Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/12/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Visitantes tentam entrar em presídios com a droga sintética "k4" dentro de sutiã e na roupa - apreensões em unidades do estado - 30/11 e 01/12


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas de burlar a vigilância de agentes penitenciários no último final de semana, 30/11 e 01/12. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos ficam isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Santo André

Durante procedimento de revista mecânica no Centro de Detenção Provisória de Santo André, no sábado, 30/11, uma visitante foi flagrada tentando entrar na unidade prisional com entorpecente escondido em suas roupas. A droga sintética, K4, foi vista durante procedimento de revista mecânica no escâner corporal, que indicou anormalidade na região do tórax da mulher, que levava uma cartela do entorpecente em seu sutiã.

Capital

No Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Paulo Gilberto de Araújo” Belém II, no último domingo, 1/12, foi apreendida a droga sintética K4 com uma visitante. O ilícito estava escondido nas roupas da mulher que, ao passar por revista mecânica no escâner corporal, indicou anormalidade em suas roupas. Um pacote com drogas foi encontrado na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros no sábado 30/11. O ilícito foi apreendido nas dependências da portaria da unidade prisional durante revista de rotina realizada no espaço.

Guarulhos

Durante o domingo de visitas, 1/12, no Centro de Detenção Provisória “ASP Giovani Martins Rodrigues” de Guarulhos, os agentes de segurança penitenciária apreenderam ilícitos escondidos na alimentação levada pela mãe de um sentenciado. Os invólucros contendo maconha e cocaína foram encontrados a partir de revista no aparelho Raio-X. No total, foram apreendidos 15 pacotes de maconha,101 g, e dois pacotes com 15 g de cocaína.

Mogi das Cruzes

Uma mulher foi flagrada com aparelho telefônico dentro do corpo ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes. O caso aconteceu no domingo, dia 1/12. Por volta das 10h, uma visitante passou pelo procedimento de revista por meio de escaneamento corporal, quando as agentes do presídio identificaram um objeto estranho na região pélvica da moça. Questionada, a mulher negou qualquer infração e foi, então, encaminhada para o pronto-socorro da cidade. Após exames, foi constatado que a visitante carregava um invólucro na vagina, que continha um telefone móvel. O celular seria entregue a seu irmão, detido no estabelecimento penal.

Mongaguá

No sábado, 30/11, duas mulheres foram surpreendidas com material ilícito dentro do corpo ao tentarem entrar no Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Rubens Aleixo Sendin”, o CPP de Mongaguá. Mesmo com as imagens do escâner corporal, que apontavam objetos estranhos na região pélvica das suspeitas, ambas negaram qualquer infração e foram encaminhadas para o pronto socorro da cidade. Após exames de raio-X, foi constatado que as duas traziam invólucros na vagina. Uma delas carregava 35 g de maconha e 23 g de cocaína no órgão genital. A outra levava 28 gramas de maconha e 115g.

São Vicente

No dia seguinte, uma jovem foi flagrada com 94 g de maconha dentro do corpo na portaria do Centro de Detenção Provisória “Luis César Lacerda”, o CDP de São Vicente. Após passar pelo bodyscanner, foi possível identificar o invólucro da região íntima da suspeita, de 21 anos. Questionada pelas agentes, a visitante confessou a infração e retirou o material espontaneamente em local reservado.

Taubaté

No Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos”, o CDP de Taubaté, uma mulher foi surpreendida ao passar pela revista por escaneamento corporal com 5 g de maconha na calcinha. A erva estava costurada na alça da roupa íntima e seria entregue a seu companheiro, detido no estabelecimento penal.

Caraguatatuba

No Litoral Norte, uma jovem foi flagrada com drogas dentro do corpo no CDP “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba. Com as imagens geradas pelo bodyscanner, as agentes da unidade prisional identificaram um objeto estranho na região pélvica da visitante. Tratava-se de um invólucro, retirado espontaneamente pela moça, que continha 111 g de maconha e 25 g de cocaína.

Tremembé

Ainda no sábado, 30/11, os agentes em ronda de rotina pela área externa do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha”, o CPP de Tremembé, apreenderam uma sacola abandonada nas proximidades da unidade prisional. Ao verificarem seu conteúdo, encontraram 55 aparelhos de telefone móvel com 42 carregadores com fone, 48 fones de ouvido, 13 cabos USB, 11 baterias extras e 6 chips para celular. Na bolsa, havia ainda 16 porções de maconha, que somavam 3,127 quilos da erva.

Balbinos

Uma mulher foi flagrada pelo escâner corporal da Penitenciária II “Gilmar Monteiro de Souza” de Balbinos com maconha escondida no lacinho de cabelo, durante procedimento de revista realizado no domingo, dia 1/12. A funcionária da unidade observou que a visitante estava com um elástico de cabelo no braço e pediu para checar o objeto. Inicialmente, a mulher hesitou em entregá-lo. Em seguida, após reforçar a necessidade de realizar a vistoria, a servidora teve acesso ao lacinho e constatou que havia droga escondida sob o pano do acessório.

