Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/09/19 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Diversas tentativas de entradas de entorpencentes em presídios do estado foram frustradas nesse final de semana – apreensões em unidades do estado - 31/08 e 01/09


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as tentativas de burlar a vigilância de agentes penitenciários no último final de semana, 31 de agosto e 01 de setembro. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em cada uma das apreensões, os presos ficam isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Capital

No último domingo (1) a companheira de um sentenciado do Centro de Detenção Provisória (CDP) Chácara Belém I foi flagrada, durante procedimento de revista mecânica no escâner corporal, com volume anormal em suas vestes. Apresentando nervosismo, foi constatado que ela levava em suas roupas íntimas substâncias análogas à maconha e à cocaína. O caso foi registrado no 31° Distrito Policial de Vila Carrão.

Guarulhos

Nos Centros de Detenção Provisória (CDP) I e II de Guarulhos foram registradas apreensões de ilícitos com visitantes no último final de semana (31 de agosto e 1° de setembro). Nos dois casos, as visitantes estavam com invólucros contendo substâncias ilícitas escondidas na genitália.

No CDP Guarulhos I foi apreendido com a visitante 28 gramas de material análogo à cocaína e 72 gramas de ilícitos com característica de maconha. Já no CDP Guarulhos II a visitante levava em seu corpo substância entorpecente com característica de maconha. Os Boletins de Ocorrência dos flagrantes foram registrados no 4° Distrito Policial de Guarulhos.

Franco da Rocha

Durante o último domingo (1), os agentes de segurança da Penitenciária “José Aparecido Ribeiro”, de Franco da Rocha, apreenderam 303 gramas de substância com característica de maconha e 75 gramas de pó de coloração branca, análogo à cocaína, com três visitantes da unidade prisional. Em todas as situações descritas as mulheres levavam os ilícitos escondidos no corpo. Somente em um dos casos a visitante levava apenas substância análoga à maconha.

Os Boletins de Ocorrência foram registrados na Delegacia de Polícia local.

Diadema

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema registrou no último sábado (31) tentativas frustradas de entrada de celulares e entorpecentes na unidade prisional.

Uma visitante foi surpreendida durante o procedimento de revista no escâner corporal com um pacote contendo ilícitos análogos à: maconha, LSD e cocaína. Além da apreensão com visitante houve a tentativa de arremesso de ilícitos, frustrada pelos agentes de segurança da unidade prisional, que avistaram um jovem lançando aparelhos celulares, chips de telefonia celular, carregadores, fones de ouvido e cabos USB.

No total foram apreendidos: 15 celulares, sete chips de operadoras diversas, cinco cabos USB, um carregador e três fones de ouvido. Foram registrados Boletins de Ocorrência no 1° Distrito Policial de Diadema.

Capela do Alto

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma mulher de 36 anos foi detida durante o procedimento de revista na Penitenciária de Capela do Alto, no domingo (1), com 19 gramas de maconha escondidos na calcinha. Após ser questionada por agentes, ela confessou que pretendia entregar o entorpecente ao companheiro. Ela foi conduzida ao plantão policial.

Guareí

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que duas mulheres foram detidas na Penitenciária "Nelson Vieira" de Guareí II, durante o procedimento de revista no final de semana. O primeiro flagrante ocorreu no sábado (31) quando a companheira de um detento tentou entrar na unidade prisional com 1,80 gramas de maconha escondidos em um absorvente. Os agentes perceberam a droga no material higiênico porque as imagens do body scanner mostraram alterações na sacola que estava sob posse da suspeita. Ao ser questionada ela disse que o absorvente era de uso pessoal. Já no domingo (1) uma mulher foi surpreendida com 95 gramas de maconha escondidos nas partes íntimas, também para ser entregue ao companheiro. As duas visitantes foram encaminhadas ao plantão policial.

Casa Branca

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma mulher foi detida na Penitenciária "Joaquim de Sylos Cintra" de Casa Branca, no sábado, 31, durante o procedimento de revista, com 26 gramas de maconha escondidos nas partes íntimas. Agentes perceberam irregularidades nas imagens produzidas pelo body scanner e perguntaram à visitante se ela estava com material ilícito. A suspeita confessou que estava com droga e que pretendia entregar ao companheiro. Ela retirou o material espontaneamente e entregou aos agentes. Logo após o flagrante, a visitante foi conduzida ao plantão policial.

Sorocaba

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que a mãe de um detento foi flagrada tentando entrar no Centro de Detenção Provisória de Sorocaba, no domingo, 1, durante o procedimento de revista, com 20 gramas de maconha escondidos na calcinha. Quando ela passou pelo body scanner, agentes perceberam alterações nas imagens. Ao ser questionada ela confessou que estava com drogas e pretendia entregar ao filho. Diante disso, ela foi encaminhada ao plantão policial.

Potim

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que houve um flagrante de tentativa de entrada de droga na Penitenciária de Potim I, no sábado (31).

Por volta das 11h, enquanto passava pela revista do escâner corporal, um visitante chamou a atenção de um agente penitenciário. O servidor da unidade suspeitou da imagem apresentada pelo aparelho na região pélvica do rapaz, que é irmão de um sentenciado. Questionado a respeito, o homem negou portar qualquer objeto ilícito inicialmente, mas depois acabou admitindo que havia escondido um invólucro de droga entre as nádegas. Tratava-se de 37 gramas de maconha.

A direção da PI de Potim encaminhou o entorpecente e o visitante para a Delegacia de Aparecida onde foi lavrado Boletim de Ocorrência.

