Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/09/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes encontram entorpecentes e celulares em comida, nas roupas e dentro do corpo de visitantes - apreensões em todo estado (1º e 2/09)


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões do último fim de semana, 1° e 2 de setembro, em presídios de todo estado. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Na zona leste da capital paulista, no Centro de Detenção Provisória (CDP) Belém I, a companheira de um detento foi flagrada com maconha escondida em sua roupa íntima (top). A ocorrência foi registrada pelos agentes de segurança da unidade no último sábado (1° de setembro), dia reservado para visita nas unidades prisionais.

O entorpecente foi encontrado com a visitante após a mesma passar pelo scanner corporal, que detectou anormalidade na região dos seios da mulher. Ao ser indagada, a visitante disse que o entorpecente seria para consumo próprio dentro da unidade. Em local apropriado o material foi retirado de sua roupa e ambos encaminhados ao 31° Distrito Policial de Vila Carrão, para registro de Boletim de Ocorrência.

Franco da Rocha

Nas unidades penitenciárias de Franco da Rocha (Centro de Progressão Penitenciária e penitenciárias I e II) os agentes de segurança flagraram quatro visitantes tentando entrar com ilícitos, no último final de semana de visitas.

No sábado (1°), no CPP de Franco da Rocha, a companheira de um sentenciado foi pega com quatro invólucros de substância esbranquiçada, semelhante à cocaína, e quatro invólucros de substância esverdeada, característica à maconha. Os ilícitos estavam costurados dentro da barra da calça da mulher, que estavam dobradas quando ela passou pelo aparelho de revista scanner corporal. Ao ser solicitado que desdobrasse a calça, a mesma se recusou e logo após confessou estar com as substâncias supostamente entorpecentes.

Na Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha, a visitante estava com um invólucro contendo uma porção de entorpecente análogo à cocaína introduzido em seu ânus. Após o scanner corporal detectar a presença do entorpecente, a mulher confirmou e, em local apropriado, o retirou para constatação de flagrante.

Ainda em Franco da Rocha, na Penitenciária II “José Aparecido Ribeiro”, as apreensões foram registradas no sábado (1°), com duas mulheres que tentavam entrar na unidade com ilícitos característicos à maconha e à cocaína.

Um dos casos foi flagrado pelo scanner corporal, em que a visitante escondia a substância análoga à cocaína embaixo de sua roupa íntima (top). Já a segunda ocorrência foi vista pelo Raio-x. Os invólucros de entorpecentes estavam costurados dentro das alças de uma sacola que levava alimentos. No total foram apreendidos 142g de material esbranquiçado, como cocaína, e 12g de, supostamente, maconha.

Todos os casos de apreensões nas unidades penitenciárias de Franco da Rocha foram encaminhados a Delegacia de Polícia da região para registro de Boletim de Ocorrência e demais providências cabíveis.

Itapecerica da Serra

Na manhã de domingo (2), no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, duas mulheres que iriam visitar seus companheiros portavam ilícitos presos junto ao corpo, em suas pernas por meio de material plástico. As duas levavam entorpecente característico à maconha e, no total, foi apreendido 398g do material. Os casos foram levados ao Distrito Policial de Itapecerica da Serra para registro de Boletim de Ocorrência e demais providências.

Guarulhos

Duas visitantes das unidades penitenciárias de Guarulhos, Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Giovani Martins Rodrigues” e Penitenciária I “José Parada Neto”, foram flagradas com porções de entorpecentes em meio a comida e introduzido em seu corpo.

No CDP Guarulhos I, a mulher passou pela revista no aparelho scanner corporal e os agentes de segurança perceberam uma anormalidade nas imagens. Ao ser questionada, a mesma afirmou que estava com o invólucro em seu ânus e o retirou, em local apropriado. Pelos agentes foi constatado que dentro do pacote continha substâncias de coloração verde e bege, semelhantes à maconha e à cocaína.

Na Penitenciária I “José Parada Neto”, também no domingo (2), a mãe levava ao filho um pote contendo linguiças. Em meio a comida foram encontradas duas porções de uma erva de cor esverdeada, semelhante à maconha. Ao ser questionada, a mulher afirmou que se tratava de droga conhecida como maconha e que se destinava ao seu filho. A visitante e os objetos foram apreendidos e encaminhados ao 4° Distrito Policial de Guarulhos, para registro de Boletim de Ocorrência.