Pirajuí

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí com porções de maconha escondidas no forro da calcinha. O flagrante se deu por volta das 11h de sábado, dia 30/11, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. Inicialmente, a visitante negou qualquer irregularidade e justificou a imagem suspeita dizendo que seria o absorvente que ela usava. No entanto, ao ser conduzida até o banheiro, ela passou por nova revista e a agente de segurança constatou que, de fato, tratava-se de entorpecente camuflado na peça íntima.

Ribeirão Preto

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Ribeirão Preto com uma porção de maconha escondida em sua vagina. O flagrante se deu por volta das 9h30 de domingo, dia 1/12, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. Após ter sido descoberta, a visitante foi levada até uma sala reservada, onde, na presença de agente feminina, retirou de sua genitália a droga que entregaria ao companheiro preso.

Taquarituba

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Taquarituba com 15 comprimidos de estimulante sexual escondidos em seu ânus, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. O flagrante ocorreu por volta das 8h50 de sábado, dia 30/11. Inicialmente, a visitante negou qualquer irregularidade. Porém, ao ser indagada novamente, confessou que havia medicamento em seu corpo e que pretendia entregá-lo ao companheiro preso.

Lavínia

Na Penitenciária "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia, no dia 30/11, uma mulher foi pega tentando ingressar no ambiente carcerário com dois telefones celulares introduzidos em sua genitália. A apreensão ocorreu durante revista pelo aparelho de scanner corporal. No mesmo dia, outra visitante foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com um telefone celular introduzido em sua genitália. A apreensão ocorreu durante revista pelo aparelho de scanner corporal. Na Penitenciária vereador Frederico Geometti", a P3 de Lavínia, 01/12, a companheira de um sentenciado foi submetida a visitante pelo scanner corporal, foi constatado uma imagem suspeita em suas partes íntimas. A visitante foi conduzida a um local reservado, onde a mesma retirou de sua genitália um invólucro que, ao ser aberto, foi verificado que continha um miniaparelho de telefonia celular. Na Penitenciária Luís Aparecido Fernandes" de Lavínia, em 30/11, uma visitante foi submetida ao scanner corporal foi verificado que havia algo suspeito em seu corpo. Indagada, ela assumiu que trazia um invólucro contendo micro aparelho celular, vindo a retirar e entregar voluntariamente. Em 01/12, uma visitante, ao passar pela revista de imagem scanner corporal, foi verificado que trazia algo em seu corpo, indagada retirou voluntariamente e entregou, um invólucro contendo micro aparelho celular.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes, dia 30/11, quatro visitantes foram surpreendidas tentando entrar com ilícito e objetos proibidos na penitenciária.

Durante procedimento de revista no scanner corporal, as referidas visitantes foram flagradas, com um aparelho de telefonia celular, quatro placas de celular com carcaça e um invólucro contendo pó branco que mantinham escondidos nas partes íntimas, genitália e ânus.

Flórida Paulista

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista nos dias 30/11 e 01/12, duas visitantes foram surpreendidas tentando entrar na unidade portando objetos proibidos. Primeiramente, no dia 30/11, oito pedaços de papel de cor amarela aparentando ser entorpecente K4 foram apreendidos com uma visitante no momento em que a mesma passava pelos procedimentos de revista mecânica no aparelho de escâner corporal. A suposta substância entorpecente estava camuflada no bojo do sutiã da visitante. Já a segunda apreensão ocorreu no dia 01/12, quando uma visitante passava pelos procedimentos de revista mecânica no aparelho escâner corporal e foi flagrada trazendo um micro aparelho de telefonia celular sem chip e sem bateria. Questionada a visitante admitiu que ganharia R$ 500 para tentar introduzir o aparelho para dentro da unidade.

Presidente Venceslau

Na Penitenciária “Maurício Guimarães Pereira”, em 01/12, uma visitante passou pelo scanner corporal quando foi pega com um invólucro contendo comprimidos de cor azulada, aparentando tratar-se de estimulante sexual. Outra visitante foi surpreendida durante o procedimento de revista mecânica por meio do aparelho de scanner corporal com um invólucro contendo 208 comprimidos de cor azulada, aparentando tratar-se de estimulante sexual e 100 cápsulas de medicamento não identificado. Outra moça foi surpreendida, durante o procedimento de revista mecânica por meio do aparelho de scanner corporal com um invólucro contendo 10 capacitores e 10 (dez) diodos/LED. Por último, uma jovem cadastrada como companheira no rol de visitas de um sentenciado foi surpreendida, durante o procedimento de revista mecânica por meio do aparelho de scanner corporal com três rolos de linha de pesca, 10 adaptadores e 388 comprimidos de cor azulada, aparentando tratar-se de estimulante sexual.

aasassa
Topo