Marília

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária de Marília com 33,61 gramas de maconha escondidas em seu sutiã, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. A apreensão ocorreu por volta das 10h de domingo (1). Após a descoberta, ela foi encaminhada a uma sala reservada, onde, na presença de agentes femininas, retirou da peça de roupa a porção da droga que entregaria ao marido preso.

A mulher contou que o casal pretendia consumir o entorpecente durante a visitação. Ela foi levada à delegacia da cidade e presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Pirajuí

Uma mulher foi flagrada tentando entrar na Penitenciária II de Pirajuí com 101 gramas de maconha escondidas em sua vagina, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. A apreensão ocorreu por volta das 8h de sábado (31). Após ter sido descoberta, ela foi encaminhada a uma sala reservada, onde, na presença de agentes femininas, retirou de seu corpo a porção da droga que entregaria ao irmão preso. Em seguida, a mulher foi levada à delegacia da cidade e presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Irapuru

No sábado (31), durante os procedimentos de revista por meio do scanner corporal, os agentes da Penitenciária de Irapuru visualizaram um objeto suspeito no órgão genital de uma visitante. Após ser questionada ela se dirigiu ao banheiro acompanhada por agentes mulheres e retirou um invólucro contendo cocaína e maconha. As substâncias foram apreendidas e, junto com a visitante, conduzidas ao DP local.

Lavínia

No final de semana foram registrados dois casos de tentativa de entrada de ilícitos da Penitenciária I de Lavínia. No sábado (31), durante os procedimentos de revista por meio do scanner corporal, uma agente notou um objeto estranho no interior do corpo de uma visitante. Ao ser indagada sobre a questão a visitante alegou não estar portando nenhum ilícito, porém, a servidora ainda vendo o objeto estranho solicitou a presença da polícia militar que foi até a unidade e conduziu a mulher ao Hospital Estadual de Mirandópolis para fazer um exame de Raio X. Após a realização do exame, a visitante retirou de seu corpo um invólucro contendo cocaína. Ela e a substância foram encaminhadas para o DP local e foi acionado o conselho tutelar, tendo em vista que a visitante estava com a filha menor de idade no local. Já no domingo (1), novamente foi constatado um objeto estranho no corpo de uma visitante que passava pelo scanner corporal, ela foi questionada e informou que seria o absorvente. Foi então solicitado que ela realizasse a troca do absorvente em local isolado, acompanhada por uma agente, quando foi realizar a troca foi constatado que a visitante não estava com o produto de higiene íntima feminino e sim com uma quantidade de maconha costurada no forro da calcinha. Ela e a substância foram encaminhadas para o DP local.

Na Penitenciária II de Lavínia, dois casos de tentativa de entrada com ilícitos foram registrados no sábado (31). Duas visitantes passaram pelo scanner corporal e, nesse momento, os agentes verificaram um volume estranho nos seus corpos. Nos dois casos, ao serem indagadas, as mulheres retiraram e entregaram voluntariamente um microcelular cada. As visitantes e os materiais apreendidos foram encaminhados à autoridade policial.

Mirandópolis

No sábado (31), durante os procedimentos de revista por meio do scanner corporal, uma agente da Penitenciária I de Mirandópolis notou um objeto estranho no interior do corpo de uma visitante. Diante disso, foi solicitado a presença da Polícia Militar que acompanhou a mulher até o Hospital Estadual de Mirandópolis para fosse submetida à realização de exame de Raio-X. Após a realização do procedimento foi comprovado que havia um corpo estranho ocultado dentro da visitante e ela admitiu estar portando um invólucro de cocaína. Ela e a substância apreendida foram encaminhadas para o DP local.

No domingo (1), uma visitante da Penitenciária II de Mirandópolis foi flagrada, após passar pelo scanner corporal, com 32 comprimidos de estimulante sexual ocultados no sutiã.

Pracinha

No sábado (31) agentes da Penitenciária de Pracinha localizaram, ao realizar a revista padrão no jumbo, um fone de ouvido no fundo da sacola de uma visitante.

Presidente Bernardes

No sábado (31) cinco visitantes foram flagradas tentando entrar com ilícitos na Penitenciária de Presidente Bernardes. Ao passarem pelo scanner corporal, os agentes verificaram que haviam objetos escondidos nos corpos das mulheres. Uma delas estava com três invólucros de cocaína escondidos na região do busto e as outras quatro com um celular cada escondido na genitália. Elas foram conduzidas para uma sala reservada para a retirada voluntária dos ilícitos.

Elas e os materiais apreendidos foram encaminhados ao DP local.

Presidente Venceslau

No final de semana, duas visitantes foram flagradas tentando entrar com ilícitos na Penitenciária de Presidente Venceslau II. No sábado (31) os agentes perceberam que uma visitante, ao passar pelo scanner corporal, estava com algo escondido na região genital. Ela foi encaminhada para uma sala reservada e realizou a retirada voluntária de um invólucro que continha substâncias entorpecentes. Já no domingo (1), também durante a revista por meio de scanner corporal, uma visitante foi flagrada com algo escondido em seu corpo. Ela foi encaminhada para uma sala reservada e realizou a retirada voluntária de um invólucro que continha oito peças de adaptador de cartão MICRO SD.

Nos dois casos as visitantes e as apreensões foram encaminhadas ao DP local.

Tupi Paulista

No domingo (1) uma visitante foi flagrada, ao passar pelo scanner corporal, com um volume estranho escondido na região da genitália. Questionada, a visitante assumiu que estava com maconha escondida no forro da sua peça íntima.

Ela e a substância apreendida foram encaminhadas para o DP local.

aasassa
Topo