Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/07/17 | Sonia Pestana – Interlocutora Coremetro

O recomeço de uma vida em liberdade

Atitudes simples, porém, bem-estruturadas abrem portas para os sentenciados do regime voltarem à sociedade

A parceria bem-sucedida entre a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) vem dando bons resultados. Desde 2013, a ação contribui para a ressocialização de cerca de 280 sentenciados do regime semiaberto da Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha I, que prestam serviços nos pátios no Detran Armênia, Cotia e Presidente Wilson, que fica em São Caetano do Sul.

Para o diretor geral da unidade prisional, Marco Aurélio Cardoso de Almeida, o contrato firmado tem se revelado uma oportunidade sem igual para os reclusos que prestam serviço ao órgão estadual. “Todos saem ganhando com a prestação de serviço: de um lado, os reclusos têm oportunidades de expandir seus conhecimentos e, de outro, tanto o Detran como a própria penitenciária têm a certeza de estarem contribuindo, de forma prática, para a reinserção dos presos na sociedade”, explicou Almeida.

Tal sentimento também é compartilhado pelo diretor-presidente do Detran, Maxwell Vieira, revelando que o órgão se orgulha de contribuir para que esses reeducandos caminhem rumo a um recomeço. Para Vieira a ação traz benefícios tanto para o reeducando como para o Departamento de Trânsito. “A troca do trabalho pela redução da pena colabora para a ressocialização”, compartilhou o diretor, já que a cada três dias trabalhados, o reeducando tem um dia de remição.

O encarregado de um dos pátios do Detran, Marco Antonio Pereira, também vê com bons olhos essa parceria. Ele garantiu que o trabalho exercido pelos sentenciados é muito bom. “Sem a ajuda deles a situação estaria difícil. Eles cuidam de diversos serviços, desde manutenção, limpeza, reparos em muros, cortes de galhos de árvores até pintura. É um trabalho pesado e os sentenciados ajudam bastante”, afirmou.

Reconhecimento do Detran

Todo trabalho desempenhado pelos reclusos do sistema prisional é visto de forma muito positiva pelo Detran. Segundo a assessora de gabinete e coordenadora da equipe de expurgo, Iara Lopes, os reeducandos demonstram eficiência, responsabilidade, comprometimento e organização. A coordenadora relatou que na sede em Cotia, os sentenciados trabalham com a equipe de expurgo de documentos, classificando e identificando esses papéis com muito profissionalismo.

Para Iara, a mão de obra carcerária é extremamente valorizada. “Nosso objetivo é estimular a melhora da autoestima para que eles percebam o valor de retornar à vida social com segurança. Esses sentenciados sonham em ser respeitados pela sociedade e poder mostrar que são capazes de receber uma oportunidade de trabalho”, expressou ela.

Pereira destacou que no Detran há uma preocupação com a postura profissional de todos os colaboradores. Assim, diariamente os encarregados falam sobre a conduta ideal dentro e fora do ambiente carcerário, enfocando, por exemplo, o respeito, organização e responsabilidade. Por conta disso, o encarregado dos pátios informou que, sempre que possível, os sentenciados executam serviços em áreas externas, o que possibilita contato com a vizinhança.

Em resultado das orientações recebidas, os reeducandos mostram que aprenderam a lição. Segundo Pereira, é comum ouvir elogios das empresas ao redor quanto à ação do Detran, por estar dando essa oportunidade aos presos.

Lição de vida

R.C.F., que cumpre pena na PI de Franco da Rocha, está há mais de sete meses prestando serviços ao Detran, na área de expurgo de documentos. Quando fala do seu trabalho, o sentenciado demonstra orgulho pelo que faz. Segundo ele, os servidores do órgão público são respeitosos, tratam bem a todos e explicam as tarefas de forma que não deixam dúvidas. “O trabalho no Detran é uma oportunidade para começar de novo. Só o fato de estar prestando serviço lá, nesse ambiente respeitoso, me sinto gente novamente”, declarou ele.

A equipe do Detran não descarta a possibilidade de aproveitamento profissional dos sentenciados após o cumprimento de pena. Para Pereira, a ação seria bem-vinda, já que os reeducandos estão inseridos nas atividades e saberiam valorizar mais essa oportunidade de trabalho. Ele relatou que muitos voltam ao Detran quando recebem sua liberdade à procura de referências para a retomada da vida em sociedade.

Iara destacou que os sentenciados que passaram por seu departamento reconhecem que erraram, cumprem a pena e querem uma nova oportunidade na vida. “Todos merecem uma segunda chance”, garantiu.

aasassa
Topo