Osasco

No domingo (2) de visitas do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Éderson Vieira de Jesus” II, de Osasco, uma visitante tentou entrar na unidade com dois invólucros de entorpecentes escondidos em sua calcinha. O material foi encontrado constatado pelos agentes de segurança da unidade após a mulher passar pelo aparelho de revista scanner corporal.

Durante a revista, as imagens do scanner registraram anormalidade na região da cintura da visitante que, ao ser indagada, disse que se tratava apenas do elástico da calça que estava dobrado. Para revista da calça, a visitante trocou de roupa e foi constatado que o entorpecente estava alocado em sua pela íntima.

Nos dois invólucros de substância esverdeada, semelhante à maconha, estavam aproximadamente 154g do ilícito, que foi recolhido para apuração. A companheira do detento se encaminhou ao 5° Distrito Policial de Osasco para elaboração de Boletim de Ocorrência.

Piracicaba

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no domingo, 2, uma mulher foi detida na penitenciária de Piracicaba com 46 gramas de maconha e 50 gramas de cocaína escondidos na vagina. Agentes perceberam alteração nas imagens do body scanner e perguntaram à suspeita sobre o que se tratava. Ela admitiu que estava com entorpecentes e disse que levou a pedido do companheiro.

São Vicente

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que quatro mulheres foram barradas ao tentar entrar com drogas no Centro de Detenção Provisória "Luis César Lacerda", o CDP de São Vicente, durante o final de semana. As suspeitas foram surpreendidas com 391 gramas de entorpecentes escondidos em suas vestes, quando foram submetidas ao procedimento de revista pelo aparelho de escaneamento corporal.

No sábado, dia 1º de setembro, uma mulher de 32 anos, companheira de um detento da unidade, foi flagrada com 110 gramas de maconha divididos em dois invólucros que a visitante carregava escondidos no sutiã. Ao ser questionada, a suspeita admitiu o ato ilícito e entregou a erva para os agentes de segurança penitenciária.

Na manhã do dia seguinte, o caso se repetiu com uma visitante de 28 anos, que trazia dois invólucros de maconha (77 gramas) e dois invólucros de cocaína (101 gramas) em seu top. Uma jovem de 18 anos e outra mulher de 26 anos também foram frustradas ao tentaram driblar a segurança da unidade com porções de droga costuradas no cós da calça. Com as imagens geradas pelo bodyscanner, ambas foram barradas, respectivamente, com 78 gramas e com 25 gramas de maconha.

As quatro suspeitas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia de São Vicente, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência. As mulheres tiveram seus nomes suspensos do rol de visitas da SAP. A direção do CDP enviou comunicado para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinas Apuratório.

Tremembé

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma mulher foi barrada ao tentar entrar na Penitenciária Feminina 2 de Tremembé com 19 gramas de maconha escondidos dentro de um elástico de cabelo, no dia 1º de setembro.

No sábado, por volta de 13h30, a visitante de 26 anos foi surpreendida pelas agentes de segurança penitenciária, que desconfiaram do prendedor de cabelo que a suspeita trazia no pulso. Ao ser questionada, a mulher, companheira de uma sentenciada da prisão, admitiu carregar material ilícito.

A visitante e o entorpecente foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Taubaté, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência. A mulher teve o nome suspenso do rol de visitas da SAP. A direção da unidade prisional enviou comunicado para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

Itirapina

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no sábado, 1, uma mulher foi detida na penitenciária ‘Dr. Antônio de Queiroz Filho’, em Itirapina I, ao passar pelo procedimento de revista dos alimentos. De acordo com informações da unidade prisional foram encontrados com ela 36 gramas de maconha distribuídos em dois maços de cigarros. A mulher foi conduzida ao plantão policial, onde permanece à disposição da Justiça. O preso foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar.

Itapetininga

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no domingo, 2, três mulheres foram detidas na penitenciária ‘ASP Maria Filomena de Sousa Dias’, Itapetininga II, tentando entrar com materiais proibidos. No primeiro flagrante, agentes encontraram nove pacotes de fumo com maconha, durante o procedimento de revista dos alimentos.

Diante disso a suspeita disse que estava com o entorpecente porque outra visitante, que também estava na unidade, havia pedido para que ela levasse a droga para dentro da penitenciária. As duas mulheres foram detidas.

A segunda apreensão ocorreu durante o procedimento de revista corporal, quando a visitante passou pelo body scanner e imagens mostraram que a mulher estava com drogas no top. Diante da suspeita, agentes revistaram as roupas dela e encontraram 35 gramas de maconha divididas em dois invólucros.

