitas. O sentenciado foi levado ao pavilhão disciplinar, e instaurado procedimento disciplinar para apuração dos fatos.

Martinópolis

Três mulheres com celulares ocultos na genitália e outras duas com maconha escondida entre as pernas, do lado de dentro das calças, foram flagradas durante passagem por revista na Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis. As visitantes foram suspensas do rol de visitas e, juntamente com os objetos, encaminhadas à delegacia local. Foram instaurados procedimentos de infração disciplinar para apurar a responsabilidade dos sentenciados no evento, que aconteceu no domingo, 27.

                

Flórida Paulista

Uma visitante da Penitenciária “A.E.V.P. Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista foi flagrada tentando adentrar ao interior do presídio com suposta droga K4 escondida em suas vestes (sutiã). O material foi visualizado nas imagens geradas pelo scanner corporal, aparelho de revista mecânica, causando a suspensão da visita e instauração de Procedimento Disciplinar, sem prejuízo de responder na esfera criminal, tanto a mulher quanto o preso envolvido. O fato ocorreu no domingo, 27.

Mirandópolis

Com o uso de equipamentos de revista diferentes, duas mulheres foram flagradas com ilícitos e impedidas de visitar os companheiros presos na Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis (PI). Um delas trazia, em meio a alimentos, 11(onze) pacotes de substância esverdeada aparentando maconha e seis pacotes de substância branca, semelhante à cocaína, sendo descobertas pelo aparelho de raios X. A outra foi surpreendida pelas imagens do scanner corporal que revelaram um celular inserido no órgão genital. As visitantes foram devidamente cientificadas da suspensão do direito de visitação e encaminhadas à Delegacia de Polícia do município para as providências legais.

Pacaembu

Dois celulares e uma porção de cocaína foram apreendidos na entrada da Penitenciária “Ozias Lúcio Dos Santos” de Pacaembu com três mulheres, respectivamente, que visitariam companheiros presos no local. Os objetos estavam inseridos nos órgão sexuais das visitas, as quais foram conduzidas para a delegacia de polícia e suspensas de visitação. Os sentenciados envolvidos foram isolados preventivamente em Pavilhão Disciplinar e responderão a procedimento de apuração dos fatos, que aconteceram no último domigo.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes, por volta das 7h do domingo, uma mulher foi surpreendida com uma sacola de lanches, trazida para um sentenciado, mas que escondia nove invólucros com substância de cor amarelada, supostamente cocaína. Três horas depois, outra mulher foi flagrada pelo scanner corporal com um celular inserido na genitália. Ambas, conduzidas à Delegacia de Polícia local, onde foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência. Também foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar a cumplicidade dos sentenciados que receberiam os ilícitos.

Nova Independência

Duas mulheres tentaram burlar a segurança do Centro de Detenção Provisória de Nova Independência no domingo e visitar parentes que cumprem pena no local estando com diversos manuscritos e números de telefone anotados nas vestes. Foram instaurados Procedimentos Disciplinares a fim de apurar eventual cumplicidade por parte dos sentenciados que seriam visitados, os quais se encontram isolados preventivamente em Pavilhão Disciplinar, bem como, autuados Expedientes Avulsos visando a suspensão das visitantes.

aasassa
Topo