Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/10/17 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Maconha em maços de cigarro e outros flagrantes com visitantes em todo o estado neste fim de semana (30/09 e 01/10)

A Secretaria da Administração Penitenciária informa sobre as apreensões do último fim de semana (30/09 e 01/10). Mais uma vez, agentes impediram entrada de entorpecentes, micro celulares e outros ilícitos em presídios do Estado.

Em todos os casos, os visitantes foram foram levados para Delegacia de Polícia para elaboração de Boletim de Ocorrência., sendo suspensas do rol de visitas de cada unidade, sem prejuízo de eventual processo criminal. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e responderão a procedimento apuratório disciplinar.

Todo visitante flagrado tentando entrar com ilícitos é suspenso do rol de visitas.


Domingo, 01 de outubro

Franco da Rocha - visitante companheira de preso da Penitenciária II "Nilton Silva" de Franco da Rocha foi surpreendida tentando entrar com maconha, introduzido nos genitais. Outra foi visitante foi flagrada também tentando introduzir da mesma maneira maconha e cocaína.

Guarulhos - a mãe de um preso foi pega tentando entrar com drogas no CDP I "ASP Giovani Martins Rodrigues" de Guarulhos. Ela colocou maconha em maços de cigarro.

Osasco - foram duas ocorrências, uma no CDP I "Ederson Vieira de Jesus" e outro no CDP II "ASP Vanda Rita Brito do Rego". No CDP I, companheira de preso foi surpreendida tentando entrar com maconha e uma porção de durepoxi, ambos introduzidos na genitália. Já no CDP II, eram maconha e alguns comprimidos, também introduzidos no genitais, por outra companheira de preso da unidade.

Americana - Durante realização de revista de pertences, foi apreendido um aparelho de telefonia celular, no interior de uma sacola de alimentos trazida por visitante companheira de detento do CDP "AEVP Renato Gonçalves Rodrigues" de Americana.

Guareí - Durante procedimento de revista na Penitenciária I "Nelson Vieira" de Guareí , foi apreendida uma porção de maconha na posse da visitante companheira de detento da unidade. O ilícito estava alojado no órgão íntimo da visitante. Ela aparentava nervosismo durante o procedimento de revista e, questionada, acabou confessando a posse do ilícito, retirando-o em local reservado.

Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Valparaíso - Por volta das 10h30 deste domingo, a visitante do sentenciado P.R. da S. foi impedida de entrar na unidade prisional uma vez que, durante os procedimentos de revista, Agentes de Segurança Penitenciária detectaram que havia um invólucro escondido na genitália da visita, pedindo para que ela retirasse o objeto do corpo, o que tornou possível verificar que se tratava de substância esverdeada aparentando maconha. Ela foi presa em flagrante e conduzida pela polícia militar à delegacia. O sentenciado que receberia o material foi recolhido em cela disciplinar onde aguarda decisão da Vara de Execuções Criminais de Araçatuba para possível regressão ao regime fechado.

Penitenciária de Irapuru – Não fossem os procedimentos de revista, 08 (oito) aparelhos de telefone celular teriam sido inseridos na unidade prisional no último fim de semana. Na ocasião, quatro mulheres tentaram entrar no local com 02 (dois) celulares cada, ocultos no órgão genital. Uma delas trazia também 60 cápsulas de medicamento. Diante do ocorrido, foram instaurados procedimentos apuratórios, bem como, apuração preliminar no intuito de apurar possíveis responsabilidades funcionais.

Penitenciária de Valparaíso – um aparelho celular e erva esverdeada aparentando maconha foram encontrados sob a posse de M.P.K. da C. A, companheira de um sentenciado da unidade. Ao tentar entrar no local, a mulher apresentou nervosismo e, ao ser questionada, negou que trouxesse qualquer material ilícito consigo, inclusive, se dispondo a ser conduzida até a Santa Casa local para exame de Raio-X. No entanto, antes de sair da penitenciária, pediu para ir até o banheiro onde retirou o invólucro com os materiais da genitália envoltos em massa epóxi e fita adesiva. No dia anterior, outras duas mulheres haviam sido surpreendidas ao passar pelo detector de metais, que acionou, apontando que cada qual trazia consigo 01 (um) aparelho celular escondido no órgão genital. As três mulheres foram submetidas a exames na Santa Casa e depois encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para lavratura de Boletim de Ocorrência.



Sábado, 30 de setembro

Penitenciária II de São Vicente - uma visitante foi flagrada com droga enquanto passava pela revista de rotina. A mulher de 36 anos apresentou comportamento estranho e chegou a ser conduzida ao Pronto Socorro do Jardim Humaitá para exames clínicos específicos. Porém, antes de passar por exame de raio-X, ela admitiu estar com um invólucro na genitália. No pacote, havia 186 gramas de maconha. No dia seguinte, domingo, 1º de outubro, outra visitante também apresentou nervosismo extremo na revista. Quando a jovem de 21 anos foi separada das demais visitantes confessou estar com um pacote de drogas no ânus. No invólucro, havia 57 gramas de cocaína e 127 gramas de maconha.

CDP de São Vicente - uma mulher de 39 anos acionou o alarme sonoro do detector de metais. Diante do fato, ela confessou que portava na genitália um pacote com 2 fones de ouvido, 1 cabo USB e 6 chips para celular.

Itaí - uma visitante, companheira de preso da Penitenciária "Cabo PM Marcelo Pires da Silva" de Itaí, ao ser submetida aos procedimentos de praxe de revista demonstrou-se nervosa, o que gerou suspeita da agente. Ao ser conduzida ao aparelho detector de metais (banquinho) e posteriormente ao pórtico os aparelhos acionaram positivamente para a presença de metais. Como ela demonstrava sinais de nervosismo, sendo questionada pelo corpo funcional negou qualquer irregularidade, indo até a Santa Casa local, quando foi constatada a apreensão de 123 gramas de cocaína que a reeducanda espontaneamente retirou de seu órgão vaginal. O entorpecente estava envolto em papel alumínio.

Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes” de Lavínia (PII) – A companheira de um sentenciado da unidade foi surpreendida durante a revista ao tentar entrar no local com algo oculto em sua genitália. Indagada, retirou voluntariamente do corpo uma porção aproximada de 160 gramas de substância com cor e odor semelhante à maconha. A mulher e o material foram encaminhados à autoridade policial para providências da polícia judiciária e excluída do rol de visitas.

Penitenciária “João Batista de Santana” de Riolândia – Ao tentar visitar o marido que cumpre pena na unidade, uma esposa viu acionar o detector de metais na altura do quadril quando passava pelo aparelho, mas negou que estivesse com a posse de material ilícito. No momento em que estava sendo conduzida à Santa Casa para passar por exame de Raio-X, acompanhada por policiais militares, mudou de ideia e confessou que trazia em sua genitália 01 (um) aparelho de telefonia celular que seria entregue ao esposo. Foram tomadas as providências administrativas.

Penitenciária “Asp. Paulo Guimarães” de Lavínia (PIII) – Duas mulheres foram flagradas, ao tentar visitar os respectivos companheiros na unidade, cada qual com 01 (um) aparelho celular oculto na genitália. Os materiais foram descobertos quando elas passavam pelo aparelho detector de metais, sendo encaminhadas à delegacia local para as providências necessárias.

aasassa
Topo