As três mulheres permanecem à disposição da Justiça. Os presos que receberiam as visitas foram isolados, preventivamente para procedimento disciplinar.

Sorocaba

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no sábado, 1, a companheira de um detento, de 27 anos, foi flagrada, durante o procedimento de revista, tentando entrar no Centro de detenção Provisória (CDP) de Sorocaba com 111 gramas de maconha escondidos na região pélvica. A suspeita, ao ser questionada negou que estivesse escondendo algo ilícito, mas em seguida admitiu que havia colocado um invólucro dentro do seu corpo a fim de conseguir entregá-lo ao detento. Ela foi conduzida ao plantão policial, onde permanece à disposição da Justiça e o preso que receberia a visita foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar.

Mairinque

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que no domingo, 2, uma visitante foi flagrada durante o procedimento de revista , tentando entrar na penitenciária de Mairinque com drogas na vagina. De acordo com informações da unidade prisional, a mulher pretendia visitar o companheiro, mas foi impedida. Diante disso, ela começou a negar que estivesse com entorpecentes. Por isso, foi necessário que as agentes a acompanhasse até o Pronto Atendimento, onde foi realizado o exame de raio-x e constatado que a suspeita estava com 172 gramas de maconha introduzidos na genitália.

Ela permanece à disposição da Justiça e o preso foi isolado preventivamente para procedimento disciplinar.

Avanhandava

Na Penitenciária de Avanhandava no sábado (01), Agente de Segurança identificou “objeto estranho” em imagem do Scanner corporal no interior do corpo de uma mulher que pretendia visitar o amásio. Questionada pelas agentes e pelo diretor de plantão ela negou portar material ilícito em suas partes íntimas. Mediante a negativa, foi levada ao Hospital de Promissão, onde exame de Raio X também detectou a presença de “corpo estranho” localizado na vagina ou ânus. A visitante autorizou o médico realizar exame de toque vaginal, onde nada foi encontrado, mas negou-se ao exame de toque retal. Foi acionada a Polícia Militar que a levou até a delegacia de polícia, onde foi informada que seria levada ao IML para constatar a presença de material ilícito, momento em que ela confessou que havia introduzido no ânus invólucro contendo maconha e, em uma sala reservada, acompanhada por uma agente penitenciária, a mesma retirou o conteúdo envolto por fita isolante pesando aproximadamente 74 gramas. Diante das circunstâncias ela recebeu voz de prisão e foi encaminhada a Central de Flagrantes de Araçatuba, para posterior apresentação em audiência de custódia.

Cerqueira César

Na Penitenciária de Cerqueira César, no domingo (02), durante revista para entrada de visitas na unidade, foi aferida imagem suspeita no equipamento “Body Scanner”, no interior do corpo de uma mulher que visitaria o amásio. Questionada, ela afirmou que não tinha nada em seu corpo, mas quando a Agente Penitenciária lhe comunicou que seria levada ao hospital para exame médico, a mesma disse que tinha sim algo, mas não sabia o que era, pois não era dela, momento em que se prontificou a retirar o conteúdo que estava introduzido em seu ânus: um invólucro contendo 108 gramas de erva esverdeada com característica e odor de “maconha”. Perguntada se não teria mais nada, a mulher negou, porém ao passar mais uma vez pelo scanner corporal, a imagem indicava que ainda havia um volume no interior de seu corpo. Mais uma vez em sala reservada, ela retirou outro invólucro semelhante ao primeiro, contendo a mesma substância. A Polícia Militar foi acionada e a mulher foi levada a delegacia, onde recebeu voz de prisão por flagrante delito.

Pirajuí

Na Penitenciária II "Luiz Gonzaga Vieira" de Pirajuí, no sábado, 1, às 7h40, quando a unidade realizava procedimento de revista em uma visitante, mãe de um sentenciado, foi constatado através do equipamento “Body Scanner”, imagem suspeita na região pélvica e, questionada, a referida senhora disse que era “absorvente”, mas levada a uma sala reservada, ao retirar da calcinha o conteúdo, constatou-se que era erva com características de maconha envolta em plástico filme. A mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia local, juntamente com o objeto apreendido, para as devidas providências.

Flórida Paulista

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista, ocorreram duas apreensões de aparelhos celulares com visitantes neste final de semana. No sábado, 1, por volta das 9h30, houve a apreensão de um aparelho micro celular com visitante, companheira de sentenciado da unidade. O flagrante se deu no momento em que ela passava pelos procedimentos de revista no aparelho body scanner. No dia seguinte, por volta por volta das 9h, houve a apreensão de um aparelho micro celular com irmã de outro sentenciado da mesma unidade, também por meio de revista realizada com uso de aparelho body scanner.

