Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/07/17 | Assessoria de Imprensa - SAP

SAP fecha parceria com o Sebrae-SP para capacitação de servidores do sistema penitenciário

Programa voltado ao empreendedorismo leva qualificação profissional para presos e egressos do Estado de São Paulo

Foi realizado no último dia 27, a aula inaugural de curso de capacitação dos servidores do sistema penitenciário paulista em programas voltados ao empreendedorismo. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e o Sebrae-SP e tem como objetivo multiplicar o conhecimento sobre empreendedorismo para egressos e presos. O programa é composto por oficinas, material didático e avaliação de desempenho oferecidos pelo Sebrae-SP, além das ações de formação voltadas ao empreendedorismo que compreenderão todas as unidades prisionais do Estado.

Em sua fala na abertura da aula inaugural, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, agradeceu ao Sebrae-SP pela parceria. Também enfatizou a importância dos cursos realizados dentro do presídio, pois muitas vezes pessoas que nunca puderam estudar encontram, justamente no sistema prisional, uma chance de se capacitar. “O bem que se faz a 200, será feito a 400, 500 pessoas”, salientou Gomes, lembrando que além dos reeducandos capacitados, as famílias deles também serão beneficiadas.

Também participaram da cerimônia o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano e a diretora-executiva da Funap Lúcia Casali. A primeira etapa do programa foi realizada entre os dias 27 e 29 de junho na Escola de Negócios Sebrae-SP Alencar Burti, qualificando 40 servidores , colaboradores da SAP e da Funap. Foram 21 horas de curso, envolvendo temas básicos do empreendedorismo e do desenvolvimento de empresas. A equipe capacitada multiplicará as oficinas dentro das unidades prisionais. Todo o processo de qualificação será feito por meio de um sistema de formação a distância (offline), com material virtual e impresso, avaliações e certificados emitidos pelo Sebrae-SP.

Para os órgãos envolvidos no programa, o empreendedorismo surge como uma alternativa viável para transformar o cenário atual dos egressos em relação à conquista de um trabalho formal, seja pela falta de qualificação profissional ou mesmo pelo preconceito por quem já passou pelo sistema penitenciário.

aasassa
Topo