Junqueirópolis

Foram duas apreensões, ambas no domingo, 2, na Penitenciária de Junqueirópolis. Às 7h50, agentes encontraram durante o procedimento de revista de alimentos, 36 comprimidos de cor azul, aparentando tratar-se medicamento para disfunção erétil, e ainda 20 cápsulas com substância de coloração branca, acondicionado ao meio da linguiça em pedaços trazida por como companheira de sentenciado da unidade. Mais tarde, às 11h50, também durante procedimento de revista de alimentos, agentes encontraram cinco comprimidos de cor azul, aparentando tratar-se de medicamento para disfunção erétil, acondicionados em meio da linguiça em pedaços trazidos por outra companheira de outro sentenciado da unidade.

Lavínia

Ocorreram duas apreensões com visitantes na Penitenciária II “Luis Aparecido Fernandes" de Lavínia no sábado, 1. Na primeira, ao passar por revista por meio body scanner, o aparelho sinalizou positivamente para presença de material suspeito de companheira de sentenciado da unidade. Indagada, ela retirou voluntariamente de seu órgão genital, um invólucro que, aberto, foi constatado que se tratava de um micro aparelho de telefonia móvel celular. Em uma segunda ocorrência, companheira de outro sentenciado, foi flagrada da mesma forma com um invólucro que, aberto, também continha um micro aparelho de telefonia móvel celular.

Martinópolis

Na Penitenciária de "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, após passar visitante, cadastrada como companheira de sentenciado da unidade, pelo aparelho de scanner corporal, agentes desconfiaram de imagem suspeita. Ela foi encaminhada para averiguação na Santa Casa de Martinópolis, onde foi confirmada a suspeita e a averiguada retirou de sua genitália um invólucro contendo pasta base de cocaína. O fato aconteceu no sábado, 1. No dia seguinte, outra companheira de outro sentenciado tentou ingressar na mesma forma com um invólucro inserido na região genital, contendo um micro aparelho de telefonia celular.

Mirandópolis

Foram duas apreensões com visitantes no fim de semana na Penitenciária I “Nestor Canoa" de Mirandópolis. No sábado, 1, por volta das 10 horas, durante revista na sacola de pertences de esposa de sentenciado, foi apreendido um maço de cartas (baralho) dentro de um bolo. No mesmo dia, por volta das 10h30, durante revista na sacola de pertences da mãe de outro sentenciado foram apreendidos dois sacos plásticos, contendo pimenta, que estavam dentro da vasilha de comida.

Pacaembu

Na Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu, foram duas apreensões n domingo, 2. Na primeira, durante procedimentos de Raios X e vistoria de alimentos, agentes encontram maconha em meio a cinco cigarros avulsos trazidos por companheira de preso da unidade. No mesmo dia, ao passar pelo aparelho de scanner corporal, outra companheira de outro preso da unidade foi surpreendida tentando entrar na unidade com um invólucro, contendo em seu interior duas placas de aparelho de telefonia celular. Os ilícitos estavam introduzidos na genitália.

Presidente Bernardes

No último final de semana, três visitantes do sexo feminino, foram surpreendidas tentando entrar com substâncias ilícitas na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. No sábado, 1, respectivamente às 8h15 e 11h durante procedimento de revista nos pertences que duas visitantes traziam para seus companheiros, foram encontrados vários invólucros contendo maconha. Num dos casos, a droga estava escondida disfarçada num pé de alface.

No dia seguinte, 2, por volta das 10h30, durante o mesmo procedimento, foi encontrado com outra visitante, dentro dos alimentos, outra porção do mesmo tipo de erva. Desta vez, escondida em meio à arroz com salsicha.

Penitenciária de Riolândia

Na Penitenciária de "João Batista de Santana" de Riolândia, no sábado, 1, por volta das 10h30, visitante, companheira de sentenciado da unidade foi flagrada durante procedimentos rotineiros de revista no aparelho de scanner corporal, com um invólucro introduzido na região do quadril. Aberto, foi constatado que ele continha duas placas de celular, oito chips e um pedaço de fio de estanho.

Birigui

No domingo, 2, por volta das 10h, ao revistar os pertences de companheira de sentenciado, agente do Centro de Ressocialização de Birigui, encontrou, entre as roupas de uma criança, filho dela, um aparelho de telefone celular.

aasassa
Topo